Por Nayara Santos em 02.08.2021

Como Reter Alunos na Academia em 5 passos

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Retenção de alunos:

Reter os alunos da sua academia significa construir com eles um relacionamento forte, positivo e benéfico, para que continuem retornando e fazendo do local uma parte importante da rotina.

Esse processo de retenção deve ir muito além de apenas conseguir clientes que apareçam várias vezes por semana ou que compram um pacote de três meses de uma só vez. Deve-se atraí-los para dentro do seu negócio, tornando-o indispensável para o cotidiano de quem busca um corpo mais bonito e uma vida mais saudável.

Parece uma missão impossível? Pois saiba que não é! A seguir, veja cinco dicas essenciais para a retenção de alunos na sua academia!

Tenha campanhas de marketing efetivas

O marketing não serve apenas para atrair novos alunos, mas também tem especial importância para manter os clientes sempre por perto. Quer um exemplo? Uma campanha de marketing que use a linguagem certa e que transmita um ambiente positivo na academia fixa essa ideia junto aos alunos, o que faz com que eles fiquem sempre por perto.

Definir uma linguagem correta de comunicação também é importante, já que isso torna o fluxo de informação mais natural e mais assertivo, criando uma experiência que faz sentido para o seu cliente.

Mas o mais importante mesmo é investir em campanhas que estimulem o marketing de relacionamento. Com o marketing digital, isso é possível sem necessitar de um investimento muito grande.

Ao criar uma newsletter altamente informativa, por exemplo, você garante que o cliente fique sempre por dentro das novidades de sua academia. O mesmo vale para a elaboração ou curadoria de conteúdos que ofereçam dicas de treino, alimentação e vida saudável. Com isso, além de disponibilizar o ambiente físico para o alcance de um corpo saudável, a sua academia oferecerá conhecimento e educação.

Use o marketing sensorial para reter alunos

Quando o cliente já estiver em sua academia, o ideal é que ele se sinta bem e satisfeito no local. A academia deve funcionar quase como um refúgio para o aluno, sendo um local onde ele cuida do corpo e também relaxa e esquece de suas preocupações.

Para isso, investir no marketing sensorial é indispensável. Se você tiver um ambiente sempre com odor especialmente agradável, as pessoas ficam dispostas a permanecer mais tempo no local.

Da mesma forma, se as cores do lugar são adequadas, o resultado é um impacto psicológico positivo, gerando motivação, entusiasmo ou mesmo tranquilidade, se for o caso.

A música, por sua vez, é um dos elementos mais importantes. Ter os ritmos certos e que gerem satisfação e motivação pode fazer com que os alunos consigam treinar por mais tempo e retornem mais vezes à sua academia — nem que seja, lá no fundo, apenas para ficar em um ambiente alegre e animado.

Ao criar experiências marcantes e positivas, a sua academia começa a fazer parte da rotina do aluno, ajudando na retenção em médio e longo prazo.

Realize eventos e atividades diferenciadas

A sua academia não precisa e não deve ser um lugar apenas para treinar e praticar atividades físicas em geral. O ideal é que ela seja um lugar em que pessoas com interesses semelhantes se encontrem e compartilhem essas preferências de maneira muito mais livre.

Por isso, é recomendado realizar eventos e atividades diferenciadas. Os famosos “aulões” são ótimas opções de variar as opções da sua academia, estimular a interação social e aumentar a retenção de maneira geral.

Fazer exercícios ao ar livre, montar equipes para determinadas atividades e mesmo realizar gincanas e disputas também são ótimas formas de mudar paradigmas sobre o local. Eventos em datas comemorativas, como uma festa fit, também servem para aproximar os alunos e criar uma comunidade que detém mais retenção.

Ofereça vantagens especiais para os alunos

Quando você oferece algum tipo de vantagem em sua academia, o resultado é que você dispara um gatilho mental conhecido como gatilho de retribuição. Basicamente, ele diz que ao receber uma vantagem ou benefício o cliente se sente como que na “obrigação” de retribuir essa cortesia.

Ao disparar esse gatilho voltando-o para a fidelização, a resposta do aluno vem em forma de retenção.

Mas como fazer isso? Oferecendo vantagens para os clientes mais fiéis! Ao oferecer um desconto depois dos seis primeiros meses, por exemplo, você faz com que as pessoas passem mais tempo ligadas ao seu negócio.

Também é o caso de dar preferência para alunos mais antigos em aulas especiais, oferecer presentes e lembranças em datas específicas ou mesmo descontos com parceiros selecionados.

Tudo isso precisa ser bem pensado e planejado financeiramente, mas quanto mais você estimular a fidelização, mais ela acontece.

Ouça o que seus clientes têm a dizer

Também é muito importante levar em consideração a opinião dos alunos, afinal todas as mudanças devem ser feitas pensando na satisfação deles em frequentar a sua academia, certo?

Por isso, é relevante fazer pesquisas de opinião e pedir feedback para os alunos de maneira geral. Pedir sugestões também é válido, já que dessa forma você vai identificar do que as pessoas sentem mais falta e o que pode ser aplicado de maneira fácil para melhorar os resultados.

O grande impacto dessa atitude é que os alunos se sentem valorizados quando têm as opiniões ouvidas. Se um número suficiente de alunos sugeriu a compra de um determinado equipamento, é natural que eles se sintam especialmente satisfeitos ao verem o novo item no espaço da academia.

Isso também permite que todas as ações tenham mais assertividade, já que são voltadas exclusivamente para as necessidades e desejos de quem frequenta a sua academia. Associada às outras atitudes, a opinião do cliente aumenta a retenção de maneira geral.

Para reter alunos em sua academia, o mais importante é criar uma experiência positiva. Isso pode ser feito tanto pelo estímulo à interação social ou pelo oferecimento de vantagens, como, dentre outras opções, o uso do marketing sensorial. Ao final, sua academia terá alunos mais satisfeitos e que, com isso, se manterão mais próximos do seu negócio de maneira consistente.

Como você tem feito para reter alunos em sua academia? Como anda esse índice no seu negócio? Comente e participe!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que é Rádio Academia?

Basicamente, rádio academia é o termo utilizado para serviços que fazem programações musicais para academias. Parece simples, certo? Mas não é, nao. Esse serviço não deve ser baseado apenas na produção de playlists agitadinhas. Tem muita coisa envolvida para criar uma Rádio Academia que atenda todas as necessidades dos alunos e de comunicação da academia.…

Por Nayara Santos em 09.12.2015

Diferença das Plataformas Streaming VS a RadioAcademia

Se você tem dificuldade em escolher uma solução de músicas para a sua academia e fica na dúvida se deve usar uma plataforma de streaming convencional ou uma ferramenta profissional? Então, esse artigo é pra você!! Fizemos uma comparação das seguintes ferramentas: Spotify Grátis, Spotify Pago, YouTube Grátis, YouTube Premium, Pendrive, Rádio Fm, Rádio Online…

Por Nayara Santos em 16.10.2019

Otimize o relacionamento com seu aluno

Otimize o relacionamento com seu aluno: Você já parou para pensar na importância dos nossos relacionamentos? Criamos laços fortes de amizade em diversos lugares e na academia isso não é diferente. Enquanto estamos na academia, conhecemos pessoas incríveis que dividem conosco os mesmos gostos e desejos por resultados. Essa relação de amizade, inclusive, é o que…

Por Nayara Santos em 08.07.2016

5 livros que todo gestor de academia deveria ler já

5 livros que todo gestor de academia deveria ler já: ter uma academia é como ter qualquer outra empresa. Então, ainda que seja um ambiente descontraído, baseado em uma atividade de prazer pessoal e embalado por boas músicas e estímulo, a gestão para continuidade e crescimento do negócio é necessária. Muitas vezes, quem é gestor…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

5 dicas para reter alunos!

Reter alunos é um assunto que nunca sai da pauta quando falamos em escrever para proprietários e gestores de academias. Reduzir o índice de cancelamento é a missão de quase todo mundo e não é pra menos, afinal, a gente sabe que esse é o segredo para alavancar o crescimento da academia, não é mesmo?…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Comunicação na academia: aprenda a se comunicar com mais clareza

É notório o interesse cada vez maior das pessoas por assuntos que envolvam qualidade de vida e, consequentemente, cuidados com o corpo e com a saúde. Basta percebermos a quantidade de alimentos naturais (ou, pelo menos, menos industrializados) que ganham espaço nas prateleiras e, claro, os alunos em busca dos mais diversos tipos de atividades…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

História de Sucesso – FitClass, atendendo o gosto musical dos alunos!

O propósito da FitClass é inspirar as pessoas com o trabalho prestado e contribuir para que elas realizem seus próprios desejos. A FitClass que ser parte de algo realmente especial na vida das pessoas: os desejos. A qualidade de vida, saúde, estética, lazer, bem-estar, longevidade são desejos e princípios que guiam a excelência no trabalho…

Por Nayara Santos em 13.09.2018

5 conceitos básicos de Gestão Financeira para a sua academia

A crise econômica que o Brasil está passando tem seu lado positivo. Aquelas pessoas que sempre sonharam em abrir seu próprio negócio estão tendo “o empurrãozinho que faltava”. Essas pessoas encontram alguns empecilhos nesta empreitada. Muitos profissionais detêm o conhecimento técnico de sua área, mas não conhecem nada sobre gestão financeira, gestão tributária e suas…

Por Nayara Santos em 15.08.2016

5 ações para mobilizar seus alunos no Dia Mundial da Saúde

Datas comemorativas são sempre ótimas oportunidades para promover ações que irão agradar e fidelizar os alunos da academia. Afinal, quem não gosta de programações diferenciadas, receber mimos ou qualquer benefício que marque um dia especial? Aliás, o que não falta são datas comemorativas para você escolher e celebrar com os seus clientes. Entretanto, dependendo do…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos