Por Nayara Santos em 23.12.2019

Saiba como escolher música para motivação dos alunos na academia

Por Nayara Santos em 23.12.2019

Você sabe como escolher música para motivação dos alunos na academia? Uma boa playlist pode estimular aquele grupo em um dia desanimado ou que faz atividade física por pura obrigação, seja para manter a saúde ou por recomendação médica.

A música pode ser contagiante e um plus para os alunos entrarem no clima e completarem suas séries. Dependendo do estilo e da qualidade do som, o tempo vai passar muito rápido e a turma sair feliz depois de um treino intenso.

Quer umas dicas incríveis para escolher um repertório eclético para bombar na sua academia? Saiba neste post como escolher as músicas e adequar ao perfil dos diversos tipos de alunos que frequentam o mesmo espaço!

A importância da música em academias

Sem música a vida seria um erro” — essa pequena frase do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, sintetiza o poder que a música tem para o mundo. São muitos ritmos, com composições diferentes para atender a diversos gostos.

O ambiente das academias pede uma música alto astral, com toques de motivação para não deixar ninguém ficar parado. Os exercícios da academia devem ser completados para produzir os resultados que os clientes esperam.

Sendo assim, é importante criar uma atmosfera dinâmica e descontraída para tornar o que seria um momento pesado e doído, em algo viciante que os alunos vão querer todos os dias, afinal, se cuidar é estabelecer um compromisso bom com a vida.

Como escolher as músicas para motivar os alunos

Se você pensar na personalidade de cada aluno que frequenta a sua academia, será difícil escolher as músicas. Mas, todo mundo sabe que um ambiente de atividades físicas deve impulsionar o treino e motivar os alunos a se dedicarem para que os resultados cheguem mais rápido.


Mesmo que as músicas tocadas não sejam o estilo da vida de alguns alunos, pode apostar que naquele momento eles se sentirão completamente envolvidos no embalo de cada canção, dedicados a alcançar um bom rendimento.

Tome nota de como você pode escolher música para motivação e oferecer um diferencial diversificado para todos os alunos da sua academia, extensivo a colaboradores e visitantes.

Fazer pesquisa por período

O público que frequenta a academia pela manhã é diferente daquele que se exercita à tarde e mais ainda da turma da noite. Em cada um desses turnos você pode fazer uma enquete para descobrir o tipo de música que mais agrada à maioria.

É claro que você encontrará divergências de opinião em um mesmo turno, mas nessa situação, o ideal é adotar o discurso da democracia e venceu a maioria. Ainda assim, a minoria vai acabar entrando na vibe a aceitando o fundo musical como uma forma de fazer do treino um momento bastante agradável.

Usar playlists

Se você seguir a sugestão dos três períodos, provavelmente terá que montar playlists diferentes para tocar em horários específicos, com base nas sugestões que foram acatadas durante a enquete.

Vale lembrar que os alunos têm uma rotina de pelo menos ir 2 vezes por semana na academia (há quem goste de malhar todos os dias da semana sem faltar um único dia) e que a playlist deve ser ampla para evitar que as músicas sejam muito repetidas todos os dias.

Uma dica extra: crie uma quarta playlist mesclando o repertório dos três períodos e coloque para rodar nos finais de semana. Como muitos alunos que malham durante a semana costumam dar o ar da graça nesses dias, a playlist pode também conter uma mistura.

Definir quais os ritmos mais estimulantes de acordo com o perfil do público

O objetivo da música na academia é ativar nos neurônios, um estímulo para que o corpo entre em movimento. Definir o seu público pode ajudar na escolha das músicas corretas.

Isso por que determinados perfis de clientes costumam ter gostos parecidos para facilitar a seleção do repertório. As músicas devem deixar o ambiente mais animado e inspirador — músicas alto-astral que acompanham movimentos e impõem um ritmo de exercícios são as melhores para se colocar em academias.

Atualizar as músicas todos os meses

Tudo que é repetido demais acaba criando uma resistência natural e não será diferente com a música. Escutar o mesmo repertório durante meses pode afastar seus alunos e não será por preguiça de se exercitar, quando na verdade a música deve ter o objetivo de fidelizar o cliente.

Uma boa estratégia é, durante aquele momento de solicitar aos alunos por período que façam sugestão para a playlist, você reservar uma parte para inserir na playlist que será renovada mensalmente.

O intervalo de um mês é suficiente para os alunos sentirem saudade de uma batida e você mesclar as músicas no esquema “mês sim”, “mês não”. A música vibrante sempre vai causar aquela sensação gostosa de vida plena e saudável — tudo que o ambiente da academia deseja estimular.

Contrate uma rádio especializada

Que tal considerar colocar uma rádio na sua academia? Uma empresa especializada pode cuidar de tudo que envolve a sonorização do ambiente da academia, selecionando as músicas de acordo com o seu público, estilo e a preferência musical da maioria.

As programações personalizadas e adequadas ao ambiente e público são excelentes para que a academia jamais esteja sem música e com aquele ar tenebroso de dor e tortura que tanto vemos em outros ambientes.

A ListenX é totalmente preparada para atender a qualquer demanda de playlist para academias. Com um vasto repertório de músicas em todos os estilos, é só você escolher o que precisa e terá em mãos um material de muita qualidade.

Se o lema das academias é a promoção da saúde e do bem-estar, certamente a música será um complemento fantástico e agregador. Tudo o que você precisa é acertar na escolha da música para motivação dos alunos e, porque não dos funcionários que passam o dia inteiro dentro do mesmo ambiente.

Se você gostou deste post e da ideia de contratar uma empresa especializada para cuidar da playlist na academia, que tal entrar em contato com a gente para conhecer o nosso trabalho e como funciona o serviço de rádio academia? Ficaremos felizes em contribuir para o sucesso do seu negócio!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Musculação para idosos: confira como aplicar em seu negócio

A musculação é uma das atividades físicas que mais trazem benefícios para o corpo. Entre eles estão o fortalecimento muscular e dos ossos Além disso, esse exercício ajuda a tirar a nossa vida do sedentarismo. Essa característica, por si só, ajuda a combater diversas doenças que tem entre as principais causas justamente o sedentarismo. Entre…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Músicas para academia

A influência das músicas para academia: você já reparou que sempre que entra em uma academia existe uma playlist característica tocando? Não é à toa que aquelas músicas estão ali. Elas fazem parte de uma estratégia maior que vem sendo cada vez mais usada em vários mercados: o marketing sensorial. Assim como a disposição de elementos e…

Por Nayara Santos em 12.12.2016

Bootcamp: conheça as vantagens para sua academia

Investir em diversas modalidades de treino é uma estratégia eficiente para reter alunos. Isso acontece porque a variedade de opções permite agradar maior quantidade de pessoas, fazendo com que diferentes públicos ou perfis se sintam contemplados na programação da academia. Se você procura uma atividade que alie diversas práticas, precisa descobrir o que é bootcamp.…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Atraia seus alunos: 4 atividades na academia que você deve investir

Atraia seus alunos: 4 atividades na academia que você deve investir É cada vez mais comum encontrar pessoas dentro das academias, buscando um corpo sarado, perda de peso e qualidade de vida. No entanto, diante da variedade de objetivos, oferecer apenas determinadas atividades na academia, como musculação e aeróbicos, demonstrou ser insuficiente para atrair os…

Por Nayara Santos em 02.08.2016

Como incentivar o aluno a praticar atividade física no inverno

O inverno está entre os períodos em que as academias mais perdem alunos, principalmente quando a estação é rigorosa e registra temperaturas muito baixas. É só o frio aparecer para a vontade de praticar qualquer atividade física ir embora e os alunos desistirem dos seus treinos, perdendo todo o esforço dos meses anteriores. Essa é…

Por Nayara Santos em 11.04.2024

2 Ações de Marketing Digital Para Academias

Já comentamos por aqui sobre como o segmento fitness funciona a base da sazonalidade. Isso porque o movimento pode cair muito entre os meses de março a setembro, voltando a ter a maioria das matrículas somente nos últimos meses do ano, com a famosa “preparação do corpo para o verão”. É aí que entra o…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Música para treinar: Entenda a importância para seus alunos

Se você parar para analisar, não vai encontrar tão facilmente uma academia no silêncio, isso acontece porque a música para treinar é muito importante.  A música pode ser um fator determinante na motivação e até nos resultados do aluno, entenda nesse post o que acontece! Quais os benefícios da música para treinar? A seguir vamos…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

5 técnicas de marketing sensorial para academias

Você já conhece o marketing sensorial? Ele reúne técnicas que estimulam nossos 5 sentidos para fortalecer uma marca ou criar um melhor ambiente para os clientes. Não sabe como usar essa técnica na sua academia? Não se preocupe: foi justamente para te ajudar que preparamos esse post, que vai falar um pouco de cada um…

Por Nayara Santos em 13.06.2016

[E-book] Guia definitivo para evitar erros na gestão da academia

Gestão da academia Antes de qualquer coisa, você tem alguma destas preocupações abaixo? Preciso reter alunos Estou preocupado com a experiência dos meus alunos Quero motivar meus alunos Quero saber como montar playlists para motivar meus alunos Se a resposta para qualquer uma das preocupações acima for “Sim”, não pode perder o esse E-book que…

Por Nayara Santos em 02.08.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos