Por Nayara Santos em 22.02.2022

O que escrever para divulgar um produto: 5 dicas para não errar

Por Nayara Santos em 22.02.2022

Escrever textos é uma das principais formas de divulgar um produto, mesmo assim, nem sempre é fácil saber o que escrever. Seja por falta de experiência com esse tipo de divulgação, seja pelo famoso branco, ou porque você não se considera uma pessoa criativa. Não importa o motivo, o mais importante é saber como contornar esse problema.

Justamente por isso, preparamos esse texto com dicas infalíveis do que escrever para divulgar um produto. Não perca mais tempo e coloque em prática as nossas dicas agora mesmo. Boa leitura!

Saiba o que escrever para divulgar um produto

1. Explore os pontos fortes do produto

Provavelmente essa primeira dica é aquela que você pense primeiro na hora de escrever qualquer texto para divulgar um produto. Contar aos clientes quais são os pontos fortes do que você está vendendo é, sem dúvida alguma, uma das formas de chamar a atenção.

Para conseguir fazer isso com sucesso você precisa conhecer bem o que você está vendendo. Portanto, antes de começar a escrever faça uma lista dos pontos fortes daquele item que você divulgará. Assim, na hora de escrever o texto, você saberá o que precisa incluir.


Se por acaso você ficar na dúvida do que pode ser considerado como ponto forte, consulte a sua equipe de vendas. Desta forma será possível conhecer outros pontos de vista e até mesmo saber o que os clientes estão falando a respeito daquele produto.

2. Mostre os diferenciais que ele possui

Essa nossa segunda dica do que escrever para divulgar um produto pode até parecer bastante parecida com a anterior, entretanto, há algumas diferenças importantes. Por isso, optamos por trazê-la separadamente.

Neste caso você deverá olhar para os produtos semelhantes existentes no mercado e encontrar os diferenciais do item que você irá divulgar. Por exemplo, se você estiver divulgando uma jaqueta, é preciso contar ao cliente o que ela tem de diferente das outras para convencê-lo a optar pelo seu produto e não pela concorrência.

No nosso exemplo pode ser um tecido diferenciado, estampas exclusivas, modelagem diferente, ajuste no momento da compra, entrega mais rápida, peças limitadas, dentre outros.

Ou seja, esse é o momento de olhar de perto o que a sua concorrência vem fazendo e dizer ao cliente o que você faz melhor.

3. Diga quais problemas ele resolve

A terceira dica serve não apenas para escrever textos para divulgar produtos, mas também na divulgação da sua marca e da sua loja. O varejista que consegue enxergar os produtos que ele vende desta forma, tem chances muito maiores de ter bons resultados.

Uma coisa é certa, todos nós temos algum problema a ser resolvido. Seja ele pequeno ou grande, sempre tem alguma coisa que poderia ser feita de uma melhor forma na nossa rotina. Por exemplo, se você trabalha fora e tem pouco tempo para ir às compras, então ter a possibilidade de comprar online e agendar a entrega é uma boa opção. Se você tem um trabalho e que precisa ficar muitas horas em pé, então um calçado confortável será excelente para a sua rotina, e assim por diante.

Por isso, na hora de escrever o seu texto pense exatamente quais os problemas que o seu produto resolve. Assim como você fez com os pontos fortes, faça uma lista de como o produto pode trazer benefícios para as pessoas que o utilizarem. Assim, você terá um poder de convencimento muito maior, deixando o cliente mais interessado no que você está vendendo.

Quer mais dicas de como aumentar as vendas da sua loja de uma vez por todas? Então o download gratuito do nosso guia Aumente as vendas da sua loja com 4 estratégias certeiras.

4. Cuidado com a linguagem utilizada

Outro ponto importantíssimo que você deve ter cuidado é com a linguagem utilizada nos textos para divulgar produtos. Essa linguagem deve ser adequada ao seu público-alvo e à imagem da sua marca.

Ou seja, se você conversar com um público mais jovem, então a linguagem deve ser mais informal. Por outro lado, se a conversa for com executivos de uma empresa, então você provavelmente vai precisar de um outro tom mais sóbrio e mais formal.

Além disso, os textos também devem ser claros e objetivos, facilitando que a mensagem seja entendida adequadamente. Claro que você pode utilizar linguagens de textos, referências ao mundo pop, às séries e filmes do momento. Mas lembre-se sempre de utilizar uma linguagem e referências que o seu público entenderá.

5. Defina onde os textos serão veiculados

Além de saber o que escrever para divulgar um produto, você também precisa planejar onde os textos serão veiculados. Afinal, essa decisão também influencia na forma e no que você irá escrever.

Falando em mídias sociais, cada uma delas possui uma característica e, se você quiser fazer sucesso com os textos, precisa se adaptar a essas características. Por exemplo, o Facebook é uma rede que permite textos mais longos. Já para o Instagram, o espaço é mais limitado e você precisa ter fotos atraentes. Se optar pelo TikTok, o texto precisa estar associado a algum vídeo chamativo.

Claro que os textos também podem ser veiculados de outras formas, como no blog do seu site. Neste caso, você terá um espaço praticamente ilimitado para contar tudo sobre o produto que está sendo divulgado. Incluindo não apenas os pontos que abordamos acima, mas também dando dicas de manutenção do produto ou opções de como utilizá-lo.

A rádio personalizada da sua loja também pode ser uma forma bastante interessante para veiculação dos textos. Para a rádio o importante é que você faça textos breves, que despertem a curiosidade do cliente que já está na loja e faça com que ele queira conferir o produto oferecido. Aqui você encontra algumas dicas de textos para divulgar produtos.

Neste artigo você conheceu algumas dicas infalíveis de como escrever textos para divulgar um produto. Se quiser conferir mais informações sobre gestão e marketing no varejo, acesse o nosso blog.

 

Compartilhe

Você também pode gostar

25 textos para inauguração de loja: se inspire

A inauguração da loja é um daqueles momentos que podem ficar marcados na memória do consumidor. Por isso, planejar como ela será é essencial para o sucesso da sua empresa no longo prazo. Saiba que qualquer erro poderá atrapalhar as estratégias de fidelização do consumidor, retardar ou até mesmo impedir o crescimento no mercado de…

Por Nayara Santos em 08.02.2023

Conheça o marketing de comunidade e o seu impacto

A manifestação da própria individualidade tem sido uma das grandes tendências no comportamento humano nos últimos tempos. As pessoas se preocupam muito em comunicar seus valores, seus gostos e os traços de suas personalidades que julgam mais interessantes. Paradoxalmente, em muitos casos, isso se faz a partir do agrupamento em comunidades. As comunidades funcionam como…

Por Nayara Santos em 15.05.2020

Festa Junina no varejo: como aproveitar a data para vender mais

Com a chegada da Festa Junina no varejo, surge uma oportunidade imperdível para os empreendedores do setor. É o momento de transformar toda a energia e tradição dessa festividade em vendas para o seu negócio. Pensando nisso, preparamos este artigo repleto de dicas valiosas para ajudar você a aproveitar ao máximo este período festivo e…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

11 textos para propaganda de lojas de decoração, confira

Atrair os clientes para a sua loja de decoração envolve escolher e utilizar os textos certos para a propaganda. Afinal, dependendo do que você disser, vai atrair pessoas que já conhecem a sua loja, ou aqueles que nunca nem entraram nela. Entretanto, se escolher errado, você acabará afugentando a clientela. Por isso, é essencial ficar…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Inauguração de loja de móveis: 5 dicas de como fazer

Se você está inaugurando uma loja de móveis, sabe que é fundamental criar uma experiência diferenciada para seus clientes. Já que a concorrência nesse ramo pode ser bastante grande, portanto, é preciso encontrar formas de se diferenciar e conquistar os consumidores. Por isso, as ações que serão realizadas na inauguração da loja deve ser muito…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

21 textos para propaganda de lojas de bebidas, confira

Parte do sucesso de uma loja é conseguir atrair clientes e, para isso, é preciso saber quais textos de propaganda utilizar. Com a loja de bebidas funciona da mesma forma, sendo essencial destacar porque a sua loja é diferente da concorrência, de modo que convença o consumidor a comprar com você. Ser capaz de se…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Como implementar o marketing promocional em sua loja

É natural que os gestores do varejo procurem formas de como implementar o marketing promocional, afinal, ela está presente há muito tempo e ainda dá bons resultados. É preciso dizer também que ela pode ser uma excelente pedida na hora de ajudar sua empresa a se destacar no mercado.  Mesmo assim, é comum que ainda…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como estimular a criatividade para vender mais? Saiba aqui!

Reposicionamento de marca. Engajamento do público-alvo. Ações de marketing e publicidade. Reformulação de design. O que todas essas situações têm em comum? Além de serem atividades corriqueiras de empresas que pretendem se fixar permanentemente no mercado, todas elas exigem o máximo da capacidade criativa dos envolvidos. Novos tempos exigem novas medidas e, por isso, é…

Por Nayara Santos em 30.06.2016

Como vender mais no dia dos pais? Aumente suas vendas

Está chegando uma das datas mais esperadas para os varejistas: o Dia dos Pais. Logo atrás do Natal e do Dia das Mães, essa data tem grande potencial para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar as vendas. Mas, no mundo do varejo, nada é tão simples assim. Afinal, a sua loja não…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos