Por Nayara Santos em 23.01.2023

Aprenda como montar playlist de outono para seu negócio!

Por Nayara Santos em 23.01.2023

Montar uma playlist de outono personalizada é muito importante para aumentar as vendas de um estabelecimento. Inclusive, não é incomum que você entre em uma loja com música ambiente e aproveite a trilha sonora para descontrair um pouco.

Isso acontece porque a música é um recurso que é capaz não apenas de atrair novos consumidores, mas também fazer com que eles passem mais tempo no local. E, quando isso acontece na sua loja, os consumidores ainda irão comprar mais.

Mas, para montar uma playlist personalizada, seja ela em acordo com cada estação ou não, é preciso levar em conta diferentes fatores. Por exemplo, considerar as datas especiais do período, o estilo de música, os ritmos que farão parte da sua playlist, quais os artistas estarão nela, do que os clientes gostam, e qual a mensagem que a sua marca quer passar. 

Pensando em ajudá-lo a montar a playlist de outono ideal para o seu negócio, preparamos esse post com diferentes dicas. Ainda, trazemos dicas importantíssimas para conquistar o cliente de uma vez por todas. Continue a leitura para conferir!

Como montar a playlist certa de outono?

Assim como acontece com as datas comemorativas no calendário do varejo, cada estação do ano conta com as suas particularidades. Em termos de playlist para a sua empresa, isso envolve ter o estilo musical certo, que combina mais com determinado clima do que outros ritmos. Confira a seguir algumas dicas infalíveis para montar a playlist certa para esse momento.

Escolhendo os ritmos

Ter uma playlist de acordo com a estação do ano não significa colocar apenas músicas tristes no inverno, ou alegres no verão. Pelo contrário, é fundamental mesclar estilos e ritmos, já que eles podem influenciar a formas como os consumidores compraram na sua loja.

Para você ter uma ideia da importância de escolher o ritmo certo, basta imaginar diferentes cenários, e diferentes tipos de consumidores. Por exemplo, um cliente que faz compras logo pela manhã, pode não querer ouvir músicas com ritmos muito acelerados. O mesmo pode ser verdade para quem faz compras no final do dia.

Isso acontece porque a música em ritmos mais lentos (ou menos energéticos) faz com que as pessoas desacelerem. Pensando na sua loja, isso faz com que o consumidor reduza o ritmo das compras e olhe os produtos com mais tranquilidade.

Entretanto, nos momentos de alto movimento na loja, por mais que você queira que cada cliente fique por bastante tempo comprando, você precisa garantir que seja possível andar tranquilamente pelos corredores. E isso pode ser feito utilizando música com ritmos mais acelerados, já que essa é uma forma sutil de acelerar a velocidade de compras das pessoas.

Saiba o que agrada ao seu público-alvo

Outro fator que deve ser considerado na hora de montar a playlist de outono é o público-alvo do seu negócio. Afinal, a sua playlist deve estar em conformidade com o gosto de seus clientes, fazendo com que eles queiram ficar mais tempo no estabelecimento.

Para você ter uma ideia, 35% dos consumidores que fazem compras em lojas com música ambiente aumentam o tempo de permanência no local. Além disso, 14% irá comprar mais do que o inicialmente planejado. 


Outro dado importante, quando a loja reproduz uma música que combina com o cliente, 96% se lembram da marca posteriormente. Se isso não for uma boa razão para investir em uma playlist personalizada, então nós não sabemos o que é. Conheça outras formas da música influenciar a sua loja clicando aqui.

A playlist precisa combinar com a ocasião

Além do que já falamos até agora, também é preciso considerar as datas especiais do período para que as músicas tenham coerência com os eventos do ano. No outono, por exemplo, que tem início no dia 20 de março e termina em 20 de junho, há eventos como o Dia dos Namorados, Dia das Mães, e até mesmo parte do período da Festa Junina.

Portanto, não se apegue a uma determinada playlist, mas faça ajustes para deixar a sua loja com um clima único. Por exemplo, durante a Festa Junina, utilize músicas que remetem à celebração. A música, combinada com a decoração da sua loja, criarão um ambiente exclusivo e sem igual na concorrência.

Sem falar que, quando você combina esses dois pontos na sua loja, as chances do cliente comprar mais aumentam. Isso acontece porque você cria uma atmosfera propícia para isso, fazendo com que o cliente entre no clima da celebração e queira aproveitar todas as oportunidades.

Outra grande característica do outono é que ele marca o período de transição do verão para o inverno, sendo caracterizado pelo amarelar das folhas das árvores, sendo preciso, inclusive, considerar esse fator para escolher músicas que combinam com o clima mais frio e até mesmo menos agitado e mais romântico do período.

Não se esqueça da identidade da sua marca

Claro que pensar no cliente, no momento do dia e nas datas comemorativas é fundamental. Mas, para ter uma playlist de outono de sucesso, mais um elemento é necessário, considerar a identidade da sua marca.

A música é uma poderosa ferramenta para transmitir a mensagem da sua marca para os seus clientes. Portanto, na hora de escolher as músicas para compor a playlist leve isso em consideração. 

Por exemplo, se a sua marca é voltada para o público feminino, então que tal escolher músicas de mulheres poderosas, empreendedoras, que venceram desafios e chegaram onde quiseram? Essa pode ser uma forma bastante interessante de reforçar a mensagem que você quer que o cliente leve para casa. 

Quer saber como criar uma identidade musical para a sua marca? Confira o e-book Guia Completo de Audio Branding: Saiba como aplicá-lo na sua empresa.

Quais músicas colocar em uma playlist de outono?

Agora que você já sabe o que é preciso levar em consideração no momento de montar uma playlist de outono, veja, a seguir, as nossas dicas de músicas para uma das estações mais charmosas do ano!

Chimarruts – “Outono”

A música Outono, da banda Chimarruts, foi feita pensando especialmente no outono. A letra da música conta a história de um amor que acabou, mas que o outono chega para “a mágoa esfriar”.

O ritmo da música, que é um reggae-pop, é envolvente e combina perfeitamente com o outono — uma estação conhecida como a época da reflexão, do balanço para as mudanças e da auto imersão, justamente por se tratar de um período de transição.

Taylor Swift feat. The Civil Wars – “Safe & Sound”

A música Safe & Sound da Taylor Swift em conjunto com The Civil Wars combina perfeitamente com o clima mais frio do outono. O clipe, inclusive, se passa em meio a árvores com folhas secas — o que representa a estação da melhor maneira.

Já a trilha sonora mais lenta e até mesmo romântica também combina com o clima mais frio e com as datas comemorativas do outono, como o dia dos namorados.

Mallu Magalhães – “Sambinha Bom”

Já a música Sambinha Bom da Mallu Magalhães é ideal para aqueles que querem reunir a calmaria com o ritmo mais animado do samba, uma vez que apesar de o clipe da canção remeter ao verão, o seu estilo e letra combinam com o romantismo do outono.

A letra, que conta com um refrão romântico, é perfeita para a ser a trilha sonora do dia dos namorados!

Gal Costa – “Ruas de Outono”

Mais uma música pensada especialmente na estação, Ruas de Outono, da Gal Costa, é uma canção brasileira que combina perfeitamente com o período e conta, inclusive, com um verso que remete as folhas do outono — completamente no clima de transição da época, não é mesmo?

Lana Del Rey – “West Coast”

As músicas da Lana Del Rey, em geral, combinam com um clima ameno e a canção West Coast não é diferente, afinal, se trata de uma música que é capaz de misturar climas — assim como o outono!

Jeff Buckley – “I Know It’s Over”

Jeff Buckley, artista que influenciou outros grandes nomes como Ed Sheeran e John Mayer, tem uma maravilhosa voz que sussurra em nosso ouvido, além de uma excelente guitarra, sendo a música perfeita para compor uma playlist de outono.

Asa Branca – “Luiz Gonzaga”

No Brasil, o outono conta com um evento típico: a festa junina! Apesar de cada estado contar com uma comemoração diferente para a ocasião — no nordeste há o São João, no Amazonas a festa de Parintins e no Maranhão a comemoração conta com o Bumba Meu Boi, por exemplo —, a música Asa Branca de Luiz Gonzaga, sem dúvidas, combina com esse tipo de evento.

Asa Branca é um dos sucessos de Luiz Gonzaga e um grande clássico da música brasileira, conhecido em todos os cantos do país e que remete ao período que compreende o outono!

Radio Moscow – “250 Miles”

Se você deseja montar uma playlist mais animada de outono, a música 250 Miles, a canção mais famosa da banda Radio Moscow, também consegue combinar perfeitamente com a estação.

A banda que mistura diferentes ritmos, como Rock n´ Roll e Blues, conta com boas composições e uma excelente base de instrumentos, como piano e guitarra.

Radiohead – “No Surprises”

Já a música No Surprises, da famosa banda Radiohead, é perfeita para ouvir nos dias mais frios nos momentos em que o desejo é criar um clima mais intimista na sua loja. Dessa maneira, não a deixe de fora da sua playlist de outono!

Djavan – “Outono”

Por fim, mais uma canção romântica que foi composta especialmente pensando no clima do Outono, a música do Djavan é capaz de criar um clima romântico e tranquilo, proporcionando tranquilidade ao ambiente.

Agora que você já sabe o que é preciso levar em consideração para montar uma playlist de outono e conhece, inclusive, as nossas dicas de música para a estação, comece agora mesmo a fazer a sua seleção de canções ideais para o clima do período!

Erros comuns que você deve evitar

Saber o que você deve fazer para montar a playlist de outono é importante, mas, tão importante quanto isso, é saber o que você não deve fazer de jeito nenhum. Por isso, resolvemos dedicar um espaço neste artigo para tratar dos principais erros na hora de montar uma trilha sonora.

O primeiro deles é deixar a escolha das músicas da loja sob responsabilidade dos vendedores ou mesmo se encarregar disso pessoalmente. Afinal, é natural que as pessoas incluam músicas que elas querem ouvir na playlist e não necessariamente as músicas que agradem aos clientes ou que representem a sua marca.

Por isso, o ideal é contar com a ajuda de alguém especializado no assunto, que saiba o que está fazendo e que possa criar uma playlist que funcione para a sua loja. Esse é justamente o que a Listenx faz. Com o seu time de especialistas, ela te ajuda a ter uma trilha sonora feita sob medida para você.

Outro erro que você deve evitar é o de colocar música ambiente utilizando uma rádio convencional. Da mesma forma que acontece com o gosto pessoal, a rádio também reproduz músicas que não necessariamente representam a sua marca. Sem falar que você ainda corre o risco de ter anúncios do concorrente sendo reproduzidos na sua loja.

Se você deseja colocar em prática o som ambiente e o marketing sensorial, nós temos a ListenPlay, um serviço de música e comunicação da Listenx, que é capaz de ajudá-lo a montar de maneira eficaz uma estratégia de music branding!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Qual o melhor estilo musical para minha loja?

 É natural que os varejistas que possuem som ambiente na loja se perguntem qual é o melhor estilo musical para o seu estabelecimento, certo? Afinal, a música é uma poderosa ferramenta para melhorar as vendas e conquistar clientes. Não apenas a audição é um dos primeiros sentidos que desenvolvemos, mesmo antes de nascer, ela…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

O que considerar na terceirização de serviços de rádio? Veja aqui!

Você já ouviu falar em música para negócios? Sabe do que se trata e como ela pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência? Ou como a música pode traduzir a essência da sua marca e comunicá-la aos consumidores? Sim, a música é capaz de fazer tudo isso e ainda aumentar as suas…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Músicas que acalmam o ambiente funcionam para lojas?

A música tem o poder de influenciar nas emoções e até mesmo nas ações de qualquer pessoa. Prova disso é como nos sentimos quando estamos em um local com uma música mais agitada ou calma. Aos poucos vamos ficando mais animados ou calmos, respectivamente. Mas, será que essa mesma estratégia funciona no varejo? Ao reproduzir…

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Música para inauguração de loja, conheça a ideal

Escolher a música para a inauguração da sua loja é uma decisão importantíssima que pode influenciar diretamente o sucesso da sua marca. Isso porque a música é capaz de se comunicar com os seus clientes de um modo bastante direto, despertando emoções. Quando isso acontece, as pessoas se lembram da sua marca e dos momentos…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Som ambiente aumenta vendas?

Você já ouviu falar no poder que a música pode ter para a sua loja? E que com o som ambiente certo você não apenas aumenta as suas vendas, como também consegue fidelizar clientes? Duas coisas importantíssimas para qualquer loja do varejo, não é mesmo? Conseguir aumentar as vendas é um desafio para diversos estabelecimentos…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Som ambiente para loja: tiramos aqui 6 dúvidas sobre o assunto!

Ter som ambiente na loja é uma excelente forma de conseguir alavancar as vendas. Isso é possível porque o ambiente fica mais agradável, os consumidores passam mais tempo na loja e acabam comprando mais. Os benefícios do som ambiente não param por aí, já que você ainda pode melhorar a produtividade da sua equipe, aumentar…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Música e visibilidade da marca: como ter uma boa playlist?

Para ter um negócio bem sucedido é preciso  pensar estrategicamente e traçar os objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo. Mas, independentemente do seu ramo de atuação, é muito importante ter destaque no mercado, caso contrário a concorrência vai se destacar e você será passado para trás. Uma boa forma de conseguir…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

O impacto da música na experiência de compra no PDV

Você já parou para pensar no impacto que a música pode ter na experiência de compras do seu cliente? É muito comum que gestores do varejo implementem essa estratégia sem nem sequer buscar quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio ou mesmo como fazer isso da forma correta. Como a música pode ter…

Por Nayara Santos em 21.06.2023

7 boas razões para ter música ambiente em sua loja!

A música ambiente na loja é uma forma interessante de proporcionar ao cliente um bom ambiente de compras. Entretanto, colocar qualquer coisa para tocar ou deixar os vendedores escolherem a música de acordo com o seu gosto musical pode ser um erro gravíssimo. Inclusive, a música deixou de ser usada apenas por algumas marcas ou…

Por Nayara Santos em 07.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos