Por Nayara Santos em 10.06.2016

A influência da música no ambiente da academia

Por Nayara Santos em 10.06.2016

Você já reparou que sempre que entra em uma academia existe uma playlist característica tocando? Não é à toa que aquelas músicas estão ali. Elas fazem parte de uma estratégia maior que vem sendo cada vez mais usada em vários mercados: o marketing sensorial. Assim como a disposição de elementos e até mesmo alguns odores, a música influencia na fidelização dos alunos, e toda a playlist é pensada para garantir que esse objetivo seja atingido. Como? É isso que você vai entender agora. Confira:

Qual é a influência da música no ambiente da academia?

Com os fones de ouvido ou dirigindo o carro, você já reparou que algumas músicas estimulam o nosso corpo? Seja com um leve bater de pés, mexer de mãos ou até com uma dancinha singela: o poder do som no nosso corpo estimula algumas ações.

O mesmo acontece dentro da academia. Você já reparou que sempre está tocando alguma música animada? Ela é responsável por dar um estímulo maior aos alunos que estão usufruindo dos serviços naquele momento, fazendo com que foquem mais nos exercícios e se sintam mais capazes de aumentar a frequência e o peso em cada um dos exercícios realizados.

Essa influência aparentemente sutil acaba acarretando uma quantidade enorme de fatos que, se analisados juntos, são capazes de influenciar a fidelização dos clientes.

Vamos imaginar o padrão dentro das academias: seu aluno inicia a sua rotina de exercícios e mantém uma boa disciplina durante 2 meses. Depois disso, começam a surgir outros compromissos e ele vai abandonando as atividades físicas aos poucos, até que um dia percebe que há 3 meses não passa nem na porta.

As músicas na academia tendem a mudar esse cenário. Elas estimulam o organismo a se empenhar mais nas atividades, a querer realizar mais exercícios e a se desafiar mais, seja aumentando os pesos nos exercícios de musculação ou a velocidade ou tempo nos aeróbicos. Com esse estímulo para otimizar as atividades, os resultados acabam aparecendo mais rapidamente, o que faz com que os alunos fiquem cada vez mais engajados a permanecer frequentando o local.

Como isso pode afetar o comportamento do cliente e sua retenção?

Com resultados visíveis resultantes do melhor desempenho nas atividades, é comum percebermos um aumento da retenção dos alunos. Um dos principais motivos de abandono das atividades é a falta de resultados imediatos. Sabemos que o emagrecimento e definição corpórea na atividade física vem a longo prazo, mas quem nunca chegou em casa e deu uma conferidinha pra ver se alguma medida já havia mudado?

Os estímulos musicais fazem o cliente se esforçar e se empenhar mais nos exercícios, aumentando o tempo de permanência nos exercícios aeróbicos ou até estimulando o aumento dos pesos nos exercícios de musculação. Esses pequenos upgrades diários ao longo da atividade física faz com que os resultados sejam alcançados em um menor período.

Por conta disso, o cliente se sente ainda mais satisfeito, vê valor na prática e permanece frequentando a academia regularmente, despertando uma verdadeira admiração pela atividade física.

Como aplicar essa técnica na minha academia?

Os estímulos de cada música atingem o organismo de formas diferentes. São muitas as pessoas que tentam criar suas próprias playlists de exercícios, principalmente por observarem uma semelhança nos estilos musicais tocados nas academias e escolhidos naquela lista. Porém, a verdade é que, para ter certeza de que as músicas escolhidas serão assertivas, é interessante entrar em contato com alguma empresa especializada em marketing sensorial, com foco em música.

E você, já usa a influência da música a seu favor na sua academia? Tem alguma dúvida ou alguma sugestão? Não deixe de comentar!

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