Por Nayara Santos em 30.07.2021

Recepção de Academia: 3 dicas para melhorar o atendimento

Por Nayara Santos em 30.07.2021

Como deve ser a recepção das academias

Ao criar uma academia, as pessoas se preocupam muito com a localização, os tipos de equipamentos que serão utilizados, os serviços que serão oferecidos e o espaço físico do ambiente. A recepção de academia, no entanto, é muitas vezes deixada de lado, por ser uma área que os usuários não frequentam por longos períodos.

No entanto, essa área é o “cartão de visitas”, o primeiro contato do cliente com a academia, e ele só vai conhecer o restante do estabelecimento se se sentir acolhido. Como é impossível ter uma segundo chance para causar uma boa primeira impressão, trouxemos no post de hoje dicas úteis de como deve ser a recepção da sua academia. Confira:

Arquitetura do local

É muito comum observar academias com recepções parecidas com aquelas de um escritório ou consultório, com um balcão limitando o acesso ou visualização dos ambientes e uma TV ou um sistema de som como entretenimento.

Porém, diferentemente do que acontece nos espaços citados, em uma academia o objetivo da recepção não é entreter os clientes. Ela deve ser apenas o primeiro passo para mostrar às pessoas que a academia é um local onde elas poderão se sentir bem e alcançar os seus objetivos. Para passar essa mensagem, é importante que a sua recepção ofereça vista para as áreas de treino e recreativas e esteja decorada com cores atrativas ou quadros que transmitam essa ideia.

TV e uma Rádio também podem ser utilizados em busca desse objetivo, cumprindo função de quadro de aulas e apresentando dicas e promoções, por exemplo.

Organização da recepção de academia

A organização do ambiente diz respeito à limpeza e à disposição dos objetos e informações. Não é nem preciso dizer que a limpeza deve estar impecável, não é? Além disso, caso tenha panfletos da academia ou de parceiros, mantenha-os agrupados e organizados. Se possível, utilize algum suporte para acomodá-los e placas e informativos em lugares estratégicos para ajudar os clientes a buscar informações rapidamente.

Os objetos nunca devem atrapalhar o fluxo das pessoas ou impedir o contato visual com os atendentes — isso inclui os computadores, displays, entre outros.

Atendimento encantador

Você já deixou de comprar algo, embora a loja fosse bonita e os preços estivessem dentro de suas expectativas, porque o atendimento foi ruim? Ou comprou o mesmo produto ou uma opção similar em outra loja porque conseguiu obter lá todas as informações e respostas de que precisava? Se a sua resposta for sim, saiba que o mesmo pode acontecer com a sua academia.

Para evitar isso, os funcionários da recepção devem ser muito simpáticos e ter grande facilidade de comunicação e paciência para lidar com um público variado. É essencial também que eles conheçam todos os serviços e recursos que a academia oferece, estejam a par dos horários de aulas específicas e, caso não tenham a informação no momento do atendimento, se coloquem à disposição para informar o cliente, seja por e-mail, telefone ou até mesmo redes sociais.

Mas como garantir que seus profissionais propiciem esse atendimento de qualidade? Além de treiná-los bem, é importante oferecer um salário justo. O custo de perder os clientes será muito maior que a diferença entre os salários e, além de aumentar as vendas, você terá clientes muito mais satisfeitos.

É um desafio contar com uma recepção de academia eficaz, mas os resultados certamente serão satisfatórios. Gostou das dicas? Então deixe um comentário contando qual dica você achou melhor e qual delas já utiliza!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Dica de Campanha para Academias: Aulão Especial de Dia das Mães

O Dia das Mães é um momento em que as pessoas buscam fazer ou oferecer algo especial para quem sempre priorizou os filhos. Então, que tal entrar nesse ritmo na sua academia e oferecer a elas algo diferente, focado nelas? Essa é a nossa dica de campanha para a sua academia neste Dia das Mães,…

Por Nayara Santos em 28.03.2024

Como Escolher o Melhor Professor para sua Academia

Os profissionais são a alma de qualquer empreendimento. Quando o assunto são academias de ginástica é preciso levá-los ainda mais em consideração. Afinal, os colaboradores estão em constante contato com o público. Porém, escolher o melhor professor pode ser uma tarefa realmente desafiadora. Existem algumas estratégias e técnicas que podem ser aplicadas para ajudar você…

Por Nayara Santos em 26.09.2018

História de Sucesso da Six Gym Academia – Usando comunicação rápida e certeira!

A  Six Gym Academia surgiu de uma ideia de cinco amigos, sendo três destes profissionais da área de educação física com vasta experiência em academia e outros dois atletas de fisioculturismo e apaixonados pelo esporte. Teve a sua inauguração dia 28 de julho de 2014 em Caxias do Sul. A Six tem como principal objetivo oferecer…

Por Nayara Santos em 06.11.2017

Confira 6 dicas para a fidelização de alunos em períodos de recessão

Fazer a fidelização de clientes em período de crise não é algo simples, porém, também não é impossível. As empresas que investem nessa prática dificilmente passam por grandes crises financeiras e conseguem escalar seu negócio. Para que a fidelização dos alunos de sua academia tenha sucesso, é preciso conhecer a fundo o perfil deles, ser…

Por Nayara Santos em 23.04.2020

Músicas para academia

A influência das músicas para academia: você já reparou que sempre que entra em uma academia existe uma playlist característica tocando? Não é à toa que aquelas músicas estão ali. Elas fazem parte de uma estratégia maior que vem sendo cada vez mais usada em vários mercados: o marketing sensorial. Assim como a disposição de elementos e…

Por Nayara Santos em 12.12.2016

Como incentivar o aluno a praticar atividade física no inverno

O inverno está entre os períodos em que as academias mais perdem alunos, principalmente quando a estação é rigorosa e registra temperaturas muito baixas. É só o frio aparecer para a vontade de praticar qualquer atividade física ir embora e os alunos desistirem dos seus treinos, perdendo todo o esforço dos meses anteriores. Essa é…

Por Nayara Santos em 11.04.2024

História de Sucesso – Academia Training Up e ListenX a parceria que deu certo!

A Academia TrainingUp está localizada no bairro do Ipiranga em São Paulo desde 2005. A fim de oferecer um serviço de qualidade para todos, a academia conta com atividades para diferentes idades, tendo assim, um reconhecimento muito forte e expressivo por todos da região. Em seus 2.000 m² oferecem um leque interessante de atividades tais como: •…

Por Nayara Santos em 16.11.2017

Dicas de Saúde e bem-estar: qual a importância de manter seus alunos bem informados?

Oferecer aos seus alunos dicas de saúde e bem-estar podem ajudá-los a ter um melhor desempenho nos treinos, manter o foco e alcançar os resultados desejados. Entretanto, essas dicas precisam ser sérias, confirmadas cientificamente ou mesmo comprovadas por especialistas. Além disso, as dicas devem ser assunto interessantes para os seus alunos. Assim, eles ficarão de…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Datas comemorativas podem ser incríveis para sua academia

Já parou para pensar em como as pessoas ficam felizes quando recebem parabéns pelo aniversário, ou no dia da sua profissão? Datas comemorativas são uma excelente forma de fazer com que as pessoas se sintam especiais. Sem falar que é uma desculpa para celebrar e estar do lado de quem a gente gosta. Então, por…

Por Nayara Santos em 28.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos