Por Nayara Santos em 24.01.2024

O que é curadoria musical e como isso afeta o posicionamento da marca?

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Você sabe o que é a curadoria musical? Sabe o que isso representa quando estamos falando de sonorização ambiente de uma loja? Entende como ela pode afetar a conexão e o relacionamento com os seus clientes? Se você respondeu não para algumas dessas perguntas, então esse artigo vai te ajudar.

A curadoria musical influencia diretamente no posicionamento da marca. Por isso, é fundamental saber exatamente qual mensagem você está transmitindo com a música e se ela realmente representa a missão e a visão da marca.

Se você acertar, com certeza conseguirá aumentar as vendas e conquistar clientes. Entretanto, o erro pode trazer prejuízos grandes ao seu negócio. Portanto, não corra esse risco. Continue com a gente para entender o que é curadoria musical, como ela pode te ajudar e o que fazer para acertar na escolha das músicas. Boa leitura!

O que a música tem a ver com o varejo?

Seja em momentos positivos ou em momentos negativos, a música faz parte da vida e do cotidiano de grande parte das pessoas. Ela ajuda a criar conexão entre pessoas, a criar memórias e a relembrar diversos momentos de nossas vidas.

Por estar diretamente relacionada com a afetividade, as marcas têm apostado na sonorização ambiente para consolidar a sua imagem no mercado. Essa estratégia é conhecida como music branding.

Essa estratégia de marketing foca na construção da identidade da marca por meio da utilização das músicas e da criação de playlists que atendam aos interesses do público e refletem a identidade da marca. Assim, com as escolhas certas, você consegue se comunicar com os consumidores desde o momento em que ele entra na loja.

Mas, investir na sonorização ambiente é muito mais do que simplesmente escolher uma playlist qualquer em um streaming de áudio, ou sintonizar na sua rádio favorita. Você precisa conhecer detalhadamente as dores, necessidades, interesses e desejos do seu público.


Todos esses elementos te ajudarão a criar a playlist certa para a sua rádio indoor. Este é o momento de fazer uma curadoria musical detalhada para encontrar as músicas certas e adequadas para o seu estabelecimento.

O que é curadoria musical e como ela funciona?

Antes de mais nada, é importante explicarmos que a curadoria musical nada mais é do que selecionar, organizar e reproduzir músicas tendo como objetivo alcançar um público específico ou objetivo. Ou seja, as músicas devem ser capazes de conversar com o seu público, transmitindo uma mensagem clara, ou influenciando determinados comportamentos.

Por exemplo, as músicas mais animadas, com nível de energia maior, tendem a influenciar o consumidor a comprar mais rápido e a fazer aquisições por impulso. Por outro lado, as músicas que acalmam fazem com que ele podere mais o custo-benefício da compra de algum item e reduz o ritmo das compras.

Como as músicas também variam conforme o público, fica evidente que a trilha sonora de uma loja que tem um público infantil é totalmente diferente de uma loja de games para adultos. Entendeu agora porque errar na escolha das músicas pode comprometer a forma como os clientes enxergam a marca e se relacionam com ela?

Por isso, ao preparar a curadoria musical para a sua loja é fundamental estabelecer critérios de quais músicas ou ritmos não podem faltar. Vale a pena dizer que não há um tipo de música que seja ideal para todas as lojas e todos os públicos, cada melodia deve ser escolhida pensando-se no objetivo e no público.

Em alguns momentos, por exemplo, pode ser extremamente válido tocar músicas antigas mas que são consideradas clássicos. Em outras ocasiões pode ser melhor tocar os hits do momento. Tudo vai depender do momento, do público e qual sensação você quer despertar neste cliente.

Quais são os impactos da curadoria musical em um negócio?

A curadoria musical é de fundamental importância para os negócios. Isso porque, ela permite uma seleção adequada das músicas de acordo com os interesses do seu público e com a identidade da sua marca.

Em um cenário bastante competitivo, conseguir se destacar da concorrência pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua empresa. Além disso, os consumidores brasileiros são muito exigentes e valorizam a experiência de compras.

Com a trilha sonora certa você será capaz de oferecer um ambiente mais agradável e único, e ainda tornar os momentos que o cliente passa na loja mais prazerosos. Mas, você não precisa acreditar em tudo o que falamos. Por isso, queremos de dar alguns dados de uma pesquisa realizada pela HeartBeats International e por pesquisadores da Leicester University do que acontece quando a curadoria musical é feita da forma correta:

  • 35% dos consumidores passam mais tempo na loja;
  • 14% compram mais;
  • 31% retorna para novas compras;
  • 21% recomenda o estabelecimento para amigos e parentes;
  • 96% mais chance do consumidor se lembrar da sua loja.

Por outro lado, se não houver uma curadoria musical adequada, os prejuízos podem ser grandes:

  • 44% dos clientes deixam a loja rapidamente;
  • 36% compram menos;
  • 38% não retornam ao estabelecimento;
  • 25% não recomendarão a sua loja para outras pessoas.

Mas, os clientes não são os únicos a serem influenciados pela música, a sua equipe de vendas também pode começar a apresentar um melhor desempenho e produtividade. Confira todos os detalhes aqui.

Como eu consigo acertar na curadoria musical para a minha loja?

Diante de todas essas informações conseguimos mostrar a importância da curadoria musical para a sua loja. Entendeu por que não dá para escolher qualquer playlist? Cada música que fará parte da trilha sonora deve ser escolhida com propósito.

A boa notícia é que você não precisa ficar tentando até acertar, você pode contar com quem entende de música para negócios e que tem mais de duas décadas de experiência no mercado: a Listenx.

Possuímos soluções que atendem a diferentes setores do varejo com precisão e com uma solução personalizada para cada um deles, tais como supermercado, academias e lojas do varejo. Você contará com a ajuda de um time de especialistas em music branding para escolher as playlists certas para os seus clientes e para a sua marca. 

Além disso, você ainda poderá contar com ajuda de profissionais para preparar anúncios, gravá-los com locutores virtuais ou profissionais e veicular ao longo da programação musical. Nós já ajudamos mais de 12 mil clientes a transmitirem a sua mensagem em música. Solicite o seu teste gratuito a seguir e confira de perto o porquê a Listenx é a melhor opção para a sua empresa!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Música e identidade de marca: entenda por que apostar nessa relação

Você já deve ter notado que, ao entrar em diversas lojas, inclusive nas maiores marcas do país, há toda uma ambientação característica. Esse ambiente ajuda a reconhecer a marca e a se identificar com o estabelecimento. Isso acontece graças a uma série de ações de marketing sensorial que criam algo como um universo da marca,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Rádio para lojas: 7 razões para investir em uma

Você, gestor do varejo, já pensou em ter uma rádio para lojas no seu estabelecimento? Conhece todas as vantagens de ter uma rádio personalizada? Sabia que ela pode te ajudar a atrair e fidelizar clientes? Sem falar que ainda pode aumentar o tempo de permanência do consumidor na loja e, consequentemente, as vendas? Bom, se…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Música e visibilidade da marca: como ter uma boa playlist?

Para ter um negócio bem sucedido é preciso  pensar estrategicamente e traçar os objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo. Mas, independentemente do seu ramo de atuação, é muito importante ter destaque no mercado, caso contrário a concorrência vai se destacar e você será passado para trás. Uma boa forma de conseguir…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Regionalismo e music branding: entenda a relação entre eles

Em um país tão grande quanto o Brasil, seria ingenuidade pensar que não haveria diferenças musicais entre as regiões. Inclusive, você já deve ter percebido que alguns gêneros musicais são mais populares que outros dependendo da localidade. Mas, o que isso tem a ver com o varejo? Tudo! A música é capaz de conectar o…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Música afeta a produtividade no trabalho?

Quem tem o costume de trabalhar ouvindo alguma música pode dizer que ela é capaz de afetar a produtividade no trabalho. Afinal, com ela conseguimos nos concentrar mais em alguma tarefa, estimular a nossa criatividade, reduzir ou aumentar o ritmo no qual fazemos algo. Isso ocorre porque a música tem o poder de ativar uma…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

7 boas razões para ter música ambiente em sua loja!

A música ambiente na loja é uma forma interessante de proporcionar ao cliente um bom ambiente de compras. Entretanto, colocar qualquer coisa para tocar ou deixar os vendedores escolherem a música de acordo com o seu gosto musical pode ser um erro gravíssimo. Inclusive, a música deixou de ser usada apenas por algumas marcas ou…

Por Nayara Santos em 07.07.2023

Gosto musical e personalidade: como estão diretamente relacionados?

Provavelmente você já deve ter reparado que existe uma relação entre gosto musical e personalidade, não é mesmo? Se você respondeu essa pergunta com um sim, você está certo. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge e publicado no portal de divulgação científica Medical Xpress, demonstrou empiricamente que existem correspondências muito específicas entre…

Por Nayara Santos em 21.01.2022

Qual a importância da programação musical?

Você sabia que a programação musical do seu estabelecimento comercial pode ser de suma importância para atrair e manter clientes? A trilha sonora ajuda a definir a atmosfera da loja, a identidade da própria marca e a se conectar com os clientes. Ou seja, ela pode ser a sua melhor aliada. Mas, para isso, não…

Por Nayara Santos em 13.12.2023

Por que utilizar música para atrair clientes? Confira 5 motivos!

Se você não está usando música para atrair mais clientes para a sua loja, não faz ideia de quantas oportunidades pode estar perdendo. Acredite, o som ambiente em uma loja pode fazer uma grande diferença na forma como a sua marca é percebida pelo cliente, na experiência de compras que ele tem e, claro, no…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos