Por Nayara Santos em 19.05.2025

11 ações para fazer no supermercado no Dia dos Namorados

Por Nayara Santos em 19.05.2025

Escolher quais ações fazer no supermercado no Dia dos Namorados fará toda a diferença para aumentar as suas vendas e as chances de fidelização de clientes. Afinal, essa é uma data comemorativa importante do varejo, e o seu supermercado também pode aproveitar esse período para se destacar. 

Isso porque, mesmo em tempos de crise, as pessoas buscam formas de celebrar esses momentos. Ou seja, as pessoas podem fazer jantares em casa ou surpresas que não envolvam grandes gastos e o supermercado é o lugar perfeito para encontrar tudo o que eles precisam para isso.

Assim, oferecer aos clientes a oportunidade de celebrarem a data de uma forma diferente, mas que seja única pode ser uma excelente saída para os supermercados. Se você já está se preparando para a data, confira as nossas dicas de ações para fazer no Dia dos Namorados e garanta boas vendas para o seu negócio. Boa leitura!

Dia dos Namorados no supermercado: quais ações fazer

Escolher as ações que serão realizadas no seu estabelecimento pode fazer toda a diferença. Afinal, é com elas que você conseguirá atrair clientes para as suas lojas, influenciá-los no momento da compra, fazer com que a sua marca fique gravada na memória deles e até mesmo fidelizá-los.

Para ter sucesso nesta tarefa é fundamental que você conheça os seus clientes, saiba do que eles gostam, o que atrai a atenção deles e quais as ofertas ou promoções que os deixará mais propensos a visitar uma de suas lojas. Vale a pena dizer que cada unidade poderá ter as suas particularidades e os produtos mais populares, portanto, analise cada uma separadamente.

Mas, para isso é preciso se destacar da concorrência, e olha que ela não é pequena. Já que não apenas os supermercados, mas todo o varejo, estará disputando a atenção das pessoas. Portanto, confira as nossas dicas de ações para o Dia dos Namorados.

1. Realize sorteios

A primeira dica de ação para fazer no supermercado no Dia dos Namorados é a realização de sorteios. Sim, muitas empresas optam por esse tipo de ação, por isso que, para conseguir se destacar, você precisa escolher quais serão os prêmios oferecidos.

Neste caso fica claro o porquê de se conhecer bem o seu cliente, já que os produtos ou experiências sorteados devem ser tanto atrativos para os clientes, como representar a data que está sendo celebrada. Algumas ideias de prêmios:

  • Cesta de produtos: pode ser composta por itens de diferentes setores do supermercado, tais como itens alimentícios, bebidas e produtos de cuidados pessoais. Lembre-se de incluir produtos que possam ser interessantes para o casal;
  • Jantares românticos: faça parceria com um restaurante local para oferecer um jantar a dois para os seus clientes. Você poderá sortear mais de um casal inclusive. Apenas dê a eles a possibilidade de escolher a data dentro de um determinado intervalo;
  • Hospedagem em hotéis: pode ser sorteado um final de semana em algum hotel fazenda, ou hotel com spa para que o casal possa aproveitar. Assim como no jantar, é importante que o casal possa escolher quando a viagem será realizada;
  • Vale compras: muitas vezes os casais preferem receber um vale compras em um bom valor do que receber determinados presentes. Portanto, essa pode ser uma alternativa de premiação do sorteio.

Lembre-se sempre que é impossível agradar a todas as pessoas ao mesmo tempo. Por isso, é preciso saber o que a maioria dos seus clientes gostam ou estariam interessados em receber em um sorteio. Dito isso, você poderá realizar uma pesquisa de satisfação do cliente para entender quais seriam os prêmios mais atrativos.


Ou ainda, você pode realizar ações nas redes sociais estimulando os clientes a responderem enquetes sobre o que eles preferem que seja sorteado. Neste caso, dê três ou quatro opções e deixe os clientes voltarem. Depois confira quais foram as opções mais votadas e então faça o sorteio delas.

2. Invista nos pares

As promoções são sempre uma excelente forma de atrair clientes para as suas lojas. Por isso, no Dia dos Namorados, invista em promoções diferenciadas que vendem produtos aos pares, assim, o casal poderá se beneficiar. Ou então, mesmo que os produtos não sejam destinados para o casal especificamente, você ainda fica dentro da temática.

Essa campanha promocional pode ser realizada no formato “Leve 2 e pague 1” ou “Comprando 2 itens você ganha o terceiro”. Escolha os produtos que possam ser mais interessantes e mais procurados para o período para essas ofertas. Assim, você atrai não apenas os casais para o seu supermercado, mas também outros clientes que queiram aproveitar os bons preços.

Ainda, a campanha pode ser feita com a preparação e venda de kits para o casal. Por exemplo, no setor de higiene pessoal, faça kits com produtos para homens e mulheres, e não se esqueça de incluir itens para os casais homossexuais. Isso pode ser feito também com itens de vestuários, caso o seu supermercado trabalhe com esses produtos. 

3. Crie expectativa no cliente

Uma das formas de conseguir atrair a atenção do cliente para o seu supermercado é criar expectativa. Por isso, é importante que essa ação do Dia dos Namorados seja planejada com antecedência. 

A ideia neste caso é a seguinte, você pode utilizar as suas redes sociais para dar spoilers sobre como será a decoração das lojas, quais serão as promoções, que muitas novidades aguardam os clientes e quais serão as ofertas imperdíveis para a celebração do Dia dos Namorados. É importante que você não conte toda a história, ou quais são todos os produtos em oferta. 

Você pode mostrar uma etiqueta de preço indicando o preço anterior e o preço com desconto, mas sem mostrar qual é o item. Ou então uma pequena parte da decoração dos produtos na padaria. Desta forma, você deixará o cliente curioso, fazendo com que ele vá até a sua loja para conferir os produtos de perto.

4. Invista na divulgação das ofertas

Nenhum período promocional será um grande sucesso se as ofertas não foram divulgadas adequadamente. Por isso, invista em diferentes mídias para contar às pessoas sobre as ofertas e sorteios que serão realizados no Dia dos Namorados no seu supermercado.

Você poderá fazer isso através das redes sociais, conforme mencionamos anteriormente, no encarte do supermercado, no site, enviando notificações para os clientes que possuem o aplicativo do supermercado, e-mails para os clientes cadastrados no programa de fidelidade e, através de mensagens no WhatsApp.

Por mais que o esforço seja grande, quanto maior o número de mídias utilizadas, mais pessoas de diferentes perfis serão informadas das ofertas. Isso irá atrair mais clientes para o seu supermercado e garantir o aumento das vendas.

Lembre-se de que você não precisa divulgar o supermercado em todas as mídias possíveis. Muitas vezes é um melhor negócio focar naquelas que realmente consigam trazer clientes para a sua loja. Caso contrário, você estará gastando tempo e dinheiro em algo que não te trará o retorno desejado.

5. Faça parceria com outras lojas do varejo

A nossa próxima dica de ação para fazer no supermercado no Dia dos Namorados é uma parceria com outras lojas do varejo. Provavelmente você conhece outros estabelecimentos que poderiam oferecer bons presentes para serem distribuídos no Dia dos Namorados. 

Assim, o estabelecimento de parceria além de fortalecer e divulgar a sua marca, ele ainda ajuda a fortalecer o comércio local, impulsionando a economia do bairro ou da cidade em que você está localizado. Sem falar que é uma forma de atrair um público diferente, que pode até mesmo nunca ter comprado nas suas lojas.

Vale a pena mencionar que da mesma forma que a loja promove o seu supermercado, o supermercado também deverá auxiliar na promoção da loja. Portanto, você pode fazer uma troca, oferecendo algo para os clientes dessas lojas, como as cestas de produtos.

6. Decorando o supermercado para o Dia dos Namorados

Esta ação faz parte do marketing sensorial e serve para que o cliente entre no clima da data durante as compras. 

Assim, você poderá destacar os produtos em promoção utilizando a decoração. Seja nas ilhas de produtos distribuídas pela loja, ou em cada uma das seções em que as promoções estejam sendo feitas. Utilize corações, velas e setas do cupido. Aproveite as embalagens de presentes para criar esculturas e atrair a atenção dos clientes para os principais produtos.

Outro ponto importante a ser considerado quando o assunto é a decoração do supermercado, é a padronização nas diversas unidades que você tem. Afinal, você precisa oferecer a mesma experiência e o mesmo ambiente de compras para os clientes, independentemente da loja.

Portanto, na hora de planejar a decoração, certifique-se de que todas as ações poderão e serão implementadas adequadamente. Caso contrário, o cliente pode estranhar e até mesmo desistir da compra ou deixar o estabelecimento com uma impressão um pouco ruim.

7. Aposte na trilha sonora certa

Você provavelmente já sabe que a música pode mudar completamente a atmosfera em um ambiente. Basta lembrar dos lugares em que você frequenta que a música era boa e agradável e daqueles em que a trilha sonora deixava a desejar.

Os varejistas logo perceberam o poder de influenciar o ambiente e as pessoas que estão no local e começaram a reproduzir música em seus estabelecimentos. Apesar de alguns desses negócios constatarem que houve um aumento nas vendas, outros viram tanto o número de clientes, quanto o de vendas caíram.

As empresas de sucesso conseguiram acertar na escolha das músicas, fazendo com que elas combinassem com o gosto do cliente e a personalidade da marca. Já as que fracassaram não se preocuparam com isso, deixando a escolha das músicas sob responsabilidade dos vendedores ou mesmo do próprio dono da empresa, o que é um grande erro.

Portanto, para celebrar o Dia dos Namorados no supermercado é importantíssimo escolher a trilha sonora certa. O ideal é que você inclua na programação musical da sua rádio músicas mais românticas, mas que ainda assim continuem seguindo o gosto musical dos consumidores e mantenha a identidade da sua marca.

E, assim como a decoração, é essencial que a trilha sonora seja a mesma em todas as suas unidades. A música ajuda a integrar a decoração e as outras estratégias de marketing que você decida utilizar neste período.

Para te ajudar a escolher a playlist certa para o seu supermercado, basta conferir o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

8. Crie uma estratégia híbrida

Ao longo deste artigo falamos bastante sobre as ações que podem ser feitas no supermercado para o Dia dos Namorados, certo? Mas, com o aumento crescente das vendas por e-commerce, não podemos deixar de falar da importância de estender algumas dessas ações para a sua loja virtual.

Algumas das ações que você pode fazer seria criar uma landing page com as ofertas do Dia dos Namorados. Desta forma, fica bem mais fácil para os clientes que estiverem procurando opções de presentes encontrarem o que procuram.

Além disso, você também pode oferecer cupons de desconto para a loja física a todos os clientes que fizerem compras online. Assim, além de incentivar as compras pela loja virtual, você ainda estimula os clientes a irem ao supermercado aumentando o movimento na sua loja física.

Outra opção é investir na experiência omnichannel, uma tendência para o varejo. Com ela, você oferece diferentes canais para o consumidor se relacionar com a sua marca, e ele decide qual é o melhor para cada etapa da compra.

Por exemplo, o cliente pode fazer a busca pelo aplicativo, efetuar a compra pelo site, efetuar o pagamento e a retirada dos produtos na loja. Mas, para que essa estratégia funcione é fundamental que todos os seus sistemas estejam bem integrados e a sua equipe possa consultar as informações sobre os clientes e as compras em qualquer plataforma.

Quer desenvolver uma boa estratégia para aumentar as suas vendas online? Confira o nosso e-book gratuito Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

9. Monte combos personalizados para jantares românticos em casa

Cada vez mais casais buscam celebrar o Dia dos Namorados em casa, de forma íntima, prática e econômica. Em 2025, a tendência é que os supermercados ajudem os consumidores a resolverem tudo em um único lugar, oferecendo combos prontos e personalizados para jantares especiais.

Você pode criar diferentes kits temáticos com rótulos chamativos e decoração simples:

  • “Noite Italiana”: massa, molho especial, vinho tinto e queijo parmesão;
  • “Jantar Light”: saladas prontas, peixe ou frango grelhado e suco detox;
  • “Café da manhã romântico”: pães artesanais, frios, frutas e geleias.

Dica extra: inclua uma receita impressa no kit e um QR Code com uma playlist temática para a ocasião. Isso eleva a percepção de valor e facilita a montagem do momento especial em casa.

10. Crie um “Ponto do Amor” com ativações e interação

No ponto de venda, a criação de uma área exclusiva decorada para o Dia dos Namorados (o “Ponto do Amor”) pode servir como espaço para:

  • Tirar fotos com molduras e frases românticas;
  • Testar degustações de produtos da padaria ou confeitaria;
  • Participar de sorteios-relâmpago anunciados pela rádio indoor.

Essa ativação incentiva a permanência e o engajamento dos consumidores, além de render fotos que podem ser repostadas pela marca nas redes sociais — gerando prova social e alcance orgânico gratuito.

11. Use o storytelling nas etiquetas de gôndola

Uma técnica de merchandising que vem ganhando força no varejo alimentar é usar etiquetas e plaquinhas com storytelling para destacar produtos comuns de forma afetiva. Em vez de apenas mostrar preço e descrição, adicione frases como:

  • “Perfeito para acompanhar aquele jantar especial.”
  • “O ingrediente ideal para surpreender seu amor.”
  • “Com sabor de momento inesquecível.”

Essa abordagem simples transforma o produto em parte de uma experiência emocional, aumentando a chance de compra por impulso.

Listenx, a parceira em música e comunicação para as suas lojas

Não importa qual é data comemorativa, ou se estamos falando de apenas mais uma semana normal no supermercado, garantir uma boa comunicação com os seus clientes é sempre importante. Esse ponto se torna ainda mais importante quando você tem mais de uma unidade, já que a padronização ajuda a familiarizar o cliente e deixá-lo mais tranquilo durante as compras.

Por mais que a música seja uma estratégia amplamente utilizada, nem todo gestor encara essa ferramenta como uma importante forma de se comunicar com o cliente. Eles não percebem que a música pode ajudar a transmitir a mensagem da marca, reforçar o período promocional e ajudar o consumidor a ficar no clima da celebração.

Além disso, não percebem também a importância de conseguir fazer anúncios no momento certo da jornada de compras, e influenciar o cliente enquanto ele está diante das prateleiras. Confira o que o supermercado Recanto da Economia tem a dizer sobre essas duas importantes formas de comunicação com o cliente.

A boa notícia é que você não precisa se preocupar em como utilizar essa ferramenta, a Listenx tem a solução perfeita para você. Nós te ajudamos a ter a sua rádio indoor sob medida, com programação musical personalizada e anúncios ao longo do dia.

Assim, você conseguirá manter o consumidor no supermercado por mais tempo, aumentar as vendas, e influenciá-lo com os anúncios reproduzidos na rádio indoor do supermercado. Ainda, é possível manter a padronização de todas as suas unidades, tendo o controle do que está sendo reproduzido nas outras lojas.

Ficou interessado? Então veja a seguir como solicitar um teste gratuito e conferir de pertinho todos os benefícios que a Listenx tem para você!

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É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

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