O período de volta às aulas no supermercado é uma daquelas datas importantíssimas para o varejo. Inclusive, esse é um período que, quando bem aproveitado pelo varejista, poderá render boas vendas e aumento nos lucros. Ou seja, ideal para começar o ano com o pé direito.
Entretanto, para garantir o sucesso das vendas, é preciso saber exatamente em quais produtos investir. Caso contrário, você não conseguirá obter o sucesso desejado. Pensando nisso, preparamos este artigo com as dicas de quais produtos não podem faltar nas prateleiras para a volta às aulas.
Além disso, também daremos algumas dicas bônus de como potencializar as vendas do seu supermercado, nesta e em qualquer outra data importante. Você não vai querer perder essa oportunidade, certo?
Porque devo investir na volta às aulas no supermercado?
A volta às aulas é um período em que muitas pessoas estão à procura de uma grande diversidade de produtos para começar o ano letivo. Por isso, os gestores e donos de supermercado que souberem aproveitar essa data, terão um aumento considerável nas vendas.
Além disso, o papel das crianças nas famílias têm mudado bastante nos últimos anos. Isso porque, as crianças passaram a ter um papel importante nas decisões de compras das famílias. Portanto, a volta às aulas passa a ter um peso ainda maior, já que muitas crianças irão escolher quais produtos serão comprados.
Com uma grande diversidade de itens, das mais variadas marcas e estampas, você precisa ter um bom mix de produtos para garantir que os seus pequenos, e grandes, consumidores escolham o que mais lhes agrade. Confira a seguir quais itens não podem ficar de fora da sua lista de compras.
Produtos de volta às aulas que não podem faltar nas prateleiras
A escolha dos produtos de volta às aulas no supermercado deve ser feita cuidadosamente para garantir que você atenderá aos mais variados consumidores que frequentam a sua loja. Dentre os itens mais importantes temos:
- Cadernos: lembre-se de escolher cadernos de diferentes tamanhos, encadernações, quantidades de folhas e estampas. Tais como caderno universitário, cadernetas, brochura, espiral, estampas com motivos da natureza, animais, princesas, carros, heróis, paisagens, personagens de desenhos, dentre outros;
- Lápis: muitas escolas pedem a compra de produtos específicos para as aulas de artes, portanto, além dos lápis grafite comuns, ofereça também alguns 2B. Além disso, os lápis coloridos também são uma boa opção. Neste caso, o ideal é incluir caixas com diferentes quantidades de lápis, como 12, 24 e 36 cores;
- Canetas: da mesma forma que ocorre com os outros materiais escolares, você também deve ser capaz de oferecer uma boa diversidade de canetas, de cores diferentes e de tipos diferentes. Além disso, aposte nas canetas de personagens e animais, geralmente elas fazem um grande sucesso;
- Mochilas: assim como ocorre com os cadernos, a escolha das mochilas também é importante para agradar às crianças na volta às aulas no supermercado. Muitas vezes os pais permitem que a criança escolha um item apenas, e a mochila pode ser esse item. Por isso, escolha estampas e cores variadas;
- Estojo: o último item da nossa lista de produtos que não podem faltar nas prateleiras do seu supermercado são os estojos. Assim como ocorre com as mochilas, eles também devem ser bem diversos, de tamanhos diferentes e com diferentes estampas;
- Lancheiras: muitas crianças, principalmente as crianças mais novas, levam seus lanches para a escola, portanto, também inclua esse item na sua lista de compras. Não se esqueça de incluir uma boa diversidade de modelos e estampas.
Além de focar nos lucros, você também precisa evitar prejuízos. No caso da volta às aulas no supermercado, a nossa dica para isso é ficar longe da venda de livros didáticos, por mais tentador que isso possa parecer.
Tudo bem que um grande número de pessoas precisarão deles, entretanto, você corre o risco de acabar com o seu estoque cheio de produtos que nunca serão vendidos. Deixe esse trabalho para as livrarias e editoras especializadas.
Como potencializar as vendas dos produtos na volta às aulas
Ter os produtos certos na volta às aulas no supermercado é fundamental para garantir os bons resultados para a sua loja nesse período. Entretanto, esse não é o único requisito, sendo necessário também investir em diferentes formas de divulgação das promoções e atrair mais clientes para a sua loja.
Além disso, também é essencial conseguir oferecer um bom atendimento e experiência de compras para os clientes, mesmo com a loja cheia. A seguir falaremos um pouco sobre algumas estratégias que você pode implementar na sua loja e potenciar as vendas neste importante período.
Prepare ofertas
Ofertas e produtos com bons preços sempre são atrativos para os clientes. Mas, você não precisa comprometer os seus lucros e resultados colocando todos os produtos mais procurados na volta às aulas em promoção.
O ideal é que você escolha alguns itens, deixando outros com o preço normal. Assim, o consumidor pode simplesmente decidir aproveitar que já está na loja e comprar os produtos fora da promoção. Já que nem sempre a diferença é tão grande assim, fazendo com que o tempo e o dinheiro que ele gastaria para ir a outro estabelecimento não compense a diferença.
Outra opção é preparar kits de produtos ou descontos progressivos, afinal, o consumidor não vai comprar um caderno, uma caneta e um lápis. Esse é um excelente atrativo que pode ajudar os clientes a preferirem fazer uma visita ao seu supermercado e não ao concorrente.
Divulgue o supermercado e as promoções
Você bem sabe que “propaganda é a alma do negócio”, certo? Portanto, se quiser aumentar as vendas, as pessoas precisam conhecer a sua loja, produtos e promoções para se interessarem por eles.
Por isso, é preciso divulgar o seu supermercado o máximo que você puder e da forma correta, por isso, a nossa recomendação é que essa divulgação seja bem planejada. Afinal de contas, você precisa saber exatamente o que vai falar para o seu cliente, quando irá falar com ele e como.
Ou seja, é preciso ter o planejamento de marketing em dia para fazer isso. Lembre-se também que uma boa divulgação de ofertas vai aonde o cliente está. Dito isso, é evidente que você precisa conhecer o seu público-alvo e saber como alcançá-lo.
No caso da campanha de volta às aulas no supermercado, lembre-se que você tem dois públicos: as crianças e os adultos (os tomadores de decisões). Portanto, ao fazer os anúncios, ressalte que o supermercado tem os cadernos dos personagens preferidos das crianças e com bons preços.
Utilizar estratégias de marketing digital também pode ser uma grande vantagem na hora de divulgar o supermercado. Isso porque, você consegue direcionar os anúncios para um público-alvo específico.
Faça anúncios das promoções na rádio do supermercado
O simples fato do cliente estar no seu supermercado não significa que ele conheça todas as promoções de volta às aulas que você preparou, ou mesmo que tem uma seção inteira dedicada a isso. Portanto, que tal manter todos os consumidores que estão na sua loja informados?
Isso pode facilmente ser feito com uma rádio indoor, estratégia utilizada por muitos estabelecimentos. Esses anúncios ajudam a aumentar o interesse nos consumidores, despertando gatilhos mentais e estimulando compras por impulso.
Afinal, ele pode decidir aproveitar que está no supermercado e já comprar algum item da lista da escola para os filhos, sobrinhos ou netos. Lembre-se, grande parte das decisões de compras são emocionais e tomadas enquanto o cliente está diante das prateleiras. Por isso, influenciá-lo no momento certo pode fazer toda a diferença.
Melhor o ambiente de compras
Como falamos anteriormente, o período de volta às aulas pode ser bastante movimentado no seu supermercado. Principalmente nos corredores em que esses itens estão expostos. Isso pode deixar os clientes irritados, sem conseguir ver os produtos direito e até mesmo desistir das compras.
Então, precisamos falar sobre algumas estratégias para diminuir a possibilidade disso acontecer e essa irritação. A primeira delas é com relação ao layout da loja, fazer algumas mudanças e deixar os corretores com mais espaço, talvez colocando ilhas de produtos entre eles.
Você também pode posicionar os produtos em uma área mais iluminada ou melhorar a iluminação dos corredores. Assim, você evita que o local fique escuro e faça com que os clientes queiram deixar a loja sem comprar nada.
Por fim, escolha a trilha sonora certa para os clientes fazerem as compras. Claro que as músicas podem deixá-los com um humor melhor, mas você também pode utilizá-la estrategicamente. Reproduza uma playlist mais animada nos períodos de maior movimento, assim, você conseguirá acelerar o ritmo de compras sem comprometer a experiência sonora do cliente.
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