A história da Listenx e da Antix começou há 10 anos, quando as músicas reproduzidas nas lojas não estavam mais conseguindo acompanhar a proposta da marca. Afinal, a Antix é uma marca focada em detalhes, e cada cantinho da loja reflete isso, ter uma música que destoava deste ambiente não era uma opção.
A Listenx realizou um estudo de branding para entender qual era a necessidade da Antix e o seu público-alvo. Assim, foi possível criar playlists exclusivas, que refletissem a ideia de cada uma das coleções lançadas pela marca.
O resultado deu tão certo que nós queremos compartilhar mais esse case de sucesso. Venha com a gente conhecer tudo sobre como a Listenx ajudou a Antix a proporcionar experiências únicas às suas clientes. Boa leitura!
A Antix antes da Listenx
A Antix nasceu em 2006 com a intenção de trazer a essência feminina para as suas roupas através das estampas exclusivas e uma modelagem que fosse impecável. Toda essa preocupação com os detalhes se refletia na decoração da loja e nas peças, mas a trilha sonora não acompanhava esse branding.
No início a música escolhida para ser reproduzida na loja era feita manualmente. Ou seja, era preciso dedicar tempo para escolher cada uma das músicas, gravar as trilhas sonoras em pen drives e colocar para reproduzir.
Sem falar que não havia controle sobre o que era reproduzido nas lojas. Afinal, sem a presença do gestor, não era garantia de que as músicas escolhidas fossem realmente tocadas durante o dia.
O branding musical da Antix
Diante do cenário acima, a Antix foi em busca de uma empresa que conseguisse resolver o problema da música. Em outras palavras, facilitar a escolha da playlist, garantir que todas as lojas estavam reproduzindo as mesmas músicas, e colocar todos os detalhes presentes nas roupas, também na trilha sonora.
Foi aí que iniciou a parceria da Antix com a Listenx. Logo na primeira conversa nós oferecemos um estudo de branding para entender melhor qual era a mensagem e os valores que a marca queria passar, mas também qual seria a melhor forma de se comunicar com o público-alvo.
Com coleções temáticas, o mais importante para a Antix era justamente conseguir oferecer um ambiente imersivo para as consumidoras fazerem as compras. Desta forma, assim que a cliente entrasse na loja, ela já poderia sentir a atmosfera do momento.
Segundo a Michelle Silvestre, gerente de marketing da Antix:
“A música tem uma grande importância nisso, desempenhando um papel fundamental nesse processo.”
Listenx e Antix, construindo juntos as playlists personalizadas
Ao preparar cada uma das playlists é essencial entender qual é a necessidade do cliente. Por isso, a equipe de especialistas em music branding da Listenx procurou primeiro entender o que a Antix queria.
Com coleções temáticas, que mudam a cada estação, era primordial que as playlists reproduzidas nas lojas conseguissem passar essa mensagem para os clientes. Afinal, assim é possível oferecer ao consumidor um ambiente de compras muito mais imersivo e deixar o cliente mais à vontade.
Assim, cada playlist é criada com a mesma personalidade da coleção. Por exemplo, uma das coleções da Antix se chamava Infinito e a história por trás eram as galáxias, as estrelas, a noite. Neste caso, a playlist criada tinha uma pegada mais noturna, com músicas como o rock’n’roll e a playlist dos Guardiões da Galáxia.
Já na nova coleção de verão, cujo nome é Afeto, tem um foco maior nas lembranças nostálgicas da infância, sejam de cenários e paisagens, da casa da vó, da roseira no jardim. Seguindo os cuidados com as estampas e rendas presentes nas peças, a trilha sonora buscou resgatar essa memória afetiva.
Com um público-alvo feminino com idade de 35 anos ou mais, a playlist foi criada de modo a transportar a cliente para esse mundo. Isso foi feito com músicas que as clientes escutavam durante a adolescência e infância.
Como as playlists impactam a experiência na jornada de compras
Todo esse trabalho de branding entre a Listenx e a Antix não passaram despercebidos pelas clientes. Muito pelo contrário, as reações a cada música reproduzida, trazendo à tona as lembranças da infância, foram muito gratificantes.
Vale a pena dizer que não foram apenas as clientes externas, mas as clientes internas como a equipe da Antix, também ficaram felizes com a playlist criada. Desta forma, é possível oferecer um ambiente muito mais agradável para as vendedoras, tornando a rotina na loja muito melhor e produtiva.
Ao conseguir entregar para as clientes um ambiente mais bonito, em que cada detalhe salta aos olhos, combinados com uma trilha sonora sob medida, tornou a experiência de compras muito melhor e única. Isso motiva as clientes a experimentarem outros looks, passarem mais tempo na loja e, claro, comprarem mais.
Inclusive, já houveram alguns casos de clientes ligando para amigas para falar da música que estava tocando na loja. Para a Michelle:
“Então são detalhes de criação. Não só de uma coleção de roupas, mas toda parte criativa do branding musical dessa curadoria . Ela é muito bem pensada porque a gente tem um retorno, um feedback das clientes e até mesmo relatos em pesquisas de satisfação das clientes que gostaram da música reproduzida.”
A importância do branding musical
Ter um branding musical é um passo tão importante quanto qualquer outra grande decisão da sua marca. Ou seja, de nada adianta apenas se preocupar com o tom de voz utilizado na comunicação ou preparar conteúdo para as redes sociais, é preciso que todas as estratégias se integrem e sejam capazes de transportar o cliente para o universo da marca.
A Michelle recomenda que as empresas que estão começando agora já se preocupem com o branding musical desde o início. Assim, a rádio vai crescendo e se desenvolvendo junto com a marca, oferecendo esse ambiente diferenciado para os clientes desde o início.
O melhor a fazer mesmo é fugir da armadilha de criar uma trilha sonora sozinho. Conte com a ajuda de quem tem experiência no mercado e já ajudou milhares de marcas a alcançarem os seus objetivos e oferecerem uma experiência de compras agradável para os clientes, a Listenx.
Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a nossa equipe de music branding vai criar as playlists que melhor atendem às suas necessidades. Ainda, você pode fazer como a Antix, criar uma playlist exclusiva para cada coleção da sua marca.
Faça como a Antix, deixe a música fazer parte da sua história. Confira a seguir como solicitar um teste gratuito e ver de pertinho tudo o que a Listenx pode te oferecer.