Por Nayara Santos em 27.02.2024

8 dicas para vender mais no Dia das Mulheres!

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Já sabe como vender mais no Dia das Mulheres? Ainda não? Então você precisa continuar acompanhando esse texto para não perder uma grande oportunidade de aumentar o seu faturamento e se destacar da concorrência.

O Dia das Mulheres é uma daquelas datas que podem fazer a diferença para a sua loja. Já que esse é o momento de agradecer às mulheres da nossa vida, sejam mães, avós, parceiras, filhas, amigas ou irmãs.

Mas, você não é o único querendo atrair a atenção dos clientes, praticamente todo o varejo estará interessado em aumentar as vendas. Por isso, se você quiser vender mais nessa data, será preciso mostrar para os consumidores que os seus produtos, as promoções ou a experiência de compras na sua loja são únicos.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas e sugestões de ações infalíveis para você implementar na sua loja. Elas te ajudarão não apenas a atrair os consumidores, mas também a vender mais, e fidelizar os seus clientes de uma vez por todas. Confira e comece a obter resultados agora mesmo!

Vendendo mais no Dia das Mulheres: dicas infalíveis

O primeiro passo para conseguir vender mais no Dia das Mulheres é preparar uma campanha exclusiva para a sua marca. Essa é a oportunidade perfeita para você compartilhar com os consumidores os seus valores e o porquê a sua marca está celebrando essa data. 

Além disso, você também precisa caprichar na divulgação da campanha e da marca. Mesmo porque, de nada adianta investir em ações incríveis se os consumidores não souberem o que você preparou para eles.

A seguir falaremos de alguns pontos essenciais na hora de preparar as campanhas, bem como daremos sugestões de ações que farão uma grande diferença para o sucesso da sua loja neste Dia das Mulheres.

1. Conheça o seu cliente

O primeiro passo para fazer uma campanha publicitária de sucesso, seja para o Dia das Mulheres ou para qualquer outra data no calendário do varejo, é conhecer o seu cliente. Afinal, desta forma você saberá por quais produtos ele se interessa, as promoções que são mais atrativas e irresistíveis para fazer com que o cliente vá até a loja e adquira os itens.

A melhor forma para conhecer bem o seu cliente é conversando com ele e realizando pesquisas de satisfação. Esse é o momento de entender qual é o perfil de cliente que você está atraindo e se ele é o que você imagina para a sua empresa. 

Outra forma de saber o que atrai os clientes é fazendo uma análise detalhada do histórico de vendas da sua loja em anos anteriores ou até mesmo em outras datas. Provavelmente você encontrará semelhanças e padrões que poderão ser utilizados na hora de preparar a sua campanha.

Por último, você também precisa saber quais são as mídias certas para divulgar as ações do Dia das Mulheres. Ou seja, é preciso analisar campanhas anteriores para saber quais conseguiram atrair um público maior e quais mídias foram utilizadas.

2. Marque presença nas redes sociais

Uma coisa é certa, atualmente não dá para a sua marca ficar de fora das redes sociais. Isso porque, essa é uma das principais ferramentas que muitos consumidores utilizam para conhecer mais sobre uma marca, ficar por dentro das novidades e até mesmo se sentir mais próximo dela.

Com as publicações nas redes você consegue aumentar a confiança que o cliente tem com a marca, dar dicas úteis sobre temas relacionados com a sua área de atuação e manter um contato próximo com eles (respondendo mensagens e comentários). Sem falar que é também uma excelente forma de entender como os usuários recebem as novidades.


Por exemplo, se você publicar algo relacionado a uma promoção, os seguidores do perfil vão reagir rapidamente, deixando comentários e mandando mensagens. Assim, em poucos minutos você saberá se eles gostaram ou não da ideia. Isso permite que você faça alguns ajustes nas campanhas ou mesmo colete informações valiosas para ações futuras.

Sem falar que uma das tendências do varejo é justamente a venda pelas redes sociais, utilizando os tais marketplaces. Assim, você divulga o produto e direciona o consumidor para a sua loja virtual, por exemplo, ou então para o linktree, com links para diferentes partes do site. 

Vale a pena destacar que essa é uma forma de facilitar a jornada de compras do cliente e aumentar as chances de fechar uma venda. Entretanto, isso não significa que você não deva investir em estratégias para a sua loja física. Falaremos mais sobre isso ao longo deste artigo.

3. Invista na divulgação da loja

Claro que as redes sociais são uma excelente forma de conseguir divulgar a sua marca e você deve apostar nessa estratégia. Entretanto, ela não é a única forma de chegar até o cliente. Muito pelo contrário, o ideal é que você invista em diferentes formas de divulgação, até para atrair clientes novos e trazer de volta clientes que já conhecem o estabelecimento.

Uma das opções é apostar em estratégias de marketing digital, com anúncios pagos nas redes sociais, e nos sites de busca, além de anúncios em outros sites. Lembre-se que essas estratégias permitem que você selecione para qual público os anúncios serão mostrados.

Ou seja, aumenta a possibilidade de ter um bom lead para a sua campanha, já que os anúncios serão exibidos para as pessoas que estão procurando pelos itens que você vende ou que estão na mesma região da sua loja. Tudo vai depender do que você escolher.

Isso também pode ser feito com a distribuição de panfletos da loja pelo bairro, ou anúncios em jornais e revistas locais. Já que esta também é uma forma bastante interessante para divulgar a sua loja e torná-la conhecida para aquelas pessoas que moram ou trabalham próximo ao estabelecimento. 

E, claro, não poderíamos deixar de mencionar uma importante estratégia que é a divulgação através de parcerias. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas femininas, pode fazer uma parceria com salões de beleza ou spas. 

Isso permitirá atrair os clientes que frequentam esses estabelecimentos. Além disso, vocês podem preparar promoções oferecendo cupons de desconto, tratamentos gratuitos, dentre outros. Tudo é uma questão de negociação e entender aquilo que os clientes de ambas as empresas querem. Falaremos mais sobre isso nos próximos tópicos.

4. Invista em estratégias de pós-venda

Isso mesmo que você leu: as vendas nem sequer começaram e já estamos falando de pós-venda. Entretanto, ter uma estratégia focada nesta etapa da jornada de compras é essencial para conquistar os clientes e reverter experiências negativas.

Uma forma de manter contato com os consumidores é com mensagens pelo WhatsApp, e-mail ou SMS. Tudo vai depender de quais estratégias fazem mais sentido para a sua marca e para o seu público-alvo. Afinal, a divulgação deve ser feita onde o seu público-alvo está, caso contrário, ela estará fadada ao fracasso.

Para tornar esses canais de comunicação ainda mais interessantes, aposte na divulgação de ofertas exclusivas para os clientes cadastrados, ou mesmo descontos especiais. Desta forma, você aumenta a adesão dos consumidores a esse tipo de comunicação e ainda consegue vender mais em outras datas importantes.

Com relação às experiências negativas, por mais que você não queira pensar sobre isso elas vão acontecer. Por mais que você e sua equipe se esforcem é impossível agradar a todos os consumidores. Ou seja, eventualmente um produto não atenderá as expectativas, apresentará algum defeito, ou um atendimento não ocorrerá como o planejado.

Uma boa estratégia de pós-venda ajuda a entender o porquê do cliente não estar satisfeito com o item adquirido e tomar ações para melhorar esse ponto fraco. Além disso, ao conseguir resolver os problemas de modo satisfatório você conseguirá mostrar que a satisfação do consumidor é importante para a sua marca.

5. Aposte em parcerias

Como falamos anteriormente, as parcerias podem ser um grande diferencial para vender mais no Dia das Mulheres. Todo varejista sabe que nem sempre é fácil conseguir atrair novos clientes para a loja, além de ser bastante caro

Por isso, as parcerias nessas datas podem ser uma excelente estratégia. Basta imaginar a seguinte situação: você tem uma loja de roupas femininas, e no Dia das Mulheres vai sortear um dia de spa para 10 clientes. 

Além de divulgar essa promoção na sua loja, ela também será divulgada no spa, o que chamará a atenção dos clientes que frequentam este estabelecimento. Isso, sem falar que também irá atrair pessoas interessadas nesse tipo de serviço. Esse tipo de estratégia ajuda não apenas a fortalecer a sua marca, como também o comércio local.

Portanto, pense em quais parcerias poderiam ser interessantes para a sua loja e para o seu público. Aproveite e seja criativo, investindo em promoções que exijam a participação ativa dos consumidores, criando experiências e fazendo com que ele se lembre da sua marca como sendo algo mais do que apenas uma loja.

Precisamos apenas ressaltar um ponto: certifique-se de estar fazendo parceria com empresas que tenham uma boa reputação no mercado. Ao se alinhar com alguma marca há uma certa transferência de autoridade, e você não vai querer ter a sua marca relacionada com uma empresa de reputação ruim.

6. Aposte no marketing sensorial

Agora que você já conseguiu trazer os clientes para a sua loja, esse é o momento de implementar estratégias para encantá-los e fazer com que eles voltem. Existem diferentes formas de se fazer isso, tais como: decoração da loja, equipe bem treinada (confira a seguir mais detalhes) e deixando o ambiente de compras agradável.

Um ambiente agradável pode ser alcançado com as estratégias de marketing sensorial, já que elas buscam estimular os cinco sentidos de quem entra na loja. Por exemplo, você pode fazer a aromatização da loja, caprichar na iluminação ou ainda escolher uma trilha sonora interessante, que agrade aos clientes. Também é possível promover alguma degustação ou oferecer balas e chocolates, e garantir a organização da loja.

Esses detalhes tornam a sua loja mais aconchegante, fazendo com que o cliente queira passar mais tempo nela. Ao mesmo tempo, elas ajudam a gravar na memória do cliente a sua marca e a sua loja. O cliente vai lembrar dos bons momentos que passou na sua loja e vai querer voltar, ou mesmo indicar para os amigos.

Ou seja, você não apenas encanta e conquista quem entra na sua loja, mas o marketing sensorial também pode fazer com que o seu número de clientes aumente. Sem falar que, quando trabalhado com o bom atendimento, você conseguirá proporcionar uma experiência de compras incrível para os seus consumidores.

Para saber mais, confira o Guia completo sobre marketing sensorial no varejo que preparamos para você colocar em prática essa importante estratégia.

7. Tenha uma equipe de vendas bem treinada

De nada adianta investir na divulgação, conseguir atrair o triplo de clientes que normalmente circulam pela loja, se você não for capaz de oferecer um bom atendimento. Para entender a importância disso, basta lembrar de alguma loja em que você foi mal atendido. Provavelmente a vontade é de não voltar para lá, mesmo que os produtos sejam bons.

Como você não quer que isso aconteça com a sua loja, então é essencial ter um cronograma de treinamento para a sua equipe de vendas. Oferecer conhecimento para os seus vendedores não apenas fará com que eles desempenhem o seu melhor papel, mas também ajudará a ter uma equipe mais motivada.

Além disso, também é importante que você estipule metas para a sua equipe e ofereça premiações quando as metas foram alcançadas. Assim, você mantém todos motivados e seguindo na mesma direção e buscando um bem comum.

Quer saber como manter a sua equipe motivada? Então confira o nosso e-book Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós vendas.

8. Destaque os produtos certos

Outra dica para conseguir vender mais neste Dia das Mulheres é dar o destaque para os produtos certos. Isso significa que você deve saber exatamente quais são os produtos que mais fazem sucesso entre os seus clientes. Assim, o ideal é que você faça um levantamento das vendas ou mesmo pergunte aos clientes quais produtos eles têm maior interesse.

Mas, você também deve ficar de olho nas novidades do mercado, já que muitas empresas optam por fazer lançamento de produtos próximo a essas datas comemorativas. Por isso, é essencial se manter atualizado ao que acontece na sua área de atuação para conseguir atender à demanda gerada.

Mesmo porque, se a sua loja não estiver oferecendo aquilo que o cliente deseja, ele poderá encontrar na concorrência. Ou seja, não apenas você perdeu uma venda, mas pode também ter perdido a oportunidade de fidelizar um cliente.

Feito isso, o próximo passo é incluir esses produtos nas campanhas de divulgação da sua loja. Anúncios com promoção dos itens mais procurados sempre conseguem aumentar as vendas da sua loja. Mas, não se esqueça de verificar o estoque da loja e garantir que ele consiga atender à demanda gerada.

Rádio indoor, a estratégia perfeita para aumentar as vendas no Dia das Mulheres

Falamos brevemente sobre o marketing sensorial, mas queremos dar um destaque especial para a rádio indoor. Ela é uma ferramenta versátil que permite não apenas oferecer aos consumidores uma boa experiência de compras, como também divulgar todas as ações e novidades dentro da loja.

Primeiramente, vamos falar como oferecer uma experiência diferenciada para os consumidores. A playlist reproduzida na rádio ao longo do dia exerce grande influência em como os clientes se comportam. Por exemplo, músicas mais agitadas aceleram o ritmo de compras e ajudam em aquisições por impulso.

Além disso, ela também exerce uma influência significativa na produtividade da sua equipe e no ambiente de trabalho. Ou seja, você será capaz de melhorar dois pontos importantíssimos na sua loja apenas com uma ação.

Já na divulgação, a rádio indoor permite que você prepare os anúncios que serão reproduzidos enquanto o cliente faz as compras. Isso pode fazer com que ele se interesse por algum item, ande mais no estabelecimento e compre mais. Afinal, nem sempre os clientes conhecem todas as promoções e ações que você preparou.

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A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

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