Por Nayara Santos em 28.07.2021

Quer ter uma academia Low Cost? Veja aqui tudo o que precisa saber!

Por Nayara Santos em 28.07.2021

O que é Academia Low Cost?

Academia Low Cost é um modelo de academia planejada para os alunos praticarem um treino livre, mas em contrapartida oferecer treinos/aulas mais intensivos e específicos acompanhados de um profissional. A infraestrutura é diversificada com equipamentos em grandes quantidades.

O crescimento das academias Low Cost é nítido, a cada dia que passa uma nova marca ou unidade das grandes redes surge e percebo um certo pânico em muitos proprietários de academias.

A primeira reação de muitos é querer transformar sua academia que, até então é full service, em uma academia low cost. Mas será que essa é a coisa certa a ser feita? É sobre a estrutura e  a missão desse modelo de academias que vamos falar hoje, então, se você também quer saber tudo sobre o assunto, esse post é para você.

Atenção: Low Cost não é Low Price

A primeira coisa que você precisa saber é que o termo Low cost está ligado com baixo custo de operação em uma academia, o que não significa baixo investimento inicial e não significa baixo preço.

Para ter uma academia como essa é necessário fazer um investimento inicial em equipamentos e estrutura que vão demandar pouca manutenção e mão de obra, o que significa que um dos primeiros pontos para você ser uma academia low cost está no planejamento da estrutura.


Uma academia low cost pode ter o preço baixo devido a esse baixo custo de operação, portanto, essas academias podem e conseguem ser low price, mas nem toda academia que é low price, ou seja, que tem o preço baixo, é também low cost, é aqui que muitos gestores se enrolam e acabam indo a falência, pois querem colocar um preço lá embaixo para ser competitivo, mas tem altos custos e essa conta não fecha nunca.

As academias Low Cost oferecem risco para o mercado?

A resposta aqui é direta e reta: Não! Esse formato de academia tem uma missão importante para o mercado fitness, eles estão apresentando a prática de atividades física para pessoas que até então não estavam acostumadas, ou seja, elas representam um serviço de entrada, porém, muitas vezes, a medida que as pessoas tornam a atividade física um hábito, elas também podem começar a exigir mais e isso os faz procurar as academias com mais coisas a oferecer.

As pessoas não vão mais querer pagar o preço da minha mensalidade?

Isso depende! Se os seus alunos conseguirem perceber valor (que é diferente de preço) na sua academia, eles não se importarão de pagar mais por isso. Ou seja, se a experiência na sua academia for boa, se você ajuda o aluno com seus resultados, se o atendimento é próximo e diferenciado, muito provavelmente seus alunos saberão que você vale mais do que uma academia low cost, onde o atendimento pode deixar a desejar.

Conclusão

Se você pretende ter ou transformar sua academia em uma low cost, precisa ter um ótimo planejamento para garantir um baixo custo de operação que irá possibilitar o baixo preço. Mas se você decidir por manter sua academia full service, não há razão para pânico, basta fazer o seu melhor e entregar aos seus alunos uma experiência diferenciada, que eles perceberão valor no que você entrega e não se importarão em pagar mais por isso.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

História de Sucesso – Órbita Academia mantendo o treino animado o dia todo!

A Órbita Academia existe há 17 anos, hoje ela tem duas unidades e devido ao sucesso irão inaugurar em breve a terceira unidade. A missão da academia é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem estar dos alunos gerando a promoção da saúde emocional, física e social. Para ajudar a melhorar a…

Por Nayara Santos em 14.11.2017

[E-book] Guia definitivo para evitar erros na gestão da academia

Gestão da academia Antes de qualquer coisa, você tem alguma destas preocupações abaixo? Preciso reter alunos Estou preocupado com a experiência dos meus alunos Quero motivar meus alunos Quero saber como montar playlists para motivar meus alunos Se a resposta para qualquer uma das preocupações acima for “Sim”, não pode perder o esse E-book que…

Por Nayara Santos em 02.08.2016

Como surpreender futuros alunos: a primeira impressão é a que fica

Como surpreender futuros alunos: reflita bem e responda, a primeira impressão é a que fica? Está em dúvida em relação à resposta? Então, relembre os fornecedores que você já pensou em contratar e desistiu porque o atendimento não era bacana; pense nos restaurantes em que você já deixou de almoçar pois o ambiente tinha um…

Por Nayara Santos em 04.07.2016

Qual é a música certa para minha academia?

Montar uma playlist para sua academia parece algo simples de ser realizado, mas a medida que você entende a importância que isso tem nos resultados da academia e começa a se importar mais com esse assunto, percebe que essa é uma tarefa bastante complexa e parece que não importa o que você faça, os alunos…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Como escolher um serviço de Rádio para sua academia?

Como escolher um serviço de Rádio para sua academia? Se você chegou aqui, certamente já sabe dos benefícios de ter uma rádio própria para sua academia. Agora, vou explicar o que você precisa saber na hora de escolher uma Rádio Personalizada na sua academia, preste atenção pois é MUITO importante que você não erre nestes…

Por Nayara Santos em 19.11.2015

A arquitetura e a estética da academia podem captar e reter alunos?

Em alguns momentos, será necessário mais do que promoções, equipamentos de qualidade e professores capacitados para atrair novos clientes à sua academia. Afinal, muitos de seus concorrentes também devem utilizar essas estratégias. Nessas horas, uma saída interessante pode ser oferecer serviços mais personalizados, um ambiente diferente e estilizado, e ainda contar com um visual único…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Layout de Academia: Aproveite melhor o espaço em 4 passos

É fundamental que o layout de academia tenha um planejamento compatível com as modalidades das aulas oferecidas, além de um espaço seguro e descontraído para seus alunos. Um espaço bem planejado permite que os alunos circulem e treinem de forma confortável, sem trombar com outras pessoas ou ficar aguardando por muito tempo para executar o…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

História de Sucesso da Academia Qualivida – O fim das reclamações sobre a música!

 A Academia Qualivida existe há 17 anos, a missão dela é ajudar as pessoas a terem uma vida mais saudável cuidando do seu corpo e da sua mente. A Qualivida é uma academia para todos e contém diversas atividades, como: Natação BB, infantil e adulto Hidroginástica Step Zumba Circuito E muito mais… Pensando em acabar…

Por Nayara Santos em 12.11.2017

Confira o passo a passo de como abrir sua própria academia!

A boa forma e a qualidade de vida são temas cada vez mais cotidianos. Manter um estilo de vida saudável ajuda a combater o estresse do dia a dia, a rotina do trabalho, queimar as calorias dos lanches rápidos e contribuir para o bem-estar do nosso organismo. Tudo isso vem estimulando a criação de novos…

Por Nayara Santos em 01.04.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos