Por Nayara Santos em 20.02.2025

Aprenda como montar playlist de outono para seu negócio!

Por Nayara Santos em 20.02.2025

Montar uma playlist de outono personalizada é muito importante para aumentar as vendas de um estabelecimento. Inclusive, não é incomum que você entre em uma loja com música ambiente e aproveite a trilha sonora para descontrair um pouco.

Isso acontece porque a música é um recurso que é capaz não apenas de atrair novos consumidores, mas também fazer com que eles passem mais tempo no local. E, quando isso acontece na sua loja, os consumidores ainda irão comprar mais.

Mas, para montar uma playlist personalizada, seja ela em acordo com cada estação ou não, é preciso levar em conta diferentes fatores. Por exemplo, considerar as datas especiais do período, o estilo de música, os ritmos que farão parte da sua playlist, quais os artistas estarão nela, do que os clientes gostam, e qual a mensagem que a sua marca quer passar. 

Pensando em ajudá-lo a montar a playlist de outono ideal para o seu negócio, preparamos esse post com diferentes dicas. Ainda, trazemos dicas importantíssimas para conquistar o cliente de uma vez por todas. Continue a leitura para conferir!

Como montar a playlist certa de outono?

Assim como acontece com as datas comemorativas no calendário do varejo, cada estação do ano conta com as suas particularidades. Em termos de playlist para a sua empresa, isso envolve ter o estilo musical certo, que combina mais com determinado clima do que outros ritmos. Confira a seguir algumas dicas infalíveis para montar a playlist certa para esse momento.

Escolhendo os ritmos

Ter uma playlist de acordo com a estação do ano não significa colocar apenas músicas tristes no inverno, ou alegres no verão. Pelo contrário, é fundamental mesclar estilos e ritmos, já que eles podem influenciar a formas como os consumidores compraram na sua loja.

Para você ter uma ideia da importância de escolher o ritmo certo, basta imaginar diferentes cenários, e diferentes tipos de consumidores. Por exemplo, um cliente que faz compras logo pela manhã, pode não querer ouvir músicas com ritmos muito acelerados. O mesmo pode ser verdade para quem faz compras no final do dia.

Isso acontece porque a música em ritmos mais lentos (ou menos energéticos) faz com que as pessoas reduzam o ritmo das atividades que elas estão realizando. Pensando na sua loja, isso faz com que o consumidor reduza o ritmo das compras e olhe os produtos com mais tranquilidade.


Entretanto, nos momentos de alto movimento na loja, por mais que você queira que cada cliente fique por bastante tempo comprando, você precisa garantir que seja possível andar tranquilamente pelos corredores. E isso pode ser feito utilizando música com ritmos mais acelerados, já que essa é uma forma sutil de acelerar a velocidade de compras das pessoas.

Vale a pena dizer também que as músicas mais calmas estimulam a reflexão e ponderação, portanto, podem ser as mais indicadas para lojas que vendem produtos mais caros. Por outro lado, as trilhas mais energéticas também estimulam as compras por impulso, portanto podem ser uma boa pedida para lojas que vendem produtos com menores preços e lucram com a quantidade de itens vendidos.

Saiba o que agrada ao seu público-alvo

Outro fator que deve ser considerado na hora de montar a playlist de outono é o público-alvo do seu negócio. Afinal, a sua playlist deve estar em conformidade com o gosto de seus clientes, fazendo com que eles queiram ficar mais tempo no estabelecimento.

Para você ter uma ideia, 35% dos consumidores que fazem compras em lojas com música ambiente aumentam o tempo de permanência no local. Além disso, 14% irá comprar mais do que o inicialmente planejado. 

Outro dado importante, quando a loja reproduz uma música que combina com o cliente, 96% se lembram da marca posteriormente. Se isso não for uma boa razão para investir em uma playlist personalizada, então nós não sabemos o que é. Conheça outras formas da música influenciar a sua loja clicando aqui.

A playlist precisa combinar com a ocasião

Além do que já falamos até agora, também é preciso considerar as datas especiais do período para que as músicas tenham coerência com os eventos do ano. No outono, por exemplo, que tem início no dia 20 de março e termina em 20 de junho, há eventos como o Dia dos Namorados, Dia das Mães, e até mesmo parte do período da Festa Junina.

Portanto, não se apegue a uma determinada playlist, mas faça ajustes para deixar a sua loja com um clima único. Por exemplo, durante a Festa Junina, utilize músicas que remetem à celebração. A música, combinada com a decoração da sua loja, criará um ambiente exclusivo e diferente da concorrência.

Sem falar que, quando você combina esses dois pontos na sua loja, as chances do cliente comprar mais aumentam. Isso acontece porque você cria uma atmosfera propícia para isso, fazendo com que o cliente entre no clima da celebração e queira aproveitar todas as oportunidades.

Outra grande característica do outono é que ele marca o período de transição do verão para o inverno, sendo caracterizado pelo amarelar das folhas das árvores, sendo preciso, inclusive, considerar esse fator para escolher músicas que combinam com o clima mais frio e até mesmo menos agitado e mais romântico do período.

Não se esqueça da identidade da sua marca

Claro que pensar no cliente, no momento do dia e nas datas comemorativas é fundamental. Mas, para ter uma playlist de outono de sucesso, mais um elemento é necessário, considerar a identidade da sua marca.

A música é uma poderosa ferramenta para transmitir a mensagem da sua marca para os seus clientes. Portanto, na hora de escolher as músicas para compor a playlist leve isso em consideração. 

Por exemplo, se a sua marca é voltada para o público feminino, então que tal escolher músicas de mulheres poderosas, empreendedoras, que venceram desafios e chegaram onde quiseram? Essa pode ser uma forma bastante interessante de reforçar a mensagem que você quer que o cliente leve para casa. 

Quer saber como criar uma identidade musical para a sua marca? Confira o e-book Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa.

Quais músicas colocar em uma playlist de outono?

Agora que você já sabe o que é preciso levar em consideração no momento de montar uma playlist de outono, veja, a seguir, as nossas dicas de músicas para uma das estações mais charmosas do ano!

Chimarruts – “Outono”

A música Outono, da banda Chimarruts, foi feita pensando especialmente no outono. A letra da música conta a história de um amor que acabou, mas que o outono chega para “a mágoa esfriar”.

O ritmo da música, que é um reggae-pop, é envolvente e combina perfeitamente com o outono — uma estação conhecida como a época da reflexão, do balanço para as mudanças e da auto imersão, justamente por se tratar de um período de transição.

Taylor Swift feat. The Civil Wars – “Safe & Sound”

A música Safe & Sound da Taylor Swift em conjunto com The Civil Wars combina perfeitamente com o clima mais frio do outono. O clipe, inclusive, se passa em meio a árvores com folhas secas — o que representa a estação da melhor maneira.

Já a trilha sonora mais lenta e até mesmo romântica também combina com o clima mais frio e com as datas comemorativas do outono, como o dia dos namorados.

Mallu Magalhães – “Sambinha Bom”

Já a música Sambinha Bom da Mallu Magalhães é ideal para aqueles que querem reunir a calmaria com o ritmo mais animado do samba, uma vez que apesar de o clipe da canção remete ao verão, o seu estilo e letra combinam com o romantismo do outono.

A letra, que conta com um refrão romântico, é perfeita para ser a trilha sonora do dia dos namorados!

Gal Costa – “Ruas de Outono”

Mais uma música pensada especialmente na estação, Ruas de Outono, da Gal Costa, é uma canção brasileira que combina perfeitamente com o período e conta, inclusive, com um verso que remete as folhas do outono — completamente no clima de transição da época, não é mesmo?

Lana Del Rey – “West Coast”

As músicas da Lana Del Rey, em geral, combinam com um clima ameno e a canção West Coast não é diferente, afinal, se trata de uma música que é capaz de misturar climas — assim como o outono!

Jeff Buckley – “I Know It’s Over”

Jeff Buckley, artista que influenciou outros grandes nomes como Ed Sheeran e John Mayer, tem uma maravilhosa voz que sussurra em nosso ouvido, além de uma excelente guitarra, sendo a música perfeita para compor uma playlist de outono.

Asa Branca – “Luiz Gonzaga”

No Brasil, o outono conta com um evento típico: a festa junina! Apesar de cada estado contar com uma comemoração diferente para a ocasião — no nordeste há o São João, no Amazonas a festa de Parintins e no Maranhão a comemoração conta com o Bumba Meu Boi, por exemplo —, a música Asa Branca de Luiz Gonzaga, sem dúvidas, combina com esse tipo de evento.

Asa Branca é um dos sucessos de Luiz Gonzaga e um grande clássico da música brasileira, conhecido em todos os cantos do país e que remete ao período que compreende o outono!

Radio Moscow – “250 Miles”

Se você deseja montar uma playlist mais animada de outono, a música 250 Miles, a canção mais famosa da banda Radio Moscow, também consegue combinar perfeitamente com a estação.

A banda que mistura diferentes ritmos, como Rock n´ Roll e Blues, conta com boas composições e uma excelente base de instrumentos, como piano e guitarra.

Radiohead – “No Surprises”

Já a música No Surprises, da famosa banda Radiohead, é perfeita para ouvir nos dias mais frios nos momentos em que o desejo é criar um clima mais intimista na sua loja. Dessa maneira, não a deixe de fora da sua playlist de outono!

Djavan – “Outono”

Por fim, mais uma canção romântica que foi composta especialmente pensando no clima do Outono, a música do Djavan é capaz de criar um clima romântico e tranquilo, proporcionando tranquilidade ao ambiente.

Agora que você já sabe o que é preciso levar em consideração para montar uma playlist de outono e conhece, inclusive, as nossas dicas de música para a estação, comece agora mesmo a fazer a sua seleção de canções ideais para o clima do período!

Ajuste o volume e a transição entre faixas para criar uma experiência fluida


Além de escolher as músicas certas para a playlist de outono, é essencial prestar atenção na intensidade do volume e na transição entre as faixas.

Um volume muito alto pode ser invasivo e desagradável para os clientes, enquanto um volume muito baixo pode passar despercebido e não contribuir para a ambientação da loja.

O ideal é encontrar um equilíbrio, ajustando o volume conforme o horário do dia e o fluxo de clientes. Além disso, transições suaves entre as músicas garantem uma experiência mais agradável, evitando cortes bruscos que possam interferir na atmosfera planejada.

Erros comuns que você deve evitar ao montar a sua playlist

Saber o que você deve fazer para montar a playlist de outono é importante, mas, tão importante quanto isso, é saber o que você não deve fazer de jeito nenhum. Por isso, resolvemos dedicar um espaço neste artigo para tratar dos principais erros na hora de montar uma trilha sonora.

Deixe o gosto pessoal de fora

O primeiro deles é deixar a escolha das músicas da loja sob responsabilidade dos vendedores ou mesmo se encarregar disso pessoalmente. Afinal, é natural que as pessoas incluam músicas que elas querem ouvir na playlist e não necessariamente as músicas que agradem aos clientes ou que representem a sua marca.

Acha que isso não vai fazer a menor diferença? Pois, é aí que você se engana, já que 44% dos consumidores deixam a loja rapidamente quando a música é ruim. Portanto, quase metade dos consumidores podem ir embora sem levar nada.

Utilizar rádios convencionais ou streamings

Essa pode até parecer uma solução simples, mas que pode dar tão errado quanto reproduzir as suas playlists na loja. Isso porque a programação não foi pensada para agradar ao seu público ou representar a sua marca.

Portanto, você corre o risco de ter melodias que não combinam em nada com a mensagem que você quer passar aos seus clientes ou com o estilo musical que os agradaria.

Além disso, há um grande risco de você ter propagandas do concorrente sendo reproduzidas. E, quando os clientes escutarem que eles possuem preços ou condições melhores, podem desistir de comprar com você.

Evite repetições exageradas na playlist


Uma das falhas mais comuns ao montar uma playlist para o varejo é a repetição excessiva das mesmas músicas ao longo do dia.

Isso pode fazer com que os clientes que passam mais tempo na loja percebam a falta de variedade e se cansem rapidamente do ambiente sonoro. Além disso, os próprios funcionários podem ficar incomodados ao ouvir as mesmas faixas várias vezes.

Para evitar esse problema, o ideal é ter uma playlist extensa e variada, com atualizações frequentes para manter a trilha sonora sempre fresca e envolvente.

Listenx, a solução em música e comunicação para a sua loja o ano todo

Mas, você não precisa se arriscar na hora de montar a playlist de outono para o seu negócio, conte com a Listenx e o nosso time de especialistas em música e comunicação para negócios. Conosco você terá diversas playlists à disposição e especialistas para te ajudarem a criar a trilha sonora que melhor combina com a sua loja.

Essas playlists estão classificadas por ritmos, estilos musicais, níveis de energia, regionais, sazonais, dentre outras. O seu trabalho será apenas preparar a programação seguindo os conselhos do nosso time. Esse processo é bastante rápido e prático, e você ficará livre o restante do tempo para cuidar da sua empresa.

Ainda, a Listenx possibilita a inclusão de anúncios ao longo da programação musical. Você terá acesso a anúncios pré-gravados, mas também a liberdade para criar os seus próprios anúncios, com rapidez e praticidade, podendo escolher entre as vozes dos nossos locutores virtuais ou profissionais.

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Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

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