Por Nayara Santos em 26.07.2023

8 dicas para vender mais no Dia das Crianças!

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Vender mais no Dia das Crianças é algo que começa muito antes da data chegar, afinal, é preciso preparar o estoque, elaborar campanhas publicitárias, decidir qual estratégia utilizar e qual será a melhor forma de se comunicar com os clientes. Com tanta coisa a ser feita, é sempre bom ficar de olho em algumas dicas para não esquecer de nada.

Sem falar que, para quem trabalha com o público infantil, essa é a data mais importante do ano e que você não pode deixar passar despercebida. Por isso, preparamos esse artigo com algumas das principais informações que você precisa ter para conseguir vender mais no Dia das Crianças. Confira!

Vender mais no Dia das Crianças: 8 dicas

Celebrado no dia 12 de outubro, o Dia das Crianças é uma das principais datas do comércio varejista brasileiro. Afinal, é comum mais de uma criança por família, ou então aquela tia, ou avó que compra presente para todos os sobrinhos e netos. Sem falar que, em algumas famílias, não importa a idade dos filhos, sempre tem um presente de Dia das Crianças.

Por isso, conhecer formas para atrair mais clientes e influenciá-los a comprar mais é sempre uma boa ideia. Confira a seguir como fazer isso.

1. Tenha a trilha sonora certa

O som ambiente pode até ser algo que você já faz na sua loja, mas será que você está fazendo isso certo? E será que a trilha sonora é adequada para o Dia das Crianças? Bom, tudo depende de qual é o seu público-alvo e se as músicas reproduzidas estão agradando eles. 

Entretanto, quando falamos de música para lojas que vendem produtos para crianças, todo cuidado é pouco. Isso porque, você precisará agradar não apenas aos pequenos consumidores, mas também aos tomadores de decisão. Portanto, a trilha sonora deve ser capaz de conversar com esses dois públicos diferentes. 

Uma forma de fazer isso é alternando músicas mais novas e músicas mais antigas. Assim, você consegue deixar as crianças que estão na loja felizes, ao mesmo tempo em que transporta os adultos para a infância deles. Assim, você cria um ar de nostalgia e que permite até mesmo uma maior conexão com a sua marca.

Além disso, ainda precisamos levar em consideração a idade das crianças que frequentam a loja. Já que a música que pode ser um sucesso para uma faixa etária, pode ser um verdadeiro desastre quando aplicada ao público errado. 

Não sabe como escolher a música certa? Calma que a gente tem um Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio. Faça o download agora mesmo e comece a usar o som ambiente da forma certa.

2. Prepare promoções atrativas

Parte do sucesso das vendas do Dia das Crianças, e de qualquer outra data do calendário do varejo, é fazer as promoções certas. Isso significa colocar os produtos que são mais procurados a preços especiais. Assim, o consumidor verá que tem algo interessante e correrá para a sua loja para aproveitar.


Dentre esses produtos geralmente estão aqueles mais procurados do momento, que podem variar de ano para ano. Além disso, também podem ser aqueles produtos clássicos, que são sempre um sucesso de vendas. Só não se esqueça de fazer promoções para todos os bolsos, afinal, alguns brinquedos podem ser bem caros e adquiridos apenas por uma parcela da população.

3. Garanta um bom estoque

Acabamos de falar que vender mais no Dia das Crianças envolve colocar os produtos certos em promoção. Mas, você não pode se esquecer de que, para isso, você precisa ter esses itens em estoque. 

Caso contrário, você vai investir na divulgação da promoção, vai atrair o cliente para a loja, mas quando ele chegar não vai encontrar o que queria. Isso gera frustração e faz com que o cliente deixe a sua loja com uma impressão bastante ruim.

O ideal é que antes do Dia das Crianças você faça um inventário de tudo o que tem no estoque, verifique quais itens precisam ser vendidos para abrir espaço para os novos produtos. Ao mesmo tempo, faça análises e previsões de vendas para os produtos que você tem interesse de adquirir dos fornecedores.

E, claro, não se esqueça de manter o seu estoque sempre bem organizado. Assim, fica mais fácil de encontrar o que procura, ao mesmo tempo em que você não terá itens perdidos porque ficaram atrás de todas aquelas caixas.

4. Venda mais com a organização certa

Você já parou para pensar no papel que a organização da loja pode ter no aumento das suas vendas? Isso vai além do simples fato de manter uma loja organizada, com os produtos nas seções certas. Pelo contrário, com a disposição dos produtos de maneira inteligente, você faz o cliente andar mais na loja e pode até mesmo influenciá-lo a comprar mais.

Dito isso, o primeiro passo é saber onde colocar os produtos mais procurados. Esses são aqueles itens que você não vai precisar de muito esforço para vender, e que a grande maioria dos clientes estão querendo comprar. O ideal é que eles fiquem no fundo da loja. Assim, o cliente vai precisar andar por diversos corredores até encontrar o que ele quer. Ou seja, ele ficará exposto a outros itens, que podem chamar a sua atenção e ele pode decidir pela compra.

Outra estratégia que vai te ajudar a vender mais no Dia das Crianças é o chamado cross merchandising, que consiste em expor produtos que os clientes geralmente compram juntos no mesmo local. Assim, se os clientes geralmente compram uma boneca e roupas para essa boneca, então esses produtos devem ser expostos no mesmo corredor. 

Para saber como fazer isso da melhor forma, basta fazer uma análise das suas vendas, e verificar quais são esses produtos. Depois, encontre uma forma de expô-los na sua loja de modo que o cliente veja e opte pela compra de ambos os itens.

5. Divulgue a sua loja

O Dia das Crianças é uma data comemorativa muito especial e representa uma oportunidade valiosa para os varejistas aumentarem suas vendas. Mas, para isso, é essencial que as lojas preparem uma boa estratégia de divulgação. Afinal, se o cliente não sabe o que acontece na sua loja, não tem como ele aproveitar as oportunidades, não é mesmo?

Uma delas é criar campanhas publicitárias voltadas para o público infantil, utilizando personagens e temas que chamem a atenção dos pequenos e despertem a sua imaginação. Para isso, é preciso ficar atento às tendências e aos personagens favoritos da criançada, conforme a faixa etária à qual a sua loja atende.

Mas, como as crianças não são as responsáveis pelas decisões finais de compra, então você precisa investir em uma divulgação que atraia também os adultos. Claro que mostrar que você tem produtos que agradam às crianças é essencial, mas também é preciso despertar as emoções certas em quem fará a compra.

Outro ponto a ser considerado são as mídias em que essas campanhas serão divulgadas. O ideal é que você invista em mais de uma, já que assim você conseguirá aumentar o seu alcance. Por isso, redes sociais, outdoors, propagandas em rádio convencionais e spots na rádio interna da loja são excelentes opções.

6. Aposte em eventos e experiências

Já ouviu falar em marketing de experiência? Se não ouviu, então você precisa continuar com a gente e entender como ele pode ajudar a vender mais no Dia das Crianças. Isso porque, essa estratégia envolve os clientes, fazendo com que eles participem ativamente da ação planejada. 

Desta forma você consegue criar uma conexão maior com os clientes, aumenta as chances deles se lembrarem da sua loja e de voltarem para uma nova compra. E o Dia das Crianças é a data perfeita para isso. Ainda não entendeu, calma que a gente te explica.

Um bom exemplo de marketing de experiência é justamente a promoção de eventos com diferentes atividades para as crianças. Por exemplo, pode ter oficina de pintura, brincadeiras como pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, dentre outras. Além disso, você pode preparar um brinde especial, com o logo da sua loja, para que o cliente se lembre deste momento.

Claro que nem todos os varejistas terão espaço para fazer tudo o que mencionamos. Mas, outras ações podem ser pensadas para espaços menores, como na sua própria loja. Por exemplo, é possível criar um espaço para as crianças brincarem, ou então fazer pintura no rosto. Outra opção é colocar uma roleta para o cliente girar para ver qual brinde ou desconto ele vai ganhar. As crianças vão adorar!

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o nosso e-book Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

7. Ofereça mais do que produtos

Claro que no Dia das Crianças você deve ter produtos suficientes para atender à demanda dos clientes. Entretanto, se você deixar uma boa impressão nos clientes, a nossa recomendação é que você pense fora da caixa. Não faz ideia do que isso significa? Então calma que a gente explica.

Quando falamos em oferecer mais do que produtos, queremos dizer que é preciso pensar na jornada de compra na sua totalidade e encontrar formas de melhorar cada uma dessas etapas. Isso envolve melhorar a experiência de compras, criar um ambiente agradável para as famílias, entender as necessidades e desejos dos consumidores, facilitar o processo de compra e proporcionar momentos memoráveis.

A boa notícia, é que você não precisa gastar muito para conseguir se destacar, mas é essencial prestar atenção aos detalhes. Veja alguns exemplos:

  • Organização da loja: ninguém quer fazer compras em um local bagunçado e que não siga uma determinada lógica. Afinal, fica quase impossível encontrar algum brinquedo desse jeito;
  • Ambiente seguro para as crianças: se os pais enxergarem a sua loja como um local seguro, no qual eles possam deixar os filhos à vontade, inclusive nas áreas destinadas para brincadeiras, pode fazer toda a diferença;
  • Atendimento diferenciado: não importa qual é a ocasião ou em qual ramo do varejo você atua, os clientes querem ser bem tratados. Quando falamos de crianças, isso vale tanto para os pequenos, quanto para os adultos. Portanto, treine a sua equipe para conseguir lidar com esses dois públicos;
  • Vá além da loja: não se esqueça de que a jornada de compras começa muito antes do cliente entrar na loja. Por isso, verifique se a navegabilidade do seu site está boa, se as informações estão atualizadas, se o estacionamento da loja atende às suas necessidades, se a loja tem acessibilidade para pessoas com deficiências, dentre outros.

Como falamos, ficar atento aos detalhes pode fazer uma grande diferença na hora do cliente escolher em qual estabelecimento ele fará as suas compras. Pequenos mimos e uma atenção especial para os consumidores podem ser um verdadeiro diferencial para a sua loja.

8. Fique de olho nas novidades do mercado

Por último, mas não menos importante, o Dia das Crianças é uma data em que muitas empresas decidem lançar brinquedos e produtos. Por isso, é de extrema importância que os varejistas deste ramo consigam acompanhar de perto as tendências. 

Estar atualizado sobre os lançamentos, as preferências das crianças e as novidades do setor é fundamental para atrair os consumidores e impulsionar as vendas. Ao oferecer os brinquedos mais desejados e estar alinhado com as novidades que o Dia das Crianças traz, os varejistas têm mais chances de se destacar da concorrência e atender às expectativas dos clientes.

Para conseguir acompanhar essas tendências, é essencial ficar de olho em blogs, sites especializados e revistas do setor. Além disso, você também deve se planejar para participar de eventos como feiras de brinquedos, destinados aos varejistas, como a Abrin. Assim, você conhecerá não apenas as novidades, mas também potenciais fornecedores.

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