Por Nayara Santos em 11.03.2024

Melhores estratégias para vendas na Páscoa

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Encontrar as melhores estratégias para aumentar as vendas na Páscoa é uma necessidade que muitas lojas enfrentam. Afinal de contas, todas as datas comemorativas são excelentes momentos para criar um relacionamento de confiança com os clientes e conquistá-los de uma vez por todas.

Sem falar que, se fizer tudo certinho, a sua marca conseguirá dividir esse momento tão especial com os clientes, seus amigos e familiares. Ou seja, isso criará boas memórias e pode fazer com que a sua loja se torne a favorita deles, e não apenas durante a Páscoa.

Não tem a menor ideia de como atrair a atenção do seu público, convencê-los a comprar mais ou fidelizá-los? Então você não precisará se preocupar mais. Neste artigo reunimos algumas das melhores estratégias para aumentar as vendas na Páscoa e tornar esse um grande momento para a sua empresa. Venha com a gente!

8 estratégias para vendas na Páscoa

Existem muitas estratégias que podem ser utilizadas para conseguir melhores resultados, o que inclui atrair mais clientes para a sua loja, aumentar o ticket-médio, aumentar as vendas como um todo e fidelizar os consumidores. O ideal é que você consiga implementar diversas ações ao mesmo tempo, de modo que possa trabalhar esses diferentes pontos.

Afinal, você não deve esquecer que a cada contato que o cliente tem com a sua marca é uma oportunidade de fechar uma venda e de fidelização. Portanto, ela deve ser bem planejada para que tudo ocorra bem e você não desperdice essa chance.

Mesmo porque, causar uma boa impressão no consumidor pode ser bastante difícil, mas, quando algo sai errado, as chances do cliente sair com uma má impressão da loja é grande. Ou seja, o cliente pensará duas vezes antes de retornar ao estabelecimento, e ainda poderá se tornar um detrator da sua marca. Portanto, fique atento!

1. Mantenha contato com os seus clientes

A primeira estratégia para vendas na Páscoa diz respeito ao relacionamento com o cliente. Para conquistar a fidelidade dos consumidores é importante mantê-los atualizados sobre as novidades e, de preferência, fazer isso com antecedência. 

Ter um grupo de WhatsApp com os clientes interessados em receber informações da sua loja, ou então investir na elaboração de uma newsletter pode ser bastante interessante. Assim, você estará enviando notícias com as novidades, tendências, ofertas e outras informações sobre a sua loja. 

Sem falar que assim você consegue despertar a curiosidade e a ansiedade dos clientes, principalmente em datas especiais, como a Páscoa. Mas aí começa um grande desafio: ser capaz de engajar o consumidor com as mensagens enviadas.

Neste caso, o melhor a fazer é criar títulos chamativos e que façam com que o cliente queira conferir mais detalhes no site ou mesmo indo até uma das suas lojas. Além dessas ferramentas que mencionamos, você também pode apostar em :

  • Notificações por meio de redes sociais, como Instagram ou Facebook;
  • Mensagens de SMS;
  • Notificações no aplicativo;
  • Pop-up no site.

Vale a pena dizer que essa estratégia pode ser utilizada ao longo do ano todo, te ajudando a obter melhores resultados em outras datas importantes do varejo e não apenas na Páscoa.

2. Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, a forma de se comunicar com os clientes oferece um verdadeiro universo de possibilidades para as marcas. O mais importante, em uma situação como essa, é saber por qual canal o seu consumidor estará mais receptivo em receber as informações e construir uma linguagem que seja adequada ao contexto da ação de Páscoa, por exemplo.


Por este motivo, use todas as vantagens da tecnologia a seu favor para medir o entusiasmo com a data comemorativa. Ao usar uma página que garante interação, se torna muito mais simples fazer um planejamento detalhado desde o início. Um bom exemplo de local que permite uma interação muito próxima são as redes sociais.

O Instagram, por exemplo, permite que você faça enquetes. Aproveite para perguntar se o consumidor está animado com a data, ansioso pelas promoções, se ele quer algum produto específico, ou qualquer outro ponto que seja importante e interessante para você. Tudo isso te ajudará a planejar as suas ações para o período.

Entretanto, é possível instalar recursos no seu site para identificar quando o cliente está desistindo da compra ou mesmo qual o movimento que ele faz com o mouse, permitindo identificar os hotspots da página para mostrar anúncios. 

Afinal de contas, acompanhar as opiniões dos seguidores e entender o comportamento do cliente mostra quais itens eles desejam ver em promoção. Com esses indicativos, você conseguirá planejar futuras campanhas e aumentar as suas vendas em outras datas. E isso apenas por mostrar o quanto a marca valoriza a opinião do público.

3. Produza conteúdo direcionado

Uma das melhores estratégias para vendas é a produção de conteúdo. Ela tem se mostrado muito útil em diferentes etapas do funil de vendas, sem falar na possibilidade de ajudar a sua marca a ganhar mais autoridade no seu ramo de atuação.

Neste caso, o ideal é aproveitar a divulgação da internet para criar conteúdo segmentado que possa ser compartilhado entre os seguidores. Eles podem ser dicas de receitas para a Páscoa, como preparar a casa para receber os convidados, como presentear com embalagens criativas, ou qualquer outro conteúdo que seja interessante para os seus clientes.

O mais importante aqui é destacar os itens que você vende nesses vídeos. Assim, você poderá mostrar a utilidade deles no dia a dia, deixando as pessoas ainda mais interessadas em adquiri-los.

Para que essa estratégia funcione, é essencial que você seja capaz de produzir vídeos e fotos de boa qualidade para que a excelência do trabalho salte aos olhos logo no início da comunicação. Vale a pena reforçar que isso não quer dizer contratar profissionais ou utilizar equipamentos caros. Muitas vezes ter apenas um celular com uma boa câmera e a iluminação certa (que pode até mesmo ser improvisada) já funciona.

Outra questão muito importante é selecionar uma pessoa especialista no assunto para te ajudar a responder às perguntas e dar a atenção especial que os seus clientes e seguidores merecem. Lembre-se que, quanto mais você conseguir interagir com eles nas redes, mais próximos eles se sentirão da marca e mais eles irão confiar no que você faz.

Na prática, boa parte do sucesso de vendas em datas especiais depende não só da preparação de produtos diferentes, como também da forma como o atendimento e a interação são feitos em todas as etapas da jornada de compra.

4. Ofereça produtos personalizados

Produtos personalizados são uma das melhores estratégias para se destacar da concorrência e aumentar as vendas na Páscoa. Isso porque qualquer cliente gosta de ter algo exclusivo, não importando qual é a data em questão. Dessa forma, pense em diferentes formas de oferecer algo que o consumidor possa dar um toque final especial.

Você pode dar a oportunidade ao cliente de criar estampas para roupas, desenhos para canecas, ou até mesmo os sabores dos bombons de chocolate. Assim, o comprador pode deixar o item mais alinhado com quem vai receber o presente e, portanto, aumentar as chances de agradar tanto quem recebe quanto quem dá o presente de Páscoa.

Aqui, precisamos falar de algumas especificidades que determinadas empresas enfrentam na Páscoa, como é o caso das confeitarias. Claro que apostar na personalização de produtos é algo importante, mas você precisa conhecer as suas limitações para não desagradar os clientes. 

Lembre-se que preparar produtos sob encomenda pode demandar bastante tempo. Neste caso, a recomendação é deixar a personalização mais simples, mas ainda deixando o cliente ter a sensação de que ele está no controle. 

Por exemplo, separe alguns desenhos que podem ser feitos no bolo, ou então moldes de bolos. Ou então deixe ele escolher recheios e sabores já pré-determinados e com os quais você está acostumado a trabalhar.

5. Trabalhe a fidelização

De nada adianta oferecer uma série de diferenciais na Páscoa se o público não continuar comprando ao longo do ano. 

Uma das grandes dificuldades das empresas do segmento alimentício é manter o cliente mesmo em épocas sem promoções ou pratos temáticos.

Por este motivo, trabalhar a fidelização se torna indispensável em campanhas de varejo pontuais como em uma data comemorativa. Aproveite que a Páscoa é um momento em que as pessoas estão procurando produtos de qualidade para comemorar a data e implemente estratégias para atrair clientes. Uma vez que o cliente entra na sua loja, é fundamental que você tenha estratégias prontas para fidelizá-lo.

Claro que preço e qualidade são essenciais, mas se o atendimento for ruim ou o ambiente de compras desagradável, eles não serão fidelizados. Algumas das ações possíveis são a criação de um programa de fidelização com descontos para próximas compras, distribuição de brindes, atendentes bem treinados, cordiais e educados.

Ainda, é possível investir em algumas estratégias do marketing sensorial para agradar aos clientes. Falaremos mais sobre essa estratégia a seguir. 

Aproveite e confira nosso Guia Completo: Como ter um cliente fiel e satisfeito no varejo? Para saber mais sobre o assunto.

6. Invista em marketing sensorial

Você sabia que os consumidores brasileiros são aqueles que mais valorizam e se preocupam com a experiência de compras? Portanto, não basta ter ofertas incríveis, bons preços e produtos de qualidade se o atendimento for ruim ou o ambiente de compras desagradável.

Se isso acontecer, o consumidor deixará a sua loja sem levar nada e ainda vai falar mal da sua loja para amigos e familiares. Por isso, a melhor estratégia para aumentar as vendas nesta Páscoa, é apostar no marketing sensorial

Essa estratégia tem como objetivo estimular e despertar os sentidos humanos, deixando o ambiente de compras mais agradável e convidativo. Existem diferentes formas de se fazer isso, independentemente do ramo em que você atua:

  • Rádio personalizada: uma música ambiente que combine com a sua marca e com os seus clientes é capaz de deixar o ambiente muito mais agradável. Sem falar que você pode utilizar músicas temáticas na Páscoa e em outras datas comemorativas;
  • Degustação: oferecer pequenas porções de algum item para os clientes provarem ajuda o consumidor a se sentir mais à vontade. No caso das empresas do ramo alimentício, essa ação pode influenciar o cliente a adquirir determinados produtos;
  • Aromatização da loja: novamente, empresas do ramo alimentício tem uma certa vantagem, já que você nem vai precisar se preocupar tanto com a aromatização, o cheirinho de bolo saindo do forno, ou de chocolate já darão conta do recado. Mas, se esse não for o seu caso, então invista em aromas que representem a sua marca e ajudem os clientes a ficarem imersos no universo dela;
  • Iluminação: um dos itens mais importantes para conseguir dar o devido destaque para as suas produções e deixar o ambiente mais agradável para os consumidores.

Ficou interessado em implementar o marketing sensorial na sua loja? Então confira o Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

7. Capriche na decoração

Se você quiser ver as suas vendas na Páscoa crescerem, capriche na decoração da loja. Esse é um item que alguns varejistas não dão a devida atenção, mas que você não deve cometer o mesmo erro.

Isso porque, quando você planeja uma decoração especial para a data comemorativa, você faz com que o ambiente de compras fique diferenciado e já faz com que o cliente entre no clima da data. Portanto, capriche na decoração tanto do interior quanto da fachada da loja. 

Você poderá colocar alguns coelhos de Páscoa, ovos, cestas de ovos, caminhos com patas de coelho espalhadas pela loja levando o cliente da entrada até o balcão, ou qualquer outro item que a sua imaginação deixar. Assim, o consumidor perceberá o espírito da data antes mesmo de entrar no estabelecimento.

8. Melhore a comunicação com o cliente que está na loja

Claro que atrair o cliente para a loja é um grande desafio. Entretanto, você não pode perder a oportunidade de se comunicar com ele quando ele está no estabelecimento. Isso porque, cerca de 70% das decisões de compras são tomadas quando o cliente está diante dos produtos.

O motivo disso é que existem emoções envolvidas na tomada de decisão. Isso significa também que você tem nas mãos um momento importantíssimo, o de influenciar as decisões desses consumidores. E nós vamos te contar como fazer isso.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é a música. Falamos brevemente sobre ela, mas precisamos reforçar que ela pode te ajudar a vender mais. Seja por aumentar o tempo de permanência do cliente na loja, ou porque ela pode despertar sentimentos nos clientes e fazer com que eles comprem determinados produtos.

Além disso, precisamos mencionar também a reprodução de anúncios, mantendo o cliente por dentro das promoções e novidades que você trouxe para a Páscoa. Um único anúncio pode deixar o cliente curioso para conferir um produto e resolver comprá-lo. Ou ainda pode fazer com que ele se lembre de outro item que possa ser interessante.

Portanto, não desperdice esse importante momento da jornada de compras, monte a programação musical da sua loja com quem entende do assunto, a Listenx.

Com mais de 20 anos de experiência em música e comunicação para negócios, nós já ajudamos milhares de clientes a terem a programação ideal no seu estabelecimento. Confira a seguir como solicitar o seu teste gratuito.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Saiba os benefícios na terceirização de serviços

Uma das coisas que mais atrapalham o rendimento de gestores e funcionários é o tempo gasto com serviços “extras”. É como um vendedor que perde uns 20 minutos para limpar uma área da loja ou um gerente que precisa usar o próprio carro para levar um contrato importante para um fornecedor. Visando resolver esses tipos…

Por Nayara Santos em 10.11.2016

Qual a Diferença Entre Liderar e Gerenciar uma Equipe de Vendas?

Confira neste artigo todos os detalhes da diferença entre liderar e gerenciar, impulsionando os resultados de sua equipe de vendas!

Por Nayara Santos em 13.12.2021

Como aumentar as vendas em loja física? Saiba aqui!

Um dos maiores desejos das marcas atualmente é aumentar as vendas em loja física, principalmente no varejo de roupas. A economia internacional foi impactada diretamente pelo distanciamento social necessário para conter o novo coronavírus. Mas é possível não ficar no vermelho após a pandemia? Sim! As empresas precisam se reinventar e pensar formas de atrair…

Por Nayara Santos em 18.05.2020

8 dicas para ter mais resultados em suas campanhas e promoções no varejo

Você sabia que 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda? É isso mesmo, esse número foi comprovado em uma pesquisa realizada pelo POPAI (The Global Association for Marketing at Retail), associação de marketing no varejo. A grande questão aqui é que é na loja que você encontra os três principais elementos para…

Por Nayara Santos em 23.03.2020

O que dar de brinde em inauguração de loja: 6 ideias

Você já parou para pensar na importância de distribuir brindes na inauguração da sua loja?  Se a resposta foi não, então você precisa conferir esse artigo. A inauguração da sua loja é a oportunidade perfeita para mostrar o diferencial da sua empresa. Além disso, se conseguir causar uma boa primeira impressão, você terá chances muito…

Por Nayara Santos em 17.04.2023

Brindes para clientes de loja de roupas: Veja 14 ideias e se inspire!

Você já parou para pensar em como pode ser interessante oferecer brindes para clientes de loja de roupas? Esse tipo de estratégia é muito útil para fidelizar consumidores e aumentar consideravelmente o potencial de ganhos em vendas do seu estabelecimento. Ao investir em ações como essa, você também consegue aumentar a vantagem competitiva do seu…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

14 frases para loja de variedades, confira

Escolher as frases que irão representar a sua loja, a sua marca e se comunicar de forma efetiva com o cliente é trabalho de todo gestor do varejo. Em lojas de variedades isso se torna ainda mais importante, afinal a concorrência é não apenas de outras lojas do mesmo ramo, mas também daquelas especializadas. Além…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Anúncio de loja de roupas: aprenda a criar em 5 passos

Aprender a criar anúncios realmente eficientes para lojas de roupas pode fazer uma grande diferença para o sucesso da sua empresa. Afinal, quando o anúncio é bom ele é capaz de chamar a atenção das pessoas e convencê-las a conferir os produtos na loja. Para conseguir ter os melhores anúncios é fundamental que você siga…

Por Nayara Santos em 04.02.2022

Marketing Olfativo: confira um guia completo!

 Você sabia que o marketing olfativo pode ser uma importante maneira de criar conexões sentimentais e fortes com os seus clientes, influenciando no volume de vendas? Como você já deve saber, as lembranças são importantes influenciadores dos hábitos e das tendências de consumo. Por isso, todas as vezes que você consegue despertar essas lembranças…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos