Por Nayara Santos em 18.11.2021

Como vender mais e melhor no varejo

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Como vender mais e melhor no varejo? Essa é a pergunta mais frequente em qualquer loja e nos mais diferentes ramos do varejo. Entretanto, a resposta para ela pode ser não tão simples assim como parece. Não há uma receita de bolo ou algo que funcione para todas as empresas O ideal é ter um bom conhecimento sobre o que a sua marca representa e sobre o que os clientes esperam de você.

Por mais que as técnicas e estratégias possam variar de acordo com a realidade da empresa, algumas delas podem ser amplamente empregadas, independentemente do ramo do varejo em que você atua. Pensando nisso, criamos esse artigo com 8 dicas para te ajudar. Confira!

8 Dicas de como vender mais e melhor no varejo

Melhorar os resultados e vender mais depende de uma série de ações que você fará, bem como do quanto você conhece a sua empresa e os seus clientes. Confira a seguir algumas formas de obter os resultados que você deseja.

1. Realize eventos para atrair os clientes

Promover eventos é uma estratégia muito utilizada por diversas lojas. Neste caso, a ideia é atrair o cliente para uma festa, inclusive com coquetéis, bebidas e petiscos. Assim, o cliente acaba conhecendo a loja sem nenhum interesse maior. Como o ambiente é agradável, o cliente se sente bem e irá olhar os produtos ou mesmo voltar depois para conferir os itens vendidos.

Se você for fazer algo desse tipo você pode enviar convite para a pessoa permitindo que ela traga um acompanhante. Desta forma, mais pessoas conhecerão a sua loja. Outro benefício dessa tática é que, ao ver a loja cheia, outras pessoas que passam por ali podem ter sua curiosidade despertada também.

Apenas se certifique de que a quantidade de pessoas ideal para o evento. Assim, você evita que o local fique muito cheio e atrapalhe os clientes a circular pela loja e conferir os itens expostos.

2. Ofereça degustações

Se a sua loja do varejo vende alimento, então essa pode ser uma excelente ação para vender mais e melhor. Você pode oferecer não apenas os alimentos que são de fabricação própria, mas também aqueles que possuem uma boa margem de lucro. Além disso, essa ação também é bastante interessante para lançamentos.

É importante mencionar que oferecer degustações não apenas pode aumentar a venda do produto oferecido, como também de outros itens da sua loja. Isso porque, quando o cliente provar algo novo e gosta, ele fica mais aberto a experimentar outros produtos. Ou seja, não apenas as vendas do item oferecido aumentam, como também as vendas da loja como um todo. 

Para que essa estratégia funcione, é fundamental que você tenha alguns cuidados, tais como:

  • Ter profissionais treinados e que conhecem bem os produtos oferecidos, sendo capazes de tirar todas as dúvidas dos clientes;
  • O manuseio dos alimentos deve ser cuidadosamente realizado, para garantir que ele tenha as características originais e evitar que o produto estrague;
  • Ofereça pequenas porções, apenas para o cliente ter um gostinho do produto;
  • Ofereça uma ou duas variedades de sabor, assim o cliente não fica confuso na hora de escolher;
  • Disponibilize os produtos em guardanapos e/ou copos customizados, assim o cliente terá mais contato com a sua marca.

3. Distribua brindes

A distribuição de brindes é, sem dúvida, uma estratégia bastante interessante para chamar a atenção do cliente. Isso porque ele permite criar uma simpatia imediata do cliente com a marca, já que ele enxerga que essa é uma relação na qual ele tem benefícios.

Quando adotar essa estratégia é importantíssimo que você atrele o brinde ao nome da sua loja, expondo o logotipo. Além disso, escolha brindes que realmente sejam úteis para os clientes, já que isso fará com que ele use o brinde no seu dia-a-dia e fique exposto à marca por mais tempo. Ou seja, sempre que o cliente olhar ou usar o objeto, se lembrará com simpatia da loja que o ofereceu.


Neste caso, o importante é deixar claro as regras para a distribuição dos brindes. Para vender mais e melhor o ideal é que você associe a distribuição do brinde às compras. Por exemplo, para cada X reais gastos na loja, o cliente ganha o brinde. Ou então se o cliente se inscrever no programa de fidelidade ele será contemplado.

Além disso, quando o cliente conhece as regras para conseguir ganhar o brinde, ele não ficará frustrado por não ter recebido. Ainda, se faltarem poucos reais para completar o valor mínimo de distribuição do brinde, informe o cliente no momento do pagamento. Assim, isso também poderá gerar compras por impulso.

4. Faça liquidações

Não tem como negar, fazer liquidações é ótimo para vender mais e melhor no varejo. No geral, as liquidações costumam ser muito bem recebidas e, por isso, oferecer grandes descontos pode ser um excelente atrativo. 

Apesar disso, é preciso ter cuidado na hora de oferecer descontos grandes demais. Lembre-se que, sempre que você reduzir o preço de algum item, você estará abrindo mão da sua margem de lucro. Por isso, essa estratégia deve ser utilizada de forma bem planejada e cautelosa. 

Mesmo assim, fazer liquidações é ótima para movimentar o estoque, vendendo produtos encalhados ou que são específicos de alguma estação do ano. Não é à toa que as liquidações nas lojas de roupas fazem tanto sucesso. Na liquidação de inverno, por exemplo, os varejistas precisam vender as blusas e casacos para abrir espaço para a nova coleção que chegará em breve.

5. Faça promoções para vender mais

Além das liquidações e brindes, fazer promoções que não sejam baseadas em grandes descontos também é capaz de atrair clientes e aumentar as vendas. Existem diversas formas de fazer promoções, como oferecer um produto extra na compra de um certo item, ou mesmo fazer um preço diferenciado caso o cliente compre uma determinada combinação de produtos.

Vale a pena mencionar que essas promoções pontuais podem ser realizadas também em datas comemorativas do varejo, como o Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais, dentre outros. Assim, você aumenta as vendas da loja durante esses períodos em que as pessoas estão mais dispostas a gastar para presentear quem elas amam. Ou seja, você conseguirá atrair a atenção do cliente para a sua loja mais facilmente.

6. Tenha uma rádio personalizada

Outra forma de conseguir vender mais e melhor no varejo é melhorando a experiência de compras do cliente. Essa, inclusive, é uma estratégia que tem efeitos a longo prazo também, já que ela promove a fidelização do cliente. Assim, mesmo depois de algum tempo de ter comprado na sua loja, o cliente se lembrará e voltará para novas compras.

Uma das ações mais eficientes para isso é ter uma rádio personalizada. Com ela você consegue ter uma playlist que reflete a identidade da sua marca ao mesmo tempo que é agradável para os clientes que estão na loja. Estudos mostram que os clientes que encontram um ambiente agradável de compras tendem a passar mais tempo na loja e, consequentemente, gastam mais.

Além disso, a rádio própria oferece muitas outras vantagens para o varejista, já que com ela você pode fazer anúncios personalizados para serem veiculados ao longo da programação musical. Esses anúncios te ajudam a reforçar a sua marca, bem como a anunciar liquidações, promoções e regras para a distribuição de brindes.

Ficou interessado? Não perca a oportunidade de fazer um teste gratuito por 10 dias e conferir todas essas vantagens.

7. Dê atenção especial para as vitrines

Vender mais e melhor no varejo começa pela capacidade de atrair a atenção do cliente para a sua loja. Para isso, as vitrines são excelentes e devem ser utilizadas. Ter uma vitrine atraente, organizada e sem produtos demais pode ser um belo convite para o consumidor entrar na loja e conferir os demais produtos. 

Entretanto, é fundamental que haja planejamento de como a decoração será feita. O ideal é selecionar os produtos que serão chamativos. Escolha os campeões de vendas ou as peças que são mais procuradas nas buscas do seu e-commerce. Faça combinações interessantes de produtos de modo que eles se complementam. Veja qual é a melhor disposição dos itens e, se decidir colocar adesivos, cuidado para que eles não atrapalhem a visualização dos produtos. 

Lembre-se de fazer uma decoração diferenciada nas datas comemorativas do varejo. Assim, você mostra para o cliente que a celebração também está acontecendo na sua loja e que ele vai encontrar o que procura ali.

8. Invista na divulgação da sua loja para vender mais e melhor

A nossa última dica para vender mais e melhor no varejo está longe de ser a menos importante. Investir em divulgação da loja é essencial, afinal de contas, se o cliente não souber o que está acontecendo na sua loja, ele nunca terá a curiosidade de conferir o que você está preparando para ele.

Dito isso, é fundamental que todas as campanhas para aumentar as vendas e fidelizar clientes sejam amplamente divulgadas. O mais importante neste caso é escolher as mídias certas para divulgação e estar presente onde o cliente está. Atualmente existem diversas formas de se fazer isso, tais como:

  • Ter um perfil nas redes sociais: não há necessidade de ter perfil em todas as redes, escolha aquelas que mais combinam com a sua marca e com o perfil do seu público-alvo. Além disso, produzir conteúdo constantemente e incentivar o engajamento dos seguidores é fundamental. Isso fará com que você ganha mais visibilidade;
  • Anúncios na rádio personalizada: como falamos anteriormente, essa é uma forma de manter os clientes da loja informados sobre o que está acontecendo na loja durante o momento da compra;
  • Marketing digital: invista em anúncios pagos através do Google Ads ou das próprias redes sociais. Assim, você consegue direcionar as campanhas para um público específico e aumenta as suas chances de vender mais e melhor.

Nesse artigo você conheceu algumas formas de aumentar as vendas no varejo. Para mais dicas, acesse o nosso blog.

Compartilhe

Você também pode gostar

Spot, Vinheta ou Jingle, como usar cada um

Se você chegou aqui está tentando entender qual é o melhor momento para utilizar spot, vinheta ou jingle, certo? Inclusive, nem todos os gestores de empresas entendem qual é a diferença entre elas. Isso pode ser um verdadeiro problema, já que cada um pode ser utilizado em diferentes momentos e com diferentes intuitos. Esse conhecimento…

Por Nayara Santos em 29.06.2022

Confira 14 estratégias de vendas no Natal

 O Natal é uma das datas mais importantes do varejo, com um grande potencial de gerar muitas vendas, principalmente quando bem aproveitada. Isso ocorre porque a grande maioria das pessoas tem a cultura de presentear amigos e familiares nesse período do ano.  Além disso, as empresas fazem o pagamento do 13º salário aos seus…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

17 textos para propaganda de loja de variedades, confira

Está com dificuldade de encontrar os textos certos para fazer a propaganda da sua loja de variedades? Não se preocupe, nós entendemos esse desafio que os gestores do varejo enfrentam e estamos aqui para te ajudar. Ter os textos certos para divulgar a sua loja é essencial, já que eles ajudam a convencer os clientes…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Como fazer o lançamento da coleção de inverno: 4 ideias para se inspirar

Com o inverno chegando você provavelmente já se deparou pensando em como fazer o lançamento da sua nova coleção, certo? Aliás, é por isso que você está lendo esse artigo. Conseguir fazer um lançamento de sucesso pode mudar a forma como os clientes enxergam a sua loja. Afinal, você pode despertar a curiosidade deles com…

Por Nayara Santos em 11.04.2024

23 textos para propaganda de lojas de cosméticos, confira

Preparar textos publicitários para a propaganda de lojas de cosméticos pode ser uma tarefa complicada. Afinal, você precisa saber como escrever de modo eficaz para estabelecer uma boa comunicação com o cliente, mas que soa exagerado. A principal ideia com esses textos é conseguir convencer as pessoas a ir até a sua loja ou a…

Por Nayara Santos em 16.02.2023

Frase de aniversário de loja: confira 15 exemplos

O aniversário da loja deve ser uma grande celebração. Afinal, conseguir sobreviver por mais um ano em um país com tantas barreiras para empreender é um verdadeiro desafio. Por isso, você deve pensar em como retribuir os seus clientes, principalmente aqueles mais fiéis. Claro que todo varejista quer ter a loja cheia de clientes para…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Vitrine de Festa Junina: 5 ideias para fazer na sua loja

Lembre-se sempre de que a vitrine é o cartão de visitas da sua loja, e uma decoração criativa e chamativa pode fazer toda a diferença na hora de convencer os clientes a entrarem e comprarem. Afinal, quem resiste a uma vitrine bem decorada e cheia de energia, não é mesmo? Neste artigo, vamos mergulhar no…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

Vitrine infantil: 6 passos para montar a ideal

Conseguir montar uma vitrine infantil de sucesso significa que você irá conseguir atrair a atenção das crianças. Como elas são poderosas influenciadoras para que a compra aconteça, então você também precisa pensar em como agradar aos adultos na hora de elaborar a vitrine. Alguns passos simples podem tornar o planejamento da vitrine infantil mais fácil…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Branding no Varejo: 5 dicas essenciais para ter sucesso

O branding no varejo provavelmente é uma das principais formas de fazer com que a sua marca fique na lembrança do consumidor. É através dele que você consegue deixar uma marca na mente dos clientes, trazendo mais do que imagens visuais, mas também despertando sensações quando eles pensam na sua marca. Apesar disso, nem todo…

Por Nayara Santos em 25.07.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos