Administrar academia não é uma tarefa fácil não é mesmo? Se você sente que não importa o que você faça para alavancar as vendas, a academia não sai do lugar pois a cada 10 novos alunos, 15 estão cancelando seus planos. Você não está sozinho! Essa é uma dificuldade de muitos proprietários e gestores de academia.
Foi por isso que preparamos esse conteúdo, vamos te ajudar a analisar se suas estratégias estão corretas e o que pode fazer para melhorar e começar a ter mais sucesso.
Administrar academia não é mais como antes!
A primeira coisa que você precisa pensar é que o consumidor está mudando, estão cada vez mais exigentes e mais difíceis de conquistar. A nova geração de alunos busca sobre sua academia na internet, pede indicações e espera receber o melhor serviço sempre que se dispõe a pagar por alguma coisa.
A verdade é que sempre fomos assim, mas antigamente as pessoas tinham menos acesso a informação e acabavam achando que todo lugar é igual e que não adiantaria mudar e por isso não exigia tanto esforço para manter seus alunos.
Pra ser bem direta, administrar academia hoje em dia está diretamente ligado a entender as necessidades e desejos dos seus alunos, veja aqui algumas dicas.
Você precisa se posicionar
É praticamente impossível agradar pessoas de diferentes grupos, por isso é necessário que você faça uma analise de qual grupo você quer atender muito bem, por exemplo, se sua academia está em uma região com muitos idosos, eles podem ser seu grupo, e você vai deixar claro que se a pessoa for novinha e quiser treinar lá, tudo bem, mas ela vai ter consciência de sua atenção estará focada nos idosos.
Assim que você tiver estudado e definido quem vai ser seu grupo, vai precisar estudar, mas estudar mesmo, tudo o que eles precisam e querem, quais aulas seriam boas, como tem que ser o atendimento, como deve ser a estrutura da academia, etc. Fica muito mais fácil agradar quando você para de querer agradar todo mundo e escolhe um grupo para ter sua atenção.
Cuide da expectativa que você cria versus o que você entrega
Quando o aluno vai fechar um plano na sua academia, ele cria uma expectativa sobre ela e sobre o que vai ser seu novo estilo de vida daqui em diante. Cuidar dessa expectativa com carinho pode ser o melhor trunfo para evitar cancelamentos.
Por exemplo, seu novo aluno nunca treinou, mas está decidido a ter uma nova vida, ele provavelmente não sabe que sentirá dor no começo, ele não sabe que ir dois dias e parar 5 não dá resultado, então é papel da academia colocar um profissional para orienta-lo. Assim ele não tem surpresas e não desiste logo de cara.
Após a fase inicial, seu trabalho não acabou, aliás, ele nunca acaba, todos os dias você precisa vender de novo sua academia para seus alunos, convencendo eles a voltar no dia seguinte e no outro, no outro e no outro. Por isso:
Cuide da experiência do seu aluno!
Faça uma jornada na sua academia, tire a roupa de gestor, coloque a roupa de aluno e pense em todo o percurso que um aluno faz, desde a hora que chega até quando vai embora.
A recepção está organizada? Foi Recebido com um bom dia e um sorriso? O vestiário está cheiroso? Os aparelhos estão com a manutenção em dia e funcionando? O professor deu atenção? A música está motivante? Esses são alguns fatores que você precisa cuidar para garantir que seu aluno tenha a melhor experiência possível.
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Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.
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Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.
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