Após a definição do público-alvo de uma academia, é preciso traçar um plano estratégico eficiente para, de fato, atingi-lo com sucesso, não é mesmo? Neste artigo, nós vamos te ajudar a criar este planejamento e, consequentemente, ter ainda mais sucesso na atração de alunos.
Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e aprenda como fazer!
3 passos para atingir o público-alvo de uma academia
Para facilitar a compreensão, separamos os principais passos para atingir o público-alvo de uma academia em três tópicos. Assim, em sua mente, poderá começar a estruturar cada passo conforme os lê.
1. Crie e documente as personas
Um dos maiores erros cometidos pelas academias é, justamente, apoiar a estratégia para atração de novos alunos somente em cima do — superficial — levantamento de público-alvo, que, geralmente, gira em torno apenas da classe social e faixa etária.
Para conseguir se comunicar efetivamente com o público, é preciso analisá-lo profundamente e fazer a criação das personas, onde você atribuirá um rosto e características para cada uma — por meio de estudos sobre o público-alvo.
Algumas informações essenciais são:
- profissão;
- estilo de vida;
- hobbies;
- principais dores;
- objetivos;
- o que a pessoa espera da academia;
- entre outras informações importantes acerca da personalidade e vida da persona.
Lembre-se de que é possível haver mais de uma persona dentro do seu público-alvo. Portanto, explore todas as possibilidades.
Este tópico guiará todas as ações da sua academia e servirá como uma bússola para conversar, conquistar e atrair clientes.
2. Redes Sociais e mídia
As redes sociais são o verdadeiro berço das interações e nutrição de relacionamentos. Logo, é primordial que sua academia esteja presente onde o público está, como por exemplo, no Facebook e no Instagram.
A grande sacada é basear-se nas personas para fazer um cronograma de postagens que realmente seja interessante para chamar a atenção do público. Mas, atenção, as redes sociais servem justamente para socializar e entreter, então, não exagere nas postagens institucionais.
Aposte também em campanhas de mídia segmentadas de acordo com a persona!
3. Faça promoções
As promoções de “indique um amigo” são um verdadeiro sucesso para ampliar o número de alunos. Você pode, por exemplo, oferecer desconto na mensalidade de quem já está matriculado caso indique um ou mais amigos para a academia.
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