Por Nayara Santos em 22.04.2024

Festa Junina no varejo: como aproveitar a data para vender mais

Por Nayara Santos em 22.04.2024

Com a chegada da Festa Junina no varejo, surge uma oportunidade imperdível para os empreendedores do setor. É o momento de transformar toda a energia e tradição dessa festividade em vendas para o seu negócio.

Pensando nisso, preparamos este artigo repleto de dicas valiosas para ajudar você a aproveitar ao máximo este período festivo e impulsionar suas vendas. Nele, falaremos um pouco sobre a decoração da loja, a importância de um bom atendimento e quais eventos especiais você pode realizar.

Não poderíamos deixar de lado as ofertas e como a música contribui para a integração, padronização e aumento das vendas nas suas lojas. Então, prepare-se, vista sua camisa xadrez e venha conferir as nossas dicas. Boa leitura!

Aproveitando a Festa Junina no varejo para vender mais

Decoração temática: uma explosão de cores e tradição

Vamos imaginar a seguinte situação: você entra em uma loja e se depara com bandeirinhas coloridas penduradas no teto, balões decorativos espalhados pelo ambiente e até mesmo alguns espantalhos sorridentes te dando as boas-vindas. 

Aposto que sua primeira reação seria um sorriso no rosto, certo? Pois é exatamente essa a sensação que queremos proporcionar aos nossos clientes durante a Festa Junina. Sendo que esse é um item ainda mais importante quando você vende produtos que são mais procurados neste período.

Ao preparar uma decoração temática na sua loja, você conseguirá criar um clima festivo e atrair a atenção do público. Quer deixar a decoração ainda mais interessante? Então que tal preparar algo interativo? 

Pode ser um cantinho com brincadeiras típicas, como a pescaria e o jogo de argola, e você ainda pode dar prêmios ou descontos para os clientes que conseguirem pescar um determinado peixe ou acertar um determinado número de argolas no alvo.

Precisamos lembrar também que a decoração é uma excelente aliada na padronização das suas lojas. Afinal, você quer que o cliente encontre sempre a mesma atmosfera de compras em todas as suas unidades. Confira mais dicas de como garantir a padronização ao longo deste artigo.

Encante os clientes com ofertas irresistíveis

Ninguém resiste a uma boa promoção, não é mesmo? E aqui não estamos falando em dar descontos apenas. Muito pelo contrário, as promoções podem ser distribuição de brindes, amostras grátis, sorteios, ou oferecer uma experiência diferenciada para o cliente.

O que os consumidores procuram ao se relacionar com uma marca é uma boa relação custo-benefício. Por exemplo, algumas empresas vendem produtos mais caros, entretanto, a atmosfera da loja, a experiência de compras que o cliente tem, o atendimento oferecido pela equipe agregam valor aos produtos e o cliente enxerga isso como uma vantagem.


Neste caso, o mais importante é conhecer bem o seu cliente e saber com quais ações eles são mais engajados. Analise os resultados de campanhas anteriores para saber o que fez sucesso, dê uma repaginada nela, adequando à Festa Junina, e pronto! Você estará aumentando as suas chances de sucesso.

Faça oficinas e workshops

Essa é uma iniciativa capaz de atrair clientes para o seu estabelecimento, e ainda proporcionar uma experiência interativa. Sem falar que as oficinas e workshops podem ser adaptados para os mais diferentes ramos do varejo, de modo que a ação seja algo relacionado com os seus produtos.

Por exemplo, durante o período de festa junina você pode organizar aulas de dança de quadrilha, onde os clientes podem aprender passos tradicionais e se divertir ao som de músicas juninas animadas. 

Se você atuar no ramo alimentício, considere realizar workshops de culinária com receitas típicas da festa junina. Os clientes podem aprender a preparar delícias como pipoca caramelizada, canjica, pé de moleque e bolo de milho. 

Essas atividades despertam o interesse dos clientes pelos produtos relacionados à festa junina que você vende. Isso sem falar na possibilidade de oferecer a eles uma oportunidade única de aprender novas habilidades culinárias em um ambiente descontraído e acolhedor.

Outra ideia interessante é promover workshops de artesanato, onde os clientes podem aprender a fazer decorações juninas em casa. Desde bandeirinhas coloridas até enfeites de mesa e lembrancinhas temáticas, as possibilidades são infinitas. Essas oficinas não apenas incentivam a criatividade dos participantes, mas também estimulam o envolvimento com a festa junina de uma maneira única e pessoal.

Quer saber como oferecer uma experiência incrível para os seus clientes? Então confira o nosso e-book Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes. Aproveite que o download é gratuito!

Torne cada visita única

Oferecer um bom atendimento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, inclusive durante datas comemorativas, como a festa junina. Esse tipo de abordagem pode se tornar um diferencial da sua loja, fazendo com que ela se destaque dos concorrentes e cative os clientes. 

Quando os clientes se sentem valorizados e bem atendidos, eles estão mais inclinados a retornarem à loja e a recomendá-la para amigos e familiares. Afinal, todos nós já passamos por experiências positivas e negativas como clientes, e sabemos o impacto que isso pode ter em nossa percepção de uma marca.

Por isso, é essencial que a sua equipe seja treinada para oferecer um atendimento de excelência, especialmente durante os períodos de maior movimento. Os colaboradores devem estar preparados para entender as necessidades dos clientes e oferecer soluções personalizadas que atendam às suas expectativas.

A música que encanta e vende

Uma playlist temática de Festa Junina pode fazer toda a diferença na experiência do cliente e, consequentemente, nas vendas da sua loja. Escolher a trilha sonora certa te ajuda a integrar todas as outras estratégias de marketing implementadas na loja.

Além disso, ela também pode transformar o ambiente de compras, criando uma atmosfera acolhedora e animada que convida os clientes a explorarem os produtos e aproveitarem a festa. Isso sem falar na contribuição dela com a padronização do ambiente de compras, tão importante para os varejistas que possuem mais de uma unidade.

Como falamos anteriormente, garantir o mesmo ambiente em todas as suas lojas, ajuda a trazer familiaridade ao cliente, deixando-o mais confortável para seguir com as compras. Confira aqui como a música pode influenciar o cliente e a experiência dele durante as compras.

Então, o que está esperando? Vamos colocar a mão na massa e fazer dessa Festa Junina a melhor de todas! Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados, confira como solicitar o seu teste gratuito a seguir.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Franquias em cidades pequenas: quais são os desafios?

Apesar do faturamento de R$ 42,46 bilhões do setor de franquias apenas no primeiro trimestre deste ano (crescimento de 7,5% em relação a 2018), as franquias em cidades pequenas continuam sendo alvo de discussões entre empresários. Se por um lado, um público local põe em cheque a confiança no empreendimento, principalmente tendo em vista o…

Por Nayara Santos em 17.10.2019

Como Funciona Mídia Indoor Para Vender Mais em Loja de Varejo?

Entender como funciona mídia indoor e saber como aplicá-la corretamente em sua loja de varejo é um ótimo artifício para impulsionar o seu empreendimento. Nos dias de hoje é preciso prestar cada vez mais atenção na maneira com que chamamos a atenção de nossos clientes, visto que estão cada vez mais exigentes. Comunicar, impulsionar, diferenciar…

Por Nayara Santos em 11.01.2018

Como montar uma loja de variedades com pouco dinheiro, confira!

Se você quer começar um negócio, que tal começar com uma loja de variedades? Com planejamento você pode montar uma com pouco dinheiro e ainda conseguir lucro e é sobre isso que vamos falar aqui. Começar a empreender com uma loja de variedades pode ser uma boa estratégia, já que assim você consegue alcançar um…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Como Aumentar a Clientela do seu Restaurante em 3 Passos

Atrair e fidelizar bons clientes é o sonhos de todo dono de restaurante, não é mesmo? Afinal, que empreendedor não deseja ter fiéis consumidores que adoram o seu espaço e tudo que tem a oferecer? Porém, nos dias de hoje, essa é uma tarefa cada vez mais difícil de ser realizada com sucesso. Por isso,…

Por Nayara Santos em 14.12.2018

Layout de Loja: Descubra como montar o melhor

 O layout de loja é uma poderosa ferramenta para aumentar as vendas e atrair mais clientes para a sua loja. Entretanto, assim como ele é capaz de melhorar os seus resultados, ele também é capaz de comprometê-lo quando não é bem executado. Um bom layout deve ser convidativo, facilitar a locomoção do cliente pela…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Guia completo sobre Marketing Sensorial no Varejo

Na busca por formas de conseguir oferecer uma experiência de compras únicas aos clientes surgiu o marketing sensorial no varejo. Ele propõe que estimular os cinco sentidos humanos pode tornar o ambiente de compras agradável, gerar boas lembranças no consumidor e fidelizá-lo. Se você ainda não sabe como as ações de marketing sensorial podem tornar…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

25 textos para propaganda de Pet Shop, confira

O mercado de pet shop brasileiro é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o americano. Por isso, escolher os textos de propaganda certos para divulgar o seu pet shop é fundamental para conseguir se destacar da concorrência, que está ficando cada vez mais acirrada. Mas, como você bem sabe, atrair os clientes para…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Promoções para salão de beleza: 5 ideias criativas

A realização de promoções no salão de beleza é provavelmente uma das melhores maneiras de atrair clientes e incentivá-los a experimentar os seus serviços. Afinal, mesmo que o consumidor não conheça o seu salão, há grandes chances dele ser atraído pela promoção. Por isso, é importante planejar quais promoções devem ser feitas, quando e qual…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Spot, Vinheta ou Jingle, como usar cada um

Se você chegou aqui está tentando entender qual é o melhor momento para utilizar spot, vinheta ou jingle, certo? Inclusive, nem todos os gestores de empresas entendem qual é a diferença entre elas. Isso pode ser um verdadeiro problema, já que cada um pode ser utilizado em diferentes momentos e com diferentes intuitos. Esse conhecimento…

Por Nayara Santos em 29.06.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos