Por Nayara Santos em 18.10.2022

As playlists motivam os alunos no treino?

Por Nayara Santos em 18.10.2022

Seja no período da manhã, seja durante a noite, será que as playlists motivam os alunos no treino? Normalmente, quando eles estão praticando algum exercício físico ao ar livre ou na academia, dificilmente conseguem treinar sem aquele empurrãozinho musical para dar mais gás nas séries e/ou circuitos.

Embora tenha quem diga que a música na academia/estúdio pode atrapalhar, saiba que muita gente se sente mais feliz e motivado. Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, confira os tópicos que serão abordados neste artigo:

  • Música durante o treino: ouvir ou não ouvir?
  • 5 benefícios de treinar escutando música.

Música durante o treino: ouvir ou não ouvir?

Atualmente, existem inúmeros gêneros musicais, desde animados até melancólicos, né? A verdade é que, independente do ritmo escolhido, dificilmente você andará pela academia e ficará sem ver algum aluno sem fones de ouvido. Quando não estão de fones, eles esperam que a unidade ofereça este recurso sonoro.

Mas, afinal, ouvir ou não ouvir música durante o treino? Será que ela é benéfica para o desempenho das séries?

Segundo uma pesquisa feita no Canadá, ao inserir listas de música mais motivadoras e otimistas na hora do treino, é possível melhorar o desempenho de todos os tipos de exercícios, tanto fáceis quanto difíceis.

Publicado na revista Psychology of Sport and Exercise, o estudo contou com a participação de 24 pessoas, tanto homens quanto mulheres, onde passaram por três sprints (treino intervalado de alta intensidade) de 20 segundos, considerando o esforço máximo, na prática, com o tempo de recuperação de dois minutos.


Nesse período, vale lembrar que os participantes foram submetidos a diferentes condições: com música, podcast e sem áudio, justamente para entender como todos terminariam o experimento. Com isso, chegou-se à conclusão de que os alunos tiveram muito mais prazer ouvindo música, deixando para trás o podcast e o treino silencioso.

Com isso, podemos entender que a música pode ajudar a diminuir a sensação de dificuldade na execução dos exercícios físicos ou modalidade escolhida, principalmente naqueles treinos que exigem mais do condicionamento físico, justamente por serem mais intensos.

Por fim, o estudo chegou à conclusão de que à medida que os participantes se sentiram motivados por meio da música, o esforço deles em relação ao treino ou à prática de algum exercício em específico proporcionou a sensação de prazer, tanto físico quanto mental.

Portanto, se a sua academia deseja melhorar o treino dos alunos, saiba que colocar música no ambiente durante os treinos está mais que recomendado. Em relação aos exercícios de alta intensidade, ouvir música não é só indicado, como também ajuda a distrair a cabeça e previne possíveis desconfortos ao longo das séries.

5 benefícios de treinar escutando música

Agora que você já sabe qual é a importância da música na vida dos alunos, que tal conferir os seus benefícios? Vamos lá!

1. Diminui a percepção do esforço 

Existe aquela pessoa que, independente do dia, faça chuva ou faça sol, ela está 100% motivada no treino, né? Além de impactar positivamente na hora de executar os exercícios, diminui-se a sensação de esforço.

No entanto, essa não é a realidade de boa parte das pessoas que praticam atividade física. Dependendo do membro muscular que será treinado, desde superiores até inferiores, alguns praticantes acabam sentindo mais dificuldade, podendo gerar mais esforço na hora do treino e, consequentemente, mais cansaço.

Portanto, ao incluir uma playlist de música no dia a dia do seu aluno (junto à prática de exercícios), é possível diminuir aquela sensação de esforço, melhorando o desempenho nos treinos.

Mas, afinal, por que isso acontece? Quando estamos ouvindo música, a preocupação de fazer toda aquela quantidade de exercícios acaba sendo esquecida, justamente devido à distração causada pelo som, possibilitando mais fluidez nos movimentos e diminuindo o receio de terminar o treino com rapidez.

2. Ajuda a aumentar o ritmo 

A música é uma ótima ferramenta para promover e estimular a consciência corporal e, consequentemente, toda a área motora do cérebro por meio dos diferentes tipos de estilos musicais.

Manter a constância e o ritmo no treino é muito difícil, principalmente quando não estamos motivados. Por isso, ao incluir a música na rotina dos seus alunos, independente da modalidade esportiva, desde musculação até lutas, é possível melhorar a execução das técnicas de todos os exercícios para que consigam chegar no resultado que tanto sonham.

Em relação aos treinos voltados para as academias de musculação, a música ajuda a aumentar o ritmo, sendo um ótimo aliado para quem deseja emagrecer de forma saudável, ganhar massa muscular, fortalecer a musculatura, entre outros resultados para a saúde e/ou estética do corpo.

3. Melhora o humor

Embora algumas pessoas pensem que é mito o fato da música melhorar o humor, saiba que isso é verdade. Antes de explicarmos o motivo, temos duas perguntas:

  • A sua academia tem o hábito de colocar som para os alunos?
  • Se sim, já percebeu como eles se sentem motivados?

Quando eles escutam um estilo musical animado e contagiante, é possível melhorar o humor do momento e vamos te explicar o porquê.

Ao combinar a música com a prática de alguma atividade física, o cérebro começa a liberar, instantaneamente, a dopamina. Também conhecida como um dos hormônios da felicidade, quando liberada, ela ajuda a dar a sensação de prazer, aumentando a motivação na hora do treino. Além disso, ela ajuda a diminuir sintomas mentais, como estresse e/ou ansiedade.

Por isso, quando algum aluno está triste ou se sente desmotivado na hora do treino, saiba que a música pode ser uma ótima forma de mantê-lo mais ativo e animado na sua unidade.

4. Aumenta os níveis de prazer durante e após o treino 

Já ouviu falar sobre os hormônios da felicidade? Ao ouvir música enquanto treina, o corpo humano diminui a produção de hormônios ligados às sensações negativas, como estresse, por exemplo.

Por outro lado, o nosso corpo começa a liberar a endorfina, a serotonina, a adrenalina e o cortisol. Quando estes hormônios são combinados com a atividade física, ajudam a promover a sensação de bem-estar e prazer, deixando de lado todos os problemas durante e após o treino.

5. Mantém a frequência dos movimentos

Quem não gosta de requebrar o esqueleto quando está ouvindo música, né? Além de estar ligado à questão dos hormônios da felicidade, o som é estimulante e traz a sensação de inquietude, ou seja, a pessoa dificilmente ficará sem se movimentar.

Trazendo isso para o treino, podemos dizer que essa ação é positiva, pois ajuda a combater o sedentarismo por meio da prática da atividade física. Em relação às pessoas que treinam musculação, crossfit ou qualquer outro treino de alta intensidade, percebe-se que continuam animadas, principalmente com aquele gostinho de “quero mais”.

Ah! Lembre-se: independente do ritmo, escolha uma playlist eclética para agradar todos os seus alunos.

Texto produzido por Luiz Fernando Moura, jornalista e redator em conteúdo da TotalPass!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 ações para mobilizar seus alunos no Dia Mundial da Saúde

Datas comemorativas são sempre ótimas oportunidades para promover ações que irão agradar e fidelizar os alunos da academia. Afinal, quem não gosta de programações diferenciadas, receber mimos ou qualquer benefício que marque um dia especial? Aliás, o que não falta são datas comemorativas para você escolher e celebrar com os seus clientes. Entretanto, dependendo do…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Como Montar uma Mídia Indoor na minha Academia

Você sabia que o Brasil ocupa a segunda posição entre os países com o maior número de academias por habitantes? Isso mesmo! Segundo dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association, o país dispõe de mais de 30 mil academias. Por isso, mais do que nunca, é essencial aplicar recursos, como montar uma mídia indoor,…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Como Atingir o Público-Alvo de uma Academia?

Após a definição do público-alvo de uma academia, é preciso traçar um plano estratégico eficiente para, de fato, atingi-lo com sucesso, não é mesmo? Neste artigo, nós vamos te ajudar a criar este planejamento e, consequentemente, ter ainda mais sucesso na atração de alunos. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e aprenda como fazer!…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Os 5 Benefícios de montar seu quadro de aulas de academia

Os 5 Benefícios de montar seu quadro de aulas de academia. Se você está lendo esse post, já deve ter entendido a importância de ter suas aulas bombando. Se ainda não entendeu, leia esse artigo: A importância de ter as aulas cheias. Ter um Quadro de Aulas atualizado na sua academia, com certeza traz diversos…

Por Nayara Santos em 21.10.2015

Dica de campanha para academias: Mãe, vem dançar comigo!

Chegou o momento de começar a planejar as campanhas para o mês das Mães. E haja criatividade para isso, não é mesmo? Além disso, por mais que você tenha ideias, nem sempre sabe como colocá-las em prática, e é para isso que nós preparamos esse texto. Essa nossa dica de campanha é focada em atrair…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Dica de Campanha para Academias – Arraiá da Academia

Êta mês baum demias sô para fidelizar, engajar e contagiar os alunos. Chegou o mês do arraiá, e essa é a hora de fazer a academia entrar no clima. Transforme a sua academia em uma verdadeira festança, chame todos os seus alunos e funcionários para uma grande quadrilha e também para as aulas temáticas. Não…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

História de Sucesso da Six Gym Academia – Usando comunicação rápida e certeira!

A  Six Gym Academia surgiu de uma ideia de cinco amigos, sendo três destes profissionais da área de educação física com vasta experiência em academia e outros dois atletas de fisioculturismo e apaixonados pelo esporte. Teve a sua inauguração dia 28 de julho de 2014 em Caxias do Sul. A Six tem como principal objetivo oferecer…

Por Nayara Santos em 06.11.2017

A influência da música no ambiente da academia

Você já reparou que sempre que entra em uma academia existe uma playlist característica tocando? Não é à toa que aquelas músicas estão ali. Elas fazem parte de uma estratégia maior que vem sendo cada vez mais usada em vários mercados: o marketing sensorial. Assim como a disposição de elementos e até mesmo alguns odores,…

Por Nayara Santos em 10.06.2016

Dica de Campanha para Academias – Indique muitos amigos e ganhe mais descontos!

Indique muitos amigos e ganhe mais descontos! Chegou a época que os alunos se dedicam ainda mais para conseguir chegar em seus resultados para o verão que está logo aí. Sabemos também que quem não treinou o ano inteiro começa a pensar em ir para academia correr atrás do prejuízo. Então, que tal incentivar seus…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos