Por Nayara Santos em 13.12.2021

Nutrição na academia: entenda os benefícios de oferecer serviços de nutricionista

Por Nayara Santos em 13.12.2021

Oferecer serviços de nutrição na academia pode ser um grande diferencial da sua empresa no mercado. Isso porque, atualmente os cuidados com a saúde e a qualidade de vida estão maiores, ou seja, as pessoas estão focadas em viver bem. Para que isso funcione da melhor maneira é preciso aliar atitudes como boa alimentação, atividades físicas, além dos cuidados com a mente.

Oferecer a possibilidade de fazer uma consulta com um nutricionista pode ser uma excelente oportunidade para unir essas coisas. Afinal, quando você consegue associar as dietas e reeducação alimentar, os resultados são muito mais duradouros. E, como apenas o nutricionista pode prescrever dieta, essa é uma forma de combinar todos os cuidados com saúde e bem estar em um só lugar para o seu cliente.

E aí, quer saber mais sobre o trabalho do nutricionista esportivo e as vantagens de oferecer o atendimento? Então prossiga com a leitura, pois é exatamente o tema deste texto. Acompanhe!

O que faz um profissional nutricionista?

Quem se forma nessa área de nutrição fica responsável por fazer a orientação correta sobre a alimentação, uso de vitaminas, minerais e suplementos para que os praticantes de atividades físicas consigam alcançar as metas esperadas de um jeito saudável.

Esse profissional está capacitado para fazer a compreensão da composição corporal nos diferentes tipos de modalidades e trazer melhor desempenho, aliando as ações a perda ou ganho de peso, massa e definição muscular. Os nutricionistas esportivos têm a missão de passar o consumo de alimentos saudáveis para o dia a dia e mostrar o que pode ser utilizado antes e depois do treino.

Diante dessa explicação, pode surgir a dúvida sobre a existência da diferença dele para o que atua na área clínica. Então, é essencial destacar que quem trabalha com nutrição voltada para o esporte faz uma formação complementar e específica por meio de uma especialização para poder orientar os atletas. Já o outro atende os pacientes de forma geral.

É importante destacar que só quem tem esse curso específico pode prescrever suplementos, que são aliados na hora da prática esportiva. O uso dele é muito necessário em algumas modalidades, principalmente naquelas que exigem uma carga de treinamento intensa. Ou seja, a prescrição ou não deles vai depender do perfil da pessoa, de quais esportes e por quanto tempo ela pratica e da sua rotina diária. O profissional vai adaptar a alimentação e passar os reforços de acordo com a necessidade do aluno.

Quais as vantagens de oferecer o atendimento nutricional nas academias?

Já conseguimos entender qual o papel do nutricionista esportivo, então é preciso agora descrever quais os benefícios de oferecer os seus trabalhos dentro das academias. Aliar a alimentação adequada, saber o que ingerir antes e depois dos treinos fará toda a diferença para os seus alunos atingirem os resultados desejados. Além disso, essa é também uma forma de melhorar a visibilidade da sua empresa. Falamos sobre cada uma delas em detalhes, então acompanhe e aprenda!

Oferece o serviço completo

Para conseguir enxergar os reais potenciais de uma ação é muito importante se colocar no local de quem está utilizando o serviço. Dito isso, pense o quanto é menos trabalhoso encontrar todas as atividades que deseja em apenas um local? Facilita, e muito, a vida quando você não precisa se deslocar entre diferentes lugares para conseguir os serviços de que necessita, não é mesmo? Por isso, essa é uma das vantagens da nutrição na academia.


Os alunos vão conseguir perceber que a academia oferece tudo aquilo que ela precisa para melhorar o seu desempenho. Ou seja, a possibilidade de fazer atividade física e de conseguir orientação para ter uma boa alimentação. Com certeza os resultados de oferecer nutrição na academia vão trazer benefícios para todos os lados. O do dono da academia, que vai notar a satisfação dos alunos; o nutricionista que vai conseguir ter mais visibilidade no trabalho e conquistar novos pacientes; e o aluno que poderá usufruir de toda a infraestrutura e orientação para alcançar mais rápido as suas metas de vida saudável.

Turbine o desempenho do aluno

Como destacamos lá no começo deste texto, para conseguir melhorar os seus hábitos do dia a dia e obter uma rotina mais saudável, é importante aliar os cuidados com a mente, corpo e alimentação. Mesmo que já pratique alguma atividade física, é possível estar se sabotando nos resultados se não conseguir ingerir os nutrientes e a quantidade de alimentos correta para manter o organismo funcionando bem.

Dúvidas como o que é preciso comer antes ou depois dos treinos são comuns, além dos questionamentos como quantidades de frutas, legumes e verduras que devemos comer ao longo do dia. Tudo isso pode e deve ser solucionado em uma consulta com o nutricionista e com certeza o desempenho de quem frequenta o local vai melhorar. 

A partir do momento que os alunos conseguem seguir a dieta, ingerindo a quantidade de calorias e os nutrientes necessários para que atinjam o objetivo desejado, ele chegará muito mais rápido. E, quando o aluno começa a ver os primeiros resultados, seja de hipertrofia, emagrecimento ou definição, eles se sentirão mais animais. Quanto mais animais, maiores as chances de serem alunos assíduos e de recomendarem a sua academia para outras pessoas.

Lembre-se que, às vezes, os resultados dos exercícios não são percebidos porque as pessoas não se alimentam como devem. Se isso acontece, há um grande risco do aluno se sentir desestimulado e diminuir a sua assiduidade à academia e até mesmo cancelar ou não renovar a matrícula. Por isso, com o atendimento nutricional na academia você dá um empurrãozinho para que ele consiga realmente ter os resultados que deseja.

Aumenta a confiabilidade na sua academia

Quando as pessoas veem que a sua academia realmente está preocupada em oferecer bons serviços e que são benéficos aos resultados que eles querem ter, a confiança entre as partes aumenta. Isso significa que ao oferecer o atendimento nutricional de qualidade na academia, todos vão enxergar e tirar proveito disso.

Parte dessa confiança também vêm porque você mostra que na sua academia, o objetivo dos alunos, a nutrição, o bem-estar e a saúde são prioridades Ou seja, você mostra profissionalismo. Com isso, os alunos se tornam mais confiantes de que as recomendações dadas realmente vão funcionar. Esse zelo com o próximo o deixa mais confiante com o que é disponibilizado e, quando feito da forma correta, ele se sente satisfeito. E a fórmula para conquistar o seu público alvo é deixá-los felizes.

Como incluir a nutrição na academia?

Já falamos sobre o que faz um nutricionista, quais são os benefícios de ter esse tipo de profissional na sua academia e nos bons resultados que os alunos podem obter quando a dieta é bem planejada e seguida. 

Por isso, o próximo passo será te contar o passo a passo para que você ofereça o serviço de nutrição na academia. Planejar como isso será feito é fundamental para que você consiga agradar a todos os envolvidos nesse processo: o dono da academia, o profissional de nutrição e os alunos. Confira a seguir.

Encontre o profissional ideal

O primeiro passo é encontrar um nutricionista esportivo que atue de acordo com os valores do seu negócio e que também esteja interessado em desenvolver esse tipo de trabalho. Infelizmente isso pode não ser o que parece, mas com uma boa pesquisa você conseguirá encontrar o profissional adequado. 

É sempre bom dar uma pesquisada nos profissionais que atendem na sua região. O próximo passo será então se encontrar com o nutricionista e fazer reuniões. Além disso, você também pode fazer uma consulta para avaliar como é o atendimento e se você quer oferecê-lo aos seus alunos da academia. 

Em seguida é preciso definir valores, assinar o contrato e toda a parte burocrática necessária para os atendimentos acontecerem. É interessante para todos que seja firmado um contrato, mesmo que simples, discriminando tudo que foi acertado, incluindo os pacotes, números de atendimentos por mês e os serviços que serão prestados. Assim não existe possibilidade de terem problemas trabalhistas no futuro.

Reserve um local para as consultas

Outro ponto muito importante para ter o serviço de nutrição na academia é ter um local reservado para as consultas. É fundamental que esse local seja reservado e dê total privacidade para o profissional trabalhar com os alunos. Como falamos anteriormente, quando você tem o profissional dentro da academia, o aluno fica em uma posição mais confortável, já que ele consegue encontrar tudo o que procura em um único local.

Essa sala de atendimento deve ter todos os equipamentos que o nutricionista puder. Por isso, converse com esse profissional para saber exatamente do que ele vai precisar e assim você poderá providenciar tudo, para oferecer aos alunos o melhor atendimento. Itens como balança de bioimpedância e computador são essenciais, mas pode ser que o nutricionista que você contratou precise de algum outro item.

Além dos itens essenciais, também pode ser bastante interessante que você faça a decoração no local, assim como você faz com o restante da academia. Coloque fotos de alimentos saudáveis ou simplesmente aposte em cores descontraídas e alegres. Lembre-se que a academia é um ambiente mais informal e, portanto, você não precisa deixar o consultório do nutricionista na academia com cara de consultório médico.

Adquira um software para o controle das consultas

Outro item que pode ser bastante importante para ter nutrição na academia é um software de gerenciamento de consultas e pacientes. Ele permitirá que o nutricionista e os funcionários da recepção consigam agendar as consultas e planejar os horários de atendimento, deixando tudo organizado. Desta forma você evita quaisquer problemas com horários de agendamento.

Além disso, o software também servirá para que o nutricionista mantenha um prontuário para o paciente. É importante mencionar que este prontuário deve ser sigiloso e apenas o nutricionista ter acesso. Portanto, ao adquirir o software certifique-se de que seja possível colocar diferentes usuários e com diferentes perfis. Essa também é uma forma de evitar problemas na marcação da agenda.

Defina os valores e horários para atendimento

Também é importante que você defina qual será o valor das consultas para os alunos. Ele deve ser capaz de cobrir os gastos com o nutricionista na academia, entretanto, não deve ser totalmente fora da realidade, caso contrário, os alunos vão preferir ir no consultório do nutricionista do que ser atendido por ele na academia.

Quanto aos horários, é importante que você negocie com o nutricionista para que ele esteja disponível em diferentes horários. Assim, você consegue oferecer a possibilidade de consulta para diferentes alunos, desde aqueles que só possuem as primeiras horas da manhã livres, como aqueles que vão para a academia já no início da noite.

Por isso, você pode disponibilizar alguns dias de consulta pela manhã e tarde, outros tarde e noite, ou utilizar qualquer agenda que funcione para os alunos da academia e o nutricionista. Ficou na dúvida qual será o melhor horário? Faça uma pesquisa entre os alunos perguntando qual seria o horário que eles conseguiriam ir à consulta.

Lembre-se que, depois que os atendimentos começarem, que sempre é possível mudar os horários disponíveis para consulta. Assim, você consegue fazer os ajustes necessários para atender o máximo de alunos que puder e também para otimizar o trabalho do profissional de nutrição.

Divulgue a novidade

Agora que você já preparou tudo para o atendimento de nutrição na academia, chegou o momento de avisar os alunos da academia sobre a novidade. Primeiramente, você pode promover palestras sobre o tema, falando sobre a importância da dieta no desempenho dos treinos e para alcançar os resultados almejados. 

Você também pode fazer publicações nas redes sociais. Inclusive, você pode fazer diversas publicações mesmo antes dos atendimentos começarem. Primeiro mostrando detalhes do consultório, em entrevista com o nutricionista. Assim, você vai criando a expectativa nos alunos e deixando-os ainda mais interessados.

Outra possibilidade é divulgar a novidade na sua rádio personalizada. Desta forma, todos os alunos que estão na academia vão ouvir sobre a novidade. Para o anúncio não ficar muito grande, você pode dizer para eles pedirem mais detalhes na recepção da academia. Inclusive, essa pode ser uma forma de saber quantos alunos estão interessados na novidade e até mesmo para perguntar quais seriam os melhores horários de atendimento.

Com este texto queremos mostrar o quanto a inclusão da nutrição na academia é benéfica para todos os envolvidos. É importante ter em mente que essas parcerias, quando bem-feitas, trazem muitos resultados positivos para a sua marca. Ou seja, o seu cliente ou futuro consumidor vai conseguir tirar bons proveitos disso, ter mais credibilidade na empresa e ainda desenvolver uma rotina saudável. Vale a pena ao menos pesquisar o interesse nesse tipo de acompanhamento!

Achou o conteúdo interessante? Então leia também as dicas para inovar a gestão na academia!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 técnicas de marketing sensorial para academias

Você já conhece o marketing sensorial? Ele reúne técnicas que estimulam nossos 5 sentidos para fortalecer uma marca ou criar um melhor ambiente para os clientes. Não sabe como usar essa técnica na sua academia? Não se preocupe: foi justamente para te ajudar que preparamos esse post, que vai falar um pouco de cada um…

Por Nayara Santos em 13.06.2016

Dica de Campanha para Academias – Prepare-se para o Verão!

Chegou a hora de incentivar seus alunos a fazerem a rematrícula e continuarem na academia para ter o corpo desejado para o verão que está quase chegando e manter sua academia cheia nessa época. Que tal fazer uma campanha especial de rematrícula e de avaliação física? Aproveite que o verão está próximo e os alunos…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Como encontrar um diferencial competitivo para minha academia?

Diferencial competitivo para minha academia Em 2010, o empresário e professor de economia Bhaskar Chakravorti publicou um artigo no site da Universidade de Harvard falando sobre a importância de encontrar um diferencial competitivo para o seu negócio, principalmente em épocas de crise. Um texto que, vale a pena lembrar, foi escrito na época em que…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Academias: Como Competir com Low-cost?

O modelo de academias low-cost surgiu há alguns anos como uma reestruturação em resposta às necessidades que o mercado percebeu, retirando de seus serviços qualquer coisa que poderia tornar o ticket médio do cliente mais alto. Você tem uma academia comum e quer saber como competir com low-cost? Desenvolvemos esse artigo pensando em você. Academias…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Como Reter Alunos na Academia em 5 passos

Retenção de alunos: Reter os alunos da sua academia significa construir com eles um relacionamento forte, positivo e benéfico, para que continuem retornando e fazendo do local uma parte importante da rotina. Esse processo de retenção deve ir muito além de apenas conseguir clientes que apareçam várias vezes por semana ou que compram um pacote de três meses…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Como Fazer um Planejamento de Metas para os Alunos da Sua Academia

Assim como é importante definir objetivos de vendas para sua academia, é essencial que saiba como fazer um planejamento de metas também para os alunos. Isso porque somente por meio de objetivos bem definidos é que conseguimos de fato mensurar a chegada ao lugar pretendido. Portanto, quando o assunto são os frequentadores da sua academia,…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Dica de Campanha para Academias: Aulão Especial de Dia das Mães

O Dia das Mães é um momento em que as pessoas buscam fazer ou oferecer algo especial para quem sempre priorizou os filhos. Então, que tal entrar nesse ritmo na sua academia e oferecer a elas algo diferente, focado nelas? Essa é a nossa dica de campanha para a sua academia neste Dia das Mães,…

Por Nayara Santos em 28.03.2024

História de Sucesso – Academia New Club Sanando os Problemas de Gestão!

Faz 14 anos que a história da Academia New Club começou, eles são a primeira e única rede de academia nativa da cidade de São Leopoldo no Rio Grande do Sul. A missão da Academia é: oferecer QUALIDADE DE VIDA através de atividades físicas, buscando superar as expectativas dos clientes, através da melhoria contínua com novas…

Por Nayara Santos em 15.11.2017

Dia do profissional de educação física: por que valorizar esse funcionário?

Dia do profissional de educação física: Todos os funcionários da sua empresa são essenciais para que ela funcione bem e tenha ótimos resultados. Para comemorar o dia do profissional de educação física, que é celebrado todo dia 1° de setembro, falaremos sobre a importância de sempre valorizar os colaboradores. Daremos também algumas dicas de estratégias…

Por Nayara Santos em 28.07.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos