Por Nayara Santos em 22.02.2016

Rádio para Academia: como a música pode influenciar o treino dos alunos

Por Nayara Santos em 22.02.2016

Você provavelmente já notou que os alunos da sua academia ficam mais animados para fazer a aula quando estão ouvindo música ou que, assim que você liga o som na sala, a galera parece ganhar mais empolgação para praticar os seus exercícios, não é mesmo?

Essa animação extra é apenas uma das várias influências que a música tem sobre a atividade física. Diversos estudos realizados em todo o mundo demonstram que a música tem a capacidade de beneficiar tanto o corpo como a mente de maneira muito positiva durante a prática dos exercícios físicos.

Quer saber quais são as influências da música sobre o treino dos alunos? Então confira nosso post a seguir e descubra o poder da rádio para academia!

Motivação extra para os treinos

A música funciona como um excelente motivador para os treinos! Enquanto o aluno está escutando música, o seu foco é desviado da sensação de dor e cansaço, o que disfarça a fadiga muscular e o esforço que está sendo desempenhado. Dessa maneira, o tempo até a exaustão é prolongado, aumentando a resistência física e a eficiência dos exercícios praticados.

100% de bom humor

Escutar música melhora — e muito — o humor durante os treinos! O ritmo da música aumenta a excitação e a sensação de felicidade, fazendo com que alguns tipos de atividades físicas, como aquelas de intensidade mais alta, pareçam menos estressantes do que realmente são. Assim, ao ouvir música, o aluno tem mais vontade de estar em movimento e mais entusiasmo para concluir o seu treino.

Energia a todo vapor

Ouvir música acelera o corpo e aumenta a energia para se exercitar. A música tem a capacidade de modificar a frequência cardíaca, a taxa de metabolismo e a pressão sanguínea, reduzindo a fadiga e o estresse físico e mental. Além disso, o ritmo dos exercícios tende a sincronizar com o tempo da música, acelerando a frequência e a velocidade da execução das atividades. Todas essas mudanças ajudam a aumentar a energia do corpo, tornando o treino dos alunos ainda mais eficiente e melhorando os resultados físicos obtido por eles.

É importante lembrar que o ritmo da música está diretamente relacionado com os seus efeitos sobre o corpo durante o treino, visto que as músicas mais rápidas tendem a acelerar o corpo enquanto as músicas lentas provocam uma sensação de relaxamento.

Bem-estar no topo

Escutar música aumenta o bem-estar durante o treino. A música auxilia na liberação dos hormônios relacionados com a promoção da sensação de bem-estar — como a endorfina — fazendo com que os alunos se sintam mais dispostos, empolgados e tenham mais prazer para realizar as suas atividades físicas.

Viu só como a música é fundamental para afastar o tédio e estimular os alunos a treinar diariamente? Com toda a certeza, investir na música aumentará o desempenho e a satisfação dos seus alunos com a sua academia.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como a ListenX Pode Te Ajudar a Ter a Melhor Playlist Para Sua Academia

Playlist para sua academia: veja como escolher e as vantagens.

Por Nayara Santos em 24.04.2019

Recepção de Academia: 3 dicas para melhorar o atendimento

Como deve ser a recepção das academias Ao criar uma academia, as pessoas se preocupam muito com a localização, os tipos de equipamentos que serão utilizados, os serviços que serão oferecidos e o espaço físico do ambiente. A recepção de academia, no entanto, é muitas vezes deixada de lado, por ser uma área que os…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

Por que devo conhecer o gosto musical do aluno antes de criar playlist?

Gosto musical do aluno: a música é, para muitos, o combustível da vida. Ela une as pessoas, faz com que todos se animem, conversem sobre o assunto e, além disso, diverte e entretém. É por este (e por alguns outros motivos) que os serviços de streaming musicais fazem tanto sucesso, assim como os shows e…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

M2 Fitness alcança 7859 pessoas com as Dicas de Campanha Rádio Academia

Dicas de Campanha Rádio Academia: Como de costume, todo mês os clientes da RadioAcademia recebem dicas de campanha para colocar em prática no mês seguinte. O pessoal da M2 Fitness não perdeu tempo e adaptou a dica para a realidade deles, conseguindo ótimos resultados com a campanha “Páscoa sem culpa”. A campanha que sugeria um sorteio…

Por Nayara Santos em 01.04.2016

RadioAcademia na IHRSA. Nossa 10° vez – Um muito obrigado especial

ListenX RadioAcademia e IHRSA. Nossa 10° vez. ​Muito provavelmente você deve conhecer a IHRSA, a maior feira fitness da América​ Latina​, certo? Esse importante evento do mercado fitness aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de Setembro e foi a 10° vez da RadioAcademia – ListenX nessa feira.   É sempre muito bom estar com…

Por Nayara Santos em 24.09.2015

Você está perdendo alunos por causa da música errada!

Que a música é um item essencial para as academias, todos nós já sabemos, certo? Desde as pequenas academias de bairro até as grandes redes utilizam playlists para deixar o clima da academia mais animado, mas será que isso faz diferença? Nesse caso, existem duas grandes verdades! A primeira é que a música faz diferença…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Como Atingir o Público-Alvo de uma Academia?

Após a definição do público-alvo de uma academia, é preciso traçar um plano estratégico eficiente para, de fato, atingi-lo com sucesso, não é mesmo? Neste artigo, nós vamos te ajudar a criar este planejamento e, consequentemente, ter ainda mais sucesso na atração de alunos. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e aprenda como fazer!…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

As playlists motivam os alunos no treino?

Seja no período da manhã, seja durante a noite, será que as playlists motivam os alunos no treino? Normalmente, quando eles estão praticando algum exercício físico ao ar livre ou na academia, dificilmente conseguem treinar sem aquele empurrãozinho musical para dar mais gás nas séries e/ou circuitos. Embora tenha quem diga que a música na…

Por Nayara Santos em 18.10.2022

Dica de campanha para academias: Mãe, vem dançar comigo!

Chegou o momento de começar a planejar as campanhas para o mês das Mães. E haja criatividade para isso, não é mesmo? Além disso, por mais que você tenha ideias, nem sempre sabe como colocá-las em prática, e é para isso que nós preparamos esse texto. Essa nossa dica de campanha é focada em atrair…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos