Fazer a fidelização de clientes em período de crise não é algo simples, porém, também não é impossível. As empresas que investem nessa prática dificilmente passam por grandes crises financeiras e conseguem escalar seu negócio.
Para que a fidelização dos alunos de sua academia tenha sucesso, é preciso conhecer a fundo o perfil deles, ser criativo e estabelecer objetivos de maneira inteligente.
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Qual a importância de se investir em fidelização de alunos?
Provavelmente, você já ouviu dizer que reter um aluno é muito mais barato do que conseguir um novo. Apesar de parecer clichê, é a mais pura verdade no mundo dos negócios.
Captar novos clientes (ou alunos), além de ser um trabalho mais complexo, pois demanda uma série de estratégias de convencimento, tem um custo relativamente elevado. Não estamos dizendo que você não precisa de novos alunos, mas por que não focar nos que já tem?
Muitas empresas não conseguem fidelizar seus clientes por não prestarem atenção nos detalhes. Acredite se quiser, são as pequenas coisas que fazem a diferença para seus alunos: limpeza dos bebedouros, bom atendimento na recepção, etc.
Se você não presta atenção nos detalhes, está na hora de começar. Além desses cuidados, existem algumas estratégias comumente utilizadas para fidelizar clientes e que, sem dúvidas, podem ser aplicadas a sua academia. Confira!
1. Ofereça descontos pontuais
Oferecer descontos pontuais é uma prática comum em diversos segmentos, principalmente no comércio, contudo você pode aplicá-los em sua academia sem grandes dificuldades.
A academia poderá conceder descontos, por exemplo, para quem optar por renovar o plano por mais de seis meses, por exemplo. A grande questão ao se oferecer descontos é encontrar uma porcentagem que seja atrativa para os alunos e que não prejudique o lucro da academia.
Assim como o comércio, você poderá se utilizar de datas comemorativas para a promoção de descontos como, por exemplo, na páscoa, onde todos comem mais chocolates, você pode fazer um desconto para que as pessoas não ganhem peso.
2. Aposte em um programa de fidelidade
Ter um programa de fidelidade também é uma excelente estratégia para fidelizar os alunos de sua academia. Você pode, por exemplo, a cada onze mensalidades pagas, você dar uma de graça e, a cada pagamento, a pessoa ganha uma marcação em seu cartão.
É importante ressaltar que fidelização não implica, obrigatoriamente, em desconto. Você pode optar pela distribuição de brindes, por exemplo. Se você der uma camiseta da academia ao aluno que renovar, ele já se sentirá importante.
3. Invista em novas formas de pagamento
Se você continua recebendo suas mensalidades somente em dinheiro, débito ou crédito e apenas na sede da academia, saiba que você perderá boas oportunidades de fidelizar sues alunos.
Apesar deles irem frequentemente a academia, muitos optam por levar apenas a garrafa de água, as chaves do carro e o celular, deixando a bolsa ou a carteira no carro e consequentemente, o dinheiro.
A adoção de outros métodos de pagamento, como por meio de aplicativos especializados ou meios de renovação online, oferecem mais comodidade e segurança aos seus alunos, que poderão realizar o pagamento a qualquer hora e de qualquer lugar.
4. Melhorar o relacionamento com o cliente por meio de plataformas específicas
Não dá mais para ignorar o potencial das redes sociais para auxiliar na construção de um relacionamento mais próximos com os alunos da academia. É preciso ser ativo e oferecer um atendimento de qualidade por meio delas.
Muito além de postar conteúdo, a academia precisa encarar as redes sociais como um canal de atendimento que precisa de atenção constante. É muito frustrante para o aluno entrar em contato pelo Facebook, por exemplo, e receber uma resposta depois de dias.
Apesar da recomendação de trabalhar os relacionamentos por meio das redes sociais, é preciso fazer uma ressalva: você não deve estar presente em todas as redes sociais. Crie perfis ou páginas somente naquelas que fizerem sentido para a academia.
E o mais importante: tenha a certeza de que será capaz de gerir as redes onde estará presente, sempre respondendo e interagindo com seus alunos para criar uma experiência ao cliente única e inesquecível.
5. Estimule o treino em casa
Pode parecer algo contraditório, mas oferecer programas de treinamento para que o aluno realize em casa é algo muito benéfico e que auxilia em sua fidelização.
Você pode apresentar como uma “lição de casa” ou como um treinamento alternativo aos dias em que o aluno não conseguirá ir até a sede.
Estimular esse tipo de treino demonstra que a academia está preocupada com o bem-estar, desempenho e resultados de seus alunos, os auxiliando a chegar onde querem de maneira mais rápida.
6. Aumente o contato virtual através de lives.
Atualmente, não é preciso investir grandes quantias de dinheiro para fazer uma transmissão ao vivo pela internet. Tudo o que você precisa é de um bom celular (com uma boa câmera) e uma conexão com a internet estável.
A realização das lives é uma excelente ferramenta para estimular a interação e favorecer a aproximação entre os alunos e a academia. Nelas, podem ser abordados diversos tipos de temas, desde dicas de nutrição, até novos treinos e tendências fitness e wellness.
Mais uma vez, aqui o que conta é a criatividade. É preciso desenvolver temas relacionados ao mundo das academias e que sejam de interesse de seus alunos. Outro fator fundamental que precisa ser pensado é no horário de realização da live.
Se for no meio do dia, grande parte de seus alunos podem estar trabalhando, o que fará com que a transmissão tenha poucas visualizações e baixo nível de interação, fazendo com que a ação não alcance seus objetivos.
Agora que você conhece essas dicas de fidelização de clientes em períodos de recessão, não há mais desculpas. É hora de pôr a mão na massa e desenvolver as estratégias para a sua academia.
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