Por Nayara Santos em 30.07.2021

Comunicação na academia: aprenda a se comunicar com mais clareza

Por Nayara Santos em 30.07.2021

É notório o interesse cada vez maior das pessoas por assuntos que envolvam qualidade de vida e, consequentemente, cuidados com o corpo e com a saúde. Basta percebermos a quantidade de alimentos naturais (ou, pelo menos, menos industrializados) que ganham espaço nas prateleiras e, claro, os alunos em busca dos mais diversos tipos de atividades físicas.

Acontece que, tratando-se de manter o engajamento com o exercício escolhido, podemos dizer que muitas dessas pessoas têm iniciativa, mas não têm “acabativa”. Ou seja, matriculam-se mas, em pouco tempo, deixam a prática de lado — e isso acontece pelos mais variados motivos. É justamente por isso que a comunicação na academia é tão importante para manter os alunos motivados.

Como anda esse setor da sua academia? Quer saber como uma boa comunicação pode ajudar em vários aspectos do seu negócio, inclusive na retenção de clientes? E como fazer tudo isso de forma eficiente? Respira fundo e vem com a gente, que o nosso texto explica tudo!

Por que apostar na comunicação na academia?

Nós sabemos que a sua academia tem muito a dizer aos seus alunos — desde informações sobre o próprio negócio (como promoções e comunicados importantes) como, até mesmo, dicas para ter treinos mais efetivos e melhorar a alimentação.


Mas se você parar para analisar, qual é, realmente, a conversa que acontece dentro do seu estabelecimento todos os dias? Na recepção, pouco mais do que um cumprimento amigável e respostas a algumas dúvidas dos alunos, como horário de funcionamento ou algo relacionado à infraestrutura. Com os instrutores, o papo pode ser amigável, mas o assunto, geralmente, vai envolver melhores resultados e formas de suar a camisa.

Ou seja, não há muito espaço para que a academia transmita as informações que precisa. Ainda tem dúvidas sobre o que transmitir aos alunos por meio de uma comunicação eficiente? Veja só!

  • assuntos internos: como novas aulas, horários especiais e descontos;
  • dicas de incentivo: tanto para o treino quanto para alimentação, sono etc.;
  • fotos de eventos no local: que sempre atraem a atenção da galera;
  • propagandas: dos produtos que são vendidos na recepção e muitos alunos não sabem, como squeeze,s toalhas, entre outros.

Viu só? São temas bastante abrangentes e que podem variar de acordo com o perfil da sua academia, mas uma coisa é certa: todos eles garantem mais aproximação, engajamento, simpatia com a marca e, até mesmo, retornos financeiros.

Como fazer uma boa comunicação?

Agora que você já percebeu que a comunicação pode (e deve!) ser uma grande aliada da sua academia, confira, em poucos passos, o que fazer para manter um diálogo claro e usá-lo ao seu favor.

Compartilhe informações úteis

Para que os seus alunos deem crédito ao seu novo canal de comunicação, é preciso, desde o início, ele traga informações realmente relevantes — caso contrário, em poucos dias, a sua estratégia vai ter perdido força e ido por água abaixo.

O mesmo acontece com qualquer outro veículo de comunicação: um novo portal de notícias na internet, por exemplo, tem poucos dias para mostrar a que veio e provar que é indispensável no dia a dia dos leitores, fazendo com que eles voltem diariamente.

Se o seu canal, na sua academia, não acrescenta nada na vida dos alunos, em pouco tempo ele estará esquecido. Se for um mural, ninguém olhará para ele; se for uma rádio, os alunos não vão prestar atenção.

Portanto, atente-se a conhecer o seu público e leve para ele o que é realmente relevante. E lembre-se: dependendo dos horários e dos tipos de aulas que estão sendo oferecidas, o perfil desses público pode mudar completamente. Esteja de olho nisso e tome cuidado para garantir uma boa conversa com cada um deles.

Aposte em campanhas que causem engajamento

Mais uma vez, conhecer o seu público é fundamental para o sucesso da sua comunicação. O que os seus alunos buscam na sua academia? Estão mais focados nas aulas em grupo, nas lutas, nos aparelhos de musculação, nas atividades praticadas na piscina?

São jovens em busca de um corpo mais bonito? Pessoas que querem envelhecer com mais saúde? Algumas com problemas de saúde e que buscam alívio nas atividades físicas?

Ao visualizar os seus alunos enquanto lia essas perguntas, você pôde perceber que cada um deles vai se engajar com uma proposta diferente, não é mesmo? Portanto, invista nessas campanhas e certifique-se de que está transmitindo-as para os perfis certos. Algumas sugestões são:

  • crie campanhas nas redes sociais oferecendo descontos ou brindes a quem fizer check-in ou compartilhar uma publicação, por exemplo;
  • faça a boa e velha campanha de desconto para um amigo que trouxer outro (especialmente nas aulas em grupo);
  • faça parcerias com marcas e estabelecimentos direcionados à qualidade de vida, como uma empresa de roupas ou uma “lojinha verde”, que pode oferecer um coffee break caprichado.

Estude o melhor canal de comunicação

Dentro de uma academia, alguns veículos de comunicação podem funcionar mais do que outros. Os murais, por exemplo, podem ser bastante interessantes para divulgar fotos — tanto de celebrações da turma como de eventos ligados ao fisioculturismo (se essa for a onda dos seus alunos) ou, até mesmo, de receitas.

Já para transmitir outros tipos de informações não visuais, essas peças podem não funcionar, tendo em vista que são as poucas as pessoas que vão parar para ler. Por isso, um canal bastante eficiente, capaz de transmitir todo tipo de informação é a rádio.

Isso mesmo! A rádio na academia, assim como em qualquer outro lugar, permite que a pessoa preste atenção ao que está sendo transmitido sem precisar tirar o seu foco daquilo que está fazendo. Não por acaso, a rádio é uma mídia que se reinventa e não morre. Além disso, a sua própria rádio personalizada vai pôr fim às discussões sobre as músicas que estão sendo tocadas, criando um ambiente mais motivante, harmônico e eclético — novamente, de acordo com o perfil dos alunos que estão ali no momento.

Fazer uma comunicação na academia realmente eficiente é mais simples do que parece, não é mesmo? E os resultados são realmente surpreendentes. Por meio da sua rádio personalizada, é possível transmitir informações, compartilhar conhecimentos úteis, aumentar o engajamento e deixar todo o ambiente ainda melhor.

Tenha uma rádio personalizada na sua academia com várias playlists prontas para motivar os seus alunos!

Tá cansado de escolher e atualizar as músicas que vão tocar na sua academia? Com a Radioacademia você terá acesso a diversas playlists prontas (e sempre atualizadas), com as músicas certas para motivar seus alunos durante o treino.

E ainda poderá divulgar todas as suas promoções, campanhas e eventos, através de anúncios personalizado e cortesias, aumentando a participação dos seus alunos em todas as suas campanhas.

Teste por 10 dias grátis a Radioacademia e acabe de uma vez com as reclamações sobre as músicas.

Compartilhe

Você também pode gostar

O que é CREF e CONFEF? Entenda o que esses conselhos têm a oferecer!

Você, que trabalha direta ou indiretamente com profissionais de educação física, sabe o que é o CREF e o CONFEF? Se respondeu não, então você está no lugar certo, porque aqui nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse tópico. Em muitas áreas de atuação profissional, há uma série de leis…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Dicas de campanhas para academias: arrase nos bloquinhos!

O Carnaval é um período de muita alegria e celebração. Além disso, o verão está no auge, portanto, não dá para deixar os seus alunos descuidarem dos exercícios físicos e da dieta, comprometendo todos os resultados alcançados até agora! Isso sem falar que, alguns alunos ainda estarão se preparando para ter energia e fôlego o…

Por Nayara Santos em 12.01.2024

Dica de Campanha para Academias – Renove seu plano e ganhe prêmios.

Mais um ano está chegando ao fim, então é bom começar a preparar as coisas para o próximo ano, né? Aproveite que os alunos estão entusiasmados com as suas metas para o próximo ano e faça uma campanha . Para te ajudar, criamos uma campanha de renovação de planos, quem fizer a renovação ganhará benefícios…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

ListenX no A grande Ideia do SBT

Quer ficar por dentro de como a gente funciona? Então você não pode perder essa entrevista do nosso CEO, Alexandre Casanova para o programa ” A grande Ideia ” do SBT. Aqui você vai conhecer um pouco da trajetória da ListenX . Basta clicar aqui para assistir a reportagem completa. Espero que goste. A ListenX (criadora…

Por Nayara Santos em 10.08.2015

Atraia seus alunos: 4 atividades na academia que você deve investir

Atraia seus alunos: 4 atividades na academia que você deve investir É cada vez mais comum encontrar pessoas dentro das academias, buscando um corpo sarado, perda de peso e qualidade de vida. No entanto, diante da variedade de objetivos, oferecer apenas determinadas atividades na academia, como musculação e aeróbicos, demonstrou ser insuficiente para atrair os…

Por Nayara Santos em 02.08.2016

O que não pode faltar na sala de musculação de uma academia?

O que não pode faltar na sala de musculação de uma academia? Em uma academia, em quase todos os casos, a sala de musculação acaba se tornando o centro das atividades e o local de maior procura dos alunos. Portanto, é preciso dedicar uma atenção especial a esse ambiente, que pode se tornar o principal…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Gestão de academia: 5 formas de otimizá-la

O mercado fitness está em amplo crescimento. Todos os dias surgem novas academias, oferecendo atividades físicas inovadoras e cada vez mais interessantes. Além disso, para atrair mais clientes, elas investem pesado em promoções, descontos e estratégias de marketing convincentes, o que torna esse mercado extremamente competitivo. Para driblar esse cenário e sair à frente dos…

Por Nayara Santos em 01.04.2016

A arquitetura e a estética da academia podem captar e reter alunos?

Em alguns momentos, será necessário mais do que promoções, equipamentos de qualidade e professores capacitados para atrair novos clientes à sua academia. Afinal, muitos de seus concorrentes também devem utilizar essas estratégias. Nessas horas, uma saída interessante pode ser oferecer serviços mais personalizados, um ambiente diferente e estilizado, e ainda contar com um visual único…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

9 Ideias de eventos para sua academia

Ter boas ideias de eventos para a sua academia pode atrair muitos alunos novos e ajudar a fidelizar aqueles que já frequentam o seu estabelecimento. Isso porque, as academias de ginástica são ambientes movimentados e cheios de oportunidades para engajar o público. Quando você usa a criatividade e deixa seu estabelecimento muito mais integrado e…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos