O mercado fitness tem apresentado um crescimento exponencial nos últimos anos. De acordo com uma reportagem publicada na revista Exame, o setor movimenta 2,1 bilhões de dólares no Brasil, sendo a maior receita da América Latina e a terceira das Américas.
Isso se justifica porque cada vez mais as pessoas estão percebendo que ser sedentário faz mal para a saúde e que é importante se matricular em uma academia para fazer exercícios físicos regularmente e ter uma vida mais saudável.
Com o setor em crescimento exponencial, os proprietários de academias precisam ficar de olho nas tendências do mercado fitness. Continue a leitura e saiba mais!
Veja 6 tendências do mercado fitness para a sua academia
As tendências do mercado fitness vão desde novas tecnologias até novas modalidades de treino, que despertam mais a atenção dos alunos. Veja, a seguir, quais são as principais delas.
1 . Academias inteligentes
A tecnologia tem se disseminado nas mais diversas áreas e, no mercado fitness, não é diferente. São diversos os recursos tecnológicos que auxiliam os alunos de academias, como telas que exibem treinamentos com instrutores ao vivo, por exemplo.
Além disso, as academias inteligentes também utilizam tecnologias vestíveis, como relógios e até mesmo tênis conectados à internet. Esses dispositivos ajudam a controlar quantas calorias foram queimadas em um exercício, a quantidade de passos que foram dados na esteira, quanto tempo se permaneceu segurando alteres etc.
2. Fusão do HIIT
O HIIT é um treino que ganhou diversos adeptos nos últimos tempos. Agora ele está se fundindo com outras aulas de condicionamento físico, tendo como foco a aceleração do metabolismo e a queima de gordura.
O HIIT é um treino rápido e que exige muito dos alunos, que procuram por essa técnica, principalmente, para perder peso rápido. Como os músculos ficam muito estressados por conta da intensidade do treino, também está sendo feita uma fusão com as atividades de pilates, que ajudam eles a relaxar.
3. Aplicativos próprios
As academias também estão desenvolvendo aplicativos próprios, sendo esse um dos grandes diferenciais do mercado fitness atual. A ideia é que os apps sejam utilizados para fortalecer a comunicação entre os alunos, disponibilizando os treinos que eles farão com antecedência, enviando notificações dos horários das aulas, fazer marcações e cancelamentos entre outras funcionalidades.
Os aplicativos geram praticidade para os clientes, que poderão ter diversos serviços à disposição na palma da mão, sem que seja necessário ligar ou ir até a academia para isso.
4. Aulas para nichos
O aumento da expectativa de vida e a busca pelo bem-estar têm feito com que as aulas para a terceira idade sejam mais buscadas nas academias. Assim sendo, é uma boa prática que esses estabelecimentos se preparem para receber esse novo público, que entrou de cabeça para o mercado fitness.
Além dos idosos, outros nichos também podem ser explorados. As pessoas obesas, por exemplo, muitas vezes não se sentem bem indo a uma academia, com receio de serem julgadas pelos colegas. Porém, se estiverem em um grupo exclusivo para que está acima do peso, se sentirão mais à vontade e aproveitarão as aulas sem medo.
Também é interessante a criação de grupos para fumantes, uma vez que essas pessoas, por conta do uso constante do cigarro, podem apresentar dificuldade e pouco fôlego para fazer os exercícios, por exemplo
5. Rádio Academia
A música é um elemento que não pode faltar em uma academia. Afinal, treinar em silêncio não gera o mesmo impacto do que um treino animado por um som ambiente interessante e adequado para a ocasião. Porém, nem sempre será possível atender ao gosto musical de todos.
Porém, ligar caixas de som em uma estação de rádio não é o mais adequado, uma vez que podem ser veiculados anúncios de concorrentes, comerciais, entrevistas e outros conteúdos que tirem o foco dos alunos.
Também não é interessante baixar músicas na internet e colocá-las em um pen-drive para rodar na academia. Isso porque certamente as mesmas faixas seriam executadas em loop, fazendo as pessoas ficarem cansadas de ouvirem sempre a mesma coisa.
A RádioAcademia é uma das tendências do mercado fitness que mais têm crescido e que soluciona os problemas anteriormente apresentados. Com esse serviço, você terá uma verdadeira rádio personalizada na sua academia. Serão reproduzidas músicas pensadas para motivar e agradar a todos os seus alunos.
Além disso, também podem ser adicionados anúncios e avisos personalizados, como convites para eventos, o seu quadro de aulas, informações sobre o horário de funcionamento da academia, promoções etc. De tal maneira, essas informações serão executadas entre as músicas.
Conheça os benefícios de seguir as tendências do mercado fitness
Ao seguir as tendências do mercado fitness, as academias terão mais chances de prosperar. Veja alguns benefícios que o seu estabelecimento conquistará, na sequência!
Satisfação dos alunos
Os alunos se sentirão mais satisfeitos quando perceberem que o seu negócio se preocupa com eles e busca soluções para os seus problemas. Se alguém que já reclamou alguma vez da música, perceber que foi implementada uma rádio interna, por exemplo, se sentirá mais valorizado.
Indicações de novos alunos
Com os alunos satisfeitos, certamente eles falarão bem da sua academia para pessoas que eles se relacionam, como amigos e familiares. A indicação de novos alunos fará com que mais pessoas visitem o seu estabelecimento, o que aumentará a lucratividade.
Promoção da marca
Ao seguir tendências, você poderá promover a sua marca de mais diversas maneiras. Imagine, por exemplo, que um grupo de idosos foi implementado. Isso pode virar conteúdo para as suas redes sociais! Logo, mais pessoas terão acesso a essas informações e poderão também se matricular, além da sua academia se tornar reconhecida por valorizar as pessoas da terceira idade. O mesmo vale em diversas outras situações.
Gostou de conhecer as principais tendências do mercado fitness? Então, se você quer inovar a sua academia e conquistar ainda mais alunos, não deixe de colocá-las em prática.
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