Por Nayara Santos em 01.04.2016

Gestão de academia: 5 formas de otimizá-la

Por Nayara Santos em 01.04.2016

O mercado fitness está em amplo crescimento. Todos os dias surgem novas academias, oferecendo atividades físicas inovadoras e cada vez mais interessantes. Além disso, para atrair mais clientes, elas investem pesado em promoções, descontos e estratégias de marketing convincentes, o que torna esse mercado extremamente competitivo.

Para driblar esse cenário e sair à frente dos seus concorrentes, é fundamental que você domine algumas estratégias de gestão que ajudarão a dar estabilidade à sua academia. Quer descobrir como? Então continue a leitura do nosso artigo e aprenda agora mesmo algumas dicas de gestão essenciais para uma academia de sucesso!

Controle financeiro acima de tudo

Nada mais fundamental para qualquer empresa do que um bom controle financeiro, que garanta um pagamento adequado das contas, um bom salário para seus funcionários e um lucro satisfatório ao final de cada mês. Essa realidade não poder diferente para as academias e se configura como um dos pilares principais do sucesso.

Um dos pontos essenciais de uma boa gestão financeira é que você entenda e acompanhe cada uma das despesas mensais envolvidas na sua academia, desde os custos da limpeza até aqueles necessários à manutenção dos equipamentos. Outro ponto muito importante é ter um controle eficiente dos pagamentos efetuados pelos alunos, estando atento aos atrasos e às inadimplências.

Os sistemas eletrônicos de gestão financeira podem auxiliar — e muito — nesse processo, evitando despesas extras e prejuízos.

Foco na fidelização dos alunos

Quando você fideliza um aluno, você garante que ele está satisfeito com o serviço prestado pela sua academia e evita perdê-lo para as empresas concorrentes. Entretanto, o processo de fidelização é um desafio, visto que grande parte das academias sofrem com altas taxas de desistência por parte dos alunos.


Uma boa estratégia para evitar que isso aconteça é oferecer algum tipo de diferencial em relação às academias concorrentes, tais como as modalidades especiais para um público-alvo específico, como os idosos ou crianças, por exemplo.

Outra opção é investir na personalização das atividades físicas de acordo com as necessidades de cada aluno, acompanhando-os sempre de perto e de maneira individualizada. Assim, eles saberão que estão sendo tratados com atenção e não terão vontade de trocar para outra academia.

Estratégias de marketing eficientes

O marketing é a alma de qualquer negócio. Entretanto, uma boa estratégia vai muito além de distribuir panfletos ou oferecer descontos na matrícula dos alunos. Pelo contrário, é preciso adequar suas ações à modalidade de atividades oferecidas pela sua academia e às necessidades dos seus clientes, utilizando uma linguagem e um meio de comunicação alinhado ao seu público-alvo, além de escolher as promoções mais favoráveis ao seu negócio.

Automação de processos

Uma das estratégias mais eficientes é a automação de serviços envolvidos na rotina da sua academia, permitindo a execução mais ágil e prática das atividades e dos serviços oferecidos. Por isso, é muito importante investir em sistemas automatizados, tais como as catracas eletrônicas de acesso, a identificação biométrica e as plataformas eletrônicas para o controle dos resultados e progressos obtidos por cada aluno.

Bom relacionamento com os clientes

Estabelecer um bom relacionamento com os clientes está entre os requisitos fundamentais para obter uma gestão eficiente. Assim, é extremamente importante que seus alunos sejam bem atendidos desde a recepção até a hora em que deixam academia, ao finalizar os seus treinos.

Por isso, invista no treinamento continuo dos seus funcionários, incluindo recepcionistas, professores e os avaliadores físicos, de forma que eles saibam receber os alunos da maneira mais adequada e acolhedora possível. Além disso, aprenda a negociar da melhor forma, sempre inspirando confiança, de modo a oferecer as melhores soluções para ambas as partes.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Dica de campanha para academias: Mãe, vem dançar comigo!

Chegou o momento de começar a planejar as campanhas para o mês das Mães. E haja criatividade para isso, não é mesmo? Além disso, por mais que você tenha ideias, nem sempre sabe como colocá-las em prática, e é para isso que nós preparamos esse texto. Essa nossa dica de campanha é focada em atrair…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Como Divulgar Uma Academia Para Conseguir Mais Alunos

Academias fazem parte de um segmento único no mercado. Portanto, a estratégia de comunicação de quem procura trabalhar com esse tipo de negócio precisa ser diferenciada em determinados pontos. Pensando nisso, a ListenX desenvolveu alguns direcionamentos para ajudar você na hora de pensar em como divulgar uma academia. Não basta oferecer uma estrutura de qualidade…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Comunicação na academia: aprenda a se comunicar com mais clareza

É notório o interesse cada vez maior das pessoas por assuntos que envolvam qualidade de vida e, consequentemente, cuidados com o corpo e com a saúde. Basta percebermos a quantidade de alimentos naturais (ou, pelo menos, menos industrializados) que ganham espaço nas prateleiras e, claro, os alunos em busca dos mais diversos tipos de atividades…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

História de Sucesso – Academia Figueiredo Flexibilidade para atender todos os públicos

A Academia Figueiredo tem como missão fornecer saúde e qualidade de vida para toda família, contribuindo para o bem-estar dos alunos, e gerar a promoção da saúde emocional, física e social. Ela fica localizada em Campinas e tem como visão ser considerada referência no segmento pela excelência no atendimento ao aluno, ambiente agradável e conhecimento…

Por Nayara Santos em 07.11.2017

15 textos para propaganda de academia, confira os melhores!

Os textos de propaganda de academia podem te ajudar a atrair novos alunos e manter aqueles que já estão matriculados motivados a continuar treinando, uma tarefa nem sempre fácil não é mesmo? Como criar os textos certos nem sempre é fácil, nós preparamos este artigo para te ajudar. Afinal, os textos de propaganda da academia…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Dica de Campanha para Academias – Desafio dos 30!

Para seus alunos conseguirem obter o resultado desejado, eles tem que ir, no mínimo, 4 vezes da semana para academia. Se seus alunos tiverem conseguindo chegar em suas metas vai ser bem difícil sair da sua academia, né? Então comece a incentivar seus alunos a irem para academia com mais freqüência, faça o Desafio dos 30…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

O que é Rádio Academia?

Basicamente, rádio academia é o termo utilizado para serviços que fazem programações musicais para academias. Parece simples, certo? Mas não é, nao. Esse serviço não deve ser baseado apenas na produção de playlists agitadinhas. Tem muita coisa envolvida para criar uma Rádio Academia que atenda todas as necessidades dos alunos e de comunicação da academia.…

Por Nayara Santos em 09.12.2015

Sua academia não cresce? Veja dicas para administrar academia!

Administrar academia não é uma tarefa fácil não é mesmo? Se você sente que não importa o que você faça para alavancar as vendas, a academia não sai do lugar pois a cada 10 novos alunos, 15 estão cancelando seus planos. Você não está sozinho! Essa é uma dificuldade de muitos proprietários e gestores de academia. …

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Por Que o Feedback é Importante Para o Aluno da Academia?

A função de um profissional de educação física dentro de uma academia é muito mais do que apenas instruir os alunos na realização de exercícios. Seu papel é fundamental no processo de incentivo e também de retenção dos clientes. O feedback é parte essencial deste tipo de estratégia e é exatamente sobre ele que falaremos…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos