E então, já decidiu quais estratégias de marketing você irá utilizar no Dia dos Namorados? Conforme nos aproximamos de Junho, o clima de muitas lojas se torna mais romântico. E, se você quiser aproveitar o período e aumentar as vendas, é melhor ficar atento a isso.
Todo período sazonal no varejo requer abordagens diferenciadas para alcançar o público-alvo da data. Afinal, ele será mais disputado do que nunca, e não apenas pelas lojas do seu ramo de atuação.
O aumento no número de vendas vem se concretizando de forma constante nos últimos anos, especialmente por meio do e-commerce. Ou seja, é importante não ficar para trás! Mas, sucesso nas vendas é muito mais do que ter uma boa loja virtual, muito pelo contrário, envolve um bom planejamento.
E, claro, não podemos esquecer que grande parte do sucesso também reside na criatividade na hora de criar as campanhas. Infelizmente, isso não é algo que possa ser ensinado, entretanto, com o estímulo certo, é possível, sim, ser criativo.
Como neste texto estamos falando de marketing, então é preciso aliar as boas ideias com as boas práticas. E, por mais difícil que pareça pensar em tudo ao mesmo tempo, com a abordagem certa é possível fazer isso.
Para te ajudar a ter as estratégias certas de marketing para o Dia dos Namorados, nós preparamos este texto com dicas incríveis e práticas para você implementar na sua loja. Pegue um bloquinho, um lápis e aproveite as nossas dicas. Boa leitura!
As melhores estratégias de marketing para o Dia dos Namorados
Antes de continuar com as dicas de marketing para você implementar no Dia dos Namorados na sua loja, é preciso deixar claro que elas não precisam ser todas implementadas ao mesmo tempo. O ideal é que você analise cada uma e veja qual (ou quais) se encaixa melhor com o perfil da sua empresa, o momento pelo qual o seu negócio está passando e o seu cliente.
Além disso, muitas dessas estratégias podem ser implementadas em outras datas do calendário do varejo, se não ao longo de todo o ano. Portanto, tenha em mente que, quanto melhor você conhecer cada uma delas, maior será o seu repertório de ideias e maiores as chances de criar a campanha certa, independentemente de qual será a ocasião.
Todas as dicas listadas aqui vêm sendo usadas por empresas dos mais diversos segmentos. Você não precisa se preocupar com a área nesse primeiro momento, apenas ficar atento para o que funcionaria melhor no seu caso. Sem falar que, é sempre possível adaptar as técnicas para sua realidade, então não se prenda a isso. Vamos lá?
1. Crie uma campanha com um bom visual
O principal sentido humano é a visão, portanto, conseguir agradar os olhos de possíveis consumidores é o primeiro passo para chamar sua atenção. Para começar os preparativos da data com bastante comprometimento, desenvolva uma campanha visual que se aplique a todos os aspectos da empresa.
Isso significa decorar a vitrine para o Dia dos Namorados, decorar a loja, preparar uma landing page no seu site com as principais promoções do período. Para fazer a parte visual dar certo, você poderá incluir artes originais, disposição exclusiva de produtos, até uniformes especiais se você desejar.
O importante é manter duas coisas em destaque: o tema romântico (muitas vezes traduzido por meio das cores vermelho e rosa, mas que pode ser modificado conforme o seu público) e a essência da sua marca. Esse último já deve estar firme a partir da sua gestão de marca, então o maior desafio é alinhar as duas propostas de maneira clara.
Lembre-se que o visual é um dos principais elementos que o cliente utiliza para reconhecer uma marca. Basta lembrar do logo, da tipografia ou das cores de marcas conhecidas. Certas combinações são capazes de remeter a determinadas marcas sem a necessidade de grande esforço para isso. Portanto, mantenha a sua identidade nas campanhas do Dia dos Namorados.
2. Crie uma estratégia de marketing sensorial para o Dia dos Namorados
Você já ouviu falar em branding sensorial? Resumidamente, trata-se de um conjunto de técnicas de marketing que tem como objetivo estimular os sentidos humanos de modo a criar um ambiente de compras único, que apenas a sua marca tenha.
A audição, o olfato, o tato, o paladar e o visual (que já está em pauta desde a dica anterior) são capazes de influenciar significativamente as emoções do público. Sem falar que, eles ajudam o cliente a se lembrar da sua marca devido as sensações que ele experimenta enquanto está fazendo compras na sua loja.
No marketing para o Dia dos Namorados, você pode apostar em ações que estimulem diferentes sentidos. Como oferecer bombons para os clientes, trabalhar a aromatização da loja e, claro, manter o local limpo e organizado.
Entretanto, provavelmente uma das melhores escolhas está na audição. Músicas em lojas têm a capacidade de fazer com que os clientes se sintam mais dispostos e curiosos, que queiram passar mais tempo olhando os produtos e até que se inclinem para caprichar nos presentes. Clique aqui e saiba como a música pode influenciar a sua loja.
Por outro lado, se a seleção sonora não for bem escolhida e aplicada, os resultados podem sair ao contrário do que o esperado. O volume errado, por exemplo, pode mais afugentar do que atrair consumidores. O mesmo vale para faixas que não fazem sentido com o público-alvo. Ou seja, nunca se trata de gosto pessoal, mas de estudo e profissionalismo.
Ficou curioso para saber como implementar essa estratégia na sua loja? Então confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.
3. Não se esqueça do conteúdo online
Uma ótima maneira de trazer os interessados para seu site (e, consequentemente, loja) é por meio de conteúdos online. O nome dessa estratégia é marketing de conteúdo e funciona com diversas mídias, desde textos até vídeos e podcasts. O essencial é que o material seja relevante para a persona.
Você pode adaptar essa técnica de marketing para o Dia dos Namorados ao produzir um conteúdo exclusivo para a data, desde que faça algum sentido com o seu negócio. Por exemplo, se sua empresa vende utensílios para cozinha, é possível atrair consumidores com um post cheio de ideias de jantares românticos que podem ser feitos em casa.
Ainda, é preciso dizer que a produção de conteúdo de qualidade ajuda a sua marca a ser vista como uma autoridade no assunto. Desta forma, sempre que o cliente precisar de informações confiáveis, ele irá procurar o seu site ou o seu perfil nas redes sociais. Melhor do que isso, ele pode indicar a sua marca para outras pessoas que tenham interesse nos seus produtos.
4. Aposte no marketing de influência
O tempo parece ser cada vez mais generoso com influenciadores de plataformas digitais, visto que a quantidade só cresce. Não é à toa que tantas grandes marcas tenham se unido a um ou mais nomes da internet para incrementar as vendas. Tudo que essas pessoas fazem, falam e consomem reverbera entre seus milhões de seguidores.
Foi assim que o marketing de influência ganhou força. Do ponto de vista das empresas, elas não precisam se preocupar em desembolsar enormes quantias para alcançar um número significativo de pessoas. Sem falar que quando uma marca contrata um influenciador, ela deve focar no tipo de público que eles terão acesso.
Ou seja, você consegue ter um influenciador que alcance principalmente o seu público-alvo. Portanto, não será preciso desembolsar grandes quantias de dinheiro para conseguir alcançar bons leads. Além disso, os influenciadores ainda podem ajudar o perfil da sua marca nas redes sociais a crescer e, com o tempo, você não precisará mais deles.
5. Faça promoções especiais
Pode parecer óbvio, mas muitas empresas acreditam que só chamar a atenção é o bastante em datas comemorativas, quando dezenas de concorrentes estão usando o preço como chamariz. Para sair na frente, você deve tentar por mais de um caminho. As promoções são importantíssimas e boa parte do que o consumidor está procurando nessa época.
Identifique os produtos que mais fazem sentido como presentes de Dia dos Namorados e pense em estratégias de venda específicas para eles. Você pode aproveitar para desencalhar alguns itens do estoque, ou para fazer kits por valores especiais. Dois problemas são resolvidos enquanto você aumenta as vendas.
Para não deixar a internet de lado, use também as redes sociais como meio de divulgação das promoções. Elas são essenciais para se conectar diretamente com os clientes, além de permitirem a criação de anúncios, caso seu orçamento possa incluí-los. São opções bem flexíveis, que atingem um público segmentado de acordo com as suas necessidades.
6. Utilize o marketing de experiência
O marketing de experiência consiste em oferecer ao cliente uma experiência diferenciada daquela que ele normalmente encontraria em uma loja. Algumas dessas estratégias podem exigir a participação ativa dos consumidores para funcionar. Um bom exemplo disso é a campanha de Dia dos Namorados criada pelo Starbucks.
Neste caso, ela incentiva os clientes a fotografarem o copo em que a bebida era servida e enviar para algum contato da sua lista. Quando visualizada pelo aplicativo, vários corações apareciam na imagem. Desta forma, a empresa estava criando uma experiência diferenciada para quem enviava e para quem recebia a mensagem.
Você também pode criar campanhas que incentivem a participação de pessoas, tais como concursos de fotos, histórias de como os casais se conheceram, como foi o casamento, dentre outros. Esse tipo de campanha sempre chama a atenção de muitas pessoas, dá uma turbinada nos seguidores nas redes sociais e ainda ajuda a aumentar as vendas.
Mas, se você não tem a menor ideia de como fazer isso, então confira o nosso guia Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio. Aproveite que o download é gratuito.
7. Acerte na comunicação com o cliente
Conseguir se comunicar com o cliente de forma efetiva e eficaz é essencial para qualquer negócio do varejo. Afinal, é assim que os consumidores conhecerão tudo o que você tem para oferecer, quais as promoções e benefícios de se relacionar com a sua marca.
Anúncios em outdoors, jornais do bairro, e nas redes sociais ajudam a divulgar a sua marca para consumidores que ainda não conhecem o seu negócio e que tenham o perfil do seu público. Newsletter, notificações no aplicativo e mensagens de WhatsApp são importantes para manter os clientes que já conhecem a sua loja informados das novidades para o Dia dos Namorados.
Mas, existe um terceiro grupo que nem sempre os varejistas dão a devida atenção quando o assunto é comunicação: os clientes que estão na loja. É comum pensar que se o cliente está no estabelecimento ele já conhece as promoções e benefícios que você tem a oferecer.
Se esse for o seu caso, você não poderia estar mais errado! Um cliente que visita a sua loja pode não ter a menor ideia do que você tem a oferecer e pode ter decido entrar no estabelecimento apenas porque viu algo interessante na vitrine.
Por isso, manter esses clientes bem informados também é essencial, e a melhor maneira de fazer isso é com uma rádio indoor. Ela permite que você controle a programação musical e os anúncios reproduzidos ao longo dessa programação.
Ao escutar o anúncio o cliente pode se interessar pelo item, conferir de perto e levar para casa. Ou passar por algum outro produto interessante e optar por comprar enquanto ia checar a promoção anunciada.
8. Crie experiências personalizadas com dados do cliente
Uma tendência crescente no varejo é o uso de dados de comportamento e histórico de compras para criar ações personalizadas e altamente relevantes para cada cliente. O Dia dos Namorados é a ocasião perfeita para colocar isso em prática.
Você pode usar dados como:
- Últimos produtos visualizados;
- Categorias de compra mais frequentes;
- Datas comemorativas anteriores em que o cliente comprou;
- Localização e horário de compra preferido.
Com essas informações, é possível criar recomendações de presentes personalizadas por e-mail ou WhatsApp, montar kits com os produtos que mais combinam com o perfil do cliente e até oferecer cupons exclusivos com o nome do destinatário.
Exemplo prático: “Olá, Carla! Sabemos que você adorou nossas fragrâncias no Natal. Que tal aproveitar o Dia dos Namorados para surpreender quem você ama com um presente especial? Preparamos uma sugestão que é a sua cara.”
Essa comunicação hiperpersonalizada aumenta drasticamente as taxas de conversão, pois demonstra atenção e cuidado com o cliente, algo essencial em datas que exaltam o afeto.
9. Transforme clientes em promotores da campanha
Uma das estratégias mais poderosas (e econômicas) é transformar os seus próprios clientes em divulgadores da marca. Para isso, crie uma campanha em que os consumidores possam participar de forma ativa e espontânea.
Sugestões de formatos:
- Concurso de fotos: “Mostre seu amor na nossa vitrine”
- Depoimentos em vídeo: “Por que escolhi essa loja para presentear?”
- Sorteios com indicação: “Marque quem você ama para concorrer a um jantar romântico!”
Essas ações geram engajamento nas redes sociais e aumentam o alcance orgânico da sua campanha, sem exigir grandes investimentos em mídia paga.
Dica extra: use QR Codes no ponto de venda para facilitar o acesso à landing page da campanha, incentivando a participação durante a experiência de compra.
10. Faça parcerias locais para campanhas conjuntas
Pequenos negócios podem se beneficiar enormemente de parcerias criativas com outros empreendedores da região. Pense em unir forças com floriculturas, cafeterias, papelarias, estúdios de fotografia, entre outros, para criar experiências completas para o casal.
Exemplo: um combo que inclui presente + ensaio fotográfico + café romântico.
Além de agregar valor, isso cria oportunidades de cross-selling entre públicos complementares, aumentando o tráfego em cada ponto de venda.
Ficou curioso? Então vá ao final deste artigo e confira todos os detalhes sobre a rádio indoor e como solicitar o seu teste gratuito.
Preparos para seguir as dicas e arrasar no Dia dos Namorados
Está animado para começar a trabalhar com as dicas que compartilhamos? Esperamos que sim! O ideal, agora, é que você e sua equipe façam um planejamento para incluir todas as estratégias que mais fazem sentido para seu negócio.
Para fazer isso do modo certo, a primeira coisa é determinar um orçamento para a sua campanha. Desta forma, você saberá quanto poderá investir nas estratégias de marketing para o Dia dos Namorados, sem precisar comprometer o seu orçamento.
Além disso, também é fundamental ter um bom conhecimento do que atrai a atenção dos seus clientes. Assim você saberá quais itens devem ser colocados em promoção, quais elementos são mais eficientes em atrair os consumidores e qual é a melhor forma de se comunicar com eles.
Como falamos, o envolvimento da sua equipe é fundamental nesse processo. Já que cada pessoa possui as suas referências e seu ponto de vista sobre cada uma das ações que você pode fazer. Saber ouvir esses pontos de vista pode melhorar a sua estratégia e deixá-la ainda mais próxima do que os clientes realmente querem.
Lembre-se que, além de aumentar as vendas, essas ações fortalecem sua marca e fidelizam clientes. Seguindo o calendário e trabalhando com profissionais, você certamente terá sucesso com o marketing para o Dia dos Namorados deste ano!
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