O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de academias, perdendo apenas para os Estados Unidos. O alto número desses modelos de negócio e o aumento ano após ano se deve à maior preocupação com a qualidade de vida e bem-estar.
Com mais de 33 mil unidades espalhadas pelo país, o empreendedor que aposta nesse segmento precisa ser criativo para conquistar alunos. Uma das estratégias que ainda oferece mais oportunidades é o programa de fidelidade.
Neste artigo, trouxemos uma lista com dicas do que fazer para fidelizar os alunos que chegam até a sua academia e se diferenciar da concorrência. Continue a leitura!
Saiba qual a importância do programa de fidelidade
O programa de fidelidade é um instrumento não só para atrair novos alunos, mas conseguir manter aqueles já matriculados, além de engajar essas pessoas, evitando que elas se tornem “alunos turistas”.
Ao apostar nessas iniciativas, as academias conseguem ganhar novos clientes e manter os antigos sem que para isso seja necessário realizar promoções agressivas, o que costuma gerar pouco lucro para o negócio. Isso favorece e muito a gestão da academia, permitindo que sejam trabalhados uma série de aspectos desde o atendimento até o oferecimento do serviço.
Além disso, como estamos na era do foco no cliente, a academia que se preocupa em oferecer o melhor ao aluno costuma ganhar defensores da sua marca. Consequentemente, isso ajuda na propagação do nome da academia, contribuindo para o seu crescimento orgânico e destaque no mercado altamente competitivo.
Descubra 6 dicas imperdíveis para potencializar seu programa de fidelidade
Mas o que fazer para fidelizar alunos? Existe uma série de dicas que podem ajudá-lo nesse processo, separamos algumas das principais a seguir!
1. Integre canais de atendimento
O ato de integrar os canais de atendimento da sua academia é o primeiro passo para fidelizar os alunos. E como isso acontece? Simples. Primeiro você utiliza um sistema com todos os dados das pessoas matriculadas e obtém informações necessárias. A partir disso, poderá estabelecer ações de SMS marketing, por exemplo, enviando mensagens em datas como aniversário, mas também lembretes sobre atualização da ficha de treino, campanhas, eventos, entre outros.
O ideal é que todos os canais de comunicação da empresa estejam interligados. Caso a pessoa entre em contato com a academia, ela sabe que será respondida da forma que escolher.
2. Invista na experiência do aluno
Sabe aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Quando falamos de uma academia é preciso investir na experiência do aluno para garantir a sua fidelidade ao longo do tempo, o que deve começar desde o momento da matrícula e recepção.
A primeira questão é apostar em um ambiente estruturado e moderno em que o aluno possa se sentir confortável, ao mesmo tempo, em que é estimulado à prática de atividades físicas.
Com uma boa estrutura física, uma boa iniciativa é estabelecer um tour do primeiro dia, que faça com que ele se sinta à vontade, sabendo que terá o suporte necessário para conquistar os resultados aos quais ele se propõe e também ter uma rede de socialização com as outras pessoas ali dentro.
3. Ofereça soluções personalizadas
Um bom programa de fidelidade para academias é aquele que oferece soluções personalizadas para o seu público. Mesmo que a sua academia seja grande é possível pensar na disponibilização de um atendimento semi-personalizado com número reduzido de alunos, proporcionando resultados mais satisfatórios, por exemplo.
Há ainda outras iniciativas que podem ser implementadas, como o oferecimento de personal trainer, bem como a inserção de aulas especiais de ginástica aeróbica, bem como a criação de fichas de treino altamente personalizadas, como uma ligação com acompanhamento nutricional, entre outros. Enfim, há uma série de possibilidades que podem ser inseridas neste ambiente e facilitar a fidelização.
4. Faça pacotes promocionais
Pacotes promocionais são uma tática importante para garantir a fidelidade dos alunos. Um bom exemplo disso é por meio da renovação do contrato, onde é possível oferecer para o cliente um desconto se ele for realizar a renovação antecipadamente. Outra opção é oferecer desconto, caso ele indique amigos, o que pode ser cumulativo conforme o número de pessoas.
Na data de aniversário, busque presentear o aluno com algum item para treinar com a marca da academia, pode ser uma garrafinha, toalhinha, luvas, ou mesmo um dia off, sendo este descontado na mensalidade.
5. Foque no relacionamento
A academia deve também estar focada em ter um relacionamento próximo com o aluno, ou seja, fazer com que os alunos sejam bem atendidos. Portanto, treine os seus colaboradores para que eles sejam não só solícitos, mas também simpáticos e empáticos para entender as necessidades das pessoas.
Vale lembrar que a profissionalização e capacitação constante da equipe deve fazer parte desse escopo. Afinal, o relacionamento poderá ser fortalecido quando os profissionais potencializam os resultados dos seus alunos.
6. Trabalhe o seu marketing digital
O marketing digital é uma importante ferramenta para garantir a fidelização de alunos. Por isso, se você quer conquistar esse público é necessário adotar algumas estratégias. A primeira delas é investir em conteúdo educativo.
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais relevantes nesse sentido. Sabemos que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e o bem-estar, a ideia é justamente oferecer insumos para que eles se informem e se aproximem da academia. Uma pessoa pode decidir fazer exercícios por diferentes motivos, como bem-estar, saúde, reabilitação, emagrecimento, entre outros.
Portanto, trabalhe com materiais de diferentes formatos que ajudem a esclarecer as principais dúvidas do seu aluno. Isso mostrará a preocupação da academia com as necessidades dos indivíduos que ali estão todos os dias, o que é um diferencial, interferindo diretamente na permanência dele ali.
Mas não foque apenas no conteúdo. Se preocupe também em manter um bom site, que tenha informações técnicas sobre horários das aulas, professores, pacotes disponíveis, entre outros. Não se esqueça de investir em mídia paga para aparecer nos buscadores e poder ser visto pelas pessoas que procuram por academias, bem como nas mídias sociais, visto que elas são importantes canais de comunicação.
Como dito no início deste artigo, um bom programa de fidelidade ajuda não só a manter os alunos da sua academia, mas também conquistar outros e ainda melhorar a imagem da sua marca no mercado. No entanto, é interessante que a academia saiba também vender isso ao público.
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