Por Nayara Santos em 24.01.2024

Música Gospel para estabelecimentos comerciais: quando e como usar?

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Será que eu posso tocar música gospel no meu estabelecimento comercial? Essa é uma dúvida bastante frequente dos varejistas, por isso preparamos um artigo para te contar mais se esse é o estilo adequado e como a música pode influenciar a sua loja.

Vale a pena lembrar que a escolha do som ambiente de uma loja é uma decisão gerencial, assim como as realizadas em qualquer outra ação de marketing. Inclusive, a música é parte importante das estratégias de marketing sensorial, que, aliás, podem ajudar muito a fidelizar os clientes.

Não perca essa oportunidade de conhecer mais sobre o assunto e conseguir se destacar da concorrência utilizando a trilha sonora adequada para o seu estabelecimento. Boa leitura!

Investir em sonorização ambiente vale a pena?

Você é que vai nos dizer, mas somente depois de ler as informações que vamos te dar a seguir. Primeiramente, música é coisa séria no varejo, e vai muito além de um som de fundo para a loja.

Prova disso é que existem diversos pesquisadores focados em entender a influência da música quando o assunto é ter uma marca forte e conquistar os consumidores. Aqui, queremos te mostrar os resultados de um estudo realizado pela HeartBeats International e pela Leicester University.

Eles mostraram que reproduzir a música certa no estabelecimento pode fazer com que:

  • 35% dos consumidores passem mais tempo na loja;
  • 14% adquiram mais produtos do que o inicialmente planejado;
  • 21% retornam vão indicar o estabelecimento para outras pessoas;
  • 31% retornará à loja no futuro para novas compras;
  • 49% dos funcionários relataram uma melhora na produtividade.

Entretanto, se você errar na hora de escolher quais músicas serão reproduzidas na loja, você irá se deparar com um cenários em que:

  • 44% dos clientes deixam a loja sem comprar nada;
  • 36% compram menos do que o planejado;
  • 25% não indicarão o local para outras pessoas (podendo até mesmo falar mal da experiência que tiveram);
  • 38% não retornarão ao estabelecimento (talvez apenas em último caso e muito à contra gosto);
  • Somente 26% dos funcionários perceberam maior produtividade.

Você pode conferir todos os detalhes dessa pesquisa aqui, ou um infográfico que preparamos com um resumo das principais informações deste estudo. Ah, e voltando na pergunta inicial, o que você acha: vale a pena ou não investir em sonorização ambiente? Sem dúvida vale, e muito!

Como saber se a música é a certa para a minha loja?

Anteriormente falamos em música certa e errada, então, provavelmente você deve ter se perguntado como saber qual é a melhor escolha, não é mesmo? E é sobre isso que falaremos agora.

Mensagem e identidade da sua marca

Cada marca tem um público-alvo específico e precisa encontrar as melhores formas de se comunicar com esse grupo de pessoas. Por isso, é essencial que a sua personalidade e a proposta da marca apareça nessas comunicações, independentemente da mídia ou plataforma utilizada.


E, como você já deve imaginar, a música é uma dessas mídias de comunicação. Afinal, se você trabalha com produtos fitness, uma música mais animada é mais interessante do que a música gospel. Por outro lado, se você vende artigos religiosos, então este estilo musical é o mais indicado.

Lembre-se, a música errada não apenas pode afastar os clientes certos, mas também atrair os errados, e eles podem não ter nenhum interesse nos produtos e serviços que você vende. Por falar em ter os clientes certo, confira o nosso guia completo Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

Gosto musical dos seus clientes

Na hora de planejar a música ambiente é preciso entender se essa decisão deve ser tomada pensando no seu público final. Isso significa escolher a trilha sonora de modo que ela represente a sua marca, mas que também reflita o gosto musical dos seus clientes.

Assim, você aumenta as chances de ter os clientes certos, que gostam dos seus produtos e querem se relacionar com a sua marca. Aliás, precisamos falar que a música ajuda a criar uma conexão mais forte entre o consumidor e a marca, por isso é tão importante escolher certo.

Algumas das perguntas que você pode se fazer na hora de escolher as músicas são:

  • Seu público é em maioria religioso?
  • Seu público gosta de música gospel?
  • Os produtos que você vende estão relacionados com religião?

Se a resposta para alguma das perguntas acima for “sim” você pode começar a planejar sua playlist com música gospel. Caso contrário, é melhor optar por outros estilos musicais que estejam mais relacionados com o segmento no qual você atua. Veja alguns exemplos:

  • Lojas de surf: dão preferência para Rock e Reggae, evitando tocar Sertanejo e Funk;
  • Lojas de artigos country: preferem tocar Sertanejo e Country Americano, excluindo as músicas Clássicas e Samba da playlist;
  • Lojas sofisticadas: a melhor opção é tocar músicas Lounge e Jazz, fugindo das músicas Populares, hits do momento e Rap.

Por isso, a melhor forma mesmo é perguntar ao cliente quais os estilos musicais e níveis de energia de música que ele gosta. Aliás, faça isso em diferentes horários, porque pode ser que pela manhã uma playlist um pouco mais tranquila seja mais indicada. Já no final da tarde, os consumidores podem preferir uma playlist que dê uma dose extra de energia.

Mas, novamente, tudo isso pode variar conforme a loja. Inclusive, se você possui mais de uma unidade é possível que variações ocorram entre elas. Como falamos, o melhor mesmo é perguntar a quem vai ouvir a música qual é a melhor escolha.

Música certa sem riscos

Se mesmo depois de ler esse artigo você ainda estiver na dúvida se música gospel é a melhor escolha para o seu estabelecimento, não tem problema. Essas dúvidas são naturais e fazem parte do processo de sonorização ambiente.

Por isso, nós queremos te apresentar a Listenplay, rádio indoor da Listenx. Esse é um serviço de sonorização ambiente no qual você terá acesso a especialistas em músicas para negócios que irão te ajudar a analisar o perfil da sua empresa e do seu público, e te indicar as trilhas sonoras mais adequadas.

Com mais de duas décadas de experiência no mercado de música para negócios, ela já ajudou milhares de clientes a prepararem a loja com a trilha sonora certa para receber os consumidores. Além disso, você ainda poderá incluir anúncios entre as músicas, ou seja, uma excelente forma de se comunicar com os clientes.

Não perca mais tempo, confira a seguir como solicitar o seu teste gratuito e começar a encantar os seus clientes.

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Regionalismo e music branding: entenda a relação entre eles

Em um país tão grande quanto o Brasil, seria ingenuidade pensar que não haveria diferenças musicais entre as regiões. Inclusive, você já deve ter percebido que alguns gêneros musicais são mais populares que outros dependendo da localidade. Mas, o que isso tem a ver com o varejo? Tudo! A música é capaz de conectar o…

Por Nayara Santos em 14.12.2023

O impacto da música na experiência de compra no PDV

Você já parou para pensar no impacto que a música pode ter na experiência de compras do seu cliente? É muito comum que gestores do varejo implementem essa estratégia sem nem sequer buscar quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio ou mesmo como fazer isso da forma correta. Como a música pode ter…

Por Nayara Santos em 21.06.2023

Como encontrar a música ideal para meu público?

Já parou para pensar que encontrar a música ideal para o seu público poderá ser um grande diferencial do seu negócio? Isso porque, por mais que não tenhamos essa percepção, somos a todo o tempo influenciados pelos nossos sentidos.  Ao conseguir estimular positivamente o tato, a visão, a audição, o olfato e/ou o paladar é…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

5 dicas para garantir a padronização de playlist nas lojas

A padronização de playlist é uma estratégia diferenciada para criar uma identidade em franquias de lojas ou franchising. Por isso, além de se preocupar em ter um som ambiente agradável, também tenha atenção com a identificação do conceito na visão dos clientes. O melhor caminho, nesse caso, está em usar o poder da música para…

Por Nayara Santos em 06.02.2020

Playlist para loja: 9 dicas para montar a melhor playlist

 Você já parou para pensar na importância de ter uma playlist para lojas? Para começar, a música tem um poder incrível de trazer lembranças e causar sensações. A melodia presente em um comercial pode nos fazer sentir vontade de comer pipoca e beber guaraná; o badalar dos sinos que tocam ao passar de um…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Música e identidade de marca: entenda por que apostar nessa relação

Você já deve ter notado que, ao entrar em diversas lojas, inclusive nas maiores marcas do país, há toda uma ambientação característica. Esse ambiente ajuda a reconhecer a marca e a se identificar com o estabelecimento. Isso acontece graças a uma série de ações de marketing sensorial que criam algo como um universo da marca,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Música para inauguração de loja, conheça a ideal

Escolher a música para a inauguração da sua loja é uma decisão importantíssima que pode influenciar diretamente o sucesso da sua marca. Isso porque a música é capaz de se comunicar com os seus clientes de um modo bastante direto, despertando emoções. Quando isso acontece, as pessoas se lembram da sua marca e dos momentos…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Porque ter uma playlist na loja melhora a experiência dos clientes?

Entender porque fazer uma playlist para lojas pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Isso porque, uma loja de varejo precisa possuir estratégias bem definidas para deixar os consumidores à vontade em seu ambiente e fazer com que eles se lembrem da sua marca. E, vale a pena dizer, a música tem um…

Por Nayara Santos em 30.06.2023

Posso tocar música na minha loja? Saiba quais são os benefícios

 Muitos varejistas se perguntam se eles podem tocar música na loja e quais os benefícios que a música pode oferecer. Se você é um desses varejistas ou acredita que música serve apenas para preencher o silêncio que ficaria na loja, então esse artigo irá te ajudar! Isso porque, a música ambiente na loja é…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos