Por Nayara Santos em 10.06.2016

A influência da música no ambiente da academia

Por Nayara Santos em 10.06.2016

Você já reparou que sempre que entra em uma academia existe uma playlist característica tocando? Não é à toa que aquelas músicas estão ali. Elas fazem parte de uma estratégia maior que vem sendo cada vez mais usada em vários mercados: o marketing sensorial. Assim como a disposição de elementos e até mesmo alguns odores, a música influencia na fidelização dos alunos, e toda a playlist é pensada para garantir que esse objetivo seja atingido. Como? É isso que você vai entender agora. Confira:

Qual é a influência da música no ambiente da academia?

Com os fones de ouvido ou dirigindo o carro, você já reparou que algumas músicas estimulam o nosso corpo? Seja com um leve bater de pés, mexer de mãos ou até com uma dancinha singela: o poder do som no nosso corpo estimula algumas ações.

O mesmo acontece dentro da academia. Você já reparou que sempre está tocando alguma música animada? Ela é responsável por dar um estímulo maior aos alunos que estão usufruindo dos serviços naquele momento, fazendo com que foquem mais nos exercícios e se sintam mais capazes de aumentar a frequência e o peso em cada um dos exercícios realizados.

Essa influência aparentemente sutil acaba acarretando uma quantidade enorme de fatos que, se analisados juntos, são capazes de influenciar a fidelização dos clientes.

Vamos imaginar o padrão dentro das academias: seu aluno inicia a sua rotina de exercícios e mantém uma boa disciplina durante 2 meses. Depois disso, começam a surgir outros compromissos e ele vai abandonando as atividades físicas aos poucos, até que um dia percebe que há 3 meses não passa nem na porta.

As músicas na academia tendem a mudar esse cenário. Elas estimulam o organismo a se empenhar mais nas atividades, a querer realizar mais exercícios e a se desafiar mais, seja aumentando os pesos nos exercícios de musculação ou a velocidade ou tempo nos aeróbicos. Com esse estímulo para otimizar as atividades, os resultados acabam aparecendo mais rapidamente, o que faz com que os alunos fiquem cada vez mais engajados a permanecer frequentando o local.

Como isso pode afetar o comportamento do cliente e sua retenção?

Com resultados visíveis resultantes do melhor desempenho nas atividades, é comum percebermos um aumento da retenção dos alunos. Um dos principais motivos de abandono das atividades é a falta de resultados imediatos. Sabemos que o emagrecimento e definição corpórea na atividade física vem a longo prazo, mas quem nunca chegou em casa e deu uma conferidinha pra ver se alguma medida já havia mudado?

Os estímulos musicais fazem o cliente se esforçar e se empenhar mais nos exercícios, aumentando o tempo de permanência nos exercícios aeróbicos ou até estimulando o aumento dos pesos nos exercícios de musculação. Esses pequenos upgrades diários ao longo da atividade física faz com que os resultados sejam alcançados em um menor período.

Por conta disso, o cliente se sente ainda mais satisfeito, vê valor na prática e permanece frequentando a academia regularmente, despertando uma verdadeira admiração pela atividade física.

Como aplicar essa técnica na minha academia?

Os estímulos de cada música atingem o organismo de formas diferentes. São muitas as pessoas que tentam criar suas próprias playlists de exercícios, principalmente por observarem uma semelhança nos estilos musicais tocados nas academias e escolhidos naquela lista. Porém, a verdade é que, para ter certeza de que as músicas escolhidas serão assertivas, é interessante entrar em contato com alguma empresa especializada em marketing sensorial, com foco em música.

E você, já usa a influência da música a seu favor na sua academia? Tem alguma dúvida ou alguma sugestão? Não deixe de comentar!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

7 formas de melhorar a comunicação com o cliente da sua academia

Como melhorar a comunicação com o cliente: na hora de falar com os alunos, existem diversos meios para ajudar sua academia. Eles podem tornar a comunicação com os seus clientes mais fácil, prática e organizada. Não sabe quais são? Então fique ligado, pois nesse post daremos algumas dicas para sua academia melhorar ainda mais! Quadro…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

O que é Rádio Academia?

Basicamente, rádio academia é o termo utilizado para serviços que fazem programações musicais para academias. Parece simples, certo? Mas não é, nao. Esse serviço não deve ser baseado apenas na produção de playlists agitadinhas. Tem muita coisa envolvida para criar uma Rádio Academia que atenda todas as necessidades dos alunos e de comunicação da academia.…

Por Nayara Santos em 09.12.2015

Dica de Campanha para Academias – Promoção Torcida Fitness

Promoção Torcida Fitness O Inverno está chegando, consequentemente, a época de baixa bate na porta das academias, e esse ano ainda vamos contar com a Copa América acontecendo nos meses de Junho/Julho. Então agora é a hora para manter os alunos que você já tem engajados nas atividades da academia, e para não deixar a…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

5 dicas de marketing de relacionamento para retenção de clientes

Marketing de relacionamento para retenção de clientes: a facilidade de acesso às informações contribuiu para a formação de um novo perfil de consumidores: exigentes, questionadores e que aceitam somente serviços que vão atender bem as suas expectativas. Conhecer quem são essas pessoas e quais os seus desejos é importante para que os empresários possam adaptar…

Por Nayara Santos em 01.04.2016

Por Que o Feedback é Importante Para o Aluno da Academia?

A função de um profissional de educação física dentro de uma academia é muito mais do que apenas instruir os alunos na realização de exercícios. Seu papel é fundamental no processo de incentivo e também de retenção dos clientes. O feedback é parte essencial deste tipo de estratégia e é exatamente sobre ele que falaremos…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Datas comemorativas podem ser incríveis para sua academia

Já parou para pensar em como as pessoas ficam felizes quando recebem parabéns pelo aniversário, ou no dia da sua profissão? Datas comemorativas são uma excelente forma de fazer com que as pessoas se sintam especiais. Sem falar que é uma desculpa para celebrar e estar do lado de quem a gente gosta. Então, por…

Por Nayara Santos em 28.08.2023

Gestão de academia: 5 formas de otimizá-la

O mercado fitness está em amplo crescimento. Todos os dias surgem novas academias, oferecendo atividades físicas inovadoras e cada vez mais interessantes. Além disso, para atrair mais clientes, elas investem pesado em promoções, descontos e estratégias de marketing convincentes, o que torna esse mercado extremamente competitivo. Para driblar esse cenário e sair à frente dos…

Por Nayara Santos em 01.04.2016

Como motivar e fidelizar seus alunos?

Para que a gente possa começar a falar sobre esse assunto, eu quero te convidar a fazer uma reflexão: Pense num lugar que você adora frequentar! Pensou? Agora responda para você mesmo, porque você gosta tanto de ir nesse lugar? Eu sei que nem sempre é fácil definir, provavelmente é uma junção de vários fatores…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Plano de Negócios para Academia: 6 passos para montar o seu

Não é difícil de imaginar que um bom plano de negócios para academia é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, caso contrário, ela não consegue atrair clientes ou ficar de pé por muito tempo, certo? Por isso, sem dúvida alguma, a elaboração de um plano de negócios eficiente é o primeiro passo, senão o…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos