Muito se fala sobre o relacionamento online entre os consumidores e as marcas. Contudo, ter em mente a importância de boas dicas de atendimento ao cliente presencial é tão ou mais fundamental não apenas na hora de atrair, mas de fidelizar o público.
A maior parte da imagem de uma empresa está diretamente ligada à forma como aqueles que contam com seus serviços a veem. É por isso que o contato entre as partes deve seguir algumas diretrizes que o otimizem.
Se você deseja entender melhor o assunto e conhecer boas medidas que seus colaboradores podem adotar ao atender um cliente, continue lendo este artigo!
1. Ser carismático
O carisma é um dos principais fatores a serem desenvolvidos pelos atendentes. Mesmo que eles não consigam conversar diretamente com o consumidor, como em situações em que ele está apenas buscando conhecer a loja melhor, é preciso que ele demonstre, por meio de expressões e olhares, que está à disposição.
Muitas vezes, um sorriso sincero ou o contato visual breve são suficientes para demonstrar cortesia. Essas atitudes tendem a deixar o cliente mais confortável e aberto a tirar dúvidas. É nesse momento que entram as características e técnicas de um bom atendimento propriamente dito, que incluem:
- agilidade;
- eficiência;
- atenção ao que está sendo solicitado;
- presteza etc.
2. Ter empatia com o cliente
Ainda que o serviço oferecido tenha como foco público-alvo e personas específicas, nem todos os clientes terão as mesmas necessidades. Por isso, é imprescindível compreender a situação individual de cada pessoa que entrar no ambiente e ser proativo. Ao perceber que o consumidor tem um problema e que é possível solucioná-lo, mesmo que não por meio do serviço oferecido pela empresa, é importante fazê-lo.
Ensinar a equipe a ter empatia e usá-la a fim de aproximar o público do negócio é uma das melhores dicas de atendimento ao cliente presencial. Pense em sua situação individual. De que forma você se sente quando chega cansado ou chateado em casa e outra pessoa o agrada com um bom papo ou uma comida saborosa? O consumidor bem atendido se sentirá de forma semelhante ao ser priorizado e amparado em suas demandas. Aposte nessa ideia!
3. Incentivar a equipe a dar o seu melhor
Bons colaboradores precisam estar constantemente alinhados às necessidades do mercado. É por esse motivo que eles devem contar com incentivo e, mais ainda, capacitação. Oferecer treinamentos que inspirem e ensinem novas técnicas aos funcionários é um artifício motivacional que impacta diretamente a forma com a qual eles lidam com os clientes.
Workshops, eventos e, até mesmo, o uso de playlists personalizadas no ambiente de trabalho, que deixam a equipe confortável e entusiasmada pode fazer a diferença. Converse com os times de atendimento e entenda como ativar, ao máximo, seu potencial! Ir direto à fonte e saber do que eles precisam é melhor do que buscar por soluções que não se aplicam à realidade dos funcionários.
4. Enxergar oportunidades ocultas
Bons negociadores são inovadores e estão em constante busca por novas formas de atrair e fidelizar consumidores. Excelentes gestores encontram possibilidades onde ninguém mais as enxerga. Como assim? Pense em momentos de crise. Durante a pandemia do coronavírus, a recomendação era que todas as pessoas ficassem em casa. Isso, por sua vez, impactou diretamente restaurantes e lanchonetes.
Em vez de fecharem seus negócios e desistirem, o que aconteceu, na verdade, foi o aumento de mais de 77% dos serviços de delivery. Aliados a boas dicas de atendimento ao cliente presencial e on-line, espaços que nem ao menos eram conhecidos pelos consumidores passaram a ser parte rotineira de sua alimentação.
O mesmo cabe no caso da sua marca. Se há uma ideia que torna o serviço diferenciado e ainda mais próximo às dores dos clientes, por que não adotá-la? Use a criatividade e treine seus colaboradores a fim de que alinhem a novidade a um atendimento impecável. O sucesso do iFood, especialista em usar a linguagem ideal ao se comunicar com o público, pode ser uma inspiração.
5. Manter uma postura condizente com a empresa
Os valores de uma organização não são meros enfeites para chamar novos clientes. Eles devem fazer parte de todas as ações da marca. Atendentes, setores internos, comunicação, design, cores, música…. Todos esses fatores devem estar ordenados com o que a companhia prega e propaga.
Ao buscar por boas dicas de atendimento ao cliente presencial, esse ponto não pode ficar de fora. O consumidor atual está antenado nesse sentido e busca, constantemente, por soluções com as quais ele possa se identificar. Se ele se depara com funcionários totalmente avessos a esses ideais, é muito provável que não retornem ao estabelecimento.
É por esse motivo que a postura dos atendentes deve ser alinhada ao seu posicionamento. Se a imagem de sua loja é jovial e divertida, é assim que o cliente esperará ser atendido. Certifique-se de que esses fatores estejam em ordem.
6. Não force a compra
Mesmo que seja importante tentar fechar uma venda, não há nada mais desagradável do que se sentir forçado ao realizar uma aquisição. Isso não só afasta o cliente como também afeta a imagem da empresa. Se um consumidor entrou na loja, é provável que ele se interesse por algo oferecido por ela.
Apressar o processo fará, apenas, com que ele se assuste e busque a solução em outro lugar. Aposte em direcionar seus colaboradores a serem solícitos, gentis e carismáticos. É provável que os resultados se tornem melhores do que no caso daqueles que são constantemente pressionados por retorno.
As dicas de atendimento ao cliente presencial desse artigo são simples de serem aplicadas e tendem a aprimorar a qualidade e a percepção de sua marca. Um dos principais pontos que influenciam seu sucesso é o alinhamento entre o marketing da empresa e a equipe. Portanto, adote medidas que aproximem os funcionários desses setores e que os motive! Dessa forma, será possível otimizar a chegada e permanência do público que conta com você.
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