Por Nayara Santos em 12.11.2019

Entenda a importância da comunicação interna para seu negócio!

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Quando falamos em campanha de varejo, é normal que alguns gerentes e diretores de marketing pensem em ações para chamar a atenção dos clientes. Mas você já parou para pensar que os seus funcionários também merecem atenção? São eles que fazem o atendimento às pessoas e por isso devem ter ações estruturadas para que se sintam mais engajados. É aí que entra a comunicação interna.

Como são muitas as dúvidas tidas a respeito desse assunto, listamos as principais delas e as responderemos, a seguir. Interessado em aprender mais sobre o tema? Então confira!

Afinal, o que é a comunicação interna?

Margarida Kunsch, uma das principais pesquisadoras de relações públicas no Brasil, classifica a comunicação interna como “um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação entre a organização e os seus colaboradores”.

A autora ainda comenta que a comunicação interna utiliza de ferramentas da comunicação institucional e do endomarketing para engajar os colaboradores e mantê-los informados sobre aquilo que se passa na organização.

Quais são os seus principais objetivos?

Conforme mostra a citação de Kunsch, a comunicação interna tem como objetivo principal, manter uma boa relação entre a empresa e o seu público interno. Além disso, há outros pontos a serem conquistados pelo setor. Tratam-se dos a seguir relacionados. Veja!

Melhorar o relacionamento entre os colaboradores

A comunicação interna serve para estreitar as relações entre a alta cúpula administrativa de uma organização e os seus colaboradores de todos os níveis. Uma das suas principais características é a transparência.


Entende-se que é preciso se comunicar com os colaboradores sempre de forma clara e direta, sem “rodeios”, uma vez que isso demonstra confiança da organização nessas pessoas, o que gera um relacionamento mais saudável.

Alinhar todos os setores da empresa

Com a comunicação interna, todos os setores da empresa passam a ser alinhados. A ideia é que fique claro quais são as funções de cada um e isso se perpetue entre os colaboradores.

Gareth Morgan, um grande autor da administração, classifica as empresas como máquinas. Para ele todos têm uma função importante e se um colaborador para, toda a organização para.

A comunicação interna tem o papel de alinhar as informações, para que todos os setores atuem em sinergia e possibilitem o pleno funcionamento da “máquina”.

Servir como base para o endomarketing

Comunicação interna e endomarketing não são sinônimos, mas têm como foco o mesmo público, os colaboradores da empresa. Quando ambas as atividades são realizadas em conjunto, se aumentam as chances de conquistar resultados positivos para a organização.

As ferramentas de comunicação interna podem ser utilizadas para fortalecer as ações de endomarketing, como divulgar o pré e o pós-evento de uma festividade para os colaboradores, por exemplo.

Minimização de boatos e fofocas

As fofocas e rumores de corredor são um problema grave para muitas empresas. Muitas vezes alguém ouve falar sobre algo e conta para um colega, que espalha a informação e a modifica e por aí vai. É como diz aquele ditado, “quem conta um conto, aumenta um ponto”.

Isso acaba gerando situações graves para a empresa, como no caso de uma mudança de escritório para outra cidade, uma troca de sistema operacional etc. Com a comunicação interna, tudo é contado de forma clara aos colaboradores, logo, não haverá problemas quanto a isso. Afinal, a comunicação será sempre às claras.

Facilidade para integrar novos colaboradores

Quando um novo colaborador é contratado, pode levar um tempo para que ele se acostume com a nova realidade em que se encontra. Cada empresa tem uma cultura e se adaptar a ela pode levar tempo.

No entanto, com uma comunicação interna bem organizada isso é facilitado. Podem ser desenvolvidas cartilhas, manuais, treinamentos e outros materiais que façam com que as pessoas se situem mais facilmente no novo local de trabalho, se integrando rapidamente à equipe.

O que abrange a comunicação interna e por que ela é fundamental para o sucesso da empresa?

A comunicação interna abrange um conjunto de conhecimentos compartilhados de relações humanas. Ela deve ser vista como uma algo estratégico e de fundamental importância para as organizações.

Existem diversas ferramentas de comunicação interna que podem ser utilizadas para gerar o sucesso nas empresas. As mais simples e comuns são as tradicionais como mural, jornal interno, reuniões periódicas etc.

No entanto, as novas tecnologias têm feito com que a comunicação interna se efetive ainda mais. Assim sendo, a TV corporativa, os itens de digital signage, como murais digitais, as redes sociais internas e as rádios corporativas têm se tornado ferramentas interessantes de serem trabalhadas com o público interno.

Como montar uma equipe de comunicação interna para uma empresa?

Uma equipe de comunicação interna deve ser formada por profissionais que saibam identificar as necessidades dos outros e, tenham empatia e sejam bons em lidar com as relações humanas. Isso é essencial, uma vez que para trabalhar com pessoas, é preciso gostar de pessoas.

No que se refere a formação acadêmica, o time pode contar com pessoas graduadas em jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, design, entre outras áreas da comunicação.

Em alguns casos, as equipes também contam com psicólogos, justamente para ter um olhar mais humano sobre as técnicas e instrumentos utilizadas pelos profissionais da comunicação.

Como a comunicação interna pode ser aplicada em cenários de mudança?

A comunicação interna pode ser utilizada de maneira estratégica em cenários de mudança. Sabemos que a cultura organizacional é algo muito enraizado e difícil de modificar.

Desse modo, quando uma empresa que até então utilizava apenas recursos manuais para desenvolver as suas atividades, começa a investir em tecnologia, por exemplo, estratégias de comunicação podem ser desenvolvidas. Assim, se faz todo um trabalho de conscientização com os funcionários mais conservadores.

Não há dúvidas de que a comunicação interna é importante para as companhias. Afinal, ela possibilita aos trabalhadores a realização de um trabalho mais eficiente.

A rádio corporativa, como explicamos, é uma ferramenta moderna e eficiente para a comunicação interna. Saiba mais sobre o assunto em nosso artigo que fala sobre esse tema. Temos a certeza de que será uma leitura proveitosa.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como aumentar as vendas em tempos de crise: 4 dicas infalíveis

A pandemia pelo novo coronavírus parece estar se encaminhando para o fim, entretanto, os reflexos econômicos ainda devem ser sentidos por algum tempo. Por isso, encontrar formas de aumentar as vendas em tempos de crise é essencial para que a sua empresa sobreviva a esses tempos difíceis. Pensando nisso, criamos esse artigo com as principais…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

5 passos para implementar uma cultura customer centric na empresa

A transformação digital modificou a forma como as empresas se relacionam com os seus públicos, tornando o mercado ainda mais competitivo. É por conta disso que muitas empresas estão aderindo à estratégia conhecida como cultura customer centric. O assunto está bastante em alta e vem sendo bastante discutido por lojistas, gerentes de estabelecimentos comerciais e…

Por Nayara Santos em 20.09.2019

Saiba os benefícios na terceirização de serviços

Uma das coisas que mais atrapalham o rendimento de gestores e funcionários é o tempo gasto com serviços “extras”. É como um vendedor que perde uns 20 minutos para limpar uma área da loja ou um gerente que precisa usar o próprio carro para levar um contrato importante para um fornecedor. Visando resolver esses tipos…

Por Nayara Santos em 10.11.2016

Valorização profissional: entenda de uma vez a sua importância

Na administração de empresas, a valorização profissional pode ser entendida como o conjunto de medidas tomadas pela organização a fim de valorizar, prestigiar e estimular o trabalho dos seus colaboradores. Instrumentos da gestão de pessoas como iniciativas de reconhecimento, endomarketing, cultura e clima organizacional também se relacionam com esse conceito. Em todas as áreas de…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

17 textos para convite de inauguração de loja de roupas

Parte de uma festa de inauguração de loja de sucesso, é escolher o texto certo para convidar as pessoas. Mas essa, nem sempre é uma tarefa fácil, já que você tem pouco tempo para convencer o seu ouvinte de que vale a pena conferir a festa. Entretanto, você tem ao seu lado o fato de…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Entenda o conceito de clima organizacional e a sua importância!

Em seu livro Gestão do Clima Organizacional, o professor e consultor especialista em Gestão de Pessoas, Ricardo Luz, descreve o conceito de clima organizacional como a “atmosfera psicológica que envolve, em um dado momento, a relação entre uma empresa e seus funcionários”. Esse “clima” é um reflexo das ações que uma empresa realiza em prol…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Decoração de Halloween para lojas: ideias para se inspirar

O Halloween está chegando e, com ele, uma excelente oportunidade para atrair clientes e aumentar as vendas na sua loja. Aliás, essa época do ano é perfeita para despertar a criatividade e envolver sua equipe na decoração do espaço, deixando a loja mais atrativa para os consumidores.  Mas, como fazer uma boa decoração sem correr…

Por Nayara Santos em 09.10.2024

5 modelos de salão de beleza para você se inspirar

Ao planejar a abertura do seu salão, você deve escolher qual modelo ele terá. Ou seja, qual tipo de atmosfera, qual o público-alvo, qual o conceito e qual o tipo de atendimento ao cliente será oferecido.  Essas escolhas influenciam diretamente na decoração do ambiente, na forma de fazer publicidade e divulgar os seus serviços, na…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

34 textos para propaganda de lojas de informática venderem mais

Para ter sucesso em ramos tão concorridos do varejo, como em lojas de informática, é fundamental encontrar formas de se destacar. Primeiramente, porque em algum momento as pessoas comprarão um computador ou tablet, por isso, é essencial mostrar que a sua loja tem os melhores produtos e o melhor atendimento. Além disso, saber proporcionar um…

Por Nayara Santos em 12.06.2025

Receba nossos conteúdos exclusivos