Por Nayara Santos em 30.07.2021

Comunicação na academia: aprenda a se comunicar com mais clareza

Por Nayara Santos em 30.07.2021

É notório o interesse cada vez maior das pessoas por assuntos que envolvam qualidade de vida e, consequentemente, cuidados com o corpo e com a saúde. Basta percebermos a quantidade de alimentos naturais (ou, pelo menos, menos industrializados) que ganham espaço nas prateleiras e, claro, os alunos em busca dos mais diversos tipos de atividades físicas.

Acontece que, tratando-se de manter o engajamento com o exercício escolhido, podemos dizer que muitas dessas pessoas têm iniciativa, mas não têm “acabativa”. Ou seja, matriculam-se mas, em pouco tempo, deixam a prática de lado — e isso acontece pelos mais variados motivos. É justamente por isso que a comunicação na academia é tão importante para manter os alunos motivados.

Como anda esse setor da sua academia? Quer saber como uma boa comunicação pode ajudar em vários aspectos do seu negócio, inclusive na retenção de clientes? E como fazer tudo isso de forma eficiente? Respira fundo e vem com a gente, que o nosso texto explica tudo!

Por que apostar na comunicação na academia?

Nós sabemos que a sua academia tem muito a dizer aos seus alunos — desde informações sobre o próprio negócio (como promoções e comunicados importantes) como, até mesmo, dicas para ter treinos mais efetivos e melhorar a alimentação.


Mas se você parar para analisar, qual é, realmente, a conversa que acontece dentro do seu estabelecimento todos os dias? Na recepção, pouco mais do que um cumprimento amigável e respostas a algumas dúvidas dos alunos, como horário de funcionamento ou algo relacionado à infraestrutura. Com os instrutores, o papo pode ser amigável, mas o assunto, geralmente, vai envolver melhores resultados e formas de suar a camisa.

Ou seja, não há muito espaço para que a academia transmita as informações que precisa. Ainda tem dúvidas sobre o que transmitir aos alunos por meio de uma comunicação eficiente? Veja só!

  • assuntos internos: como novas aulas, horários especiais e descontos;
  • dicas de incentivo: tanto para o treino quanto para alimentação, sono etc.;
  • fotos de eventos no local: que sempre atraem a atenção da galera;
  • propagandas: dos produtos que são vendidos na recepção e muitos alunos não sabem, como squeeze,s toalhas, entre outros.

Viu só? São temas bastante abrangentes e que podem variar de acordo com o perfil da sua academia, mas uma coisa é certa: todos eles garantem mais aproximação, engajamento, simpatia com a marca e, até mesmo, retornos financeiros.

Como fazer uma boa comunicação?

Agora que você já percebeu que a comunicação pode (e deve!) ser uma grande aliada da sua academia, confira, em poucos passos, o que fazer para manter um diálogo claro e usá-lo ao seu favor.

Compartilhe informações úteis

Para que os seus alunos deem crédito ao seu novo canal de comunicação, é preciso, desde o início, ele traga informações realmente relevantes — caso contrário, em poucos dias, a sua estratégia vai ter perdido força e ido por água abaixo.

O mesmo acontece com qualquer outro veículo de comunicação: um novo portal de notícias na internet, por exemplo, tem poucos dias para mostrar a que veio e provar que é indispensável no dia a dia dos leitores, fazendo com que eles voltem diariamente.

Se o seu canal, na sua academia, não acrescenta nada na vida dos alunos, em pouco tempo ele estará esquecido. Se for um mural, ninguém olhará para ele; se for uma rádio, os alunos não vão prestar atenção.

Portanto, atente-se a conhecer o seu público e leve para ele o que é realmente relevante. E lembre-se: dependendo dos horários e dos tipos de aulas que estão sendo oferecidas, o perfil desses público pode mudar completamente. Esteja de olho nisso e tome cuidado para garantir uma boa conversa com cada um deles.

Aposte em campanhas que causem engajamento

Mais uma vez, conhecer o seu público é fundamental para o sucesso da sua comunicação. O que os seus alunos buscam na sua academia? Estão mais focados nas aulas em grupo, nas lutas, nos aparelhos de musculação, nas atividades praticadas na piscina?

São jovens em busca de um corpo mais bonito? Pessoas que querem envelhecer com mais saúde? Algumas com problemas de saúde e que buscam alívio nas atividades físicas?

Ao visualizar os seus alunos enquanto lia essas perguntas, você pôde perceber que cada um deles vai se engajar com uma proposta diferente, não é mesmo? Portanto, invista nessas campanhas e certifique-se de que está transmitindo-as para os perfis certos. Algumas sugestões são:

  • crie campanhas nas redes sociais oferecendo descontos ou brindes a quem fizer check-in ou compartilhar uma publicação, por exemplo;
  • faça a boa e velha campanha de desconto para um amigo que trouxer outro (especialmente nas aulas em grupo);
  • faça parcerias com marcas e estabelecimentos direcionados à qualidade de vida, como uma empresa de roupas ou uma “lojinha verde”, que pode oferecer um coffee break caprichado.

Estude o melhor canal de comunicação

Dentro de uma academia, alguns veículos de comunicação podem funcionar mais do que outros. Os murais, por exemplo, podem ser bastante interessantes para divulgar fotos — tanto de celebrações da turma como de eventos ligados ao fisioculturismo (se essa for a onda dos seus alunos) ou, até mesmo, de receitas.

Já para transmitir outros tipos de informações não visuais, essas peças podem não funcionar, tendo em vista que são as poucas as pessoas que vão parar para ler. Por isso, um canal bastante eficiente, capaz de transmitir todo tipo de informação é a rádio.

Isso mesmo! A rádio na academia, assim como em qualquer outro lugar, permite que a pessoa preste atenção ao que está sendo transmitido sem precisar tirar o seu foco daquilo que está fazendo. Não por acaso, a rádio é uma mídia que se reinventa e não morre. Além disso, a sua própria rádio personalizada vai pôr fim às discussões sobre as músicas que estão sendo tocadas, criando um ambiente mais motivante, harmônico e eclético — novamente, de acordo com o perfil dos alunos que estão ali no momento.

Fazer uma comunicação na academia realmente eficiente é mais simples do que parece, não é mesmo? E os resultados são realmente surpreendentes. Por meio da sua rádio personalizada, é possível transmitir informações, compartilhar conhecimentos úteis, aumentar o engajamento e deixar todo o ambiente ainda melhor.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Qual a quantidade ideal de spots para agendar durante o dia na minha academia?

O que mais importa em uma rádio que toca em um ambiente interno, como uma academia, não é o número de spots inseridos na programação, mas quantos irão tocar durante o tempo que o cliente está dentro da unidade. Supondo que o tempo médio de um aluno dentro de uma unidade seja de 1 hora,…

Por Nayara Santos em 15.09.2020

Os 7 benefícios de ter uma Rádio própria para sua academia

Rádio própria… Se você está lendo esse post, provavelmente já está por dentro das novas tendências que estão rolando nas academias, mas se quiser saber mais pode ler meu post “Pense fora da caixa, conheça as 4 novas tendências em academias”. Ter uma rádio própria da sua academia tem uma série de benefícios, e com…

Por Nayara Santos em 19.11.2015

2 Ações de Marketing Digital Para Academias

Já comentamos por aqui sobre como o segmento fitness funciona a base da sazonalidade. Isso porque o movimento pode cair muito entre os meses de março a setembro, voltando a ter a maioria das matrículas somente nos últimos meses do ano, com a famosa “preparação do corpo para o verão”. É aí que entra o…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Dica de Campanha Novembro Azul para Academias: Campeonato Azul de Supino

Dica de Campanha Novembro Azul Novembro é o mês do Combate ao Câncer de Próstata, aproveite para reunir todos os homens da sua academia e fazer um Campeonato Azul de Supino, assim, você pode manter seus alunos informados sobre esse assunto e engajá-los na causa de uma maneira diferente. Olha só o texto que preparamos…

Por Nayara Santos em 26.11.2021

Dica de Campanha para Academias – Renove seu plano e ganhe prêmios.

Mais um ano está chegando ao fim, então é bom começar a preparar as coisas para o próximo ano, né? Aproveite que os alunos estão entusiasmados com as suas metas para o próximo ano e faça uma campanha . Para te ajudar, criamos uma campanha de renovação de planos, quem fizer a renovação ganhará benefícios…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Por que lembrar de datas comemorativas pode ser incrível para a sua academia?

Quem não gosta de se sentir importante? Temos um pequeno segredinho para te contar: quando as pessoas se sentem queridas, de alguma forma, elas passam a confiar mais em você e as chances de te abandonarem ao longo do caminho são muito menores. Investir em fidelização continua sendo uma das maneiras mais eficazes de manter…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Como escolher a empresa de música certa para sua academia

Neste conteúdo você vai aprender tudo que é necessário para escolher a empresa de música certa para a sua academia. Colocando você no caminho para aumentar seus resultados e fidelizar seus alunos. Preparado? Então vamos lá. Veja a experiência que a empresa tem no assunto e quais são seus cases de sucesso. Fique de olho…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Dica de Campanha para Academias – Desafio dos 30!

Para seus alunos conseguirem obter o resultado desejado, eles tem que ir, no mínimo, 4 vezes da semana para academia. Se seus alunos tiverem conseguindo chegar em suas metas vai ser bem difícil sair da sua academia, né? Então comece a incentivar seus alunos a irem para academia com mais freqüência, faça o Desafio dos 30…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

História de Sucesso – Fit Park Academia com as aulas bombando!

A Fit Park surgiu no ano de 2013 trazendo para Uberlândia uma proposta inovadora de serviço, oferecendo aos seus clientes um programa de atividades completo e flexível. Infraestrutura completa, equipe técnica altamente qualificada, metodologia exclusiva, aliam conforto e resultado, independentemente de quais sejam os seus objetivos. Encontramos com a Mariana, sócia proprietária da Academia e…

Por Nayara Santos em 11.11.2017

Receba nossos conteúdos exclusivos