Investir no online parece ser o caminho a seguir para boa parte das lojas de varejo, mas os pontos físicos ainda têm muito mais a oferecer. Algumas ações de marketing de varejo, como aguçar os sentidos do consumidor, podem dar ótimos resultados. Se isso é novidade para você, não deixe de conferir nosso artigo para descobrir como isso pode aumentar as suas vendas.
Como os sentidos afetam a decisão de compra
É óbvio que os sentidos afetam muito nossas decisões de compra — é só pensar no cheiro da comida de um restaurante ou no que vemos nas vitrines de uma loja. Contudo, algumas empresas têm levado essa ideia a outro nível.
A rede de hotéis Marriott, por exemplo, criou uma experiência completamente imersiva usando tecnologia 4D. Com um óculos de realidade virtual, ela permitia que casais recém-casados “viajassem” para destinos de férias, como o Havaí, sem sair do lugar. As reações das pessoas, ao se verem “presentes” nesses lugares, são impressionantes.
Essa prática também é bastante comum em cassinos: os locais não têm janelas nem relógios para que os apostadores não vejam o tempo passar, e todos os detalhes, da música à decoração, são feitos para aumentar o consumo.
Mas, a questão é: será que dá para fazer isso no varejo?
Como aguçar os sentidos do consumidor?
Apesar dos casos citados serem de outras áreas, vamos aprender com o exemplo da rede americana Abercrombie & Fitch que é perfeitamente possível fazer isso no varejo. Ela projetou suas lojas para aguçar os sentidos dos consumidores e movê-los a comprar mais por explorar três elementos essenciais:
O que vemos
A A&F sempre coloca pessoas consideradas atrativas em suas peças publicitárias e para trabalhar em suas lojas. Por quê?
Segundo o psicólogo Robert Cialdini, autor do livro Influence, que fala sobre a psicologia da persuasão, nós “conferimos a pessoas bonitas características como talento, bondade e inteligência.” Além disso, existe algo chamado de neurônio espelho: quando vemos algo, o cérebro age como se estivéssemos realizando aquela ação.
Ou seja, ao ver pessoas bonitas vestindo as roupas da marca, os clientes da A&F se sentem induzidos a comprar seus produtos.
O que ouvimos
A Abercrombie toca música alta em suas lojas. O motivo? De acordo com um artigo do NY Times, os jovens conseguem ouvir música alta por mais tempo, ao contrário dos mais velhos. Assim, essa é uma estratégia para manter a clientela mais jovem, algo que faz sentido para o público-alvo da marca, formado por adolescentes.
Outro estudo justifica essa escolha, pois mostra que a música alta enfraquece o autocontrole e aumenta as compras impulsivas.
O que cheiramos
A Abercrombie tem sua própria fragrância masculina, que é generosamente aplicada no interior das lojas, e com bons motivos. Um importante estudo revelou que o olfato pode ser considerado nosso sentido “mais emotivo”, pois, quando sentimos um cheiro, ele nos desperta uma emoção imediata.
Isso influencia nas vendas: outra pesquisa mostrou que quando lojas usam fragrâncias masculinas, as vendas de roupas masculinas aumentam. Quando usam fragrâncias femininas, o mesmo ocorre com as roupas femininas.
Logo, o cheiro que os clientes da A&F sentem aumenta o estímulo de comprar seus produtos, pois eles se sentem mais masculinos e desejam manter essa sensação.
Aguçar os sentidos pode trazer resultados incríveis para o varejo, mas não é preciso investir milhões para isso. Usando os princípios aprendidos aqui, você conseguirá projetar seu ambiente físico para criar uma experiência imersiva e atraente, de acordo com seu público-alvo, e que motive os clientes a consumir mais.
Essa forma inovadora de fazer os clientes comprarem mostra que as oportunidades existem, mas é preciso estar disposto a investir nelas e usar a criatividade ao explorar o marketing de varejo. Fazendo isso você não só aumentará as vendas, mas também criará uma identidade única que destacará sua marca das demais.
Gostou da ideia de explorar os sentidos do consumidor?
Gostou de todos os tópicos citados acima, mas ainda não sabe como colocar em prática, principalmente o som ambiente, marketing sensorial e music branding? Então conheça agora o Music Branding da Listenx.