É notório o interesse cada vez maior das pessoas por assuntos que envolvam qualidade de vida e, consequentemente, cuidados com o corpo e com a saúde. Basta percebermos a quantidade de alimentos naturais (ou, pelo menos, menos industrializados) que ganham espaço nas prateleiras e, claro, os alunos em busca dos mais diversos tipos de atividades físicas.
Acontece que, tratando-se de manter o engajamento com o exercício escolhido, podemos dizer que muitas dessas pessoas têm iniciativa, mas não têm “acabativa”. Ou seja, matriculam-se mas, em pouco tempo, deixam a prática de lado — e isso acontece pelos mais variados motivos. É justamente por isso que a comunicação na academia é tão importante para manter os alunos motivados.
Como anda esse setor da sua academia? Quer saber como uma boa comunicação pode ajudar em vários aspectos do seu negócio, inclusive na retenção de clientes? E como fazer tudo isso de forma eficiente? Respira fundo e vem com a gente, que o nosso texto explica tudo!
Por que apostar na comunicação na academia?
Nós sabemos que a sua academia tem muito a dizer aos seus alunos — desde informações sobre o próprio negócio (como promoções e comunicados importantes) como, até mesmo, dicas para ter treinos mais efetivos e melhorar a alimentação.
Mas se você parar para analisar, qual é, realmente, a conversa que acontece dentro do seu estabelecimento todos os dias? Na recepção, pouco mais do que um cumprimento amigável e respostas a algumas dúvidas dos alunos, como horário de funcionamento ou algo relacionado à infraestrutura. Com os instrutores, o papo pode ser amigável, mas o assunto, geralmente, vai envolver melhores resultados e formas de suar a camisa.
Ou seja, não há muito espaço para que a academia transmita as informações que precisa. Ainda tem dúvidas sobre o que transmitir aos alunos por meio de uma comunicação eficiente? Veja só!
- assuntos internos: como novas aulas, horários especiais e descontos;
- dicas de incentivo: tanto para o treino quanto para alimentação, sono etc.;
- fotos de eventos no local: que sempre atraem a atenção da galera;
- propagandas: dos produtos que são vendidos na recepção e muitos alunos não sabem, como squeeze,s toalhas, entre outros.
Viu só? São temas bastante abrangentes e que podem variar de acordo com o perfil da sua academia, mas uma coisa é certa: todos eles garantem mais aproximação, engajamento, simpatia com a marca e, até mesmo, retornos financeiros.
Como fazer uma boa comunicação?
Agora que você já percebeu que a comunicação pode (e deve!) ser uma grande aliada da sua academia, confira, em poucos passos, o que fazer para manter um diálogo claro e usá-lo ao seu favor.
Compartilhe informações úteis
Para que os seus alunos deem crédito ao seu novo canal de comunicação, é preciso, desde o início, ele traga informações realmente relevantes — caso contrário, em poucos dias, a sua estratégia vai ter perdido força e ido por água abaixo.
O mesmo acontece com qualquer outro veículo de comunicação: um novo portal de notícias na internet, por exemplo, tem poucos dias para mostrar a que veio e provar que é indispensável no dia a dia dos leitores, fazendo com que eles voltem diariamente.
Se o seu canal, na sua academia, não acrescenta nada na vida dos alunos, em pouco tempo ele estará esquecido. Se for um mural, ninguém olhará para ele; se for uma rádio, os alunos não vão prestar atenção.
Portanto, atente-se a conhecer o seu público e leve para ele o que é realmente relevante. E lembre-se: dependendo dos horários e dos tipos de aulas que estão sendo oferecidas, o perfil desses público pode mudar completamente. Esteja de olho nisso e tome cuidado para garantir uma boa conversa com cada um deles.
Aposte em campanhas que causem engajamento
Mais uma vez, conhecer o seu público é fundamental para o sucesso da sua comunicação. O que os seus alunos buscam na sua academia? Estão mais focados nas aulas em grupo, nas lutas, nos aparelhos de musculação, nas atividades praticadas na piscina?
São jovens em busca de um corpo mais bonito? Pessoas que querem envelhecer com mais saúde? Algumas com problemas de saúde e que buscam alívio nas atividades físicas?
Ao visualizar os seus alunos enquanto lia essas perguntas, você pôde perceber que cada um deles vai se engajar com uma proposta diferente, não é mesmo? Portanto, invista nessas campanhas e certifique-se de que está transmitindo-as para os perfis certos. Algumas sugestões são:
- crie campanhas nas redes sociais oferecendo descontos ou brindes a quem fizer check-in ou compartilhar uma publicação, por exemplo;
- faça a boa e velha campanha de desconto para um amigo que trouxer outro (especialmente nas aulas em grupo);
- faça parcerias com marcas e estabelecimentos direcionados à qualidade de vida, como uma empresa de roupas ou uma “lojinha verde”, que pode oferecer um coffee break caprichado.
Estude o melhor canal de comunicação
Dentro de uma academia, alguns veículos de comunicação podem funcionar mais do que outros. Os murais, por exemplo, podem ser bastante interessantes para divulgar fotos — tanto de celebrações da turma como de eventos ligados ao fisioculturismo (se essa for a onda dos seus alunos) ou, até mesmo, de receitas.
Já para transmitir outros tipos de informações não visuais, essas peças podem não funcionar, tendo em vista que são as poucas as pessoas que vão parar para ler. Por isso, um canal bastante eficiente, capaz de transmitir todo tipo de informação é a rádio.
Isso mesmo! A rádio na academia, assim como em qualquer outro lugar, permite que a pessoa preste atenção ao que está sendo transmitido sem precisar tirar o seu foco daquilo que está fazendo. Não por acaso, a rádio é uma mídia que se reinventa e não morre. Além disso, a sua própria rádio personalizada vai pôr fim às discussões sobre as músicas que estão sendo tocadas, criando um ambiente mais motivante, harmônico e eclético — novamente, de acordo com o perfil dos alunos que estão ali no momento.
Fazer uma comunicação na academia realmente eficiente é mais simples do que parece, não é mesmo? E os resultados são realmente surpreendentes. Por meio da sua rádio personalizada, é possível transmitir informações, compartilhar conhecimentos úteis, aumentar o engajamento e deixar todo o ambiente ainda melhor.
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