Por Nayara Santos em 02.05.2023

5 ações para inauguração de loja: se inspire com nossas ideias

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Conseguir preparar ações para fazer com que a inauguração da loja seja um sucesso é um dos primeiros desafios que o varejista enfrenta. Mas, com planejamento é possível causar uma boa primeira impressão e ficar na memória dos consumidores.

O ideal é que você pense em ações que atraiam a atenção do consumidor e despertem a sua curiosidade de ir até a loja. Além disso, você deve implementar ações para deixar o ambiente da loja mais agradável durante as compras. E até mesmo para começar a fidelizar os clientes desde o primeiro contato com a sua marca.

Por isso, separamos algumas sugestões de ações para você preparar para a inauguração da loja. Boa leitura!

Prepare as ações para a inauguração da loja

Confira quais ações você pode preparar para causar uma boa primeira impressão e encantar os clientes.

1. Crie uma playlist especial

Pensando em oferecer um ambiente de compras diferenciado para os consumidores, você pode se utilizar de um recurso bastante versátil que é a música. Com o ritmo certo e uma playlist pensada para a sua marca, você conseguirá oferecer aos consumidores um ambiente de compras único.

Além disso, você também consegue reforçar a mensagem que a sua marca quer passar. E isso sem falar na possibilidade de começar a criar um certo vínculo com o cliente que se identifica com as músicas. Inclusive, essa é uma forma de aumentar as possibilidades dos clientes se lembrarem da sua loja.

Pode parecer difícil de ser feito, mas você não precisa se preocupar com isso sozinho. Muito pelo contrário, a Listenx tem um time de especialistas pronto para te ajudar. Atuando no mercado de music branding há 20 anos, ela já ajudou milhares de empresas a conquistar os clientes. Clique aqui para saber mais.

2. Distribua brindes

Outra ação que ajuda tanto a chamar a atenção do cliente para fazer uma visita à sua loja na inauguração é a distribuição de brindes. Afinal, se você der ao consumidor algo útil, que ele usará por bastante tempo, a sua marca ficará na memória deles.

Mas, para que o brinde consiga te ajudar, ele precisa ser algo útil, que o consumidor utilizará no dia a dia. Além disso, você pode preparar um brinde comemorativo da inauguração, como se fosse um item de colecionador e dar vantagem para esses clientes que compareceram à festa de inauguração.

Outro ponto importante desta ação são as condições em que esse brinde será distribuído. Ela pode estar associada à compra de algum produto, ou compras de um determinado valor. Desta forma você ainda consegue estimular o cliente a comprar na inauguração da loja.

3. Se comunique com os clientes durante as compras

Conseguir desenvolver uma boa comunicação com o cliente vai ser uma das principais tarefas de todo gestor do varejo. Afinal, os clientes precisam saber o que acontece na loja e quais as novidades, resultando em muitas ações para atrair clientes para a loja, mas poucas para fidelizá-lo ou influenciá-lo a comprar mais.

Para você ter uma ideia, a maioria das decisões de compras (cerca de 70%) são tomadas quando os clientes estão na loja, diante dos produtos. Ou seja, você precisa ter uma ação planejada para conseguir se comunicar de forma certeira com o cliente neste momento.


Uma ferramenta que pode ser muito útil para esse tipo de comunicação é a rádio indoor personalizada. Assim, você consegue não apenas preparar uma playlist especial para a inauguração, mas manter essa estratégia de música ambiente. Mas, é claro, como você estará no controle do que é reproduzido na rádio, é possível preparar anúncios que serão veiculados entre as músicas.

Por exemplo, você pode anunciar as ofertas especiais de inauguração. Desta forma, mesmo que o cliente não tenha conhecimento da promoção, ele poderá ter a curiosidade de conferir o que você preparou para ele. Isso faz com que ele ande mais pela loja, fique exposto a mais produtos e compre mais.

Outro ponto importante que você não pode se esquecer são as etiquetas de preços. Uma das coisas mais desagradáveis ao se fazer compras em uma loja é ter dificuldade para saber quanto um produto custa. Portanto, fique atento a esse ponto desde a inauguração da loja. Lembre-se, essa também é uma forma de comunicação da sua marca com o cliente e ela precisa ser eficiente.

Quer mais dicas de como acertar na comunicação com o cliente? Então confira o nosso e-book Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa.

4. Crie um buzz para a inauguração da sua loja 

De nada adianta preparar ações incríveis para a inauguração da loja se você não conseguir atrair os clientes até o estabelecimento. Para isso, você deve investir em estratégias de marketing digital.

A primeira coisa a fazer é ter um site bem elaborado, que seja fácil de navegar e permita ao cliente encontrar informações sobre a sua loja. Em seguida, crie um perfil em pelo menos uma rede social.

Na rede você deverá produzir conteúdos interessantes e relevantes para os seus clientes. Mas, na inauguração da loja você pode fazer um certo mistério do que será vendido, ou mesmo quais as promoções preparadas para o evento.

Para que essas publicações cheguem até os potenciais consumidores, você deve investir em conteúdos patrocinados e escolher qual público verá essas publicações. Desta forma, você consegue distribuir o seu material para clientes que tenham maiores chances de comparecer à inauguração da sua loja e se tornar clientes.

5. Fidelize desde o primeiro contato

Falamos bastante de ações para atrair os clientes para a inauguração da loja, como oferecer um ambiente de compras diferenciado e influenciá-lo enquanto estão no estabelecimento. Entretanto, você não pode se esquecer de implementar ações focadas na fidelização dos clientes.

Uma alternativa que muitas lojas oferecem para os seus clientes terem acesso a descontos exclusivos é a participação no programa de fidelidade da loja. Assim, os clientes podem juntar pontos que podem ser trocados por descontos nas próximas compras. Ou mesmo poder aproveitar uma promoção exclusiva para esse grupo de clientes.

Portanto, desde a inauguração você pode oferecer tal programa. Inclusive, é possível oferecer promoções diferenciadas para os clientes que aderirem ao programa no dia da inauguração.

E então, gostou das nossas dicas? Confira mais conteúdo no nosso blog.

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