Por Nayara Santos em 12.06.2023

4 dicas de como vender um produto, confira!

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Conhecer algumas dicas de como vender um produto pode te ajudar a aumentar o lucro da sua loja e a ter uma equipe mais bem treinada. Sem falar que com isso mais pessoas terão a oportunidade de conhecer o seu estabelecimento e se tornarem clientes fiéis.

Entretanto, diante de tanta concorrência, muitas empresas encontram dificuldades para conseguir vender alguns produtos. Seja pela inexperiência, seja pelo fato de que elas querem fazer algo inovador e nunca antes feito, e se esquecem de que o básico bem feito pode funcionar melhor.

Portanto, se você está perdido e não sabe nem por onde começar a vender os produtos da sua loja, ou quer mais dicas de como aumentar o lucro e ter uma equipe mais preparada, nós vamos te ajudar. Neste artigo vamos te dar algumas dicas valiosas, confira!

Dicas de como vender um produto

A primeira coisa que você deve saber é que cada loja do varejo tem as suas particularidades, seja em termos de público-alvo, valor dos produtos, diversidade de itens vendidos na loja. Apesar disso, alguns pontos são comuns a todos os estabelecimentos e são nesses pontos que vamos focar nas dicas a seguir.

1. Saiba qual item você quer vender

Isso pode parecer óbvio e confuso ao mesmo tempo. Óbvio porque você quer vender os produtos da sua loja, confuso porque dependendo da estratégia adotada você pode querer vender apenas aqueles itens encalhados no estoque.

Por isso, a primeira coisa que você precisa definir é qual produto você quer vender para saber qual estratégia deverá adotar. Itens que estão parados no estoque, de coleções antigas ou com data de vencimento próxima devem ser vendidos com descontos. Nestes casos, geralmente os descontos são grandes, porque o objetivo é se livrar da mercadoria. Apenas tome cuidado com a precificação para não sair no prejuízo.

Entretanto, pode ser que você esteja lançando um produto novo e quer que as pessoas conheçam ele. Assim, empresas que podem oferecer amostras devem fazer isso para que o cliente possa experimentar o produto e a qualidade, sendo convencido a voltar para comprar. 

2. Conheça os seus clientes

Sim, nós sabemos, essa parece ser uma dica batida, que sempre é dada para os varejistas. Entretanto, se ainda estamos falando nela é porque nem sempre os estabelecimentos do varejo levam em consideração o que o cliente quer.

Quer um exemplo? Imagine que uma loja de roupas tenha percebido que algumas calças da nova coleção não fizeram um grande sucesso, muito provavelmente porque eram da cor laranja. Ou seja, as próximas coleções devem ser pensadas de modo que o laranja esteja presente em detalhes, mas não que seja a cor predominante.

Isso mostra que se você quiser vender um produto para os seus clientes, precisa ficar atento ao que eles querem. Por isso é fundamental manter um bom relacionamento e contato com eles. E, a ferramenta perfeita para isso são as redes sociais. Assim, você pode conversar com os clientes, fazer perguntas, interagir e saber qual é a opinião deles sobre diversos assuntos.

3. Saiba abordar os clientes e entender o que ele precisa

Não apenas os vendedores têm dificuldade de abordar o cliente da forma correta, como também os gestores do varejo que orientam a sua equipe de forma equivocada. O resultado disso é que você pode estar perdendo vendas antes mesmo do consumidor ver os produtos.


Além disso, nem sempre o cliente consegue expressar aquilo que ele procura, por isso a sua equipe de vendas deve estar preparada para saber fazer as perguntas certas e oferecer a melhor solução para o cliente. Isso exige não apenas treinamento e prática, mas também conhecer em detalhes os produtos que a loja vende. Confira o nosso material exclusivo Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós-vendas.

Portanto, a recomendação é sempre a mesma: focar no treinamento da equipe, fazer simulações durante esses treinamentos, tratar os clientes com educação, ser atencioso ao que o cliente quer, conversar para tentar extrair a informação necessária para conseguir vender o produto.

Lembre-se, é com um bom atendimento que você conseguirá conquistar os clientes, e fazer com que eles voltem à sua loja. Inclusive, muitos clientes preferem pagar mais por um produto porque o atendimento é melhor e até mesmo você já deve ter se deparado com essa situação. Neste caso, analise como anda o atendimento da sua loja e veja quais mudanças podem ser realizadas para melhorá-lo.

4. Invista em divulgação dos produtos e da loja

Claro que não poderíamos deixar de falar sobre a divulgação dos produtos que você vende e da sua loja. Afinal, se ninguém souber o que você tem para oferecer e quais problemas a sua marca é capaz de solucionar, você não conseguirá vender nenhum produto.

O ideal é que a sua estratégia de divulgação englobe diferentes mídias e se comunique com os clientes durante as diferentes etapas da jornada de compras. Por exemplo, você precisa criar campanhas para atrair clientes, o que pode ser feito é investir em parcerias, fazer anúncios nas redes sociais, distribuir panfletos, melhorar a vitrine da loja, dentre outros.

Por outro lado, se o cliente já está na loja, você pode aproveitar a rádio indoor e incluir alguns anúncios ao longo da programação musical. Desta forma, mesmo que o cliente não tenha ido à loja comprar o produto anunciado, ele pode ficar interessado e resolver conferir.

Além disso, você pode divulgar os seus produtos se utilizando de um blog no seu site. Neste caso, com a produção de conteúdo, é possível entregar aos consumidores conteúdo útil que ele tem interesse em consumir. A vantagem dessa estratégia é que você consegue conquistar o cliente e ganhar autoridade no mercado.

Quer saber como ter a melhor estratégia de divulgação para o seu negócio? Então confira o nosso Guia do varejo: Como montar um planejamento de marketing.

Gostou das nossas dicas de como vender um produto? Então não perca mais tempo e comece a colocá-las em prática agora mesmo! Não deixe de conferir o nosso blog para mais dicas úteis e que irão te ajudar a ter um negócio de sucesso.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

25 textos para propaganda de Lojas de Calçados, confira

Assim como outras áreas do varejo, o ramo de calçados é um dos mais competitivos. Com tantos players no mercado, escolher os textos certos para as propagandas é o que vai fazer o diferencial na hora de atrair clientes para a sua loja e influenciá-los a comprar mais. Portanto, se você tem uma loja de…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Percepção de marca: Como gerar valor para o consumidor

Saber como gerar valor para o consumidor é uma das principais tarefas de muitos empresários e gestores do varejo. Afinal de contas, ter uma marca forte e investir em marketing é importante para uma empresa crescer, mesmo assim a percepção de marca ainda é algo frequentemente ignorado.  Como a percepção de marca tem um impacto…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

8 dicas para vender mais no Dia das Mulheres!

Já sabe como vender mais no Dia das Mulheres? Ainda não? Então você precisa continuar acompanhando esse texto para não perder uma grande oportunidade de aumentar o seu faturamento e se destacar da concorrência. O Dia das Mulheres é uma daquelas datas que podem fazer a diferença para a sua loja. Já que esse é…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

5 cases de branding sensorial: conheça agora!

Conhecer cases de branding sensorial é muito interessante. Isso se justifica porque, ao visualizar o que outras marcas fazem, você pode se inspirar para desenvolver ações no seu negócio e conquistar mais prestígio perante o seu público. Porém, se você não sabe ao certo do que se trata o branding sensorial, não se preocupe! Antes…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas, aprenda agora

Investir em diferentes estratégias de marketing e layout da loja para aumentar as suas vendas, mas você já pensou em melhorar a produtividade da sua equipe de vendas para vender mais? Ter uma equipe de vendas bem treinada pode representar não apenas melhores resultados para a sua empresa, mas também um melhor atendimento e clientes…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Descubra como atrair clientes para a sua loja de varejo

A preocupação em como atrair clientes para a loja de varejo é uma constante na vida de todos os gestores e empreendedores. Isso porque, são os clientes que trazem lucros e possibilitam que o seu negócio prospere. Entretanto, atrair clientes para a loja nem sempre é fácil e requer muita dedicação e investimentos na divulgação…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

O Que é Plano de Negócio e Como Posso Aplicar na Minha Loja?

Saber o que é plano de negócio é importante para todos os empreendedores, e isso inclui os lojistas. É esse instrumento que reúne informações relevantes sobre o nicho do comércio e é ele também que direciona muitas decisões, sejam elas administrativas, de marketing ou operacionais. Mas, afinal, o que é plano de negócio? Esse plano…

Por Nayara Santos em 14.03.2018

Como fidelizar clientes no varejo: Confira 11 estratégias

Para saber como fidelizar clientes em sua loja de varejo é necessário, primeiro, entender o que realmente consiste a fidelização. Quando falamos nisso, estamos nos referindo às ações e atividades desenvolvidas pelas empresas com o intuito de fazer com que o cliente dê preferência para a sua loja no momento da compra.  Ou seja, ele…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

Loja de roupas no varejo online: saiba como otimizá-la

Você já tem uma loja de roupas no varejo online, mas sabe que precisa otimizá-la para aumentar as vendas e garantir seu espaço entre a concorrência? Sabe o quanto a experiência do usuário é importante para que ele permaneça conectado e volte mais vezes à sua página? Se esse é o caso, você chegou ao…

Por Nayara Santos em 23.04.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos