Por Nayara Santos em 24.01.2024

O que é curadoria musical e como isso afeta o posicionamento da marca?

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Você sabe o que é a curadoria musical? Sabe o que isso representa quando estamos falando de sonorização ambiente de uma loja? Entende como ela pode afetar a conexão e o relacionamento com os seus clientes? Se você respondeu não para algumas dessas perguntas, então esse artigo vai te ajudar.

A curadoria musical influencia diretamente no posicionamento da marca. Por isso, é fundamental saber exatamente qual mensagem você está transmitindo com a música e se ela realmente representa a missão e a visão da marca.

Se você acertar, com certeza conseguirá aumentar as vendas e conquistar clientes. Entretanto, o erro pode trazer prejuízos grandes ao seu negócio. Portanto, não corra esse risco. Continue com a gente para entender o que é curadoria musical, como ela pode te ajudar e o que fazer para acertar na escolha das músicas. Boa leitura!

O que a música tem a ver com o varejo?

Seja em momentos positivos ou em momentos negativos, a música faz parte da vida e do cotidiano de grande parte das pessoas. Ela ajuda a criar conexão entre pessoas, a criar memórias e a relembrar diversos momentos de nossas vidas.

Por estar diretamente relacionada com a afetividade, as marcas têm apostado na sonorização ambiente para consolidar a sua imagem no mercado. Essa estratégia é conhecida como music branding.

Essa estratégia de marketing foca na construção da identidade da marca por meio da utilização das músicas e da criação de playlists que atendam aos interesses do público e refletem a identidade da marca. Assim, com as escolhas certas, você consegue se comunicar com os consumidores desde o momento em que ele entra na loja.

Mas, investir na sonorização ambiente é muito mais do que simplesmente escolher uma playlist qualquer em um streaming de áudio, ou sintonizar na sua rádio favorita. Você precisa conhecer detalhadamente as dores, necessidades, interesses e desejos do seu público.


Todos esses elementos te ajudarão a criar a playlist certa para a sua rádio indoor. Este é o momento de fazer uma curadoria musical detalhada para encontrar as músicas certas e adequadas para o seu estabelecimento.

O que é curadoria musical e como ela funciona?

Antes de mais nada, é importante explicarmos que a curadoria musical nada mais é do que selecionar, organizar e reproduzir músicas tendo como objetivo alcançar um público específico ou objetivo. Ou seja, as músicas devem ser capazes de conversar com o seu público, transmitindo uma mensagem clara, ou influenciando determinados comportamentos.

Por exemplo, as músicas mais animadas, com nível de energia maior, tendem a influenciar o consumidor a comprar mais rápido e a fazer aquisições por impulso. Por outro lado, as músicas que acalmam fazem com que ele podere mais o custo-benefício da compra de algum item e reduz o ritmo das compras.

Como as músicas também variam conforme o público, fica evidente que a trilha sonora de uma loja que tem um público infantil é totalmente diferente de uma loja de games para adultos. Entendeu agora porque errar na escolha das músicas pode comprometer a forma como os clientes enxergam a marca e se relacionam com ela?

Por isso, ao preparar a curadoria musical para a sua loja é fundamental estabelecer critérios de quais músicas ou ritmos não podem faltar. Vale a pena dizer que não há um tipo de música que seja ideal para todas as lojas e todos os públicos, cada melodia deve ser escolhida pensando-se no objetivo e no público.

Em alguns momentos, por exemplo, pode ser extremamente válido tocar músicas antigas mas que são consideradas clássicos. Em outras ocasiões pode ser melhor tocar os hits do momento. Tudo vai depender do momento, do público e qual sensação você quer despertar neste cliente.

Quais são os impactos da curadoria musical em um negócio?

A curadoria musical é de fundamental importância para os negócios. Isso porque, ela permite uma seleção adequada das músicas de acordo com os interesses do seu público e com a identidade da sua marca.

Em um cenário bastante competitivo, conseguir se destacar da concorrência pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua empresa. Além disso, os consumidores brasileiros são muito exigentes e valorizam a experiência de compras.

Com a trilha sonora certa você será capaz de oferecer um ambiente mais agradável e único, e ainda tornar os momentos que o cliente passa na loja mais prazerosos. Mas, você não precisa acreditar em tudo o que falamos. Por isso, queremos de dar alguns dados de uma pesquisa realizada pela HeartBeats International e por pesquisadores da Leicester University do que acontece quando a curadoria musical é feita da forma correta:

  • 35% dos consumidores passam mais tempo na loja;
  • 14% compram mais;
  • 31% retorna para novas compras;
  • 21% recomenda o estabelecimento para amigos e parentes;
  • 96% mais chance do consumidor se lembrar da sua loja.

Por outro lado, se não houver uma curadoria musical adequada, os prejuízos podem ser grandes:

  • 44% dos clientes deixam a loja rapidamente;
  • 36% compram menos;
  • 38% não retornam ao estabelecimento;
  • 25% não recomendarão a sua loja para outras pessoas.

Mas, os clientes não são os únicos a serem influenciados pela música, a sua equipe de vendas também pode começar a apresentar um melhor desempenho e produtividade. Confira todos os detalhes aqui.

Como eu consigo acertar na curadoria musical para a minha loja?

Diante de todas essas informações conseguimos mostrar a importância da curadoria musical para a sua loja. Entendeu por que não dá para escolher qualquer playlist? Cada música que fará parte da trilha sonora deve ser escolhida com propósito.

A boa notícia é que você não precisa ficar tentando até acertar, você pode contar com quem entende de música para negócios e que tem mais de duas décadas de experiência no mercado: a Listenx.

Possuímos soluções que atendem a diferentes setores do varejo com precisão e com uma solução personalizada para cada um deles, tais como supermercado, academias e lojas do varejo. Você contará com a ajuda de um time de especialistas em music branding para escolher as playlists certas para os seus clientes e para a sua marca. 

Além disso, você ainda poderá contar com ajuda de profissionais para preparar anúncios, gravá-los com locutores virtuais ou profissionais e veicular ao longo da programação musical. Nós já ajudamos mais de 12 mil clientes a transmitirem a sua mensagem em música. Solicite o seu teste gratuito a seguir e confira de perto o porquê a Listenx é a melhor opção para a sua empresa!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Experiência do cliente: Como usar músicas em época sazonal?

A escolha da trilha sonora de uma loja pode desempenhar um papel importante para o seu sucesso. Esse papel se torna ainda mais evidente em datas comemorativas do varejo ou durante períodos sazonais específicos. Afinal, a disputa pela atenção do cliente é bastante acirrada. As músicas direcionadas para datas comemorativas podem ser poderosas aliadas para…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

O que é Music Branding: como aplicar, benefícios e cuidados

Music Branding é a parte do Marketing Sensorial que traduz em música conceitos e essências de uma marca, criando uma identidade sonora que contribui para o alcance de reconhecimento e diferenciação. Isso melhora o posicionamento de marca e a percepção de valor da empresa tanto pelos clientes quanto por outros players do mercado. A música…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Como encontrar a música ideal para meu público?

Já parou para pensar que encontrar a música ideal para o seu público poderá ser um grande diferencial do seu negócio? Isso porque, por mais que não tenhamos essa percepção, somos a todo o tempo influenciados pelos nossos sentidos.  Ao conseguir estimular positivamente o tato, a visão, a audição, o olfato e/ou o paladar é…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

A influência que a música tem na sua loja

Você já parou para pensar na influência que a música pode ter na sua loja? Se a resposta para essa pergunta foi não, então chegou o momento de mudar isso e aqui nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Afinal, provavelmente você já deve ter percebido que a música…

Por Nayara Santos em 24.07.2023

Mitos e verdades sobre sons e músicas para lojas

A sonorização ambiente de uma loja pode trazer o diferencial necessário no ambiente de compras para cativar os clientes. Inclusive, você já deve ter escutado todos os tipos de comentários a respeito do que fazer e evitar sobre músicas para lojas, mas será que tudo isso é verdade mesmo? A música é, provavelmente, a estratégia…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Playlists da Listenx: Entenda agora mesmo como elas são criadas!

A Listenx é um ferramenta de marketing completa que ajuda os negócios a venderem mais e a impulsionarem os resultados através da música e da comunicação. Mas, você sabe como são montadas as playlists da Listenx para fazer tanto sucesso?  Se você pensou que basta incluir algumas das músicas mais tocadas ou consideradas como “clássicos”,…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

A Rádio Atmosfera agora é ListenPlay!

Tenho uma novidade para você! A Rádio Atmosfera, serviço de música para pequenos e médios negócios está se unindo com a ListenX, empresa especializada e líder no segmento de Music Branding no Brasil. A ListenX há mais de 15 anos ajuda grandes marcas como Lacoste, Hering, Pandora, MAC, Levi’s, Hope, Intimissimi, The Body Shop, entre…

Por Nayara Santos em 17.04.2019

Como usar a música em datas sazonais

A festa fica sempre mais animada com a música certa, não é mesmo? Então por que não caprichar na escolha da música para celebrar as datas sazonais na sua loja? Se você acha que isso não vai fazer nenhuma diferença ou se não tem ideia por onde começar, nós vamos te ajudar! Grande parte das…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Posso tocar música na minha loja? Saiba quais são os benefícios

 Muitos varejistas se perguntam se eles podem tocar música na loja e quais os benefícios que a música pode oferecer. Se você é um desses varejistas ou acredita que música serve apenas para preencher o silêncio que ficaria na loja, então esse artigo irá te ajudar! Isso porque, a música ambiente na loja é…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos