Por Nayara Santos em 12.06.2023

4 dicas de como vender um produto, confira!

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Conhecer algumas dicas de como vender um produto pode te ajudar a aumentar o lucro da sua loja e a ter uma equipe mais bem treinada. Sem falar que com isso mais pessoas terão a oportunidade de conhecer o seu estabelecimento e se tornarem clientes fiéis.

Entretanto, diante de tanta concorrência, muitas empresas encontram dificuldades para conseguir vender alguns produtos. Seja pela inexperiência, seja pelo fato de que elas querem fazer algo inovador e nunca antes feito, e se esquecem de que o básico bem feito pode funcionar melhor.

Portanto, se você está perdido e não sabe nem por onde começar a vender os produtos da sua loja, ou quer mais dicas de como aumentar o lucro e ter uma equipe mais preparada, nós vamos te ajudar. Neste artigo vamos te dar algumas dicas valiosas, confira!

Dicas de como vender um produto

A primeira coisa que você deve saber é que cada loja do varejo tem as suas particularidades, seja em termos de público-alvo, valor dos produtos, diversidade de itens vendidos na loja. Apesar disso, alguns pontos são comuns a todos os estabelecimentos e são nesses pontos que vamos focar nas dicas a seguir.

1. Saiba qual item você quer vender

Isso pode parecer óbvio e confuso ao mesmo tempo. Óbvio porque você quer vender os produtos da sua loja, confuso porque dependendo da estratégia adotada você pode querer vender apenas aqueles itens encalhados no estoque.

Por isso, a primeira coisa que você precisa definir é qual produto você quer vender para saber qual estratégia deverá adotar. Itens que estão parados no estoque, de coleções antigas ou com data de vencimento próxima devem ser vendidos com descontos. Nestes casos, geralmente os descontos são grandes, porque o objetivo é se livrar da mercadoria. Apenas tome cuidado com a precificação para não sair no prejuízo.

Entretanto, pode ser que você esteja lançando um produto novo e quer que as pessoas conheçam ele. Assim, empresas que podem oferecer amostras devem fazer isso para que o cliente possa experimentar o produto e a qualidade, sendo convencido a voltar para comprar. 

2. Conheça os seus clientes

Sim, nós sabemos, essa parece ser uma dica batida, que sempre é dada para os varejistas. Entretanto, se ainda estamos falando nela é porque nem sempre os estabelecimentos do varejo levam em consideração o que o cliente quer.

Quer um exemplo? Imagine que uma loja de roupas tenha percebido que algumas calças da nova coleção não fizeram um grande sucesso, muito provavelmente porque eram da cor laranja. Ou seja, as próximas coleções devem ser pensadas de modo que o laranja esteja presente em detalhes, mas não que seja a cor predominante.

Isso mostra que se você quiser vender um produto para os seus clientes, precisa ficar atento ao que eles querem. Por isso é fundamental manter um bom relacionamento e contato com eles. E, a ferramenta perfeita para isso são as redes sociais. Assim, você pode conversar com os clientes, fazer perguntas, interagir e saber qual é a opinião deles sobre diversos assuntos.

3. Saiba abordar os clientes e entender o que ele precisa

Não apenas os vendedores têm dificuldade de abordar o cliente da forma correta, como também os gestores do varejo que orientam a sua equipe de forma equivocada. O resultado disso é que você pode estar perdendo vendas antes mesmo do consumidor ver os produtos.


Além disso, nem sempre o cliente consegue expressar aquilo que ele procura, por isso a sua equipe de vendas deve estar preparada para saber fazer as perguntas certas e oferecer a melhor solução para o cliente. Isso exige não apenas treinamento e prática, mas também conhecer em detalhes os produtos que a loja vende. Confira o nosso material exclusivo Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós-vendas.

Portanto, a recomendação é sempre a mesma: focar no treinamento da equipe, fazer simulações durante esses treinamentos, tratar os clientes com educação, ser atencioso ao que o cliente quer, conversar para tentar extrair a informação necessária para conseguir vender o produto.

Lembre-se, é com um bom atendimento que você conseguirá conquistar os clientes, e fazer com que eles voltem à sua loja. Inclusive, muitos clientes preferem pagar mais por um produto porque o atendimento é melhor e até mesmo você já deve ter se deparado com essa situação. Neste caso, analise como anda o atendimento da sua loja e veja quais mudanças podem ser realizadas para melhorá-lo.

4. Invista em divulgação dos produtos e da loja

Claro que não poderíamos deixar de falar sobre a divulgação dos produtos que você vende e da sua loja. Afinal, se ninguém souber o que você tem para oferecer e quais problemas a sua marca é capaz de solucionar, você não conseguirá vender nenhum produto.

O ideal é que a sua estratégia de divulgação englobe diferentes mídias e se comunique com os clientes durante as diferentes etapas da jornada de compras. Por exemplo, você precisa criar campanhas para atrair clientes, o que pode ser feito é investir em parcerias, fazer anúncios nas redes sociais, distribuir panfletos, melhorar a vitrine da loja, dentre outros.

Por outro lado, se o cliente já está na loja, você pode aproveitar a rádio indoor e incluir alguns anúncios ao longo da programação musical. Desta forma, mesmo que o cliente não tenha ido à loja comprar o produto anunciado, ele pode ficar interessado e resolver conferir.

Além disso, você pode divulgar os seus produtos se utilizando de um blog no seu site. Neste caso, com a produção de conteúdo, é possível entregar aos consumidores conteúdo útil que ele tem interesse em consumir. A vantagem dessa estratégia é que você consegue conquistar o cliente e ganhar autoridade no mercado.

Quer saber como ter a melhor estratégia de divulgação para o seu negócio? Então confira o nosso Guia do varejo: Como montar um planejamento de marketing.

Gostou das nossas dicas de como vender um produto? Então não perca mais tempo e comece a colocá-las em prática agora mesmo! Não deixe de conferir o nosso blog para mais dicas úteis e que irão te ajudar a ter um negócio de sucesso.

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