Neuromarketing Aplicado para Atração e Retenção de Clientes

O neuromarketing aplicado pode ser o diferencial entre o cliente que diz sim, e o que diz não, sabia? Hoje, o consumidor não sabe, mas as decisões de compra que toma não são, na verdade, conscientes.

O que é neuromarketing?

Neuromarketing é o estudo dos processos cerebrais e das alterações que acontecem durante o processo de tomada de decisão de compra, sempre com o objetivo de compreender melhor o comportamento daquele consumidor.

É possível fazer uso dessa ferramenta para uma série de fins diferentes, como por exemplo:

1. Neuromarketing aplicado à ações rotineiras

É preciso ter em mente que o neuromarketing aplicado, apesar de também estar contido em grandes estudos acerca do comportamento humano, pode se encaixar nas pequenas ações do dia a dia, principalmente quando o assunto são as lojas de varejo.

Oferecer aquele cafézinho para seu cliente, por exemplo, pode ser o suficiente para fazer com que ele se sinta confortável e feche negócio com você.

Além disso, já ouviu falar naquele ditado popular “gentileza gera gentileza”? Se você se mostra receptivo com seus clientes, sorrindo e sendo educado, essa pode ser a porta de entrada para compreender a mente deles.

2. O poder da repetição

Você comercializa um produto de venda contínua? Se sim, trabalhar o poder da repetição em seu neuromarketing pode ser o diferencial na retenção de seus clientes.

No B2B você deseja criar o hábito de compra inconsciente em seus consumidores, certo? Para isso, repita ideias e conceitos de forma estratégica. No marketing, costumamos dizer que “a repetição é a mão da retenção”, pois isso torna a sua mensagem muito mais persuasiva.

3. Aplique em suas campanhas

Que tal utilizar alguns conceitos de neuromarketing aplicado em suas campanhas? Utilizar a psicologia das cores, por exemplo, pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso, pois cada tom tem o poder de transmitir uma sensação diferente para o cliente.

Além disso, capriche no design. Nos dias de hoje, isso pode agregar muito em suas campanhas, transmitindo a sensação de que o seu negócio é realmente profissional e confiável — ou não.

Por último, temos também o storytelling, a arte de contar histórias de maneira cativante com o objetivo de conquistar clientes.

O que achou das nossas dicas sobre neuromarketing aplicado? Para saber mais sobre estratégias que podem impulsionar seu empreendimento continue acompanhando o blog da ListenPlay!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *