Você sabe o que é a curadoria musical? Sabe o que isso representa quando estamos falando de sonorização ambiente de uma loja? Entende como ela pode afetar a conexão e o relacionamento com os seus clientes? Se você respondeu não para algumas dessas perguntas, então esse artigo vai te ajudar.
A curadoria musical influencia diretamente no posicionamento da marca. Por isso, é fundamental saber exatamente qual mensagem você está transmitindo com a música e se ela realmente representa a missão e a visão da marca.
Se você acertar, com certeza conseguirá aumentar as vendas e conquistar clientes. Entretanto, o erro pode trazer prejuízos grandes ao seu negócio. Portanto, não corra esse risco. Continue com a gente para entender o que é curadoria musical, como ela pode te ajudar e o que fazer para acertar na escolha das músicas. Boa leitura!
O que a música tem a ver com o varejo?
Seja em momentos positivos ou em momentos negativos, a música faz parte da vida e do cotidiano de grande parte das pessoas. Ela ajuda a criar conexão entre pessoas, a criar memórias e a relembrar diversos momentos de nossas vidas.
Por estar diretamente relacionada com a afetividade, as marcas têm apostado na sonorização ambiente para consolidar a sua imagem no mercado. Essa estratégia é conhecida como music branding.
Essa estratégia de marketing foca na construção da identidade da marca por meio da utilização das músicas e da criação de playlists que atendam aos interesses do público e refletem a identidade da marca. Assim, com as escolhas certas, você consegue se comunicar com os consumidores desde o momento em que ele entra na loja.
Mas, investir na sonorização ambiente é muito mais do que simplesmente escolher uma playlist qualquer em um streaming de áudio, ou sintonizar na sua rádio favorita. Você precisa conhecer detalhadamente as dores, necessidades, interesses e desejos do seu público.
Todos esses elementos te ajudarão a criar a playlist certa para a sua rádio indoor. Este é o momento de fazer uma curadoria musical detalhada para encontrar as músicas certas e adequadas para o seu estabelecimento.
O que é curadoria musical e como ela funciona?
Antes de mais nada, é importante explicarmos que a curadoria musical nada mais é do que selecionar, organizar e reproduzir músicas tendo como objetivo alcançar um público específico ou objetivo. Ou seja, as músicas devem ser capazes de conversar com o seu público, transmitindo uma mensagem clara, ou influenciando determinados comportamentos.
Por exemplo, as músicas mais animadas, com nível de energia maior, tendem a influenciar o consumidor a comprar mais rápido e a fazer aquisições por impulso. Por outro lado, as músicas que acalmam fazem com que ele podere mais o custo-benefício da compra de algum item e reduz o ritmo das compras.
Como as músicas também variam conforme o público, fica evidente que a trilha sonora de uma loja que tem um público infantil é totalmente diferente de uma loja de games para adultos. Entendeu agora porque errar na escolha das músicas pode comprometer a forma como os clientes enxergam a marca e se relacionam com ela?
Por isso, ao preparar a curadoria musical para a sua loja é fundamental estabelecer critérios de quais músicas ou ritmos não podem faltar. Vale a pena dizer que não há um tipo de música que seja ideal para todas as lojas e todos os públicos, cada melodia deve ser escolhida pensando-se no objetivo e no público.
Em alguns momentos, por exemplo, pode ser extremamente válido tocar músicas antigas mas que são consideradas clássicos. Em outras ocasiões pode ser melhor tocar os hits do momento. Tudo vai depender do momento, do público e qual sensação você quer despertar neste cliente.
Quais são os impactos da curadoria musical em um negócio?
A curadoria musical é de fundamental importância para os negócios. Isso porque, ela permite uma seleção adequada das músicas de acordo com os interesses do seu público e com a identidade da sua marca.
Em um cenário bastante competitivo, conseguir se destacar da concorrência pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua empresa. Além disso, os consumidores brasileiros são muito exigentes e valorizam a experiência de compras.
Com a trilha sonora certa você será capaz de oferecer um ambiente mais agradável e único, e ainda tornar os momentos que o cliente passa na loja mais prazerosos. Mas, você não precisa acreditar em tudo o que falamos. Por isso, queremos de dar alguns dados de uma pesquisa realizada pela HeartBeats International e por pesquisadores da Leicester University do que acontece quando a curadoria musical é feita da forma correta:
- 35% dos consumidores passam mais tempo na loja;
- 14% compram mais;
- 31% retorna para novas compras;
- 21% recomenda o estabelecimento para amigos e parentes;
- 96% mais chance do consumidor se lembrar da sua loja.
Por outro lado, se não houver uma curadoria musical adequada, os prejuízos podem ser grandes:
- 44% dos clientes deixam a loja rapidamente;
- 36% compram menos;
- 38% não retornam ao estabelecimento;
- 25% não recomendarão a sua loja para outras pessoas.
Mas, os clientes não são os únicos a serem influenciados pela música, a sua equipe de vendas também pode começar a apresentar um melhor desempenho e produtividade. Confira todos os detalhes aqui.
Como eu consigo acertar na curadoria musical para a minha loja?
Diante de todas essas informações conseguimos mostrar a importância da curadoria musical para a sua loja. Entendeu por que não dá para escolher qualquer playlist? Cada música que fará parte da trilha sonora deve ser escolhida com propósito.
A boa notícia é que você não precisa ficar tentando até acertar, você pode contar com quem entende de música para negócios e que tem mais de duas décadas de experiência no mercado: a Listenx.
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