Por Nayara Santos em 16.07.2020

6 dicas de atendimento ao cliente presencial: confira algumas das principais!

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Muito se fala sobre o relacionamento online entre os consumidores e as marcas. Contudo, ter em mente a importância de boas dicas de atendimento ao cliente presencial é tão ou mais fundamental não apenas na hora de atrair, mas de fidelizar o público.

A maior parte da imagem de uma empresa está diretamente ligada à forma como aqueles que contam com seus serviços a veem. É por isso que o contato entre as partes deve seguir algumas diretrizes que o otimizem.

Se você deseja entender melhor o assunto e conhecer boas medidas que seus colaboradores podem adotar ao atender um cliente, continue lendo este artigo!

1. Ser carismático

O carisma é um dos principais fatores a serem desenvolvidos pelos atendentes. Mesmo que eles não consigam conversar diretamente com o consumidor, como em situações em que ele está apenas buscando conhecer a loja melhor, é preciso que ele demonstre, por meio de expressões e olhares, que está à disposição.

Muitas vezes, um sorriso sincero ou o contato visual breve são suficientes para demonstrar cortesia. Essas atitudes tendem a deixar o cliente mais confortável e aberto a tirar dúvidas. É nesse momento que entram as características e técnicas de um bom atendimento propriamente dito, que incluem:

  • agilidade;
  • eficiência;
  • atenção ao que está sendo solicitado;
  • presteza etc.

2. Ter empatia com o cliente

Ainda que o serviço oferecido tenha como foco público-alvo e personas específicas, nem todos os clientes terão as mesmas necessidades. Por isso, é imprescindível compreender a situação individual de cada pessoa que entrar no ambiente e ser proativo. Ao perceber que o consumidor tem um problema e que é possível solucioná-lo, mesmo que não por meio do serviço oferecido pela empresa, é importante fazê-lo.


Ensinar a equipe a ter empatia e usá-la a fim de aproximar o público do negócio é uma das melhores dicas de atendimento ao cliente presencial. Pense em sua situação individual. De que forma você se sente quando chega cansado ou chateado em casa e outra pessoa o agrada com um bom papo ou uma comida saborosa? O consumidor bem atendido se sentirá de forma semelhante ao ser priorizado e amparado em suas demandas. Aposte nessa ideia!

3. Incentivar a equipe a dar o seu melhor

Bons colaboradores precisam estar constantemente alinhados às necessidades do mercado. É por esse motivo que eles devem contar com incentivo e, mais ainda, capacitação. Oferecer treinamentos que inspirem e ensinem novas técnicas aos funcionários é um artifício motivacional que impacta diretamente a forma com a qual eles lidam com os clientes.

Workshops, eventos e, até mesmo, o uso de playlists personalizadas no ambiente de trabalho, que deixam a equipe confortável e entusiasmada pode fazer a diferença. Converse com os times de atendimento e entenda como ativar, ao máximo, seu potencial! Ir direto à fonte e saber do que eles precisam é melhor do que buscar por soluções que não se aplicam à realidade dos funcionários.

4. Enxergar oportunidades ocultas

Bons negociadores são inovadores e estão em constante busca por novas formas de atrair e fidelizar consumidores. Excelentes gestores encontram possibilidades onde ninguém mais as enxerga. Como assim? Pense em momentos de crise. Durante a pandemia do coronavírus, a recomendação era que todas as pessoas ficassem em casa. Isso, por sua vez, impactou diretamente restaurantes e lanchonetes.

Em vez de fecharem seus negócios e desistirem, o que aconteceu, na verdade, foi o aumento de mais de 77% dos serviços de delivery. Aliados a boas dicas de atendimento ao cliente presencial e on-line, espaços que nem ao menos eram conhecidos pelos consumidores passaram a ser parte rotineira de sua alimentação.

O mesmo cabe no caso da sua marca. Se há uma ideia que torna o serviço diferenciado e ainda mais próximo às dores dos clientes, por que não adotá-la? Use a criatividade e treine seus colaboradores a fim de que alinhem a novidade a um atendimento impecável. O sucesso do iFood, especialista em usar a linguagem ideal ao se comunicar com o público, pode ser uma inspiração.

5. Manter uma postura condizente com a empresa

Os valores de uma organização não são meros enfeites para chamar novos clientes. Eles devem fazer parte de todas as ações da marca. Atendentes, setores internos, comunicação, design, cores, música…. Todos esses fatores devem estar ordenados com o que a companhia prega e propaga.

Ao buscar por boas dicas de atendimento ao cliente presencial, esse ponto não pode ficar de fora. O consumidor atual está antenado nesse sentido e busca, constantemente, por soluções com as quais ele possa se identificar. Se ele se depara com funcionários totalmente avessos a esses ideais, é muito provável que não retornem ao estabelecimento.

É por esse motivo que a postura dos atendentes deve ser alinhada ao seu posicionamento. Se a imagem de sua loja é jovial e divertida, é assim que o cliente esperará ser atendido. Certifique-se de que esses fatores estejam em ordem.

6. Não force a compra

Mesmo que seja importante tentar fechar uma venda, não há nada mais desagradável do que se sentir forçado ao realizar uma aquisição. Isso não só afasta o cliente como também afeta a imagem da empresa. Se um consumidor entrou na loja, é provável que ele se interesse por algo oferecido por ela.

Apressar o processo fará, apenas, com que ele se assuste e busque a solução em outro lugar. Aposte em direcionar seus colaboradores a serem solícitos, gentis e carismáticos. É provável que os resultados se tornem melhores do que no caso daqueles que são constantemente pressionados por retorno.

As dicas de atendimento ao cliente presencial desse artigo são simples de serem aplicadas e tendem a aprimorar a qualidade e a percepção de sua marca. Um dos principais pontos que influenciam seu sucesso é o alinhamento entre o marketing da empresa e a equipe. Portanto, adote medidas que aproximem os funcionários desses setores e que os motive! Dessa forma, será possível otimizar a chegada e permanência do público que conta com você.

E aí, o que você achou deste conteúdo? Adoraríamos conhecer sua opinião! Sendo assim, deixe seu comentário e agregue à discussão!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

12 ações para melhorar o atendimento ao cliente rapidamente

Em tempos de crise na economia, os consumidores tendem a adotar uma postura mais desconfiada, levando em consideração cada detalhe na hora de decidir pela compra. É em momentos como esse que as lojas de varejo se vêem obrigadas a desenvolver ações para melhorar o atendimento ao cliente. Essa até pode ser uma forma de…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Chatbot: entenda o que é e porque investir no atendimento automatizado

Chatbot: o que é? Em busca da melhor experiência para seus clientes, muitas empresas estão investindo em ferramentas que proporcionam a automatização do atendimento e, certamente, essa é uma pergunta recorrente. O emprego de tecnologia já pode ser considerado um diferencial competitivo e, claro, pode servir para empresas de todos os segmentos. O chatbot é…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

12 dicas de atendimento ao cliente no varejo: se diferencie da concorrência

A busca por dicas de atendimento ao cliente no varejo faz parte da rotina de qualquer empreendedor. Afinal, o atendimento ao cliente no varejo é decisivo para o sucesso ou fracasso de um negócio.  Um consumidor que se sente bem recebido e percebe os esforços da equipe para atender suas demandas, naturalmente recomenda a loja…

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Como criar vínculo com o cliente e por que isso é importante?

Todo empreendimento, independentemente do segmento e proporções do negócio, precisa de estratégias e práticas para alcançar o sucesso e trilhar um caminho de prosperidade e solidez. Isso só se concretiza por meio do consumidor. Por isso, boa parte dessas estratégias foca em um ponto em comum: criar vínculo com o cliente. Um ponto de interrogação…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

O que você deve saber sobre automação no atendimento ao cliente?

A automação no atendimento ao cliente tem se tornado uma realidade cada vez mais frequente no varejo. As mudanças no padrão de comportamento do consumidor contribui para a modernização desse setor. Portanto, se tornou essencial que os varejistas sejam capazes de acompanhar e se adaptar a essas mudanças. É preciso mencionar que, ao contrário do…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Como melhorar a comunicação com cliente no varejo?

A importância da comunicação com cliente Se você acompanha nosso blog, já deve ter nos visto falar bastante sobre a importância da comunicação com cliente. Quando se trata da comunicação no varejo, essa importância não é diferente. Nós sabemos que cerca de 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda (dados da pesquisa…

Por Nayara Santos em 23.08.2017

Marketing de Experiência: entenda a importância para o seu negócio

 Você sabe tudo sobre marketing de experiência? A base da estratégia é proporcionar uma boa experiência de compra aos seus clientes. Dessa forma, eles estarão mais suscetíveis a voltar à sua loja para novas compras. A tática é baseada no estímulo dos cinco sentidos e tem como principal objetivo transformar consumidores em clientes fiéis…

Por Nayara Santos em 14.09.2023

Aprenda a melhorar a experiência do cliente em 5 passos

Conseguir melhorar a experiência do cliente é importantíssimo para você ter clientes fiéis e satisfeitos com a sua loja. Ou seja, são clientes que além de voltar a comprar com você, eles ainda podem se tornar disseminadores voluntários da sua marca. Entretanto, por mais importante que seja esse assunto, muitos varejistas ainda o negligenciam. Portanto,…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

5 estratégias para melhorar a experiência do cliente, confira

Na hora de escolher quais estratégias implementar para melhorar a experiência do cliente é natural que você fique um pouco perdido. Afinal de contas, existem diversas formas de oferecer ao cliente um ambiente de compras agradável. Entretanto, para saber qual é a estratégia ideal para a sua loja é importante que você saiba exatamente quem…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos