Será que eu posso tocar música gospel no meu estabelecimento comercial? Essa é uma dúvida bastante frequente dos varejistas, por isso preparamos um artigo para te contar mais se esse é o estilo adequado e como a música pode influenciar a sua loja.
Vale a pena lembrar que a escolha do som ambiente de uma loja é uma decisão gerencial, assim como as realizadas em qualquer outra ação de marketing. Inclusive, a música é parte importante das estratégias de marketing sensorial, que, aliás, podem ajudar muito a fidelizar os clientes.
Não perca essa oportunidade de conhecer mais sobre o assunto e conseguir se destacar da concorrência utilizando a trilha sonora adequada para o seu estabelecimento. Boa leitura!
Investir em sonorização ambiente vale a pena?
Você é que vai nos dizer, mas somente depois de ler as informações que vamos te dar a seguir. Primeiramente, música é coisa séria no varejo, e vai muito além de um som de fundo para a loja.
Prova disso é que existem diversos pesquisadores focados em entender a influência da música quando o assunto é ter uma marca forte e conquistar os consumidores. Aqui, queremos te mostrar os resultados de um estudo realizado pela HeartBeats International e pela Leicester University.
Eles mostraram que reproduzir a música certa no estabelecimento pode fazer com que:
- 35% dos consumidores passem mais tempo na loja;
- 14% adquiram mais produtos do que o inicialmente planejado;
- 21% retornam vão indicar o estabelecimento para outras pessoas;
- 31% retornará à loja no futuro para novas compras;
- 49% dos funcionários relataram uma melhora na produtividade.
Entretanto, se você errar na hora de escolher quais músicas serão reproduzidas na loja, você irá se deparar com um cenários em que:
- 44% dos clientes deixam a loja sem comprar nada;
- 36% compram menos do que o planejado;
- 25% não indicarão o local para outras pessoas (podendo até mesmo falar mal da experiência que tiveram);
- 38% não retornarão ao estabelecimento (talvez apenas em último caso e muito à contra gosto);
- Somente 26% dos funcionários perceberam maior produtividade.
Você pode conferir todos os detalhes dessa pesquisa aqui, ou um infográfico que preparamos com um resumo das principais informações deste estudo. Ah, e voltando na pergunta inicial, o que você acha: vale a pena ou não investir em sonorização ambiente? Sem dúvida vale, e muito!
Como saber se a música é a certa para a minha loja?
Anteriormente falamos em música certa e errada, então, provavelmente você deve ter se perguntado como saber qual é a melhor escolha, não é mesmo? E é sobre isso que falaremos agora.
Mensagem e identidade da sua marca
Cada marca tem um público-alvo específico e precisa encontrar as melhores formas de se comunicar com esse grupo de pessoas. Por isso, é essencial que a sua personalidade e a proposta da marca apareça nessas comunicações, independentemente da mídia ou plataforma utilizada.
E, como você já deve imaginar, a música é uma dessas mídias de comunicação. Afinal, se você trabalha com produtos fitness, uma música mais animada é mais interessante do que a música gospel. Por outro lado, se você vende artigos religiosos, então este estilo musical é o mais indicado.
Lembre-se, a música errada não apenas pode afastar os clientes certos, mas também atrair os errados, e eles podem não ter nenhum interesse nos produtos e serviços que você vende. Por falar em ter os clientes certo, confira o nosso guia completo Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.
Gosto musical dos seus clientes
Na hora de planejar a música ambiente é preciso entender se essa decisão deve ser tomada pensando no seu público final. Isso significa escolher a trilha sonora de modo que ela represente a sua marca, mas que também reflita o gosto musical dos seus clientes.
Assim, você aumenta as chances de ter os clientes certos, que gostam dos seus produtos e querem se relacionar com a sua marca. Aliás, precisamos falar que a música ajuda a criar uma conexão mais forte entre o consumidor e a marca, por isso é tão importante escolher certo.
Algumas das perguntas que você pode se fazer na hora de escolher as músicas são:
- Seu público é em maioria religioso?
- Seu público gosta de música gospel?
- Os produtos que você vende estão relacionados com religião?
Se a resposta para alguma das perguntas acima for “sim” você pode começar a planejar sua playlist com música gospel. Caso contrário, é melhor optar por outros estilos musicais que estejam mais relacionados com o segmento no qual você atua. Veja alguns exemplos:
- Lojas de surf: dão preferência para Rock e Reggae, evitando tocar Sertanejo e Funk;
- Lojas de artigos country: preferem tocar Sertanejo e Country Americano, excluindo as músicas Clássicas e Samba da playlist;
- Lojas sofisticadas: a melhor opção é tocar músicas Lounge e Jazz, fugindo das músicas Populares, hits do momento e Rap.
Por isso, a melhor forma mesmo é perguntar ao cliente quais os estilos musicais e níveis de energia de música que ele gosta. Aliás, faça isso em diferentes horários, porque pode ser que pela manhã uma playlist um pouco mais tranquila seja mais indicada. Já no final da tarde, os consumidores podem preferir uma playlist que dê uma dose extra de energia.
Mas, novamente, tudo isso pode variar conforme a loja. Inclusive, se você possui mais de uma unidade é possível que variações ocorram entre elas. Como falamos, o melhor mesmo é perguntar a quem vai ouvir a música qual é a melhor escolha.
Música certa sem riscos
Se mesmo depois de ler esse artigo você ainda estiver na dúvida se música gospel é a melhor escolha para o seu estabelecimento, não tem problema. Essas dúvidas são naturais e fazem parte do processo de sonorização ambiente.
Por isso, nós queremos te apresentar a Listenplay, rádio indoor da Listenx. Esse é um serviço de sonorização ambiente no qual você terá acesso a especialistas em músicas para negócios que irão te ajudar a analisar o perfil da sua empresa e do seu público, e te indicar as trilhas sonoras mais adequadas.
Com mais de duas décadas de experiência no mercado de música para negócios, ela já ajudou milhares de clientes a prepararem a loja com a trilha sonora certa para receber os consumidores. Além disso, você ainda poderá incluir anúncios entre as músicas, ou seja, uma excelente forma de se comunicar com os clientes.
Não perca mais tempo, confira a seguir como solicitar o seu teste gratuito e começar a encantar os seus clientes.
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A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra.
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