Você consegue me dar alguns exemplos de inteligência artificial para usar no seu negócio? Sim, o Chat GPT (ou OpenAI) pode ser um deles, mas passa longe de ser o único. Muito pelo contrário, com tantas possibilidades, a inteligência artificial também oferece uma grande variedade de aplicações.
Elas podem ir desde fazer recomendações personalizadas de produtos para os clientes, passando pela prevenção de fraude, ajudando a ter um melhor relacionamento com o cliente e a melhorar a experiência de compras. E tudo isso deixando a sua rotina melhor e mais otimizada.
Portanto, se você não quiser ser passado para trás pela concorrência, é imprescindível ficar por dentro de como a inteligência artificial pode te ajudar. Não perca mais tempo, confira agora mesmo o texto que preparamos para vocês. Boa leitura!
Exemplos de inteligência artificial para usar no seu negócio
Certamente você já ouviu falar sobre como a inteligência artificial pode facilitar a análise de dados complexos e te ajudar a melhorar a jornada de compras do cliente. No entanto, as capacidades da IA vão muito além disso, e é exatamente sobre isso que vamos explorar agora. Confira alguns exemplos que você poderá implementar na sua loja.
1. Recomendações personalizadas
Você já percebeu que começou a receber recomendações de produtos semelhantes após navegar em um site em busca de um determinado produto? Essas recomendações personalizadas são baseadas no comportamento do usuário.
Elas incluem produtos que foram frequentemente vistos, considerados ou comprados pelo cliente. Por exemplo, a Amazon (e muitos outros e-commerces) recomendam produtos que foram “comprados juntos com frequência” e “clientes que visualizaram este item também visualizaram”. E isso sem falar nas recomendações pessoais com base em compras anteriores ou comportamento de navegação.
Esse é apenas um dos exemplos dentre tantos com os quais você já deve ter se deparado. Até mesmo o programa de fidelidade do supermercado tende a oferecer ofertas especiais conforme o seu comportamento de compras.
Essa personalização torna a experiência do cliente muito melhor. Aliás, segundo a Forbes, 73% dos consumidores preferem fazer negócio com marcas que levem em consideração suas preferências pessoais.
Sem dúvida alguma isso é algo que você pode implementar no seu negócio, facilitando a jornada de compras e melhorando a experiência do cliente. Será uma receita infalível para a fidelização e satisfação dos clientes.
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2. Detecção de fraude
Outro exemplo de inteligência artificial que você pode implementar no seu negócio é a detecção de fraude. Isso mesmo, além de aumentar a confiabilidade do cliente no seu negócio, você ainda pode evitar prejuízos tanto para você, como para os consumidores.
Por exemplo, o IBM Watson Studio oferece a capacidade de automatizar tarefas utilizando ferramentas mais avançadas, como aprendizagem profunda e redes neurais, que podem ajudar os usuários a detectar e prevenir fraudes.
Em outras palavras, é possível implementar modelos de aprendizagem automática que podem detectar transações suspeitas quase em tempo real, impedindo que elas aconteçam e alertando as autoridades. Aliás, existem empresas focadas em oferecer soluções especializadas na detecção de fraudes financeiras, como a Teradata e Datavisor.
3. Sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente
Você provavelmente já deve ter escutado alguma discussão a respeito da forte preocupação das pessoas de que a inteligência artificial substituirá a necessidade de funcionários humanos. Embora haja um pouco de verdade nessa mentalidade, tudo depende de que área e tarefa estamos falando.
Claro que em termos de análise de dados e identificações de padrões essa é uma tendência e as pessoas que realizavam essas funções podem sim ser substituídas. Por outro lado, em outras áreas a inteligência artificial veio para somar, prometendo melhorar o desempenho humano e não substituí-lo.
Esse é o caso dos sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente. Já que a inteligência artificial pode ser usada com dados e integração, além de conseguir realizar uma análise de sentimento que pode analisar as conversas dos clientes para determinar como eles se sentem.
Isso sem falar nas ferramentas para auxiliar no atendimento ao cliente, melhorar o layout da loja, e até mesmo auxiliar na elaboração de campanhas do varejo. Portanto, tudo depende de como você irá utilizá-la.
4. Gerenciamento mais eficaz do estoque
A inteligência artificial emergiu como uma poderosa aliada na busca por formas de melhorar as operações no varejo, principalmente quando o assunto é o gerenciamento de estoque. Isso porque ela pode aprender de modo semelhante à inteligência humana, o que inclui aprender a partir de dados, fazer previsões e automatizar tarefas.
O papel da inteligência artificial varia desde a análise de dados em tempo real até a tomada de decisões automatizadas. Claro que isso só é possível devido à capacidade que a IA tem de processar grandes quantidades de dados com rapidez e precisão, o que reduz os erros humanos e a torna uma ferramenta inestimável para otimizar o estoque.
Empregar IA para gerenciamento de estoque traz inúmeras vantagens, incluindo:
- Precisão: devido ao processamento de conjuntos de dados, fazendo previsões com alto grau de precisão, reduzindo erros de previsão e garantindo que os produtos certos estejam em estoque em cada período;
- Análise de dados em tempo real: o monitoramento contínuo dos níveis de estoque, tendências de vendas e outros dados relevantes em tempo real, permitindo a tomada de decisões mais assertivas;
- Automação: as tarefas rotineiras de inventário, como colocação e reordenamento de pedidos, podem ser automatizadas, permitindo que os funcionários se concentrem em atividades mais estratégicas;
- Redução de custos: com os níveis de estoque otimizados e operações simplificadas podem levar a economias significativas de custos para as empresas;
- Maior satisfação do cliente: a IA ajuda as empresas a atenderem às demandas dos clientes, garantindo que os produtos estejam disponíveis quando necessário, levando a uma maior satisfação do cliente.
5. Na programação da sua rádio indoor
O nosso último exemplo de inteligência artificial para usar no seu negócio é a assistente de criação de anúncios da Listenplay, a rádio indoor da Listenx. Com ela você pode criar anúncios mais impactantes e efetivos na divulgação da sua loja e seus produtos.
Para isso, basta acessar a nossa plataforma, ir para a área de criação de anúncios, preencher os campos disponíveis (com informações sobre o produto, o tipo de promoção que você está fazendo, local onde o produto está exposto) e pronto. Em poucos segundos você terá diferentes opções de anúncios para escolher.
Ainda, caso você não goste de nenhuma delas, poderá voltar e pedir para a assistente criar outros anúncios. Viu como é fácil? Aproveite que com a Listenplay você também terá acesso a diversas playlists e a uma equipe especializada em música e comunicação para negócios para te ajudar a ter a programação musical certa para a sua loja.
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