Por Nayara Santos em 06.02.2020

Afinal, trade marketing o que faz? Descubra a importância desse profissional!

Por Nayara Santos em 06.02.2020

Trade marketing é o profissional responsável pelo aumento das vendas no varejo. Em outras palavras, é ele o responsável por deixar os produtos visíveis nos pontos de venda e obter vantagens sobre os produtos da concorrência.

Ele pode ser gerente ou analista de trade marketing. O gerente é responsável pela supervisão das estratégias. Por isso ele conta com relatórios da equipe, fica à frente das operações e toma decisões certeiras.

O analista de trade marketing age em um campo mais operacional. São eles que organizam dados, promovem as campanhas em campo e emitem os relatórios aos gerentes. Para isso, eles precisam entender bastante de marketing, ter capacidade de lidar com dados e criar boas práticas a partir de estratégias.

Mas qual a diferença entre o marketing normal e o trade marketing?

O marketing em si, tem foco no consumidor e promove estratégias e ações para fazê-lo comprar o produto pretendido. Já o trade marketing tem seu foco na apresentação do produto no ponto de venda, focando em todo o seu público, nos canais de distribuição e fazendo parcerias com os distribuidores a todo momento.

O trade marketing é responsável por promover ações de sampling, que é a degustação do produto nos pontos de venda. É uma estratégia antiga? Com certeza sim, mas ainda dá bastante certo! Outra tradicional é a exposição com foco em merchandising, em que o produto deve ficar à vista do cliente. Desse modo, ele enxerga o produto e o compra, por localizá-lo facilmente no mercado.

As embalagens, apesar de serem função do setor de marketing da empresa, devem ser chamativas e com um design elegante, condizente com o público pretendido. Desse modo, o cliente também o vê rapidamente no ponto de venda, evitando estresse e buscas desnecessárias.

O que faz o trade marketing?

Destacamos abaixo algumas dicas e funções que esse profissional pode fazer pela sua empresa e seus produtos. Desde ações em redes sociais à campanhas presenciais, as vantagens que ele traz para o seu negócio são inúmeras, como você confere a seguir.

Fortalecimento da marca

Mais do que investir em muitas variedades de produtos, é essencial que o cliente o encontre nos lugares que frequenta. Diante desse fato, é essencial ter um bom relacionamento com os canais de distribuição.

Dessa mesma maneira, o produto deve ter destaque, estar à vista do consumidor e próximo aos concorrentes. Esses são fatores que fortalecem bastante a marca.

Exposição dos produtos no mercado

Uma das estratégias do trade marketing é fazer um planejamento das gôndolas e prateleiras onde os produtos estão expostos. Dessa forma, o cliente encontra rapidamente a sua marca e não fica desperdiçando tempo até encontrá-lo.

Outra forma de deixar seu produto em destaque é promover ações de sampling, ou as famosas degustações. Essa tradicional estratégia é uma das que mais dão retorno do cliente, pois não só quem já é seu público encontra o que procura, como também atrai potenciais clientes.

Definição dos canais de distribuição

Muitas vezes, os locais de maior destaque no mercado não é onde o seu público frequenta. Dessa forma, é essencial conhecer a fundo o seu consumidor e utilizar os canais de distribuição a seu favor.


Existem, por exemplo, determinadas marcas de produtos de limpeza que só são comercializadas em uma única rede de supermercados. No entanto, o público delas pode não morar tão perto desses locais e, por falta de opção, compra os dos concorrentes.

Parceria com os canais de distribuição

Um bom negócio é quando todos ganham, já diria esse antigo ditado. Ao procurar um canal de distribuição para vender seus produtos, é do seu interesse buscar locais que atraem ao seu público.

Para o canal de distribuição escolhido, é essencial que o seu cliente volte sempre e encontre sua marca assim que desejar ou precisar. Desse modo, todos obtêm vantagens ao se associar e ter uma relação duradoura.

Promoção dos produtos relevantes

Sempre existem novidades chegando aos canais de distribuição e, muitas delas podem ser suas concorrentes diretas. Nesse caso, não precisa mudar todo o produto. Basta, para isso, sempre destacar as qualidades da sua marca e mantê-la relevante para o mercado consumidor.

Dessa forma, seus clientes sempre serão lembrados das vantagens de comprar seus produtos. Pra isso, sempre promova os diferenciais dele, de modo que os novos produtos não tenham nada igual e continue sua presença nos canais de distribuição.

O Marketing de Ativação, com campanhas como o sampling, é uma ótima forma de relembrar aos consumidores as vantagens de seu produto. Além disso, ainda atrai público potencial, não se esqueça disso!

Conquista da preferência no mercado

O trade marketing também é responsável por tornar uma marca referência no mercado. Com uma ação ampla, eficaz e contínua, ele consegue estabelecer uma marca como referência, se tornando a preferencial nas vendas.

Você já parou para pensar que, atualmente, quase ninguém compra amido de milho ou palha de aço? Maizena e Bombril se tornaram referências em seus mercados sendo que, até mesmo após a entrada de novos não ofuscou essa preferência do público. Trabalho bem feito do trade marketing!

Elaboração de campanhas

Com dados de pesquisas sobre os clientes em mãos, o profissional de trade marketing consegue organizar um calendário anual de ações e campanhas de varejo. Dessa forma, ele planeja e programa prazos para execuções em tempo hábil. Isso feito, é a hora da criação.

Ele pode organizar ações de marketing de guerrilha e muitas outras campanhas. Assim, ele torna a marca conhecida, caso seja um lançamento, ou reforça o posicionamento da marca, se ela tiver um público mais consolidado.

Análise de resultados

Elaborar a estratégia e colocá-la em prática é essencial, certo? Mas depois dela é necessário realizar a mensuração de resultados. É por meio do ROI, ou Retorno sobre o Investimento que o trade marketing vai saber onde errou ou acertou.

Com os números dos relatórios em mãos, o gerente de trade marketing pode perceber onde estão os problemas e soluções de sua estratégia. Dessa forma, ele pode intensificar os acertos e corrigir os erros.

Como você viu, a importância do profissional de trade marketing é essencial para que a empresa tenha a sua marca forte e reconhecida frente aos clientes e ao mercado. Desse modo, todos ganham, a empresa, o público e os canais de distribuição.

Continue conosco nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Expansão de franquias: 12 passos para fazer da melhor forma!

O franchising é uma opção de empreendimento popular em diversos segmentos. Quando funciona, costuma funcionar muito bem. Isso porque, com o conhecimento certo, é possível investir na expansão de franquias ao longo do tempo, elevando sua rentabilidade e reconhecimento no mercado. O sucesso desse modelo não é segredo para ninguém. Ter o próprio negócio é…

Por Nayara Santos em 28.05.2020

Experiência Omnichannel em 2025: uma nova experiência de consumo

Você já oferece uma experiência omnichannel para os clientes? Se não, então você precisa começar a planejar a implementação, afinal, essa será uma tendência não apenas para 2025, mas por muito tempo. Nos últimos anos, o comportamento dos consumidores passou por uma transformação significativa, impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças nas expectativas dos clientes. A…

Por Nayara Santos em 05.12.2024

Como fazer o lançamento da coleção de primavera: 4 ideias para se inspirar

À medida que as estações mudam, não são apenas as paisagens que se transformam, as tendências de compra do seu público também passam por mudanças significativas. A primavera é sinônimo de renovação, vitalidade e novos começos, por isso, tanto a sua coleção, quanto a sua loja deverão refletir isso. Então que tal aproveitar esse clima…

Por Nayara Santos em 20.08.2024

Vitrine de primavera: 6 dicas para montar a ideal

Será que a vitrine de primavera precisa ter muitas flores? Quais flores devo utilizar? Quais as cores que melhor atrairão a atenção do cliente? Quais outros elementos posso incluir na vitrine da minha loja para conseguir me destacar? Essas dúvidas, e provavelmente muitas outras, já devem ter passado pela sua mente na hora de planejar…

Por Nayara Santos em 18.07.2024

Conheça a nova queridinha do varejo: a inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) está pronta para influenciar significativamente o futuro do varejo, e se você não se adaptar acabará sendo passado para trás pela concorrência. Com a IA você terá à sua disposição uma variedade de recursos inovadores que facilitarão a sua rotina e te ajudarão a obter melhores resultados. Isso vai desde anúncios…

Por Nayara Santos em 15.05.2024

Marketing digital para varejo: um guia completo sobre o tema

Quando você sai à rua, já parou para contabilizar a quantidade de pessoas com os celulares em mãos? E já pensou quantas famílias têm computadores em casa? O meio digital vem apresentando acelerado e expressivo crescimento nos últimos anos e, com isso, o marketing digital para varejo se tornou a ferramenta para lidar com esse…

Por Nayara Santos em 23.06.2020

ABF Franchising: saiba sobre o funcionamento dessa associação

O mundo do empreendedorismo vem crescendo bastante no mundo inteiro, tanto devido às maiores oportunidades de negócio quanto à necessidade de buscar novas fontes de renda em diversos lugares. Porém, os primeiros passos costumam ser os mais difíceis e mais caros para quem não tem experiência. Diante disso, muitos optam pelo modelo de franquia. Esse…

Por Nayara Santos em 03.02.2020

Frases para loja infantil: 25 exemplos para se inspirar

Comunicar-se de forma efetiva com os clientes é um desafio enfrentado por muitos gestores do varejo. Isso é especialmente verdade quando se trata de criar frases para divulgar a sua marca, atrair clientes, anunciar promoções e eventos. Afinal, as frases certas te ajudam com tudo isso e ainda fazem com que os consumidores conheçam melhor…

Por Nayara Santos em 13.08.2024

Marketing para loja de carros: 5 ações essenciais

Ter boas estratégias de marketing para loja de carros é importantíssimo para conseguir atrair clientes, fazer com que eles passem mais tempo na loja e até mesmo influenciá-los no momento da compra. Entretanto, planejar essas estratégias pode ser um grande desafio para os gestores desse ramo. Isso porque, nem sempre eles possuem os conhecimentos necessários…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos