Por Nayara Santos em 26.09.2023

Música na academia: boas práticas do uso profissional de música em academias

Por Nayara Santos em 26.09.2023

Muitos gestores de academia sentem até um calafrio quando o assunto é música. Isso porque, a maioria das reclamações dos alunos está ligada à trilha sonora durante os treinos. Isso faz com que cada vez mais os alunos utilizem fones de ouvido, deixando de aproveitar o ambiente da academia e nem sempre alcançando os resultados desejados.

Mas, seu papel como gestor, é encontrar a melhor solução para tornar a experiência dos alunos melhor, ajudá-los a se entrosar com outros alunos e professores, além de oferecer os melhores recursos para que os alunos alcancem os resultados desejados. Sim, essa não é uma tarefa fácil, mas tão pouco ela é impossível.

Algumas ferramentas estão disponíveis para que você ofereça aos seus alunos um ambiente de treinos motivador, no qual ele quer ficar e que o ajudam a manter a saúde e o bem-estar que só a atividade física é capaz de trazer. Neste artigo vamos abordar em detalhes os principais desafios com a música na academia, e quais cuidados você deverá ter para implementar uma rádio indoor personalizada no seu estabelecimento. Confira!

Principais desafios da música na academia

Antes de sugerir qualquer solução para música na sua academia, precisamos falar sobre os desafios que os gestores encontram neste campo. Como você bem sabe, gosto musical é algo bastante pessoal e agradar a todos é praticamente impossível.

Isso resulta em um grande número de reclamações dos alunos com relação à trilha sonora do dia, e é aí que mora o perigo. Na busca de agradar a todos, se alguém pede funk, você troca a música. Pediram rock? Tudo bem, a gente muda. Agora é a vez do Pagode? Claro que tocamos. Ah, e tudo isso no mesmo dia! Às vezes em questão de poucas horas.

Outro cenário bastante comum nas academias é o gestor ou dono do estabelecimento escolher uma plataforma de música, e deixar a recepcionista encarregada da trilha sonora. Ou seja, cada dia ela escolhe uma playlist diferente, conforme o seu humor e deixa tocando para os alunos.

Esses dois cenários ilustram bem como a música na academia pode se tornar uma jukebox horrível, podendo arruinar todo o trabalho de fidelização que você vem tentando fazer nos últimos tempos. A academia é um lugar que as pessoas vão para se exercitar, por isso a música precisa estar adequada e ser capaz de proporcionar (ou pelo menos ajudar) na motivação.

A música ajuda os alunos da Bio Ritmo a entrarem no clima da malhação, confira o que a Pamela Bittar, gerente de marketing da Bio Ritmo, enxerga essa estratégia:

“Na unidade Paulista, dentro do Conjunto Nacional, em meio ao caos, a uma rotina super atarefada, corrida… quando você entra na Bio Ritmo você sente uma diferença, uma atmosfera diferente. A gente é do mercado high-end, os detalhes importam e cada detalhe como a música, o sentido, o equipamento, as aulas, tudo isso compõe o que a Bio Ritmo entrega como marca e experiência para os nossos clientes.” 

Ainda não entendeu a importância de ter uma padronização e identidade para a sua academia? Então, imagine ir a um restaurante todos os dias e pedir sempre o mesmo prato, entretanto, a cada dia ele vem com um tempero diferente. Ontem estava mais salgado, hoje o chef caprichou na pimenta, semana passada parecia comida de doente.

Ou seja, o restaurante não possui identidade nenhuma, sendo praticamente impossível que as pessoas se conectem com a marca, tenham uma boa experiência ou queiram voltar. Sem falar que isso ainda ressalta que a cozinha pode ser uma verdadeira bagunça, sem um chef que realmente seja capaz de comandá-la.


A jukebox na qual a sua academia pode se tornar passa essa mesma impressão aos alunos. Portanto, se você quiser evitar que isso aconteça, confira a seguir quais são os cuidados que você deve ter para acertar na música da academia.

Cuidados para ter uma trilha sonora de sucesso para a academia

Como já falamos anteriormente, a música na academia não pode ser escolhida aleatoriamente. Muito pelo contrário, é essencial que cada melodia seja pensada para ter o nível certo de energia, atender ao público-alvo do estabelecimento, dentre outros.

A seguir falaremos sobre cada um desses cuidados para que você não corra riscos desnecessários na hora de preparar a trilha sonora da academia.

Playlist com o ritmo certo

Uma das primeiras coisas que você precisa ter em mente é que a música ajuda (e muito) na hora de fazer exercícios. Afinal, com ela você consegue manter o ritmo das repetições e dos movimentos. 

Sem falar que, ninguém se sente animado em fazer exercícios ouvindo “Vento no Litoral” do Legião Urbana. Nada contra a música, mas convenhamos que não é uma das mais animadas para musculação, certo? Por outro lado, durante uma aula de yoga, o aluno espera que as músicas sejam mais tranquilas. Já que acalmar a mente e fortalecer o corpo é um dos objetivos da prática.

Dito isso, é essencial ficar atento para reproduzir a playlist com o nível de energia certo ao longo do dia. Pode ser que pela manhã músicas com um nível de energia um pouco menor funcionem mais. Por outro lado, durante a noite, esse nível de energia pode ser maior, já que os alunos estão cansados e podem precisar de uma dose extra de motivação.

Reproduzir músicas que flutuam muito ao longo do dia pode confundir os alunos e dificultar a conexão entre eles e a academia.

Atender ao público-alvo

Você sabe quem é o seu público-alvo? Ou seja, o perfil da maioria dos alunos que são o foco da academia? Primeiramente, se você não sabe ou nunca pensou nisso, chegou o momento de definir um público. Desta forma, ficará muito mais fácil planejar ações publicitárias, campanhas em datas comemorativas, e assim por diante. 

Se você já sabe quem é o seu público, então precisamos perguntar: você sabe quais estilos musicais eles mais gostam de ouvir enquanto estão praticando exercícios? Se a resposta foi “não” então você também precisa arregaçar as mangas e mudar isso.

É essencial que a empresa saiba que público ela quer alcançar, porque sem isso, é praticamente impossível fazer campanhas de sucesso. E o mesmo acontece com a música na academia, se você não souber do que os alunos gostam (pelo menos a maioria), você nunca conseguirá acertar.

Precisamos destacar que agradar a 100% dos alunos é algo praticamente impossível. Entretanto, você precisará preparar as playlists pensando no perfil da maioria, e incluindo uma pitada aqui e outra ali dos ritmos menos votados. 

Acha que isso é irrelevante? Então olha só o que a Daniela Bernardi, diretora de branding e conteúdo da Smart Fit, disse sobre esse assunto:

“A Smart Fit é uma marca bem divertida, nas redes sociais nós adoramos memes. Na parte de música, gostamos de algo mais animado. Tínhamos a ideia de que os nossos alunos adoravam funk, sertanejo e piseiro. No Dia Mundial do Rock a Listenx sugeriu fazer uma playlist só com rock. Depois disso choveu comentários positivos nas redes sociais.”

Após essa ação, eles fizeram uma pesquisa com os alunos em diferentes regiões do país para saber quais eram os ritmos preferidos para os treinos. A maioria escolheu pop e rock, o que levou a academia a refazer as playlists incluindo esses ritmos. Falaremos mais sobre como entender quais são as preferências dos alunos ao longo do artigo.

Cuidado com os extremos

Esse ponto está relacionado ao item anterior, entretanto, precisamos falar dele separadamente. Como mencionamos, é impossível agradar a todos com apenas uma trilha sonora. Entretanto, o propósito aqui não é exatamente esse, mas sim escolher músicas que não incomodem, mesmo que não sejam as preferidas.

Por exemplo, digamos de 60% dos alunos da sua academia tem um perfil de quem gosta de funk, entretanto os outros 40% odeiam. O que fazer? Neste caso, o melhor é simplesmente não incluir músicas desse estilo na trilha sonora da academia. Desta forma, você não estará agradando nem a um grupo e nem a outro.

Mas, isso não significa que ajustes não possam ser feitos. Digamos que os alunos que gostam de funk frequentam a academia em um determinado horário. Então você poderá ter diferentes playlists para diferentes momentos do dia. Assim, estará agradando a todos os grupos.

Apenas tome cuidado porque, se os alunos frequentarem a academia em diferentes horários, o melhor é manter a mesma identidade musical o dia todo. Isso ajudará o público a se identificar com a marca da academia, a se conectar com ela, e até mesmo a reconhecê-la apenas pela música.

E, claro, não poderíamos deixar de mencionar que isso é válido para qualquer estilo musical, e não apenas para o funk. Música é importante mas não é o único fator que influencia na fidelização e atração dos alunos. Para saber mais, confira o nosso e-book 12 campanhas para atrair e reter alunos na academia.

Analise as reclamações com cuidado

Por mais que se diga o contrário, nem sempre o cliente tem razão. E isso é ainda mais verdadeiro quando estamos falando de música. Basta perguntar na recepção da academia quem são os alunos que sempre reclamam da trilha sonora, ou que pedem para tocar determinadas músicas.

As pessoas que vêm fazendo isso ao longo do tempo provavelmente são as mesmas. Eles podem até estar querendo ajudar, ou simplesmente querendo compartilhar uma música que eles gostam muito para se exercitar com os amigos. Mas, isso não tem nada a ver com a identidade musical da sua academia.

Por outro lado, receber feedbacks te ajudará a saber o que os alunos gostam e preferem ouvir enquanto estão malhando. Como no exemplo da Smart Fit que demos anteriormente. Se eles não tivessem mudado a trilha sonora para uma data específica, talvez eles demorassem mais para entender qual era a preferência dos alunos.

Inclusive, o ideal é que ao final de cada mês todos os feedbacks sejam analisados, tanto os das músicas como os que mencionam outros pontos que podem ser melhorados na academia. Isso te fará perceber que nem sempre as pessoas fazem reclamações, inclusive, geralmente quem procura a recepção para pedir a troca da música é quem está insatisfeito.

Portanto, ao receber qualquer feedback, o melhor a fazer é agradecer a sugestão e informar que ela será levada para o responsável pela satisfação do cliente na academia (seja o proprietário, o gerente, ou um funcionário que cuide especificamente disso). E, não deixe de fazer pesquisas de satisfação periodicamente. Isso te ajudará a entender e perceber as mudanças no comportamento dos alunos logo no início e arrumar o curso das suas estratégias.

Qualidade do som importa, e muito

Os investimentos feitos na academia são facilmente percebidos pelos alunos, principalmente quando se trata de equipamentos. Logo eles verão que as esteiras utilizadas estão entre as melhores do mercado, ou mesmo as reformas realizadas para deixar o ambiente mais funcional e agradável.

Mas, será que quando o assunto é reproduzir a música ambiente com qualidade, eles também perceberão se os equipamentos não forem os melhores? Afinal, poucas pessoas possuem um conhecimento técnico sobre equipamentos de som, não é mesmo?

Pensar dessa forma é um erro gravíssimo e poderá demonstrar uma certa falta de profissionalismo. Não apenas porque a música distorcida e distribuída de forma desigual pelo ambiente é rapidamente percebida pelos alunos e bastante desagradável.

Mas também porque ela ajuda a integrar todo o ambiente diferenciado que você planejou, dando aquele toque final necessário para oferecer a experiência planejada ao aluno. A Cia Athletica utilizava soluções locais para a música na academia, até que percebeu que ela não era suficiente para entregar a experiência que eles queriam. Olha só o que o Cléber Gio Silva, gerente de marketing da Cia Athletica, disse:

“O principal desafio que tínhamos era integrar a parte sonora com a experiência completa que as pessoas deveriam ter. Temos um lema que é ‘a pessoa sair da academia melhor do que ela entrou’. Cada ponto desse ecossistema conta, desde a primeira pessoa que ela encontra na recepção até o comprimento na musculação.”

 Portanto, não caia na tentação de implementar música na academia sem considerar a qualidade dos equipamentos ou até mesmo a consultoria com profissionais. Desta forma você será capaz de oferecer aos alunos música ambiente agradável, no volume certo e com a qualidade necessária.

Ah, e não se preocupe se mesmo assim alguns alunos continuarem utilizando fone de ouvido. Isso não significa necessariamente que a música é ruim, com tantos tipos, modelos e funções nos fones atualmente, eles acabam sendo mais um estilo. Além disso, os alunos podem apenas querer uma experiência própria, ou ficar mais focado no exercício naquele dia.

Caso ache necessário, você poderá conversar com esse aluno para entender se ele tem alguma sugestão de trilha sonora. Apenas faça isso de maneira sutil, sem parecer que você está exigindo que ele não use os fones de ouvido. 

Inclusive, prepare perguntas relacionadas ao uso dos fones quando for fazer a sua pesquisa de satisfação. Deste modo, você entenderá quando e porque os alunos utilizam tais aparelhos e se isso tem a ver com a música na academia.

Mantenha a trilha sonora fiel à sua marca

Bom, você já entendeu que na hora de escolher as músicas para a trilha sonora da academia é preciso considerar o gosto musical dos alunos para os treinos. Mas esse não é o único ponto no qual você precisa pensar.

Cada marca possui um nome, um logo, um padrão de layout nas suas unidades, um padrão de iluminação e um tom de voz. Tudo isso contribui para criar a personalidade da marca, comunicando aos clientes quem ela é. Ou seja, ao entrar em contato com cada um desses elementos, o consumidor poderá se conectar com a marca de um modo mais significativo.

A música é mais um desses elementos que ajudam na comunicação com o consumidor e serve para reforçar a mensagem que você quer passar. Portanto, caberá ao gestor determinar que tipo de mensagem e experiência ele quer entregar aos consumidores, neste caso, aos alunos da academia. É isso que ajudará a academia a se diferenciar da concorrência e se tornar única no tipo de experiência que oferece.

Assim sendo, jamais abra mão da identidade da sua marca para agradar aos clientes (ou alunos). O ideal é que a música seja uma ferramenta para facilitar a conexão entre vocês e até mesmo reforçar a mensagem que você quer passar. Segundo Alexandre Casanova, o CEO da Listenx:

“Tenho vários tipos de clientes de segmentos diferentes onde ‘as mesmas pessoas’ transitam, e o tipo de experiência entregue em cada lugar não é o que eles ouvem em casa, mas o que é condizente com o momento que estamos entregando. Por exemplo, o aluno vai treinar na Bio Ritmo (é uma música), depois vai comprar uma calça na Levi’s (outra música), depois vai jantar com a esposa no Terraço Itália ou no DOM (outra música) e assim vai… e na casa dele, no carro dele, no fone dele…. consome outro tipo de música. E, no final do dia, em todas as experiências o cara sai feliz.”

O mais importante é identificar qual é o tipo de experiência que você quer oferecer para os seus alunos na academia. Neste tipo de estabelecimento, o ideal é que ele se sinta motivado a fazer os exercícios, portanto, trilhas sonoras com níveis de energia maiores, geralmente são as preferidas.

Não sofra na hora de implementar a música na academia: conte com a ajuda da Radioacademia

Ter uma playlist que realmente entregue os resultados desejados é algo importantíssimo para os donos de academia. Afinal, como consumidores, os brasileiros valorizam muito a experiência e, quanto melhor o ambiente e a experiência dos alunos, mais facilmente eles serão fidelizados.

Apesar disso, você, gestor da academia, não precisa gastar horas e horas quebrando a cabeça para montar uma playlist que agrade os alunos. Facilite a sua rotina e conte com um time de especialistas para tornar as músicas da sua academia um verdadeiro sucesso, além de deixar o ambiente mais motivante. 

Com a Radioacademia você ainda terá acesso a diversas playlists prontas, sempre atualizadas, com as músicas certas para motivar seus alunos durante o treino e criar a identidade sonora da sua marca.

E ainda poderá divulgar todas as suas promoções, campanhas e eventos, através de anúncios personalizados e cortesias, aumentando a participação e o engajamento dos seus alunos em todas as suas campanhas.

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