Por Nayara Santos em 24.01.2024

Música Gospel para estabelecimentos comerciais: quando e como usar?

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Será que eu posso tocar música gospel no meu estabelecimento comercial? Essa é uma dúvida bastante frequente dos varejistas, por isso preparamos um artigo para te contar mais se esse é o estilo adequado e como a música pode influenciar a sua loja.

Vale a pena lembrar que a escolha do som ambiente de uma loja é uma decisão gerencial, assim como as realizadas em qualquer outra ação de marketing. Inclusive, a música é parte importante das estratégias de marketing sensorial, que, aliás, podem ajudar muito a fidelizar os clientes.

Não perca essa oportunidade de conhecer mais sobre o assunto e conseguir se destacar da concorrência utilizando a trilha sonora adequada para o seu estabelecimento. Boa leitura!

Investir em sonorização ambiente vale a pena?

Você é que vai nos dizer, mas somente depois de ler as informações que vamos te dar a seguir. Primeiramente, música é coisa séria no varejo, e vai muito além de um som de fundo para a loja.

Prova disso é que existem diversos pesquisadores focados em entender a influência da música quando o assunto é ter uma marca forte e conquistar os consumidores. Aqui, queremos te mostrar os resultados de um estudo realizado pela HeartBeats International e pela Leicester University.

Eles mostraram que reproduzir a música certa no estabelecimento pode fazer com que:

  • 35% dos consumidores passem mais tempo na loja;
  • 14% adquiram mais produtos do que o inicialmente planejado;
  • 21% retornam vão indicar o estabelecimento para outras pessoas;
  • 31% retornará à loja no futuro para novas compras;
  • 49% dos funcionários relataram uma melhora na produtividade.

Entretanto, se você errar na hora de escolher quais músicas serão reproduzidas na loja, você irá se deparar com um cenários em que:

  • 44% dos clientes deixam a loja sem comprar nada;
  • 36% compram menos do que o planejado;
  • 25% não indicarão o local para outras pessoas (podendo até mesmo falar mal da experiência que tiveram);
  • 38% não retornarão ao estabelecimento (talvez apenas em último caso e muito à contra gosto);
  • Somente 26% dos funcionários perceberam maior produtividade.

Você pode conferir todos os detalhes dessa pesquisa aqui, ou um infográfico que preparamos com um resumo das principais informações deste estudo. Ah, e voltando na pergunta inicial, o que você acha: vale a pena ou não investir em sonorização ambiente? Sem dúvida vale, e muito!

Como saber se a música é a certa para a minha loja?

Anteriormente falamos em música certa e errada, então, provavelmente você deve ter se perguntado como saber qual é a melhor escolha, não é mesmo? E é sobre isso que falaremos agora.

Mensagem e identidade da sua marca

Cada marca tem um público-alvo específico e precisa encontrar as melhores formas de se comunicar com esse grupo de pessoas. Por isso, é essencial que a sua personalidade e a proposta da marca apareça nessas comunicações, independentemente da mídia ou plataforma utilizada.


E, como você já deve imaginar, a música é uma dessas mídias de comunicação. Afinal, se você trabalha com produtos fitness, uma música mais animada é mais interessante do que a música gospel. Por outro lado, se você vende artigos religiosos, então este estilo musical é o mais indicado.

Lembre-se, a música errada não apenas pode afastar os clientes certos, mas também atrair os errados, e eles podem não ter nenhum interesse nos produtos e serviços que você vende. Por falar em ter os clientes certo, confira o nosso guia completo Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

Gosto musical dos seus clientes

Na hora de planejar a música ambiente é preciso entender se essa decisão deve ser tomada pensando no seu público final. Isso significa escolher a trilha sonora de modo que ela represente a sua marca, mas que também reflita o gosto musical dos seus clientes.

Assim, você aumenta as chances de ter os clientes certos, que gostam dos seus produtos e querem se relacionar com a sua marca. Aliás, precisamos falar que a música ajuda a criar uma conexão mais forte entre o consumidor e a marca, por isso é tão importante escolher certo.

Algumas das perguntas que você pode se fazer na hora de escolher as músicas são:

  • Seu público é em maioria religioso?
  • Seu público gosta de música gospel?
  • Os produtos que você vende estão relacionados com religião?

Se a resposta para alguma das perguntas acima for “sim” você pode começar a planejar sua playlist com música gospel. Caso contrário, é melhor optar por outros estilos musicais que estejam mais relacionados com o segmento no qual você atua. Veja alguns exemplos:

  • Lojas de surf: dão preferência para Rock e Reggae, evitando tocar Sertanejo e Funk;
  • Lojas de artigos country: preferem tocar Sertanejo e Country Americano, excluindo as músicas Clássicas e Samba da playlist;
  • Lojas sofisticadas: a melhor opção é tocar músicas Lounge e Jazz, fugindo das músicas Populares, hits do momento e Rap.

Por isso, a melhor forma mesmo é perguntar ao cliente quais os estilos musicais e níveis de energia de música que ele gosta. Aliás, faça isso em diferentes horários, porque pode ser que pela manhã uma playlist um pouco mais tranquila seja mais indicada. Já no final da tarde, os consumidores podem preferir uma playlist que dê uma dose extra de energia.

Mas, novamente, tudo isso pode variar conforme a loja. Inclusive, se você possui mais de uma unidade é possível que variações ocorram entre elas. Como falamos, o melhor mesmo é perguntar a quem vai ouvir a música qual é a melhor escolha.

Música certa sem riscos

Se mesmo depois de ler esse artigo você ainda estiver na dúvida se música gospel é a melhor escolha para o seu estabelecimento, não tem problema. Essas dúvidas são naturais e fazem parte do processo de sonorização ambiente.

Por isso, nós queremos te apresentar a Listenplay, rádio indoor da Listenx. Esse é um serviço de sonorização ambiente no qual você terá acesso a especialistas em músicas para negócios que irão te ajudar a analisar o perfil da sua empresa e do seu público, e te indicar as trilhas sonoras mais adequadas.

Com mais de duas décadas de experiência no mercado de música para negócios, ela já ajudou milhares de clientes a prepararem a loja com a trilha sonora certa para receber os consumidores. Além disso, você ainda poderá incluir anúncios entre as músicas, ou seja, uma excelente forma de se comunicar com os clientes.

Não perca mais tempo, confira a seguir como solicitar o seu teste gratuito e começar a encantar os seus clientes.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Rádio para Loja — Qual o Volume Ideal?

Entender a importância do volume da rádio para loja é essencial para enxergar resultados em suas estratégias. Aprenda neste artigo como escolher o ideal.

Por Nayara Santos em 02.01.2024

Som ambiente aumenta vendas?

Você já ouviu falar no poder que a música pode ter para a sua loja? E que com o som ambiente certo você não apenas aumenta as suas vendas, como também consegue fidelizar clientes? Duas coisas importantíssimas para qualquer loja do varejo, não é mesmo? Conseguir aumentar as vendas é um desafio para diversos estabelecimentos…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Música Ambiente para Restaurante: Melhore o clima em 7 passos

Você já parou para pensar no poder que a música ambiente poderá exercer no seu restaurante? Muitos gestores desse ramo passam a utilizar a música ambiente sem saber ao certo quais os benefícios que ela poderá trazer ao estabelecimento. Se você é uma dessas pessoas, então esse artigo será muito útil. Chegou o momento de…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Qual é o intervalo ideal de anúncios entre as músicas? Entenda aqui

Saber como equilibrar músicas e anúncios é uma dúvida frequente entre os donos dos diversos segmentos do varejo e com o objetivo de ajudar a esclarecer essa dúvida, criamos esse artigo expondo a nossa visão e experiência sobre o assunto. Vejamos a seguir alguns exemplos equilibrando resultados na comunicação das ofertas e uma boa experiência…

Por Nayara Santos em 15.09.2020

Qual o melhor estilo musical para minha loja?

 É natural que os varejistas que possuem som ambiente na loja se perguntem qual é o melhor estilo musical para o seu estabelecimento, certo? Afinal, a música é uma poderosa ferramenta para melhorar as vendas e conquistar clientes. Não apenas a audição é um dos primeiros sentidos que desenvolvemos, mesmo antes de nascer, ela…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Música para inauguração de loja, conheça a ideal

Escolher a música para a inauguração da sua loja é uma decisão importantíssima que pode influenciar diretamente o sucesso da sua marca. Isso porque a música é capaz de se comunicar com os seus clientes de um modo bastante direto, despertando emoções. Quando isso acontece, as pessoas se lembram da sua marca e dos momentos…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

O que considerar na terceirização de serviços de rádio? Veja aqui!

Você já ouviu falar em música para negócios? Sabe do que se trata e como ela pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência? Ou como a música pode traduzir a essência da sua marca e comunicá-la aos consumidores? Sim, a música é capaz de fazer tudo isso e ainda aumentar as suas…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Confira as melhores músicas para cada época do ano

É importante considerar as músicas para cada época do ano, afinal, até mesmo o nosso estado de espírito muda de acordo com o clima e com os acontecimentos de cada período, não é mesmo? No mesmo sentido, é comum que o nosso gosto musical também se altere e que a gente tenha vontade de escutar…

Por Nayara Santos em 17.01.2020

Playlist para loja: 9 dicas para montar a melhor playlist

 Você já parou para pensar na importância de ter uma playlist para lojas? Para começar, a música tem um poder incrível de trazer lembranças e causar sensações. A melodia presente em um comercial pode nos fazer sentir vontade de comer pipoca e beber guaraná; o badalar dos sinos que tocam ao passar de um…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos