Por Nayara Santos em 14.12.2023

Regionalismo e music branding: entenda a relação entre eles

Por Nayara Santos em 14.12.2023

Em um país tão grande quanto o Brasil, seria ingenuidade pensar que não haveria diferenças musicais entre as regiões. Inclusive, você já deve ter percebido que alguns gêneros musicais são mais populares que outros dependendo da localidade.

Mas, o que isso tem a ver com o varejo? Tudo! A música é capaz de conectar o seu público-alvo com a sua marca, por isso, é importante saber usá-la de forma adequada para conseguir potencializar os seus resultados. 

Como nós não queremos que você erre na sonorização ambiente e acabe perdendo clientes e vendas, preparamos esse artigo. Nele você entenderá como incluir o regionalismo no seu music branding e encantar os clientes. Boa leitura!

O que é o music branding?

Acabamos de falar em music branding, mas você já ouviu esse termo? Sabe o que ele significa? Não faz a menor ideia? A gente te explica!

Assim como a sua empresa tem uma identidade visual, que consiste no logo, na tipografia, e na decoração da loja, ela também pode ter uma identidade sonora. Ter um music branding auxilia no reconhecimento e diferenciação da sua empresa em relação aos concorrentes. 

Além disso, a música possui uma natureza emocional, criando identificação, engajamento e conexão das marcas com as pessoas. Isso faz com que o relacionamento entre os seus clientes e a sua marca seja estreitado. 

Vale a pena dizer que o music branding faz parte do marketing sensorial, um ramo que foca em estimular sutilmente os sentidos dos consumidores, gerando um ambiente de compras agradável e no qual deixa o cliente imerso em um ambiente diferente. Para saber mais, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Por que o music branding pode ajudar a sua marca?

Que as músicas são capazes de despertar emoções ninguém duvida. Sabendo disso, você pode ter uma sonorização ambiente no seu estabelecimento que se comunique com o público e faça com que ele se sinta bem enquanto está comprando.

Por exemplo, se ao entrar numa loja você escutar a sua música preferida, certamente vai sentir prazer e vai querer ficar ali mais um pouquinho. Enquanto aproveita a melodia, vai olhar os produtos e pode até mesmo acabar se interessando por algo e decidir comprar.

No entanto, se a canção reproduzida for desagradável, você provavelmente não vai ficar muito tempo no estabelecimento, mesmo que tenha entrado com o intuito de comprar alguma coisa. E isso foi comprovado por um estudo da HeartBeats International mostrando que:

  • 35% dos clientes aumentam o tempo de permanência no estabelecimento quando a música é agradável, enquanto que 44% deixa o estabelecimento sem comprar nada se a música for ruim;
  • 14% irão comprar mais do que o planejado;
  • 31% voltam para uma nova visita e 21% recomendam o estabelecimento para conhecidos, em contrapartida, 38% não retornam ao estabelecimento e 25% não farão boas recomendações do estabelecimento se a música for ruim. Confira todos os detalhes dessa pesquisa aqui.

Ou seja, apenas com a programação musical da sua loja você poderá melhorar a comunicação, conexão, vendas e fidelização dos clientes. Mas, para isso é importante escolher cada uma das melodias de forma intencional, e é sobre isso que falaremos a seguir.

Regionalismo na hora de montar a sua playlist

Você já entendeu que a escolha das músicas que serão reproduzidas na loja influencia diretamente no tipo de experiência que será oferecida aos clientes. O ideal é que, na hora de montar ou escolher a sua playlist alguns critérios sejam levados em consideração.

Seu público-alvo

O primeiro desses critérios e que tem tudo a ver com o regionalismo é entender quem é o seu público-alvo e do que ele gosta. Desta forma, você poderá preparar uma playlist que o agrade, atraia e faça com que ele queira ficar mais tempo na loja.


Por isso, esse é o momento de ir além de simplesmente saber gênero, idade, escolaridade e nível econômico. O mais importante aqui é entender o que faz a diferença para o seu cliente, o que ele gosta de fazer nas horas vagas e quais os diferenciais que ele enxerga na sua marca.

Vale a pena dizer que esse conhecimento poderá ser utilizado muito além do music branding. Afinal, quanto melhor você conhecer quem é o seu consumidor, mais fácil será para conquistá-lo.

Sua marca

Outro ponto ao qual você deve ficar atento é com relação à mensagem que a sua marca quer passar para esse consumidor. Afinal, o music branding te auxilia a trazer essa mensagem para mais perto do cliente e a comunicá-la sem ruídos.

Podemos mencionar aqui a estratégia que a Levi ‘s e a Listenx utilizaram para criar o music branding da famosa marca de roupas. O primeiro ponto é que essa é uma marca americana que precisava se conectar com os consumidores brasileiros. Por isso, uma das opções foi justamente incluir músicas brasileiras na programação musical.

Outro ponto importante dessa estratégia é que a Levi ‘s é uma marca clássica, com mais de 150 anos de história. Conhecida por suas peças que não saem de moda ao mesmo tempo em que não deixam as tendências da moda de lado, a playlist precisava refletir isso. Neste caso, a trilha sonora foi criada por especialistas em music branding para reforçar a identidade clássica da marca, e as novidades que o consumidor pode encontrar nas lojas.

Resumidamente, saber como agradar ao seu consumidor é importante, mas garantir que a mensagem certa seja transmitida, te ajudará a se conectar com o consumidor certo. Ou seja, aquele que realmente se interessa pela sua marca e irá adquirir os seus produtos.

Regionalismo na prática

Se você teve a oportunidade de conhecer diferentes regiões do Brasil, certamente observou algumas diferenças na cultura, seja no modo de se vestir, de falar, nos pratos típicos e, até mesmo, nas músicas tocadas nas rádios FM.

Uma pesquisa que faz parte do projeto Hello Monitor Brasil e foi realizada pela agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research mapeou, em 2019, os estilos musicais mais ouvidos de acordo com cada região do Brasil. Trazemos aqui alguns desses resultados.

Ao todo, 75 cidades das cinco regiões brasileiras foram entrevistadas e responderam à pergunta: “Quais gêneros musicais você costuma ouvir?”. Cada pessoa poderia indicar três estilos musicais. Uma das primeiras coisas que essa pesquisa mostrou foi que o sertanejo é o gênero queridinho da maioria dos brasileiros.

Vamos olhar agora para cada região do país:

  • Centro-Oeste: o sertanejo foi citado por 87% dos entrevistados, sendo seguido da MPB com 47% e do gospel com 39%;
  • Sudeste: a música sertaneja também alcançou o primeiro lugar com 55%, depois o pagode com 24% e o pop com 23%;
  • Norte: o gospel foi o gênero musical mais indicado por 52% dos entrevistados, seguido do sertanejo com 45%. 
  • Nordeste: quem apareceu no topo foi a MPB (incluindo axé e forró) com 68%, em seguida o pop com 35% e depois a música eletrônica com 18%. 
  • Sul: o gênero preferido é o pop, alcançando 36%.

Isso mostra também que se uma loja de roupas em Salvador tem uma programação musical gospel para os clientes, ou se uma academia em Goiás só tocar música eletrônica, essas estratégias não serão eficazes.

No entanto, devemos destacar, é claro, que isso não significa que não existam pessoas em Salvador que não ouçam música gospel, por exemplo. Esses dados mostram também como as músicas preferidas do povo brasileiro podem variar bastante de acordo com cada lugar. 

Inclusive, se olhar para cada estado, cidade e até mesmo bairro separadamente, os resultados provavelmente serão diferentes. Por isso é tão importante conhecer os seus clientes.

Como a Listenx pode ajudar o seu estabelecimento com music branding e regionalismo?

Se, após ter entendido a relação do regionalismo e music branding, você ainda tiver dificuldades para criar a identidade musical do seu estabelecimento, saiba que nem tudo está perdido. Afinal, você pode contar com a ajuda de profissionais especializados em músicas para negócios.

A Listenx possui uma equipe de especialistas responsáveis pela criação de mais de 100 playlists, além de criarem o music branding de diversas marcas. Ao contratar os serviços da Listenx você receberá a ajuda de um desses especialistas para criar a trilha sonora que encante os seus clientes.

Não perca mais tempo tentando adivinhar o que o seu cliente precisa ouvir quando entrega na sua loja, fale com quem entende de music branding e mude a experiência de compra do seu cliente agora mesmo! Confira a seguir como se cadastrar para um teste gratuito!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Conheça o poder da música no varejo

A música no varejo é uma importante ferramenta do marketing sensorial. Trata-se de uma estratégia que, assim como o cheiro, a identidade visual e outros elementos presentes em um ponto de venda, visa conferir uma assinatura para cada marca. Ainda que não seja perceptível em um primeiro momento ou, até mesmo, que o cliente nem…

Por Nayara Santos em 10.08.2023

Como encontrar a música ideal para meu público?

Já parou para pensar que encontrar a música ideal para o seu público poderá ser um grande diferencial do seu negócio? Isso porque, por mais que não tenhamos essa percepção, somos a todo o tempo influenciados pelos nossos sentidos.  Ao conseguir estimular positivamente o tato, a visão, a audição, o olfato e/ou o paladar é…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Seleção de músicas para loja de carros: não erre na escolha

Fazer a seleção de músicas das lojas que serão reproduzidas na sua loja de carros pode ser algo bastante complicado. Isso porque, nem sempre os gestores do varejo têm o tempo necessário para pesquisar sobre o assunto e entender o que realmente importa na escolha da playlist. E isso sem falar naqueles gestores que nem…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

Posso colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio?

Essa é uma dúvida bastante frequente para quem tem ou está pensando em ter música ambiente na loja. Afinal, um pensamento comum é: será que colocar músicas sem direitos autorais no meu negócio pode ser aquele famoso barato que sai caro?  Algumas músicas, chamadas de trilhas brancas, não possuem direitos autorais. Ou seja, elas podem…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Música ambiente para loja: como aumentar o tempo de permanência dos clientes?

A música ambiente pode desempenhar um papel importantíssimo no seu estabelecimento comercial. Mas, para isso ela precisa ser bem aplicada, em outras palavras, é necessário ter uma trilha sonora que represente a sua marca e converse com os seus clientes. Somente assim você conseguirá deixar o ambiente da loja agradável e aconchegante para o cliente…

Por Nayara Santos em 15.01.2025

Som ambiente para loja: tiramos aqui 6 dúvidas sobre o assunto!

Ter som ambiente na loja é uma excelente forma de conseguir alavancar as vendas. Isso é possível porque o ambiente fica mais agradável, os consumidores passam mais tempo na loja e acabam comprando mais. Os benefícios do som ambiente não param por aí, já que você ainda pode melhorar a produtividade da sua equipe, aumentar…

Por Nayara Santos em 31.10.2023

Música e identidade de marca: entenda por que apostar nessa relação

Você já deve ter notado que, ao entrar em diversas lojas, inclusive nas maiores marcas do país, há toda uma ambientação característica. Esse ambiente ajuda a reconhecer a marca e a se identificar com o estabelecimento. Isso acontece graças a uma série de ações de marketing sensorial que criam algo como um universo da marca,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Entenda mais sobre playlists temáticas para lojas

A música é parte imprescindível do marketing de experiência para seus clientes. O que toca faz muita diferença nas tomadas de decisão dentro da sua loja. Além disso, a música pode ser uma ferramenta importantíssima para integrar outras ações de marketing, tornando o ambiente mais coeso. Isso mostra que a música pode ser uma ferramenta…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Música afeta a produtividade no trabalho?

Quem tem o costume de trabalhar ouvindo alguma música pode dizer que ela é capaz de afetar a produtividade no trabalho. Afinal, com ela conseguimos nos concentrar mais em alguma tarefa, estimular a nossa criatividade, reduzir ou aumentar o ritmo no qual fazemos algo. Isso ocorre porque a música tem o poder de ativar uma…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos