Se os últimos anos ensinaram alguma coisa aos varejistas, foi como manter a resiliência em momentos de crise e a importância de se adaptar ao cenário mundial. Aliás, a rapidez em mudar a estratégia é essencial para a sobrevivência das empresas, como durante o Covid-19.
Isso fez com os varejistas entendessem que não basta conhecer os clientes e os players do mercado, mas também ficar de olho nas mudanças e tendências. Por isso, saber o que o ano de 2025 reserva para o varejo é importantíssimo para conseguir se preparar.
Venha com a gente e confira tudo o que será tendência no mundo para 2025 e comece o próximo ano com o pé direito. Boa leitura!
Tendências mundiais no varejo
Confira a seguir quais serão as tendências mundiais do varejo para 2025 e comece a se preparar para o futuro agora mesmo!
1. As compras se tornaram uma experiência multicanal
Os consumidores de hoje transitam entre plataformas digitais, físicas, virtuais e sociais, alternando perfeitamente entre navegação, pesquisa e compra. Isso fez com que a jornada de compras se modificasse e passasse a ser ainda mais complexa.
Por exemplo, o cliente vê uma propaganda de algo nas redes sociais, procura empresas que vendem o produto e passa a receber mais informações sobre aquele item devido aos algoritmos. Ainda indeciso, ele provavelmente irá procurar por vídeos de pessoas avaliando o produto, por influenciadores que já utilizam aquele item ou pessoas que interagiram com a marca.
Uma vez que ele decida adquirir o produto, pode ser que ele prefira ir em uma loja para ver o produto de perto, mas efetuar a compra pelo site. Ou então, comprar pelo site e retirar na loja. Ainda, pode ser que ele compre na loja e peça para entregar. Entendeu como as possibilidades são infinitas?
Em 2025 esse comportamento de compras continuará, portanto, é essencial que você tenha uma estratégia omnichannel. Assim, você dará aos clientes a possibilidade de escolher como ele quer se relacionar com a sua marca em cada momento da jornada de compras.
Cada vez mais o varejo será menos sobre as pessoas escolherem com qual canal se envolver e mais sobre como os varejistas podem se aproximar dos consumidores e dos locais onde eles passam seu tempo. Por isso, conhecer o seu público é tão importante na hora de implementar essa estratégia.
2. Redes sociais, cada vez mais importantes
Para você ter uma ideia, os consumidores mais jovens têm de 2 a 3 vezes mais probabilidade de fazer compras usando mídias emergentes, como redes sociais e transmissão ao vivo online. Ou seja, os varejistas devem ficar atentos quando as linhas entre comércio e conteúdo criado para as redes se tornarem ainda mais tênues.
Por isso, cada uma das publicações e campanhas devem ser criadas com o foco de informar os consumidores. Assim, você conseguirá não apenas mostrar aos consumidores os produtos que você vende, mas o porque eles são boas opções e como eles ajudam a solucionar os produtos dos clientes.
A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho. Com inúmeras ferramentas e plataformas de inteligência artificial, você poderá criar campanhas mais focadas e informativas.
E, claro, não deixe de aproveitar as vantagens de criar campanhas para diferentes segmentos. Já que essa é uma forma interessantíssima de se comunicar com públicos de diferentes perfis. Por falar em comunicação, não deixe de conferir o nosso e-book gratuito Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa.
3. Consumidores estão em busca de maior conexão
Estamos entrando em um cenário onde a lealdade à marca por si só está se tornando cada vez menos importante. Isso está acontecendo porque os consumidores estão optando por produtos e empresas que melhor refletem seus valores e necessidades pessoais.
Para se adequar a esse cenário, os varejistas precisam estar preparados para compreender as expectativas e necessidades dos clientes de maneira mais individualizada. Portanto, é preciso conhecer cada vez mais os clientes, e não colocá-los em uma única cesta, acreditando que todos são iguais.
Uma maneira que os varejistas encontraram para fidelizar os consumidores pensando em oferecer uma experiência melhor foi com as parcerias. Desta forma, é possível proporcionar aos consumidores uma jornada de compras mais fluida e completa.
Por exemplo, o aplicativo Rappi integra soluções para diferentes necessidades dos consumidores. Assim, o cliente não precisa utilizar diferentes aplicativos para compras do dia a dia, encontrando tudo o que precisa em um único lugar.
Desta forma, se você tem uma loja de roupas, pode ter empresas parceiras do ramo de calçados e acessórios, oferecendo descontos e vantagens para os clientes. Uma academia pode ter como parceiros hortifrutis e lojas de suplementos, e assim por diante.
Busque entender e conhecer os seus clientes e saber o que poderá ajudá-los. Confira aqui como a Peti Maxi está conseguindo se destacar e ter bons parceiros comerciais.
4. A geração Z é a nova força de consumo
A geração Z (pessoas nascidas entre 1997 e 2012) já representa quase 30% da população mundial. Essa geração é formada por pessoas que já cresceram em um mundo digital, estando conectadas desde cedo.
Em 2025, ela irá constituir cerca de 27% da força de trabalho global. Com um poder aquisitivo crescente, os varejistas precisam se alinhar aos hábitos e preferências desta geração para conseguir se manter competitivos no mercado.
De modo geral, o consumo da geração Z é influenciado por sua conexão constante com a tecnologia e o acesso à informação. Alguns dos principais hábitos e características incluem:
- Preferências por compras online, utilizando dispositivos móveis e redes sociais para descobrir e adquirir produtos;
- Atraídos por marcas que são genuínas e transparentes em suas práticas e valores, buscando conhecer a história por trás das marcas e produtos;
- Tem um grande interesse por produtos sustentáveis e empresas que praticam responsabilidade social e ambiental;
- As decisões de compras são influenciadas pelas redes sociais, confiando em recomendações de influenciadores e de suas próprias redes sociais;
- Eles esperam que as marcas entendam suas preferências individuais, valorizando experiências de compra personalizadas e feitas sob medida.
- Embora sejam conscientes dos custos, a geração Z está disposta a pagar mais por produtos que ofereçam valor adicional ou que estejam alinhados com seus valores pessoais.
As estratégias de marketing mais eficazes para atrair a atenção desta geração, incluem o uso intenso de plataformas digitais e de redes sociais, onde esta geração passa grande parte do seu tempo. Além disso, é crucial engajar este público através de conteúdo autêntico e visualmente atraente.
As campanhas de marketing devem enfatizar a transparência e responsabilidade social, destacando práticas sustentáveis e éticas da marca. Além disso, você deve oferecer experiências personalizadas e interativas, como transmissões ao vivo ou gamificação.
Não podemos esquecer que é importante facilitar um processo de compra rápido e móvel, utilizando tecnologias emergentes como realidade aumentada para melhorar a experiência do usuário. Confira o nosso guia Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.
5. Experiência de compras diferenciada e única
Falamos bastante ao longo deste artigo sobre a importância de oferecer uma experiência de compras diferenciada para os seus clientes. Pois bem, essa é uma tendência mundial no varejo da qual você não tem como fugir.
Muito pelo contrário, é essencial que você se adapte a ela o quanto antes. Mesmo porque, com tanta competição você precisa ter algo que te ajude a se destacar da concorrência e que não seja apenas um produto de qualidade ou bons preços.
O marketing sensorial é a estratégia que você precisava para isso. Com as ações certas você cria um ambiente de compras único na sua loja, como se fosse o universo da sua marca. Acesse o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.
Assim, quando o cliente entrar no estabelecimento ele estará entrando nesse universo com elementos que o deixam imerso nesse mundo, esquecendo da correria e dos problemas do dia a dia. Mas, como fazer isso?
Você pode preparar uma playlist exclusiva para a sua marca, aliás, até mesmo para cada coleção que você lançar. Desta forma, o cliente entende não apenas a mensagem da sua marca, mas também da nova coleção. Confira o sucesso dessa estratégia na Antix.
Ainda, você pode incluir aromatização na loja, preparar a decoração de forma única com uma iluminação que ajuda a destacar produtos e a criar uma ótima atmosfera. Você pode até mesmo oferecer alguns snacks ou bebidas.
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