Por Nayara Santos em 02.05.2023

Festa de inauguração de loja: 6 dicas do que não pode faltar

Por Nayara Santos em 02.05.2023

A festa de inauguração de uma loja é um momento de celebração e alegria para os empreendedores. Muitas vezes esse é o sonho que virou realidade e ele deve ser, sim, comemorado.

Mas, você tem que pensar neste evento como uma oportunidade de apresentar a sua marca para os clientes. Como esse é o primeiro contato que eles terão com a sua marca e a sua loja, você precisa se esforçar para que os clientes se lembrem de você.

Com tanta coisa para pensar na inauguração da loja, preparamos esse artigo com dicas do que não pode faltar na sua festa. Confira quais são, coloque-as em prática e faça a sua loja ser um grande sucesso. Boa leitura!

Não deixe faltar na festa de inauguração da sua loja

1. Festa tem que ter música

Como falamos, a festa de inauguração da sua loja é um momento de celebração. E, como toda festa, precisa ter música. Afinal, ela ajuda a dar um clima único e diferenciado para o ambiente.

Mas, não adianta reproduzir qualquer música ou focar apenas no seu gosto musical. Muito pelo contrário, a partir de agora você precisa pensar no que agrada aos seus clientes e quais melodias ajudam a reforçar a personalidade da sua marca.

Por isso, você precisa preparar uma trilha sonora especial para a festa de inauguração. E ela deve ser capaz de unir todas as outras estratégias de marketing que você pensou para esse momento.

Assim, você cria o ambiente diferenciado que você quer, fazendo com que o cliente perceba isso e não te confunda com a concorrência. Vale a pena dizer que essa estratégia deve continuar fazendo parte da sua empresa, já que a música é uma poderosa aliada.

Com a trilha sonora certa você consegue não apenas aumentar o tempo de permanência do cliente na loja, como também aumentar a produtividade da sua equipe, vender mais e influenciar o ritmo de compras dos clientes.

Ficou interessado em criar uma identidade sonora para a sua marca desde a inauguração da loja? Então confira o nosso Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa.

2. A decoração importa

Assim como a música, a decoração é uma parte importantíssima da festa de inauguração da sua loja. Isso porque ela ajuda a criar uma atmosfera mais agradável e a trazer o cliente para mais perto da sua marca.

Sem falar que você pode soltar a criatividade e preparar uma festa temática, focada na exposição dos produtos que você irá vender. Por exemplo, uma loja de produtos fitness pode decorar o ambiente da festa como se fosse uma academia. 

E, se você quiser dar um toque ainda mais especial, o dressing code pode ser roupas de exercícios. Sem dúvida alguma, as pessoas que participarem do evento se lembrarão da sua marca.

3. Prepare um cardápio temático

Bom, você já tem uma playlist exclusiva e uma decoração temática para a festa de inauguração da loja. Portanto, o cardápio deve acompanhar esses outros elementos da festa, não é mesmo?

Uma excelente alternativa para seguir a linha temática é incluir no cardápio itens que combinem com a imagem que a sua marca terá. Por exemplo, uma loja de produtos naturais deve ter produtos orgânicos, ou minimamente processados.

Ou então, uma loja de produtos fitness pode apostar em comidas proteicas, com receitas que levem pouco açúcar e sejam pouco calóricas. Até mesmo uma loja de games pode preparar guloseimas decoradas em forma de console ou de controles.

Esses detalhes podem fazer toda a diferença na ambientação da festa e os clientes se lembram disso. Apenas fique atento ao fato de que, se a festa for na sua loja para não manchar peças de roupas, ou danificar os produtos.

4. Distribuía produtos e vale compras

A festa de inauguração da loja é quando os consumidores conhecerão a sua marca. Portanto, eles ainda não sabem das vantagens e benefícios de comprar com você. Ou mesmo podem não saber se todos os produtos que você vende.


Por isso, uma excelente estratégia para estimular a compra desde a inauguração da loja é com a distribuição de vale compras ou mesmo de produtos. Essa distribuição pode ser feita através de sorteios dentre os participantes do evento.

Ainda, você pode distribuir brindes do evento e eles podem incluir amostras grátis de produtos ou mesmo miniaturas. Essa pode ser uma opção bem vantajosa para perfumarias, por exemplo.

5. Se comunique bem com os consumidores

Esse também é o momento perfeito para você contar aos consumidores porque a sua loja é diferente da concorrência. E essa comunicação vai depender muito de como o evento será organizado.

Por exemplo, em eventos maiores, em que você tenha um mestre de cerimônias, ele pode fazer uma entrevista com você. Ou então, caso a festa seja na sua loja, você pode usar os anúncios na rádio personalizada.

Esses anúncios podem ser sobre as principais características da marca, as promoções que você planejou para a inauguração, plataformas de compras que o cliente pode utilizar e assim por diante.

Vale a pena dizer que a forma como a comunicação será feita pode ser planejada para antes da inauguração. Isso significa que você pode começar a divulgar a festa nas suas redes sociais, fazendo anúncios pagos. Assim, você cria um certo buzz que deixará as pessoas curiosas sobre a sua loja e marca.

6. Exiba os produtos que você vende

As pessoas que irão à sua festa de inauguração provavelmente estarão curiosas também sobre o que a sua marca tem para oferecer, ou seja, quais produtos você vende. Por isso, separe alguns produtos, aqueles que serão um grande sucesso ou que você já saiba que possui uma grande procura.

Esses itens devem estar em destaque na festa, não importa se ela acontecerá na sua loja ou em outro ambiente. Por exemplo, uma loja de roupas deve exibir manequins com alguns modelos. Desta forma você poderá começar a influenciar o cliente a comprar com você.

Pronto para colocar as nossas dicas em prática e preparar uma festa de inauguração de loja incrível? Confira outras dicas para esse importante momento da sua empresa no nosso blog.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas! 

Compartilhe

Você também pode gostar

Gestão de pessoas: como motivar minha equipe?

O colaborador é o patrimônio mais importante de qualquer empresa e deve sempre manter sua produtividade e a qualidade de seu trabalho. Isso significa, em outras palavras, que ele deve estar motivado. Porém, como tudo que envolve pessoas, a motivação é complexa, subjetiva e variável. A gestão de pessoas, portanto, enfrenta o desafio de manter um grupo…

Por Nayara Santos em 28.04.2016

Como fazer um plano de marketing para lojas de roupa

 Você possui um plano de marketing para a sua loja de roupas? Se você respondeu não para essa pergunta então possui um problema grave. Isso porque, o marketing é essencial para todo tipo de negócio, já que é ele que é o responsável por te ajudar a dar visibilidade à marca, atrair e fidelizar…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

4 ideias criativas para loja infantil, se inspire

Conseguir oferecer uma experiência memorável para os clientes da sua loja infantil pode parecer algo difícil, senão impossível. Entretanto, com as ideias criativas certas você conseguirá agradar não apenas aos seus pequenos clientes, mas também aos adultos que visitarem o estabelecimento. Por isso, é importante conhecer algumas estratégias e ações de marketing que podem te…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

31 textos prontos para vender mais no Dia dos Pais, se inspire!

É papel do gestor do varejo conseguir aproveitar cada oportunidade para vender mais, e o Dia dos Pais é uma delas. E, o primeiro passo para conseguir é encontrar formas atrativas para fazer o cliente ir até a sua loja, como utilizando textos persuasivos e criativos. Assim, com as campanhas e os textos certos, você…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Como melhorar as vendas no varejo de uma vez por todas? Saiba aqui!

Em meio às crises ou como plano de crescimento, toda empresa quer aumentar e manter os lucros. Cada segmento exige diferentes abordagens para que isso aconteça, e o varejo traz desafios próprios. Saber como melhorar as vendas no varejo é um diferencial para o seu negócio e pode fazer uma grande diferença no fluxo de…

Por Nayara Santos em 27.05.2020

O que é Marketing Sensorial? Use os 5 sentidos na sua loja

 Marketing Sensorial é uma subdivisão do marketing que tem a finalidade de trabalhar a percepção dos clientes por meio de estímulos sensoriais, muitas vezes bastante sutis, para deixar o cliente mais à vontade na loja. Ou seja, com ações que estimulam os 5 sentidos humanos (tato, visão, paladar, olfato e audição) oferecer um ambiente…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Melhores estratégias para vendas na Páscoa

Encontrar as melhores estratégias para aumentar as vendas na Páscoa é uma necessidade que muitas lojas enfrentam. Afinal de contas, todas as datas comemorativas são excelentes momentos para criar um relacionamento de confiança com os clientes e conquistá-los de uma vez por todas. Sem falar que, se fizer tudo certinho, a sua marca conseguirá dividir…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Veja como gestão de franquias é indispensável para o mercado

A gestão de franquias é realizada em duas camadas: a direção central, que detém os direitos sobre a marca e estabelece a padronização dos estabelecimentos, e a administração local, cuja responsabilidade é do franqueado. Ainda que diversos processos do negócio sejam definidos pela rede, existem várias outras tarefas administrativas que cada parceiro deve lidar individualmente,…

Por Nayara Santos em 26.12.2019

Entenda a importância da comunicação interna para seu negócio!

Quando falamos em campanha de varejo, é normal que alguns gerentes e diretores de marketing pensem em ações para chamar a atenção dos clientes. Mas você já parou para pensar que os seus funcionários também merecem atenção? São eles que fazem o atendimento às pessoas e por isso devem ter ações estruturadas para que se…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos