Por Nayara Santos em 11.07.2022

Conheça 6 tipos de merchandising existentes e saiba suas aplicabilidades

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Você conhece diferentes tipos de merchandising? Sabe como eles podem ser aplicados na sua loja para trazer melhores resultados? Conhece as vantagens e desvantagens de cada um? Se a sua resposta foi não para qualquer uma dessas perguntas então fica tranquilo que a gente te ajuda.

O varejo é um ambiente extremamente competitivo em qualquer segmento, o que leva a disputas intensas para ganhar a preferência dos clientes, aumentar as vendas e aprimorar os resultados de uma empresa. Esse é um contexto em que contar com ações de merchandising no planejamento do negócio é essencial para se destacar da concorrência e atingir os objetivos com melhores chances de alcançar um patamar diferenciado.

Neste post você vai conhecer 6 tipos de merchandising e como a estratégia pode ajudar a impulsionar as vendas e a visibilidade da sua marca. Continue a leitura e entenda como aplicar na sua empresa!

Merchandising como estratégia de mercado

Conquistar o público-alvo, despertar o interesse dos consumidores e garantir a fidelidade dos clientes são objetivos em que toda empresa deve focar, sobretudo, pela alta competitividade e variedade de opções do mercado.

Contudo, os meios para se chegar a esse objetivo é o que vai garantir o êxito. Influenciar a decisão de compra de uma pessoa consiste em uma série de ações que vão desde oferecer produtos e atendimento de qualidade, até práticas adequadas de merchandising.

O merchandising pode ser definido como um conjunto de técnicas que têm como objetivo aprimorar o contato do cliente com a marca. É ele que vai chamar a atenção das pessoas para os produtos ou serviços oferecidos. Por isso, conhecer e aplicar essas técnicas contribui de forma significativa para uma empresa se destacar no mercado.

6 tipos de merchandising e principais aplicações

Existem diferentes tipos de merchandising e eles podem ser aplicados com base no comportamento dos clientes, ou com o intuito de influenciar as decisões de compras. Portanto, se você deseja ter eficiência é importante conhecer melhor e definir ações de acordo com a realidade e objetivos do seu negócio.


Conheça o conceito e a aplicabilidade desses modelos de merchandising!

1. Merchandising no ponto de venda

Realizado no local de venda, esse tipo de merchandising é relacionado à organização dos produtos na loja de forma estratégica. Desta forma, você possibilita que eles sejam notados pelos clientes, de uma forma quase que natural, influenciando na decisão de compra.

Essa organização tem o objetivo de chamar a atenção do consumidor para determinados produtos. Com a utilização de dispositivos, como prateleiras, gôndolas, banners, degustações, a estratégia apela para as questões visuais e estéticas, dando destaque para certos itens e atraindo naturalmente a atenção do público.

Assim, você consegue favorecer promoções e lançamentos de produtos. Da mesma forma, é possível destacar aqueles itens que possuem uma maior margem de lucro. Um bom exemplo disso é a forma como os produtos são dispostos nas prateleiras dos supermercados. Geralmente os itens com maior margem de lucro ficam na altura dos olhos.

2. Merchandising fora do ponto de venda

O segundo tipo de merchandising que vamos falar é o que fica fora do ponto de vendas. São ações que têm o objetivo de aprimorar o posicionamento da marca na preferência dos clientes, estimulando a fidelidade à empresa na hora de fazer compras. Como a comunicação constante é fundamental, essas ações de merchandising são imprescindíveis para se manter competitivo e no radar do cliente.

Esse tipo de merchandising é aplicado em materiais promocionais e divulgação de novidades nos canais de comunicação mais utilizados pela empresa. Isso pode ser feito no meio digital ou físico, através de site, aplicativo, redes sociais, panfletos e banners. Não importa qual é a forma que você irá utilizar, desde que ela seja feita onde os seus clientes estão.

3. Merchandising de organização

Consiste na definição estratégica do melhor local para colocar os produtos na loja, para dar maior evidência e estimular o público a comprá-lo. É uma forma inteligente de induzir o cliente a levar um item, mesmo que não seja a intenção dele no momento.

Para isso, é realizado um planejamento específico para determinar quais os produtos que precisam ser vendidos mais rápido e assim desenvolver as ações de marketing, organizando um ponto com maior visibilidade.

Um bom exemplo disso é o cross merchandising, em que você posiciona produtos complementares próximos uns dos outros. Assim, o cliente compra um tênis e leva uma meia. Ou então o macarrão, o molho de tomate e o queijo ralado.

Outro exemplo é a frente de caixa das lojas. Ali o cliente fica aguardando para ser atendido, e os produtos ali expostos ficarão no campo de visão do cliente por mais tempo. Por isso, é essencial que você sempre deixe alguns itens menores, mas com boa margem de lucro, que possam chamar a atenção do cliente.

4. Merchandising pela gestão

Esse tipo de merchandising atua no gerenciamento dos produtos e sua disposição nas prateleiras e vitrines. Desta forma, o cliente terá mais facilidade para se orientar e buscar o que procura.

Os produtos são classificados e organizados de acordo com a seção, distribuição por famílias e rentabilidade. É uma maneira de otimizar o fluxo de venda e uma ferramenta interessante para direcionar a saída de certos itens.

Esse tipo de merchandising é importantíssimo para qualquer loja do varejo, já que ele ajuda o cliente durante a jornada de compras. Não é porque você quer vender mais que precisa fazer o cliente ficar andando pela loja procurando o que ele deseja. Pelo contrário, se ele não conseguir encontrar o que procura, há grandes chances de sair insatisfeito da sua loja.

Por isso, tente criar uma lógica nos corredores e espaços da sua loja. E aposte em layouts inteligentes para direcionar o cliente para onde você quer que ele vá. Por exemplo, deixando os produtos mais procurados no fundo da loja. Assim, naturalmente o cliente terá que andar mais e ficar exposto a mais produtos para chegar onde ele quer.

5. Merchandising de sedução

Trata-se da criação de ambientes desenvolvidos de forma atraente e apelativa, utilizando o marketing sensorial. Ou seja, através da estimulação dos cinco sentidos (audição, visão, tato, paladar e olfato) você proporciona uma experiência única para os clientes.

Essa é uma estratégia completa que tem o objetivo de fazer com que a primeira impressão seja a melhor possível. Assim, o foco total fica no ambiente, deixando o produto em segundo plano, mas como complemento.

Embora pareça uma tarefa simples, é necessário evitar excessos e escolher uma decoração, aroma e música ambiente de acordo com o produto e ideia da loja, para assegurar uma conexão perfeita.

Mas, para te ajudar, nós temos um Guia completo de marketing sensorial para varejo, faça o download, é gratuito!

6. Merchandising digital

As redes sociais, blogs e os meios de comunicação digitais tomaram conta das atividades comerciais. Afinal, é ali que os clientes estão e passam uma boa parte do tempo conectados e em busca de novidades para atender às suas necessidades.

Sabendo disso, o merchandising digital apresenta o produto ou serviço de uma maneira subjetiva e sutil, com exemplos práticos, que influenciam a curiosidade do público-alvo no seu momento de busca. 

Um exemplo é a contratação de influenciadores digitais para desenvolver um trabalho de merchandising específico, em que o consumidor consiga relacionar o que precisa à credibilidade transmitida pela propaganda. Ou mesmo através de anúncios pagos nas redes, direcionando para o perfil de público que a sua empresa atende e que estaria interessado nesse tipo de produto.

Entender sobre o merchandising é o segredo para ter sucesso na sua empresa

Uma estratégia de merchandising bem elaborada é capaz de trazer resultados expressivos para um negócio, atraindo e fidelizando clientes. É uma ferramenta indispensável para se destacar em um mercado exigente e inovador.

Para cada tipo de negócio há particularidades, objetivos e metas, portanto, é essencial ter um planejamento de merchandising personalizado. Ele deve ser desenvolvido de acordo com o público que se deseja atingir e que seja compatível com os serviços e produtos disponibilizados, bem como com o caixa disponível para isso.

É o momento de buscar o máximo de informações sobre a estratégia e usar a criatividade para aplicar ações pontuais e que aumentam as oportunidades e possibilidades para a marca, levando ao aumento nas vendas.

Portanto, se você deseja ter os inúmeros benefícios oferecidos por uma estratégia bem planejada e alcançar um patamar de estabilidade, sempre considere conhecer e aplicar todos os tipos de merchandising — possibilidades de garantir o crescimento das vendas, além de atrair novos clientes para a marca.

Gostou do post? Se você deseja ver mais conteúdos relevantes e aprimorar seus conhecimentos, não deixe de ler sobre a importância do marketing no varejo e compreenda tudo sobre o assunto para desenvolver e aprimorar os resultados da sua empresa!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como a Lei Geral de Proteção de Dados influencia o mercado varejista?

A Lei Geral de Proteção de Dados, ou apenas LGPD, é a iniciativa brasileira que visa regulamentar a captação, o uso e a segurança dos dados pessoais. As normas são inspiradas na GDPR (General Data Protection Regulation) que já está em vigor na União Europeia. Essa regulamentação surge de maneira relativamente tardia, levando-se em conta…

Por Nayara Santos em 17.10.2019

13 frases para divulgar um produto: se inspire

Ter as frases certas para divulgar um produto pode ser decisivo para o sucesso da sua campanha publicitária. Afinal, é através dessas frases que você conseguirá chamar a atenção dos clientes e atraí-los para a sua loja. Confira a seguir algumas ideias de frases para você se inspirar e a nossa dica bônus para divulgá-las.…

Por Nayara Santos em 16.02.2022

8 dicas para ter mais resultados em suas campanhas e promoções no varejo

Você sabia que 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda? É isso mesmo, esse número foi comprovado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (The Global Association for Marketing at Retail), associação de marketing no varejo. A grande questão aqui é que é na loja que você encontra os três principais elementos para…

Por Nayara Santos em 23.03.2020

25 frases para chamar atenção dos clientes e vender mais

Conseguir se comunicar de forma clara e objetiva ajuda a sua empresa a chamar a atenção dos clientes e a vender mais. Entretanto, para isso é preciso preparar algumas frases de impacto, que despertam a sensação de urgência, de novidade e de exclusividade. Com essas características, as frases conseguirão atrair os clientes em qualquer campanha…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

21 textos de propaganda para a Cyber Monday, se inspire!

Já sabe quais textos de propaganda vai utilizar para atrair mais clientes para o seu site nesta Cyber Monday? Se ainda não tem ideia ou está à procura de inspiração para criar os seus textos, então a gente vai te ajudar. A Cyber Monday é a próxima segunda-feira depois da Black Friday. Ao contrário do…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Veja 7 truques para vender mais e melhorar os resultados da empresa!

Desenvolver estratégias para aumentar as vendas é fundamental para qualquer comércio varejista. Afinal, quanto mais cliente uma empresa tiver, mais lucrativa ela será. Por conta disso, conhecer alguns truques para vender mais e ter melhores resultados na empresa é importante. Tais truques nada mais são do que pequenas ações que, quando executadas com frequência, possibilitam…

Por Nayara Santos em 05.12.2019

11 textos prontos para divulgação de produtos, confira

Conhecer alguns textos prontos para divulgação de produtos poderá ser muito útil na hora de elaborar as estratégias de marketing para a sua loja. Por isso, preparamos uma lista com alguns textos para você se inspirar. E não deixe de conferir a nossa dica bônus de como arrasar na divulgação desses textos. Boa leitura! Você…

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Pix no varejo: o que vai mudar?

Conseguir agilidade para receber e efetuar pagamentos pode fazer uma grande diferença para o seu negócio. Afinal de contas, ninguém quer ficar esperando muito tempo para receber por uma venda, ou mesmo ter a possibilidade de conseguir melhores condições ao fazer uma compra porque é possível efetuar o pagamento de forma mais rápida. Tudo isso…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

29 textos para propaganda de lojas de informática, confira

Para ter sucesso em ramos tão concorridos do varejo, como em lojas de informática, é fundamental encontrar formas de se destacar. Primeiramente, porque em algum momento as pessoas comprarão um computador ou tablet, por isso, é essencial mostrar que a sua loja tem os melhores produtos e o melhor atendimento. Além disso, saber proporcionar um…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos