Por Nayara Santos em 06.10.2023

8 Tendências de Marketing no Varejo para 2024

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Você já conhece as tendências de marketing no varejo para 2024? Se não conhece então é bom ficar de olho para acompanhar o mercado e garantir o seu lugar ao Sol. Afinal, você conseguiu superar tantos desafios nos últimos anos que não vai querer ser passado para trás pela concorrência bem agora, momento em que tudo parece que vai melhorar!

O surgimento de novas tendências de marketing no varejo é algo natural e esperado por dois motivos. Primeiramente, com o avanço tecnológico, novas ferramentas estarão disponíveis para facilitar o dia a dia do varejista e melhorar a experiência do cliente. Segundo, porque o comportamento dos consumidores muda conforme as gerações vão passando, a forma de enxergar o mundo é diferente e o modo de se relacionar com as marcas e de consumir também acompanha essas mudanças. 

Ou seja, não dá para não considerar as transformações na sociedade quando você empreende. Principalmente em um mercado tão exigente quanto o brasileiro, em que a experiência de compra e a qualidade falam muito alto. Somado a isso, ainda podemos destacar o posicionamento das marcas com relação a assuntos da atualidade, que tem levado os consumidores a escolherem uma marca em detrimento de outra.

Portanto, não acompanhar as tendências de mercado e sobretudo do marketing no varejo para 2024 pode ser um péssimo negócio. Confira a seguir o que vai ser tendência para o próximo ano e comece a se planejar agora mesmo. Boa leitura!

Tendência de marketing no varejo para 2024

Se você é um empreendedor de sucesso, provavelmente já sabe que o marketing vai muito além de atrair clientes para a sua loja ou reforçar a sua marca. Pelo contrário, ele pode estar envolvido em praticamente tudo o que você faz para divulgar a sua marca e encantar os seus clientes. Confira a seguir quais serão as tendências do marketing em 2024.

1. Data Marketing

Foi-se o tempo em que as decisões de marketing eram tomadas apenas com base na intuição. Claro que ela importa e ainda é considerada por grandes empreendedores na hora de tomar uma decisão. Entretanto, você precisa ficar atento e entender que as melhores decisões gerenciais são tomadas com base em dados.

Inclusive, podemos até mesmo dizer que, muitas vezes, os dados são até mais valiosos do que dinheiro. Para você ter uma ideia, a Salesforce realizou um estudo sobre o uso do data marketing, o resultado deste estudo mostrou que 78% dos profissionais de marketing que foram entrevistados dizem que as decisões já são tomadas com base nos dados.


Além disso, 83% desses profissionais acreditam que fica mais fácil atender às expectativas do cliente quando você utiliza recursos digitais. E ainda devemos somar a isso a facilidade de coleta de dados que esses recursos possibilitam.

Por exemplo, se a sua empresa possui um perfil no Instagram, então você consegue saber qual é a faixa etária e gênero das pessoas que seguem esse perfil, quantidade de visualizações nos stories, o horário em que o seu público está mais engajado, dentre outras informações.

Mas, para utilizar essa tendência de marketing no varejo para 2024, é preciso saber como armazenar e trabalhar esses dados. Afinal, sem uma boa base você apenas terá mais dor de cabeça para organizar tudo e encontrar a informação que precisa de modo que ela seja confiável.

2. Inteligência artificial (IA) e o processamento de dados

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma das ferramentas da tecnologia mais falada nos últimos tempos. A cada notícia que surge começamos a entender como a IA poderá ajudar a resolver diversos problemas, bem como a sua habilidade em análises.

Já vemos a IA sendo incorporada por diversas empresas e em diversas etapas de suas operações. Isso porque, ela se mostrou útil na melhora da personalização, automação de processos, fornecimento de suporte ao cliente e análise de dados em grande escala. 

A IA permite a criação de experiências altamente personalizadas para os consumidores, impulsionando o envolvimento, criando engajamento e fortalecendo a fidelização do cliente. Ou seja, ficará muito mais fácil para o consumidor se conectar com a marca, afinal, ele terá a sensação de estar “conversando” com alguém que realmente entende o que ele quer.

No campo do marketing, a IA está se destacando ao otimizar processos com o uso de algoritmos inteligentes na execução de campanhas de marketing, identificação de tendências emergentes e na geração de insights que embasam decisões estratégicas. Fica evidente que ela poderá te ajudar a criar campanhas muito mais assertivas.

Portanto, é inegável que a IA continuará a moldar o futuro do marketing, capacitando as empresas a alcançar resultados mais eficazes, particularmente na esfera do marketing digital, onde seu impacto tem sido mais pronunciado. À medida que a IA se integra ainda mais nas práticas de marketing, as empresas estão posicionadas para oferecer experiências excepcionais e relevantes aos clientes, solidificando seu sucesso no mercado em constante evolução.

E você, já sabe como a IA poderá te ajudar a conquistar mais clientes? Enquanto isso, não deixe de conferir o nosso guia Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

3. Marketing de influência

A próxima tendência de marketing no varejo para 2024 que vamos falar é o chamado marketing de influência. Se sua marca investe pesado em marketing digital, então é bem provável que você já utilize essa estratégia de marketing, que são os influenciadores digitais.

Eles nada mais são do que pessoas com centenas e milhares de seguidores que ajudam a divulgar o seu produto por um determinado valor. Ou seja, você paga para esses influenciadores falarem sobre a sua marca e divulgar os produtos.

Essa tendência já foi forte nos últimos anos e continuará crescendo em 2024. Mas, é preciso ficar atento na hora de escolher quem vai divulgar o seu produto. Afinal, a sua marca possui uma identidade e valores, e o perfil do influenciador deve ser compatível com o que a sua marca acredita e defende. Caso contrário, você estará divulgando o seu produto para um público que não terá interesse em adquiri-lo, gastando dinheiro desnecessariamente. 

Sem falar que, os consumidores que já conhecem a sua marca podem ficar bastante confusos e até mesmo insatisfeitos com essa ação. E isso pode fazer até mesmo com que eles deixem de comprar os seus produtos. Portanto, todo cuidado é pouco na hora de escolher o influenciador.

4. Responsabilidade ambiental

Outra tendência de marketing no varejo para 2024 é mostrar o quanto a sua empresa se preocupa com o meio ambiente. Isso pode até parecer algo irrelevante, mas se você não está mostrando ao consumidor o que você tem feito em termos de responsabilidade ambiente, então você pode estar perdendo clientes.

E aqui vale uma informação importantíssima, não basta apenas criar campanhas falando que a sua empresa têm essa preocupação, mas ações falsas ou mesmo sem nenhuma ação. Isso porque, os consumidores conseguem identificar essas práticas falsas e aí a sua marca correrá um grande risco de cancelamento e boicote. Sem falar que a confiança depositada na sua marca será perdida e a sua imagem manchada.

Dito isso, antes de sair por aí falando que a sua empresa se preocupa com o meio ambiente, é imprescindível que você realmente trabalhe para melhorar esse quesito. Por exemplo, começar implementando um sistema de separação de lixo reciclável do não reciclável, e colocando o lixo para ser recolhido no dia certo.

Ainda, você pode estimular o uso da tecnologia em detrimento do papel ou arquivos físicos. Começar a relacionar com fornecedores que também possuem essa preocupação e até mesmo incentivar o uso de sacolas reutilizáveis na sua loja.

Lembre-se que é possível implementar ações sustentáveis em praticamente qualquer etapa do negócio. E, claro, você não precisa mudar tudo de uma só vez, vá aos poucos, analise todos os processos e entenda o que pode ser melhorado. A cada melhoria, compartilhe isso com o seu cliente, desta forma ele poderá ver as mudanças acontecendo, acompanhar a evolução da empresa e se conectar ainda mais com a sua marca.

5. Experiência híbrida

Você provavelmente já ouviu falar da experiência omnichannel, que significa oferecer ao cliente diferentes canais de relacionamento e mesclá-los ao longo da jornada de compras do cliente. Por exemplo, o cliente faz a compra online, paga na loja e aguarda a entrega do produto em casa. 

Assim, o omnichannel permite oferecer ao cliente uma experiência híbrida, entre o online e o offline. Cabendo ao consumidor escolher o que é mais conveniente para ele a cada etapa da jornada de compras. Dito isso, se você ainda não começou a investir nesse tipo de estratégia de marketing, em 2024 essa tendência chega com força total e você deve se adaptar o quanto antes.

O Google fez uma pesquisa mostrando que 44% das empresas nacionais já estavam aderindo ao modelo híbrido. Essa novidade não é vista apenas com entusiasmo pelos consumidores, mas também pelos profissionais da área. Nesta mesma pesquisa, 51% deles disseram estar entusiasmados com a novidade, e 47% se dizem confiantes de que essas mudanças vieram para ficar.

Mas, para que essa tendência de marketing no varejo seja efetiva para a sua loja em 2024, você precisa ficar atento e investir em tecnologia e infraestrutura. Isso porque, é preciso conseguir acessar todas as informações necessárias sobre os pedidos, disponibilidade de produtos e dados dos clientes a partir de qualquer plataforma. Isso significa que os sistemas da sua loja devem conversar e estarem atualizados. 

Caso contrário, você corre o risco de desapontar os consumidores, causar muitos problemas e deixá-los bastante insatisfeito com a experiência híbrida.

6. Disponibilização de conteúdo em vídeo

Os vídeos foram os maiores responsáveis pelo tráfego na internet nos últimos anos. Como os usuários estão ficando entediados cada vez mais fácil, conseguir prender a atenção deles com textos é um verdadeiro desafio. E, uma única imagem não é capaz de transmitir todo o conteúdo desejado. Por isso, os vídeos têm ficado cada vez mais populares e gerado muito engajamento. 

Os vídeos podem ser em diferentes formatos, tais como gravados, transmissão ao vivo (que se popularizou muito durante a pandemia), e os vídeos 360 graus. Não importa o formato que você escolher, o foco é ser interativo. Se bem preparados e produzidos, você pode aumentar a taxa de cliques em 200 a 300% e aumentar a conversão em até 80%, segundo a Hubspot. Quer saber mais sobre o que vai mudar no varejo pós-pandemia? Confira o nosso guia.

Para que essa estratégia funcione, é fundamental que você tenha um bom planejamento do que será tratado no vídeo. Caso contrário, será apenas mais um dentre os milhões de vídeos disponíveis para os usuários. Portanto, leve conteúdos que realmente sejam de interesse do seu público e, antes de começar a gravar ou a transmissão, prepare um roteiro de quais temas serão abordados.

Além disso, você também pode trazer convidados para conversar com você nos vídeos, como especialistas na área em que você atua. Por exemplo, se você tiver um salão de beleza, pode convidar um dos cabeleireiros do seu salão para falar sobre cuidados com os cabelos durante o verão.

7. Automação de atendimento

Com a tecnologia cada vez mais presente no dia a dia das empresas, é natural que novas ferramentas precisem ser adotadas ao longo de diferentes etapas da jornada de compras. Não estamos falando de nada revolucionário, mas muitas delas podem mudar a forma como os consumidores se relacionam com a sua marca.

Uma das principais tendências que se destaca é a automatização de processos e a personalização das interações em larga escala. Por exemplo, os chatbots inteligentes desempenharão um papel de destaque nesse cenário, atuando como pontes entre as marcas e seus clientes. 

Desta forma, o cliente pode encontrar a resposta para a sua dúvida rapidamente e optar por adquirir o item desejado. Muito melhor do que ficar esperando algumas horas, ou até mesmo dias, para alguém responder um e-mail, não é mesmo?

Vale a pena dizer que, a interação do chatbot com a IA, a evolução será contínua. Ou seja, irá se tornar cada vez mais sofisticado e capaz de oferecer experiências personalizadas que se aproximam do atendimento humano.

Embora a busca pela empatia e pela autenticidade humana seja um desafio considerável, especialmente em um mundo digital, os chatbots inteligentes têm um papel crucial em atender às demandas dos consumidores por respostas rápidas e interações dinâmicas. Eles podem fornecer suporte instantâneo, responder a perguntas com base em históricos de compras e preferências, e até mesmo adaptar seu tom de comunicação de acordo com o perfil do cliente.

Para alcançar o equilíbrio certo entre eficiência e personalização, as empresas precisarão explorar abordagens inovadoras, investindo em soluções tecnológicas que permitam uma comunicação mais próxima do humano. A capacidade de criar interações naturais e eficazes será uma vantagem competitiva essencial em um mercado cada vez mais orientado pela automação.

Portanto, à medida que nos aproximamos de 2024, a evolução dos chatbots inteligentes representará um divisor de águas na maneira como as empresas se relacionam com seus clientes, oferecendo respostas rápidas e personalizadas em um mundo que valoriza a conveniência e a eficiência.

8. Melhorar a experiência do cliente: a tendência que nunca sai de moda

O aumento das compras online é uma realidade, entretanto, isso não significa que as compras nas lojas físicas deixarão de existir. Muito pelo contrário, com estratégias simples você ainda consegue estimular o cliente a ir até a loja para fazer as compras. E, quando isso acontecer, você precisa estar preparado para recebê-lo. E essa é a próxima tendência de marketing no varejo para 2024 que vamos falar.

Não importa quanto a tecnologia avance, ainda assim a grande maioria dos consumidores ainda preferem ir até a loja física para efetuar a compra. Isso pode acontecer por vários fatores, a urgência de ter o produto em mãos, por ter mais confiança em fazer pagamentos em lojas físicas, por gostar e ter relacionamento com os funcionários ou até mesmo por se sentir bem dentro da loja.

Uma ótima alternativa para você entregar para seus clientes um ambiente muito mais agradável é com a implementação de ações de marketing sensorial. Essas ações nada mais são do que estimular os 5 sentidos, visão, olfato, paladar, audição e o tato para fazer com que o cliente se sinta bem na loja.

Algumas empresas utilizam a aromatização da loja para conectar o consumidor com a marca, outros investem em criar uma vitrine única e personalizada. Mas provavelmente uma das maneiras mais baratas e assertivas de começar o marketing sensorial é cuidar da música da sua loja.

A razão é bem simples, a música tem um poder muito forte de criar vínculo emocional e memória afetiva. Além disso, ela consegue transformar o ambiente e influenciar o comportamento do cliente. Mas, é claro, essa estratégia só funciona quando feita do jeito certo, que vai muito além de simplesmente colocar uma música qualquer para tocar na loja, ou deixar seus funcionários brincando de DJ. 

O ideal é que você faça um estudo e crie sua programação pensando no gosto musical deles e de forma alguma no seu ou no de seus funcionários. Também é importante dizer que a música pode ser utilizada para reforçar a identidade da sua marca, criar um music branding impecável e fazendo com que você se destaque da concorrência.

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