O Natal é uma das épocas mais aguardadas pelos varejistas, representando um dos momentos mais importantes no calendário do varejo. Durante esse período, a concorrência no mercado é acirrada, e as expectativas dos consumidores estão mais elevadas do que nunca.
Como as opções também são muitas, é essencial encontrar formas de se destacar neste período. E, sem dúvida alguma, uma das formas de fazer isso é preparando um ponto de venda (PDV) criativo, que não apenas atraia, mas também encante os clientes.
Não tem a menor ideia de como conseguir preparar um PDV criativo para a sua loja? Acha que criatividade não é o seu forte e prefere continuar com as estratégias que sempre utilizou? Calma que a gente vai te ajudar com isso. Neste artigo você vai conhecer algumas das nossas dicas de como preparar o PDV para receber os clientes neste Natal e aumentar as vendas. Confira!
Dicas de Como Organizar o PDV no Natal
Um PDV criativo é mais do que apenas um local onde os clientes fazem as compras. Ele é um espaço onde a identidade e a personalidade da sua marca ganham vida e você se comunica com o cliente. Isso facilita a conexão entre a sua marca e os seus clientes, aumentando as chances de vendas e fidelização.
Em datas comemorativas, como o Natal, o PDV também deve refletir o espírito da celebração de modo a convidar os clientes a explorarem a loja e a interagirem com seus produtos. Quando bem planejado, o PDV passa a ser um lugar em que o cliente se distrai, conhece novos produtos, e atrai novos consumidores.
1. A decoração natalina não pode faltar
Não tem como escapar, as datas comemorativas do varejo pedem uma decoração diferenciada na loja. Investir em uma decoração natalina é fundamental para capturar a atenção dos clientes ao primeiro olhar.
Para isso, você pode utilizar luzes, guirlandas, bonecos de neve, duendes, Papai Noel, renas, e tudo o mais que remeta ao Natal. Isso ajuda a deixar o ambiente mais atraente para o cliente fazer as compras.
Aqui é essencial que você não se esqueça de que a decoração deve estar alinhada à identidade da sua marca. Afinal, os clientes que compram com você já estão acostumados a ela, e esperam que a decoração de Natal reflita isso.
Por exemplo, uma marca que tem um visual mais minimalista, deve manter a mesma estratégia para o Natal. Por outro lado, uma marca com uma identidade mais extrovertida pode incluir mais elementos na decoração.
Apenas tome cuidados para não incluir elementos de decoração que prejudiquem o movimento dos clientes na loja ou que atrapalhem a visualização dos produtos. Assim, você não atrapalha a experiência do cliente e faz com que os clientes comprem os produtos e não apenas observem os itens decorativos.
2. Organize o layout de forma estratégica
Caprichar no layout do PDV é essencial para guiar os clientes através da loja. Assim, você consegue destacar os produtos mais lucrativos e facilitar o fluxo eficiente de compradores. Durante o Natal, mais do que nunca, o layout deve ser adaptável, permitindo modificações conforme as vendas evoluem.
Para isso, você pode considerar a criação de sessões temáticas dentro da loja, onde diferentes categorias de produtos são agrupadas com base na sua funcionalidade ou popularidade. Isso não apenas melhora a experiência de compra, mas também ajuda os clientes a encontrarem exatamente o que procuram, de forma rápida e fácil.
Sem falar que assim você consegue criar promoções em todas as sessões da loja, o que irá estimular o cliente a andar mais pelo estabelecimento para conferir as novidades e promoções em cada uma dessas sessões.
Outra estratégia bastante utilizada é deixar aqueles itens mais populares mais distantes da porta. Desta forma, você estará fazendo com que o cliente ande entre os corredores, ficando exposto aos produtos que você vende.
Neste caminho para chegar ao item desejado, eles podem se deparar com algo que seja interessante, alguma promoção que vale a pena aproveitar, ou mesmo se lembrar que precisam de algo.
Além disso, você também pode apostar no cross merchandising para conseguir aumentar o ticket médio dos clientes. Essa estratégia consiste em exibir produtos que os clientes geralmente compram ao mesmo tempo próximos um do outro. Por exemplo, calças e cintos, calçados e meias, protetor solar e hidratante pós-sol.
O ideal é que você faça uma análise do histórico de vendas para entender quais são esses itens. Para isso, você pode contar com a ajuda da inteligência artificial, aumentando as chances de encontrar relações e de tomar decisões mais assertivas na hora de preparar o PDV da loja para o Natal.
3. Prepare uma trilha sonora temática para o Natal
A música é um poderoso aliado no ambiente de varejo e a escolha das músicas deve ser feita de modo estratégico e consciente. Estudos mostram que:
- Ouvir música em um espaço comercial melhora o humor de 81% dos clientes;
- Que ter música ambiente melhora a atmosfera da loja para 71% dos consumidores;
- 24% dos clientes estarão mais inclinados a comprar algo quando eles gostam da música que está sendo reproduzida;
- É possível observar um aumento em 9% das vendas apenas por tocar uma música que represente a sua marca.
Sem falar que, durante essa importante data você ainda terá mais um elemento para criar o ambiente de compras ideal na sua loja. Afinal, é possível escolher uma playlist temática, integrando a decoração, as ofertas, e o período do ano.
Tudo isso contribui para tornar a experiência de compras do cliente mais imersiva e única, aumentando as chances de conversão. Ao mesmo tempo, você consegue reforçar a identidade da sua marca, oferecendo aos clientes a oportunidade de se conectarem com ela e passarem a ser disseminadores espontâneos.
Vale a pena dizer também que o Natal é um período em que muitas pessoas associam a lembranças positivas relacionadas à família. A escolha de trilhas sonoras que representam esse momento, pode trazer um elemento ainda mais sentimental para a experiência do cliente na loja e aumentar ainda mais a possibilidade dele se lembrar da sua loja no futuro.
Confira como a Mahogany transformou a experiência do cliente e impulsionou as vendas através da música em suas lojas.
4. Inclua anúncios na programação da sua rádio indoor
Já que você vai investir em música para deixar o PDV da loja mais atrativo durante o Natal, que tal aproveitar e incluir alguns anúncios ao longo da programação? Esses anúncios são ferramentas valiosas para orientar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
Durante o Natal, utilizar esse recurso para destacar ofertas especiais, promoções ou novos produtos pode ser especialmente eficaz. Mesmo porque, não é porque o cliente está na loja que ele conhece tudo o que você preparou para ele durante o período promocional.
Mas, para conseguir atrair a atenção dos clientes, os anúncios devem ser bem elaborados, breves e impactantes, sem interromper a experiência de compra ou as músicas. Conseguir reproduzir mensagens personalizadas dão um toque mais pessoal e profissional aos anúncios, estreitando os laços entre a marca e os seus clientes.
A rádio indoor não apenas complementa a trilha sonora, mas também se torna um canal direto de comunicação com os clientes, ajudando a reforçar mensagens promocionais e fidelizar o público-alvo.
5. Prepare um ambiente interativo no PDV durante o Natal
Nada encanta mais os clientes e faz com que eles se lembrem da sua marca e da sua loja do que serem parte de uma experiência interativa. Portanto, neste Natal, considere organizar eventos especiais, workshops ou demonstrações de produtos que possam capturar a atenção dos clientes durante suas visitas.
Experiências interativas criam oportunidades para os clientes se familiarizarem com seus produtos de uma forma prática e divertida. Isso não só reforça o conhecimento da marca, mas também aumenta a probabilidade de vendas.
Mas, você não precisa fazer nada que exija muito investimento financeiro. Muito pelo contrário, você pode incluir um QR code na etiqueta de preço do produto para que o cliente seja direcionado para o seu site e possa conferir mais informações sobre aquele item.
Além disso, dependendo do seu ramo de atuação, essas experiências podem ser diferentes. Uma confeitaria pode oferecer ao consumidor a possibilidade de escolher cobertura com sabores sazonais para o cupcake que é adicionada ao produto no momento da compra.
Lembre-se, iniciativas como esta também podem ser promovidas através da rádio indoor e redes sociais. Assim, é possível ampliar o alcance da sua estratégia de marketing e atrair um público ainda maior para a sua loja.
6. Facilite a jornada de compras, ofereça serviços no PDV no Natal
Durante a movimentada temporada de Natal, oferecer serviços que facilitem a vida dos clientes pode ser um grande diferencial para a sua loja. Considere serviços como embalagem para presente gratuita, cartões personalizados ou assistências pós-venda.
Esses serviços adicionais não só melhoram a experiência do cliente, como também fortalecem a imagem da marca como um aliado conveniente e confiável para os consumidores durante o Natal. Ao simplificar o processo de compra, você aumenta a satisfação do cliente e incentiva a fidelidade a longo prazo.
Lembre-se, esse é um período em que as pessoas possuem muitos afazeres e celebrações, deixando a agenda bastante cheia. Portanto, qualquer ação que facilite essa jornada de compras deixará o cliente satisfeito com a sua marca.
Afinal, ele não vai precisar procurar por embalagens ou cartões em outros estabelecimentos. Vale a pena dizer que essa também é uma excelente oportunidade para estabelecer parcerias com outras empresas que ofereçam esse tipo de produto e tornem ainda mais especial a visita do cliente à sua loja.
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