Por Nayara Santos em 29.07.2021

Fitness e wellness: quais são as diferenças?

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Os brasileiros estão cuidando mais da saúde, é o que mostram os dados da pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Segundo a Fiesp, oito em cada dez pessoas estão se preocupando em comer melhor e buscando qualidade de vida.

Dentro desse grupo existem dois termos bem comuns a quem está no meio: fitness e wellness, já ouviu falar? Eles estão relacionados a busca por uma rotina mais saudável, porém existem diferenças entre eles.

Quer descobrir essas dessemelhanças? Então continue com a leitura deste texto. Explicamos sobre cada um, apontamos os exercícios mais indicados e ainda separamos algumas dicas de como desenvolvê-los na academia. Acompanhe!

Quais os conceitos de fitness e wellness?

Um já é bem conhecido pelas pessoas que são da geração saúde, já o outro é mais recente e ainda tem gente que não sabe o seu significado. Mas ambos estão ligados a forma como os indivíduos se relacionam com as atividades físicas e quais são seus objetivos em relação a elas.

O nome fitness está ligado à disposição da pessoa, ou seja, a capacidade de fazer certos exercícios focando em fatores, como a resistência, força, o condicionamento, flexibilidade e até mesmo a composição corporal.

Geralmente, quem se preocupa com isso busca desenvolver tais itens para conseguir ter um desempenho cada vez melhor. Quer um exemplo? A corrida não é feita apenas para melhorar a saúde e se manter em movimento, mas sim para se tornar um melhor corredor e alcançar novos resultados.


Já o wellness está atrelado ao bem-estar, ou seja, o exercício é feito para promover benefícios para o corpo, a mente e todo o funcionamento do nosso organismo. Nesse sentido, outros elementos também se tornam relevantes, como a interação social, o ambiente e até mesmo a harmonia.

Apesar de menos disseminado, o conceito vem sendo ampliado, afinal existe, como mostramos, uma compreensão de que fazer atividades regularmente é essencial para a nossa saúde. O foco vai além dos resultados estéticos ou da apreensão em melhorar a capacidade física, o objetivo é se cuidar e ficar bem.

Está em dúvida em qual você se encaixa? É só refletir se é um competidor nato que quer sempre melhorar naquilo que faz ou então se deseja levar uma rotina mais saudável e tranquila. A resposta vai ajudar a entender em qual quesito se identifica mais!

E os exercícios indicados para cada um?

Depois compreender as diferenças entre os termos, é importante saber quais são os exercícios que melhor se encaixam em cada um deles. Também é essencial falar quais os cuidados se deve ter para conseguir alcançar os objetivos. A definição das metas é essencial conseguir se manter motivado e focado na saúde.

É comum não se sentir à vontade quando não está no grupo ou ambiente adequado. As chances de desistência do treino são grandes, pois uma pessoa ligada ao wellness não se solta em uma academia totalmente voltada para o fitness. Isso também vale para a situação inversa, pois quem quer melhorar o desempenho precisa achar o caminho ideal para isso, sempre com a orientação correta para não se lesionar. Em dúvida sobre qual atividade se encaixa melhor em cada estilo? Calma, a seguir nós exemplificamos!

Fitness

Quem se identifica com esse conceito é atraído por práticas que levam ao ganho de massa muscular e aumento da capacidade física. Por isso, a rotina tem treinos mais intensos, que exigem mais do corpo e melhoram o rendimento no dia a dia.

Sendo assim, é essencial ter a orientação de um profissional para que todo o esforço não se torne um problema e prejudique a rotina. É preciso ter o cuidado para evitar complicações musculares, ortopédicas ou qualquer outra lesão. Esses são alguns exemplos de modalidades da vida fitness:

  • esportes;
  • crossfit;
  • musculação;
  • lutas;
  • corridas.

Wellness

Neste item a procura é, principalmente, pelo prazer e bem-estar, mas isso não impede de conquistar resultados, como perder gordura, ganho de massa magra ou até mesmo conseguir manter o peso ideal.

Esses são efeitos que vem naturalmente, mesmo quando o objetivo não está centrado na estética do corpo. O conceito está muito mais preocupado em agregar benefícios ao organismo como um todo e por isso, é normal que as pessoas busquem práticas mais voltadas para o lado holístico, como:

  • danças;
  • yoga;
  • caminhadas;
  • hidroginástica;
  • pilates.

Tem como se encaixar nos dois?

A verdade é que existe uma visão ampla sobre fitness e wellness, no qual um pode existir junto ao outro, sem a necessidade de exclusão. Não é uma coisa que acontece direto, afinal os dois tem suas diferenças, mas não é algo impossível. Para aliar os dois é necessário encontrar um equilíbrio, até porque fazer qualquer exercício físico faz você liberar hormônios que garantem a sensação de bem-estar. Portanto, ainda que não tenha encontrado prazer em fazer qualquer atividade, é preciso insistir.

Imagine a vida daquela pessoa que busca acordar cedo todos os dias e procura trabalhar os seus limites para conseguir uma melhor performance. Se ela se sente feliz fazendo isso e considera uma parte essencial do dia, é possível que tenha encontrado um meio termo entre os dois.

É totalmente viável intercalar as duas formas, com treinos intensos e outros voltados mais para a parte holística. Um outro detalhe importante que não deve ser esquecido por quem quer conciliar as vertentes é compreender que o wellness não tem só a atividade física.

É preciso focar o pensamento em ter mais qualidade de vida e desenvolver o bem-estar como um todo, mantendo os exercícios em dia e atrelando a uma alimentação saudável, tirando os hábitos ruins, como álcool e cigarro em excesso, além de outras drogas. É essencial também cuidar da mente e se afastar de ambientes com altos índices de estresse.

Como incluir nas academias?

Agora que já compreendeu as duas formas, já viu exemplos de exercícios para as modalidades e entendeu que elas podem caminhar juntas, é necessário então falar dos itens para inclui-los na academia. É preciso:

  • ter espaços adequados para o desenvolvimento das atividades;
  • contratar profissionais capacitados para a realização das aulas;
  • desenvolver estratégias para trazer o bem-estar do aluno;
  • comprar os aparelhos necessários para os exercícios.

Com este texto podemos compreender as diferenças entre os conceitos fitness e wellness, muito utilizados quando o assunto é saúde. Apesar das dessemelhanças, os dois focam no bem-estar, no melhor desempenho nas atividades físicas e buscam trazer benefícios para o corpo, mente e estilo de vida. Portanto, o desenvolvimento deles dentro das academias é essencial para conseguir alcançar essas vantagens!

Gostou do conteúdo? Então leia também sobre dicas de como inovar na gestão da academia. Temos certeza de que vai interessar você!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Saiba como escolher música para motivação dos alunos na academia

Você sabe como escolher música para motivação dos alunos na academia? Uma boa playlist pode estimular aquele grupo em um dia desanimado ou que faz atividade física por pura obrigação, seja para manter a saúde ou por recomendação médica. A música pode ser contagiante e um plus para os alunos entrarem no clima e completarem…

Por Nayara Santos em 23.12.2019

Recepção de Academia: 3 dicas para melhorar o atendimento

Como deve ser a recepção das academias Ao criar uma academia, as pessoas se preocupam muito com a localização, os tipos de equipamentos que serão utilizados, os serviços que serão oferecidos e o espaço físico do ambiente. A recepção de academia, no entanto, é muitas vezes deixada de lado, por ser uma área que os…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

Dica de Campanha para Academias – Black November

Vai chegando o final do ano e as pessoas aguardam ansiosas a tão esperada Black Friday.  Para te ajudar a sair na frente dos seus concorrentes preparamos uma campanha de Black November. Adiante a Black Friday aí na sua academia e ofereça renovação de planos e fechamento de novos planos com descontos no mês de…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Como Montar uma Mídia Indoor na minha Academia

Você sabia que o Brasil ocupa a segunda posição entre os países com o maior número de academias por habitantes? Isso mesmo! Segundo dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association, o país dispõe de mais de 30 mil academias. Por isso, mais do que nunca, é essencial aplicar recursos, como montar uma mídia indoor,…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Dicas de campanhas para academias: arrase nos bloquinhos!

O Carnaval é um período de muita alegria e celebração. Além disso, o verão está no auge, portanto, não dá para deixar os seus alunos descuidarem dos exercícios físicos e da dieta, comprometendo todos os resultados alcançados até agora! Isso sem falar que, alguns alunos ainda estarão se preparando para ter energia e fôlego o…

Por Nayara Santos em 12.01.2024

Dica de Campanha Novembro Azul para Academias: Campeonato Azul de Supino

Dica de Campanha Novembro Azul Novembro é o mês do Combate ao Câncer de Próstata, aproveite para reunir todos os homens da sua academia e fazer um Campeonato Azul de Supino, assim, você pode manter seus alunos informados sobre esse assunto e engajá-los na causa de uma maneira diferente. Olha só o texto que preparamos…

Por Nayara Santos em 26.11.2021

Gestão da Academia: 5 dicas para colocar em prática hoje mesmo!

Nós sabemos que uma boa gestão da academia é o que vai determinar seu sucesso, não é mesmo? Mas como se diferenciar e ser melhor em um mercado que está crescendo e mudando tanto? Existem algumas estratégias que um gestor pode adotar e que podem destacar sua academia das demais, aumentar seus resultados e ter crescimento constante.…

Por Nayara Santos em 03.08.2017

Dica de Campanha para Academias – Indique muitos amigos e ganhe mais descontos!

Indique muitos amigos e ganhe mais descontos! Chegou a época que os alunos se dedicam ainda mais para conseguir chegar em seus resultados para o verão que está logo aí. Sabemos também que quem não treinou o ano inteiro começa a pensar em ir para academia correr atrás do prejuízo. Então, que tal incentivar seus…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Rádio para Academia: como a música pode influenciar o treino dos alunos

Você provavelmente já notou que os alunos da sua academia ficam mais animados para fazer a aula quando estão ouvindo música ou que, assim que você liga o som na sala, a galera parece ganhar mais empolgação para praticar os seus exercícios, não é mesmo? Essa animação extra é apenas uma das várias influências que…

Por Nayara Santos em 22.02.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos