Por Nayara Santos em 02.05.2023

Festa de inauguração de loja: 6 dicas do que não pode faltar

Por Nayara Santos em 02.05.2023

A festa de inauguração de uma loja é um momento de celebração e alegria para os empreendedores. Muitas vezes esse é o sonho que virou realidade e ele deve ser, sim, comemorado.

Mas, você tem que pensar neste evento como uma oportunidade de apresentar a sua marca para os clientes. Como esse é o primeiro contato que eles terão com a sua marca e a sua loja, você precisa se esforçar para que os clientes se lembrem de você.

Com tanta coisa para pensar na inauguração da loja, preparamos esse artigo com dicas do que não pode faltar na sua festa. Confira quais são, coloque-as em prática e faça a sua loja ser um grande sucesso. Boa leitura!

Não deixe faltar na festa de inauguração da sua loja

1. Festa tem que ter música

Como falamos, a festa de inauguração da sua loja é um momento de celebração. E, como toda festa, precisa ter música. Afinal, ela ajuda a dar um clima único e diferenciado para o ambiente.

Mas, não adianta reproduzir qualquer música ou focar apenas no seu gosto musical. Muito pelo contrário, a partir de agora você precisa pensar no que agrada aos seus clientes e quais melodias ajudam a reforçar a personalidade da sua marca.

Por isso, você precisa preparar uma trilha sonora especial para a festa de inauguração. E ela deve ser capaz de unir todas as outras estratégias de marketing que você pensou para esse momento.

Assim, você cria o ambiente diferenciado que você quer, fazendo com que o cliente perceba isso e não te confunda com a concorrência. Vale a pena dizer que essa estratégia deve continuar fazendo parte da sua empresa, já que a música é uma poderosa aliada.

Com a trilha sonora certa você consegue não apenas aumentar o tempo de permanência do cliente na loja, como também aumentar a produtividade da sua equipe, vender mais e influenciar o ritmo de compras dos clientes.

Ficou interessado em criar uma identidade sonora para a sua marca desde a inauguração da loja? Então confira o nosso Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa.

2. A decoração importa

Assim como a música, a decoração é uma parte importantíssima da festa de inauguração da sua loja. Isso porque ela ajuda a criar uma atmosfera mais agradável e a trazer o cliente para mais perto da sua marca.

Sem falar que você pode soltar a criatividade e preparar uma festa temática, focada na exposição dos produtos que você irá vender. Por exemplo, uma loja de produtos fitness pode decorar o ambiente da festa como se fosse uma academia. 

E, se você quiser dar um toque ainda mais especial, o dressing code pode ser roupas de exercícios. Sem dúvida alguma, as pessoas que participarem do evento se lembrarão da sua marca.

3. Prepare um cardápio temático

Bom, você já tem uma playlist exclusiva e uma decoração temática para a festa de inauguração da loja. Portanto, o cardápio deve acompanhar esses outros elementos da festa, não é mesmo?

Uma excelente alternativa para seguir a linha temática é incluir no cardápio itens que combinem com a imagem que a sua marca terá. Por exemplo, uma loja de produtos naturais deve ter produtos orgânicos, ou minimamente processados.

Ou então, uma loja de produtos fitness pode apostar em comidas proteicas, com receitas que levem pouco açúcar e sejam pouco calóricas. Até mesmo uma loja de games pode preparar guloseimas decoradas em forma de console ou de controles.

Esses detalhes podem fazer toda a diferença na ambientação da festa e os clientes se lembram disso. Apenas fique atento ao fato de que, se a festa for na sua loja para não manchar peças de roupas, ou danificar os produtos.

4. Distribuía produtos e vale compras

A festa de inauguração da loja é quando os consumidores conhecerão a sua marca. Portanto, eles ainda não sabem das vantagens e benefícios de comprar com você. Ou mesmo podem não saber se todos os produtos que você vende.


Por isso, uma excelente estratégia para estimular a compra desde a inauguração da loja é com a distribuição de vale compras ou mesmo de produtos. Essa distribuição pode ser feita através de sorteios dentre os participantes do evento.

Ainda, você pode distribuir brindes do evento e eles podem incluir amostras grátis de produtos ou mesmo miniaturas. Essa pode ser uma opção bem vantajosa para perfumarias, por exemplo.

5. Se comunique bem com os consumidores

Esse também é o momento perfeito para você contar aos consumidores porque a sua loja é diferente da concorrência. E essa comunicação vai depender muito de como o evento será organizado.

Por exemplo, em eventos maiores, em que você tenha um mestre de cerimônias, ele pode fazer uma entrevista com você. Ou então, caso a festa seja na sua loja, você pode usar os anúncios na rádio personalizada.

Esses anúncios podem ser sobre as principais características da marca, as promoções que você planejou para a inauguração, plataformas de compras que o cliente pode utilizar e assim por diante.

Vale a pena dizer que a forma como a comunicação será feita pode ser planejada para antes da inauguração. Isso significa que você pode começar a divulgar a festa nas suas redes sociais, fazendo anúncios pagos. Assim, você cria um certo buzz que deixará as pessoas curiosas sobre a sua loja e marca.

6. Exiba os produtos que você vende

As pessoas que irão à sua festa de inauguração provavelmente estarão curiosas também sobre o que a sua marca tem para oferecer, ou seja, quais produtos você vende. Por isso, separe alguns produtos, aqueles que serão um grande sucesso ou que você já saiba que possui uma grande procura.

Esses itens devem estar em destaque na festa, não importa se ela acontecerá na sua loja ou em outro ambiente. Por exemplo, uma loja de roupas deve exibir manequins com alguns modelos. Desta forma você poderá começar a influenciar o cliente a comprar com você.

Pronto para colocar as nossas dicas em prática e preparar uma festa de inauguração de loja incrível? Confira outras dicas para esse importante momento da sua empresa no nosso blog.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Saiba como aumentar o movimento da loja com essas 7 dicas

Entender como aumentar o movimento da loja é um dos grandes desafios dos empreendedores. Manter um bom fluxo de clientes é fundamental para dar estabilidade ao negócio e conseguir ter alguma previsibilidade financeira. Para conseguir ter uma clientela ativa e frequente você precisa agir e se adaptar sempre. Cada empresa tem uma realidade própria, e…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Inauguração de loja infantil: 5 dicas de como fazer

Preparar a inauguração de uma loja infantil pode ser um grande desafio para os gestores desse setor. Afinal, não basta agradar às crianças, mas é preciso também conquistar os adultos, já que são eles que decidirão se a compra será feita ou não. Entretanto, por mais desafiador que pareça, com um bom planejamento você pode…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Como criar um spot publicitário eficiente? Veja aqui!

Se você é responsável pelas ações de marketing da sua empresa, saiba que desconsiderar o spot publicitário na sua estratégia de comunicação é um erro que pode lhe custar muitos clientes e, consequentemente, muitas vendas. Não apenas porque o spot te ajuda a atrair mais clientes para a sua loja, mas também porque ele pode…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

15 textos para propaganda de loja de carros, confira os melhores

Preparando uma nova propaganda para a loja de carros e não sabe quais textos utilizar? Está sem ideias para preparar campanhas atrativas e que realmente atraiam a atenção do seu público? Ou ainda, não sabe como escolher os textos mais atrativos e aumentar as suas vendas?  Essas são dúvidas bastante frequentes na vida de muitos…

Por Nayara Santos em 08.02.2023

Guia do Varejo: Como montar um planejamento de marketing

Saber como montar um planejamento de marketing pode fazer toda a diferença para a sua empresa. Afinal, sem a devida promoção das ações realizadas, implementação de estratégias para fidelização do cliente e no pós-venda, a sua empresa corre um sério risco. Isso acontece porque o consumidor está em busca não apenas de produtos, mas de…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Decoração de vitrine: 5 dicas para montar a mais chamativa

A decoração de uma vitrine é um elemento importantíssimo para conseguir atrair a atenção dos clientes para a sua loja. Ainda, vale a pena lembrar que essa também é uma das ferramentas que o varejista tem à disposição para conseguir convencer o cliente de que na sua loja ele encontrará tudo o que precisa e…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Marketing de influência: 5 dicas para estruturar da melhor maneira

Você sabe sobre o que se trata o marketing de influência? Esse termo pode até ser desconhecido por muitas pessoas, no entanto, essa prática é implementada bem antes do surgimento da internet. Líderes religiosos, políticos, esportistas e famosos eram alguns exemplos de pessoas que se encarregavam por divulgar uma determinada marca e, dessa forma, exercerem…

Por Nayara Santos em 11.09.2019

Entenda como a pirâmide de Maslow pode ser aplicada no ambiente empresarial

A famosa Pirâmide de Maslow mostra como as principais necessidades humanas são organizadas hierarquicamente. Ela é uma representação didática da Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas proposta por Abraham Maslow em sua obra Theory of Human Motivation (Teoria da Motivação Humana) de 1954. Desde a sua publicação, a ideia foi amplamente reproduzida em mídias de…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Meios de divulgação de produtos: conheça as opções

O mundo atual oferece uma grande variedade de meios de divulgação de produtos que eram impensáveis há alguns anos. Sem falar que, com a tecnologia foi possível não apenas divulgar produtos de forma mais rápida e para um grande número de pessoas, mas também ter um retorno quase que imediato das ações realizadas. Escolher um…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos