O objetivo de toda empresa é crescer. Para isso, é preciso atrair mais clientes para a sua loja ou para comprar sua solução. Além da atração de novas pessoas, é preciso proporcionar boas experiências a fim de fazer os consumidores voltarem e promoverem o negócio para amigos e parentes. Uma das formas de garantir o crescimento das vendas e um ambiente e relacionamento positivo com quem for a sua loja, é usar a estratégia de vendarketing.
Ficou interessado? Nesse post você aprenderá o que é vendarketing, boas práticas para sua execução e todos os benefícios que esse método pode proporcionar à empresa.
O que é vendarketing
Apesar do nome parecer complicado e estranho, o significado de vendarketing é simples. Nada mais nada menos do que a união de dois setores da empresa que você conhece: vendas e marketing. O objetivo dessa união é simples, potencializar cada uma das áreas e, consequentemente, as vendas da empresa.
Essa estratégia de junção dos dois setores já é muito comum em outros países e vem ganhando, a cada dia, mais espaço no mercado brasileiro. Por sua origem internacional, é também conhecida como Smarketing. Apesar do nome, um pouco diferente, mas com mesmo significado, ela funciona da mesma forma independente da localização geográfica.
Podemos dizer que mais do que aumentar receita, o vendarketing faz algo extremamente importante para o dia a dia de gerentes, analistas de marketing e vendedores. É por meio dessa estratégia que se mantém o alinhamento dos dois times. A concordância entre as duas partes serve tanto para processos diários, entregas, como também para discurso de comunicação com atuais e futuros clientes.
A importância do vendarketing
O vendarketing se torna uma excelente forma de reduzir as dores de cabeça com ruídos de comunicação entre os dois setores. Assim como, garantir com que marketing e vendas estejam trabalhando por um mesmo objetivo e, dessa maneira, potencializando de fato suas forças e gerando um resultado extremamente positivo à empresa.
Para melhor visualizar como funciona o vendarketing na prática, daremos um exemplo. Vamos supor que você é gerente de uma loja de roupas. Você possui metas de vendas a serem alcançadas, certo? Para conseguir atingi-las, é preciso que o marketing crie ações promocionais e as divulgue por meio de anúncios em diferentes canais de comunicação. Quando atraído pelo que é oferecido pelas campanhas de marketing, o cliente vai até a loja para conhecê-la ou à procura de um produto em específico.
A fim de atender às expectativas dessa pessoa, os vendedores da loja precisam saber o que foi comunicado em tal campanha, bem como todas as informações acerca de determinada promoção por exemplo. É exatamente nesse ponto de intersecção entre as duas áreas que entra o vendarketing.
Como trabalhar com vendarketing
Após a compreensão do que significa o vendarketing e sua importância, falaremos sobre como é possível implementá-lo na sua empresa. Destacamos aqui os pontos fundamentais para o bom funcionamento de tal estratégia. Contudo, é importante ressaltar que não há uma receita correta para o sucesso. Por isso, dentro desses pontos, faça as adaptações necessárias para a sua realidade.
Alinhamento de objetivos
Como já falamos, para que o vendarketing seja efetivo é preciso que os dois setores trabalhem por um mesmo objetivo. Por isso, defina onde deseja chegar por meio desse trabalho em conjunto. Além de convergir as ações em um único sentido, fica mais simples de todos compreenderem como cada um pode contribuir para gerar mais resultado.
Criação de SLA
Todo bom relacionamento precisa de regras. Esse é exatamente o papel do SLA (Service Level Agreement). Ao criar um SLA para o vendarketing da empresa você está elaborando regras para ações. Dessa maneira, evita-se ruídos de comunicação e subjetividades que fazem com que a falta de resultados seja culpa do outro. Afinal, ambos são responsáveis por alcançar os objetivos de aumento de vendas, por exemplo.
Definição de métricas
Cada uma das etapas do processo precisa ter objetivos específicos. Somente assim será possível encontrar gargalos e ações que fazem diferença positiva no resultado. Algo extremamente importante é que esses objetivos devem ser mensuráveis, pois somente assim o impacto de cada fase pode ser medido.
Compartilhamento de percepções
Para que de fato a integração entre os departamentos de marketing e vendas aconteça, é fundamental que eles tenham contato um com o outro. Dessa forma, proporcione um momento a fim de compartilhar percepções sobre cada uma das etapas, bem como apresentar os resultados obtidos. Esses espaços geram um ambiente e pessoas mais abertas a feedbacks e novas ideias que podem auxiliar muito no alcance dos objetivos.
Benefícios do vendarketing
O principal objetivo do alinhamento entre marketing e vendas é aumentar o número de vendas da empresa. Mas, essa é a consequência final, vamos dizer assim, de uma série de benefícios que esse trabalho em conjunto gera para a organização. Por isso destacamos as principais vantagens de usar o vendarketing.
Melhor comunicação entre equipes
Com o vendarketing, os dois times trabalharão muito mais próximos. Consequentemente, a comunicação entre os colaboradores e líderes dos respectivos departamentos melhorará. Favorecendo, assim, a eficiência na entrega das atividades, além da criação de campanhas de marketing de acordo com o perfil do consumidor da loja, por exemplo. Ou ainda, garantindo que é possível atender às expectativas criadas com os anúncios publicitários.
Definição de metas realistas para os dois times
Conforme já falamos, cada um dos times, assim como cada etapa do processo, deve possuir métricas. Essa definição se torna importante não só para conseguir mensurar a eficiência da estratégia. Além disso, é estabelecendo métricas que você não extrapole a capacidade de entrega de ambos os setores. Como também definir objetivos que sejam viáveis e, ao mesmo tempo, desafiadores. Mantendo todos os envolvidos motivados em trabalhar a fim de alcançar suas metas.
Previsibilidade
Com objetivos claros e mensuráveis e acompanhamento próximo e periódico, fica muito mais fácil de fazer previsões e planejar o futuro. Essas ações permitem que todos trabalhem de modo preventivo e pensando no futuro e não apenas apagando incêndio por meio de ações corretivas. Olhar para o amanhã significa ter previsibilidade do que precisa ser feito com a intenção de que a empresa cresça, ou seja, venda mais.
Boa experiência para o cliente
Por último, mas tão importante quanto os outros fatores abordados, o vendarketing resulta em uma melhor experiência para os clientes (customer experience). Isso se dá como consequência de algo extremamente valioso: o alinhamento de discurso entre vendas e marketing. Ou seja, o que é divulgado sobre os produtos e marca é correspondido no momento em que o cliente inicia o contato com a loja. O trabalho em conjunto ainda permite que ações sejam pensadas a fim de melhorar a experiência durante o momento da compra, como a playlist que estará tocando na loja.
Resumindo, o vendarketing pode ser aplicado em empresas de diferentes setores que queiram aumentar as suas vendas e proporcionar melhores experiências aos atuais e futuros clientes. Os benefícios são importantes não só para o resultado gerado, mas também à cultura organizacional vivenciada pelos colaboradores.
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