Por Nayara Santos em 14.02.2024

Volta às aulas no supermercado: 6 produtos mais procurados

Por Nayara Santos em 14.02.2024

O período de volta às aulas no supermercado é uma daquelas datas importantíssimas para o varejo. Inclusive, esse é um período que, quando bem aproveitado pelo varejista, poderá render boas vendas e aumento nos lucros. Ou seja, ideal para começar o ano com o pé direito.

Entretanto, para garantir o sucesso das vendas, é preciso saber exatamente em quais produtos investir. Caso contrário, você não conseguirá obter o sucesso desejado. Pensando nisso, preparamos este artigo com as dicas de quais produtos não podem faltar nas prateleiras para a volta às aulas. 

Além disso, também daremos algumas dicas bônus de como potencializar as vendas do seu supermercado, nesta e em qualquer outra data importante. Você não vai querer perder essa oportunidade, certo?

Porque devo investir na volta às aulas no supermercado?

A volta às aulas é um período em que muitas pessoas estão à procura de uma grande diversidade de produtos para começar o ano letivo. Por isso, os gestores e donos de supermercado que souberem aproveitar essa data, terão um aumento considerável nas vendas.

Além disso, o papel das crianças nas famílias têm mudado bastante nos últimos anos. Isso porque, as crianças passaram a ter um papel importante nas decisões de compras das famílias. Portanto, a volta às aulas passa a ter um peso ainda maior, já que muitas crianças irão escolher quais produtos serão comprados. 

Com uma grande diversidade de itens, das mais variadas marcas e estampas, você precisa ter um bom mix de produtos para garantir que os seus pequenos, e grandes, consumidores escolham o que mais lhes agrade. Confira a seguir quais itens não podem ficar de fora da sua lista de compras.

Produtos de volta às aulas que não podem faltar nas prateleiras

A escolha dos produtos de volta às aulas no supermercado deve ser feita cuidadosamente para garantir que você atenderá aos mais variados consumidores que frequentam a sua loja. Dentre os itens mais importantes temos:

  • Cadernos: lembre-se de escolher cadernos de diferentes tamanhos, encadernações, quantidades de folhas e estampas. Tais como caderno universitário, cadernetas, brochura, espiral, estampas com motivos da natureza, animais, princesas, carros, heróis, paisagens, personagens de desenhos, dentre outros;
  • Lápis: muitas escolas pedem a compra de produtos específicos para as aulas de artes, portanto, além dos lápis grafite comuns, ofereça também alguns 2B. Além disso, os lápis coloridos também são uma boa opção. Neste caso, o ideal é incluir caixas com diferentes quantidades de lápis, como 12, 24 e 36 cores;
  • Canetas: da mesma forma que ocorre com os outros materiais escolares, você também deve ser capaz de oferecer uma boa diversidade de canetas, de cores diferentes e de tipos diferentes. Além disso, aposte nas canetas de personagens e animais, geralmente elas fazem um grande sucesso;
  • Mochilas: assim como ocorre com os cadernos, a escolha das mochilas também é importante para agradar às crianças na volta às aulas no supermercado. Muitas vezes os pais permitem que a criança escolha um item apenas, e a mochila pode ser esse item. Por isso, escolha estampas e cores variadas;
  • Estojo: o último item da nossa lista de produtos que não podem faltar nas prateleiras do seu supermercado são os estojos. Assim como ocorre com as mochilas, eles também devem ser bem diversos, de tamanhos diferentes e com diferentes estampas;
  • Lancheiras: muitas crianças, principalmente as crianças mais novas, levam seus lanches para a escola, portanto, também inclua esse item na sua lista de compras. Não se esqueça de incluir uma boa diversidade de modelos e estampas.

Além de focar nos lucros, você também precisa evitar prejuízos. No caso da volta às aulas no supermercado, a nossa dica para isso é ficar longe da venda de livros didáticos, por mais tentador que isso possa parecer. 


Tudo bem que um grande número de pessoas precisarão deles, entretanto, você corre o risco de acabar com o seu estoque cheio de produtos que nunca serão vendidos. Deixe esse trabalho para as livrarias e editoras especializadas. 

Como potencializar as vendas dos produtos na volta às aulas

Ter os produtos certos na volta às aulas no supermercado é fundamental para garantir os bons resultados para a sua loja nesse período. Entretanto, esse não é o único requisito, sendo necessário também investir em diferentes formas de divulgação das promoções e atrair mais clientes para a sua loja.

Além disso, também é essencial conseguir oferecer um bom atendimento e experiência de compras para os clientes, mesmo com a loja cheia. A seguir falaremos um pouco sobre algumas estratégias que você pode implementar na sua loja e potenciar as vendas neste importante período.

Prepare ofertas

Ofertas e produtos com bons preços sempre são atrativos para os clientes. Mas, você não precisa comprometer os seus lucros e resultados colocando todos os produtos mais procurados na volta às aulas em promoção.

O ideal é que você escolha alguns itens, deixando outros com o preço normal. Assim, o consumidor pode simplesmente decidir aproveitar que já está na loja e comprar os produtos fora da promoção. Já que nem sempre a diferença é tão grande assim, fazendo com que o tempo e o dinheiro que ele gastaria para ir a outro estabelecimento não compense a diferença.

Outra opção é preparar kits de produtos ou descontos progressivos, afinal, o consumidor não vai comprar um caderno, uma caneta e um lápis. Esse é um excelente atrativo que pode ajudar os clientes a preferirem fazer uma visita ao seu supermercado e não ao concorrente.

Divulgue o supermercado e as promoções

Você bem sabe que “propaganda é a alma do negócio”, certo? Portanto, se quiser aumentar as vendas, as pessoas precisam conhecer a sua loja, produtos e promoções para se interessarem por eles.

Por isso, é preciso divulgar o seu supermercado o máximo que você puder e da forma correta, por isso, a nossa recomendação é que essa divulgação seja bem planejada. Afinal de contas, você precisa saber exatamente o que vai falar para o seu cliente, quando irá falar com ele e como. 

Ou seja, é preciso ter o planejamento de marketing em dia para fazer isso. Lembre-se também que uma boa divulgação de ofertas vai aonde o cliente está. Dito isso, é evidente que você precisa conhecer o seu público-alvo e saber como alcançá-lo. 

No caso da campanha de volta às aulas no supermercado, lembre-se que você tem dois públicos: as crianças e os adultos (os tomadores de decisões). Portanto, ao fazer os anúncios, ressalte que o supermercado tem os cadernos dos personagens preferidos das crianças e com bons preços.

Utilizar estratégias de marketing digital também pode ser uma grande vantagem na hora de divulgar o supermercado. Isso porque, você consegue direcionar os anúncios para um público-alvo específico. 

Faça anúncios das promoções na rádio do supermercado

O simples fato do cliente estar no seu supermercado não significa que ele conheça todas as promoções de volta às aulas que você preparou, ou mesmo que tem uma seção inteira dedicada a isso. Portanto, que tal manter todos os consumidores que estão na sua loja informados?

Isso pode facilmente ser feito com uma rádio indoor, estratégia utilizada por muitos estabelecimentos. Esses anúncios ajudam a aumentar o interesse nos consumidores, despertando gatilhos mentais e estimulando compras por impulso.

Afinal, ele pode decidir aproveitar que está no supermercado e já comprar algum item da lista da escola para os filhos, sobrinhos ou netos. Lembre-se, grande parte das decisões de compras são emocionais e tomadas enquanto o cliente está diante das prateleiras. Por isso, influenciá-lo no momento certo pode fazer toda a diferença.

Melhor o ambiente de compras

Como falamos anteriormente, o período de volta às aulas pode ser bastante movimentado no seu supermercado. Principalmente nos corredores em que esses itens estão expostos. Isso pode deixar os clientes irritados, sem conseguir ver os produtos direito e até mesmo desistir das compras.

Então, precisamos falar sobre algumas estratégias para diminuir a possibilidade disso acontecer e essa irritação. A primeira delas é com relação ao layout da loja, fazer algumas mudanças e deixar os corretores com mais espaço, talvez colocando ilhas de produtos entre eles.

Você também pode posicionar os produtos em uma área mais iluminada ou melhorar a iluminação dos corredores. Assim, você evita que o local fique escuro e faça com que os clientes queiram deixar a loja sem comprar nada.

Por fim, escolha a trilha sonora certa para os clientes fazerem as compras. Claro que as músicas podem deixá-los com um humor melhor, mas você também pode utilizá-la estrategicamente. Reproduza uma playlist mais animada nos períodos de maior movimento, assim, você conseguirá acelerar o ritmo de compras sem comprometer a experiência sonora do cliente.

Comunicação e música com quem entende do assunto

Não tem ideia como preparar a programação musical ou os anúncios da sua rádio? Não tem problema, a Listenx tem um time de especialistas que vai te ajudar nesta tarefa. Com o Listenplay Supermarket você terá à disposição mais de 100 playlists e poderá preparar a programação que melhor se adeque à sua realidade.

Você também pode preparar os anúncios e reproduzi-los nos momentos que achar necessário. Isso de forma rápida e independente, sem precisar aguardar por locutores profissionais ou ter de lidar com demoras e atrasos.

Venha conhecer de perto o que a Listenx tem para te oferecer e quais resultados ela pode te ajudar a alcançar. Solicite o seu teste gratuito a seguir.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Catálogo de supermercado: 6 dicas para criar o ideal

Muitos gestores podem considerar o catálogo de supermercado algo ultrapassado e que não vale a pena investir tempo e dinheiro. Entretanto, eles não poderiam estar mais enganados. O catálogo ainda é uma excelente forma das pessoas verificarem quais são as promoções do período, portanto, uma ótima maneira de atrair novos clientes para o supermercado. Além…

Por Nayara Santos em 21.07.2021

Comprador de supermercado: 5 dicas para ser o melhor

Ser um comprador de supermercado significa que você tem uma grande responsabilidade. Isso porque você será um dos principais responsáveis por manter um estoque sempre repleto de itens essenciais para o supermercado. Afinal de contas, não tem como ter um supermercado se não houverem produtos para serem vendidos. Assim, se você é um comprador de…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

6 dicas para operador de caixa de supermercado: veja como torná-lo mais eficiente

 Procurar dicas para melhorar o desempenho dos operadores de caixa do supermercado é algo que todo gestor deve fazer. Afinal, esses profissionais têm papel essencial para a qualidade do atendimento ao cliente e para a sua fidelização. Sem falar que essa também é uma função muito importante já que lida com o dinheiro que…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Jingle de Supermercado: se inspire em nossas ideias

O jingle de supermercado é uma forma de publicidade que ajuda o cliente a lembrar da sua loja. Para entender como isso é possível, basta pensar nas peças publicitárias que veiculavam no rádio e na TV na sua infância, e você provavelmente vai se lembrar de algumas dessas músicas.  Como tudo o que você quer…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Projeto sustentável para supermercado: entenda a importância para o seu negócio

Promover ações de sustentabilidade no supermercado pode ser um grande desafio para os gestores. Isso porque eles estão muito mais voltados para a gestão administrativa do negócio e acabam deixando um pouco de lado os impactos ambientais da atividade. Se esse for o seu caso ou mesmo se você quiser trazer inovações, é importante preparar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Self checkout para supermercado: conheça as vantagens para sua loja

O self checkout para supermercado é uma das realidades, cada vez mais presente, na vida de milhares de brasileiros. Esse foi o método que muitas lojas encontraram para agilizar o atendimento, diminuir custo e ainda fidelizar o cliente. Por isso, se você ainda está na dúvida se deve ou não ter o self checkout no…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Como organizar os produtos no supermercado: Conheça 10 técnicas

Saber como organizar os produtos no supermercado vai muito além de fazer com que o cliente encontre aquilo que ele procura. Mas sim, faz parte da experiência de compra e de convencer o cliente a levar produtos que não estavam na lista de compras. Por isso, é fundamental que todo gestor e dono de supermercado…

Por Nayara Santos em 12.11.2020

Como aumentar as vendas do supermercado no Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do varejo, ou seja, a disputa pela atenção do cliente é grande. Isso significa que sem as estratégias certas você pode ser passado para trás pela concorrência. Portanto, se você não quiser contar com a sorte para conseguir aumentar as vendas no Dia das Mães…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Fila de supermercado: 7 dicas para resolver esse problema

Quando um cliente precisa ficar muito tempo na fila de supermercado a experiência de compras dele pode ficar comprometida. Isso porque, quando a demora é grande, o cliente começa a ficar impaciente e descontente com o serviço prestado. Claro que abolir as filas de supermercado é uma tarefa praticamente impossível, entretanto, adotando algumas medidas você…

Por Nayara Santos em 06.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos