O Halloween está chegando e, com ele, uma excelente oportunidade para atrair clientes e aumentar as vendas na sua loja. Aliás, essa época do ano é perfeita para despertar a criatividade e envolver sua equipe na decoração do espaço, deixando a loja mais atrativa para os consumidores.
Mas, como fazer uma boa decoração sem correr o risco de ficar parecendo um filme de terror de mau gosto? Pode ser mais simples do que você imagina, basta encontrar as dicas certas, arregaçar as mangas e você terá sucesso.
Foi pensando nisso que preparamos esse conteúdo, com ideias para te inspirar e deixar a decoração de Halloween da sua loja incrível. Venha com a gente e descubra como. Boa leitura!
Dicas de decoração de Halloween
Inspire-se nas dicas de decoração de Halloween e prepare a sua loja para receber os clientes.
Vassouras flutuando pela loja
Não tem muito espaço na sua loja para fazer a decoração de Halloween? Não tem problema, isso pode ser facilmente resolvido pendurando alguns itens no teto do estabelecimento.
Podem ser algumas vassouras e fio invisível, chapéus de bruxa, fantasmas, aranhas, dentre outros símbolos que remetem à data. Imagine a surpresa dos seus clientes ao entrarem na loja e se depararem com essa decoração?
Além de ser uma brincadeira visual, essa decoração provoca um sentimento nostálgico e divertido, remetendo aos filmes clássicos de bruxas e magos. Ou seja, o cliente terá aquela primeira impressão de deslumbramento que ficará gravada na sua memória.
Aliás, aposte em diferentes tamanhos e cores dos itens e prepare uma iluminação diferenciada, para dar profundidade à sua exibição. Isso criará um cenário encantador que atrai a atenção tanto de crianças quanto de adultos, convidando todos a explorarem sua loja com um sorriso no rosto.
Prepare sessões temáticas na sua loja
Uma alternativa interessante, que torna a experiência de compras uma descoberta, é criar sessões temáticas na loja. Por exemplo, uma seção sobre “Halloween Vintage” pode destacar itens decorativos de épocas passadas.
Enquanto isso, uma área dedicada a “Doce Assustador” pode incluir guloseimas e produtos variados. Essa abordagem não só decora, mas também orienta a experiência de compra, ajudando os clientes a encontrarem itens relacionados em todas as sessões de produtos.
Essa pode ser uma alternativa interessante para supermercados ou lojas de variedades, afinal, a diversidade de produtos é grande e o cliente poderá explorar a loja e ter muitas descobertas pelo caminho. Tente utilizar as cores típicas da data, como laranja, preto e roxo, para unir todos os elementos visuais.
Caso opte por incluir também alguns itens de decoração, apenas tome cuidado para que o visual não fique muito poluído e não atrapalhe a circulação do público pela loja. Lembre-se, a loja deve ser convidativa e estimular o cliente a passar mais tempo nela, e não fazer com que ele queira deixar o estabelecimento rapidamente.
Inclua abóboras decoradas
As clássicas abóboras são sempre uma ótima escolha, independentemente do seu ramo de atuação. Neste caso, deixe sua criatividade fluir e incentive sua equipe a decorar abóboras de maneiras únicas.
Aliás, você pode promover um pequeno concurso entre os funcionários para ver quem consegue criar a abóbora mais criativa, e exibir as criações na entrada da loja. Essa atividade não só gera uma atmosfera mais descontraída na loja, mas também pode deixar a equipe mais unida.
Não quer gastar tempo decorando abóboras de verdade? Não tem problema. Nas lojas de decoração você irá encontrar diversas opções e tamanhos, que podem ser utilizados na decoração de Halloween da sua loja.
Caso queira dar um toque mais ousado, você pode optar por abóboras iluminadas. Ao inserir luzes LED nas abóboras, você poderá criar um efeito que chamará a atenção dos clientes. Combine isso com outros elementos decorativos, como folhas secas, milho ou maçãs, para criar um cenário que transmita a verdadeira essência do Halloween.
Espalhe teias de aranha e esqueletos pela loja
Use teias de aranha para criar um clima de mistério. Elas podem ser facilmente posicionadas em diferentes partes da loja, envolvendo produtos, prateleiras e até mesmo o balcão de atendimento ao cliente.
Essa decoração é um dos símbolos mais icônicos do Halloween e pode servir como pano de fundo para seus produtos, criando interesse visual e atraindo olhares curiosos de quem passa pelo estabelecimento.
Você também pode adicionar efeitos sonoros, como risadas de fantasmas ou gritos, para um impacto extra. Apenas cuidado com o volume, pois pode incomodar alguns clientes e os vendedores e tornar a experiência de compra pouco agradável.
Se comunique com o cliente de forma criativa
Outra forma interessante de decorar a sua loja para o Halloween e ainda conseguir se comunicar de forma eficiente com os consumidores é na hora de colocar etiquetas nos produtos e cartazes. Assim, você consegue atrair a atenção do cliente para itens em promoção.
Além dessa estratégia, precisamos falar também na possibilidade de incluir anúncios na sua rádio indoor. Isso mesmo, você pode preparar anúncios com uma trilha sonora temática, por exemplo, vai divulgar os itens em promoção para o período? Inicie o anúncio com uma risada assustadora.
Não sabe como criar anúncios para a sua rádio? Não tem problema, confira o nosso artigo Como criar um briefing de anúncio? e saia na frente da concorrência.
Ainda, clientes Listenx podem ter a ajuda da Liss, a nossa assistente de inteligência artificial para a criação de anúncios. Ficou curioso? Então vá ao final deste artigo e confira como solicitar um teste gratuito.
Prepare um espaço Instagramável
Essa dica é para aquelas lojas que possuem espaço para criar um ambiente instagramável. Em outras palavras, um lugar com uma decoração incrível para que os clientes tirem fotos. Sim, essa pode não ser a melhor forma de conseguir aumentar as vendas, mas sem dúvida alguma vai ajudar a divulgar a sua marca nas redes sociais.
Além disso, essa é uma maneira excelente de envolver seu público. Ainda mais se você disponibilizar alguns itens como chapéus de bruxa, capas de vampiro ou zumbis de pelúcia, tornando o cenário interativo.
E, claro, não se esqueça de incentivar os clientes a compartilharem suas fotos marcando o perfil da sua loja nas redes sociais. Essa interação gerada pode expandir o alcance da sua marca organicamente e criar um burburinho em torno da sua loja.
Para aumentar ainda mais a interação, pense em criar uma hashtag exclusiva para sua loja durante o Halloween, incentivando os clientes a usá-la ao compartilhar suas fotos. Você pode também oferecer um pequeno desconto ou um brinde para aqueles que postarem usando a hashtag.
Capriche na iluminação da loja
A iluminação da loja é outro elemento importante na hora de oferecer aos clientes uma decoração incrível e uma experiência de compras única. Sem falar que ela pode ajudar a destacar os produtos certos, como aqueles que possuem uma margem de lucro maior.
Neste caso, você pode utilizar lâmpadas de LED coloridas, para destacar a decoração e criar uma atmosfera mais dramática, que combine com o Halloween. Mas não deixe de lado a iluminação nos produtos de interesse.
Lembre-se, a luz cria um ponto de destaque. Portanto, cuidado para não exagerar. Caso contrário, o cliente pode ficar perdido, não saber para onde olhar e no que prestar atenção e acabar indo embora sem comprar nada.
Inclua uma trilha sonora de Halloween na sua loja
Quando falamos em decoração pouquíssimas pessoas pensam na trilha sonora da loja. Entretanto, esse é um elemento importantíssimo, que ajuda a integrar outras ações e estratégias implementadas na loja, deixando o ambiente mais coeso e imersivo para o cliente.
Para você ter uma ideia, quando utiliza uma trilha sonora que combina com a sua loja, você aumenta significamente as chances do cliente se lembrar do estabelecimento e retornar. Além disso, você ainda consegue fazer com que o cliente passe mais tempo na loja, compre mais e faça indicações para outras pessoas.
Essas são apenas algumas das vantagens de ter uma boa trilha sonora. Confira o nosso guia sobre como a música pode influenciar a loja.
Mas, não basta reproduzir qualquer trilha sonora, é preciso escolher cada melodia de forma intencional, conforme a atmosfera de compras que você quer oferecer aos seus clientes. Por isso, o melhor mesmo é contar com quem tem experiência em música e comunicação para negócios, como a Listenx.
Atuando há mais de 20 anos no mercado nacional, nós já ajudamos milhares de clientes a criarem uma identidade sonora para a marca, se comunicarem melhor com os clientes e a se tornarem referência. Faça como eles, tenha uma rádio indoor na sua loja. Confira a seguir como solicitar o seu teste gratuito.
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