Trade marketing é o profissional responsável pelo aumento das vendas no varejo. Em outras palavras, é ele o responsável por deixar os produtos visíveis nos pontos de venda e obter vantagens sobre os produtos da concorrência.
Ele pode ser gerente ou analista de trade marketing. O gerente é responsável pela supervisão das estratégias. Por isso ele conta com relatórios da equipe, fica à frente das operações e toma decisões certeiras.
O analista de trade marketing age em um campo mais operacional. São eles que organizam dados, promovem as campanhas em campo e emitem os relatórios aos gerentes. Para isso, eles precisam entender bastante de marketing, ter capacidade de lidar com dados e criar boas práticas a partir de estratégias.
Mas qual a diferença entre o marketing normal e o trade marketing?
O marketing em si, tem foco no consumidor e promove estratégias e ações para fazê-lo comprar o produto pretendido. Já o trade marketing tem seu foco na apresentação do produto no ponto de venda, focando em todo o seu público, nos canais de distribuição e fazendo parcerias com os distribuidores a todo momento.
O trade marketing é responsável por promover ações de sampling, que é a degustação do produto nos pontos de venda. É uma estratégia antiga? Com certeza sim, mas ainda dá bastante certo! Outra tradicional é a exposição com foco em merchandising, em que o produto deve ficar à vista do cliente. Desse modo, ele enxerga o produto e o compra, por localizá-lo facilmente no mercado.
As embalagens, apesar de serem função do setor de marketing da empresa, devem ser chamativas e com um design elegante, condizente com o público pretendido. Desse modo, o cliente também o vê rapidamente no ponto de venda, evitando estresse e buscas desnecessárias.
O que faz o trade marketing?
Destacamos abaixo algumas dicas e funções que esse profissional pode fazer pela sua empresa e seus produtos. Desde ações em redes sociais à campanhas presenciais, as vantagens que ele traz para o seu negócio são inúmeras, como você confere a seguir.
Fortalecimento da marca
Mais do que investir em muitas variedades de produtos, é essencial que o cliente o encontre nos lugares que frequenta. Diante desse fato, é essencial ter um bom relacionamento com os canais de distribuição.
Dessa mesma maneira, o produto deve ter destaque, estar à vista do consumidor e próximo aos concorrentes. Esses são fatores que fortalecem bastante a marca.
Exposição dos produtos no mercado
Uma das estratégias do trade marketing é fazer um planejamento das gôndolas e prateleiras onde os produtos estão expostos. Dessa forma, o cliente encontra rapidamente a sua marca e não fica desperdiçando tempo até encontrá-lo.
Outra forma de deixar seu produto em destaque é promover ações de sampling, ou as famosas degustações. Essa tradicional estratégia é uma das que mais dão retorno do cliente, pois não só quem já é seu público encontra o que procura, como também atrai potenciais clientes.
Definição dos canais de distribuição
Muitas vezes, os locais de maior destaque no mercado não é onde o seu público frequenta. Dessa forma, é essencial conhecer a fundo o seu consumidor e utilizar os canais de distribuição a seu favor.
Existem, por exemplo, determinadas marcas de produtos de limpeza que só são comercializadas em uma única rede de supermercados. No entanto, o público delas pode não morar tão perto desses locais e, por falta de opção, compra os dos concorrentes.
Parceria com os canais de distribuição
Um bom negócio é quando todos ganham, já diria esse antigo ditado. Ao procurar um canal de distribuição para vender seus produtos, é do seu interesse buscar locais que atraem ao seu público.
Para o canal de distribuição escolhido, é essencial que o seu cliente volte sempre e encontre sua marca assim que desejar ou precisar. Desse modo, todos obtêm vantagens ao se associar e ter uma relação duradoura.
Promoção dos produtos relevantes
Sempre existem novidades chegando aos canais de distribuição e, muitas delas podem ser suas concorrentes diretas. Nesse caso, não precisa mudar todo o produto. Basta, para isso, sempre destacar as qualidades da sua marca e mantê-la relevante para o mercado consumidor.
Dessa forma, seus clientes sempre serão lembrados das vantagens de comprar seus produtos. Pra isso, sempre promova os diferenciais dele, de modo que os novos produtos não tenham nada igual e continue sua presença nos canais de distribuição.
O Marketing de Ativação, com campanhas como o sampling, é uma ótima forma de relembrar aos consumidores as vantagens de seu produto. Além disso, ainda atrai público potencial, não se esqueça disso!
Conquista da preferência no mercado
O trade marketing também é responsável por tornar uma marca referência no mercado. Com uma ação ampla, eficaz e contínua, ele consegue estabelecer uma marca como referência, se tornando a preferencial nas vendas.
Você já parou para pensar que, atualmente, quase ninguém compra amido de milho ou palha de aço? Maizena e Bombril se tornaram referências em seus mercados sendo que, até mesmo após a entrada de novos não ofuscou essa preferência do público. Trabalho bem feito do trade marketing!
Elaboração de campanhas
Com dados de pesquisas sobre os clientes em mãos, o profissional de trade marketing consegue organizar um calendário anual de ações e campanhas de varejo. Dessa forma, ele planeja e programa prazos para execuções em tempo hábil. Isso feito, é a hora da criação.
Ele pode organizar ações de marketing de guerrilha e muitas outras campanhas. Assim, ele torna a marca conhecida, caso seja um lançamento, ou reforça o posicionamento da marca, se ela tiver um público mais consolidado.
Análise de resultados
Elaborar a estratégia e colocá-la em prática é essencial, certo? Mas depois dela é necessário realizar a mensuração de resultados. É por meio do ROI, ou Retorno sobre o Investimento que o trade marketing vai saber onde errou ou acertou.
Com os números dos relatórios em mãos, o gerente de trade marketing pode perceber onde estão os problemas e soluções de sua estratégia. Dessa forma, ele pode intensificar os acertos e corrigir os erros.
Como você viu, a importância do profissional de trade marketing é essencial para que a empresa tenha a sua marca forte e reconhecida frente aos clientes e ao mercado. Desse modo, todos ganham, a empresa, o público e os canais de distribuição.
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