Por Nayara Santos em 30.07.2021

Comunicação na academia: aprenda a se comunicar com mais clareza

Por Nayara Santos em 30.07.2021

É notório o interesse cada vez maior das pessoas por assuntos que envolvam qualidade de vida e, consequentemente, cuidados com o corpo e com a saúde. Basta percebermos a quantidade de alimentos naturais (ou, pelo menos, menos industrializados) que ganham espaço nas prateleiras e, claro, os alunos em busca dos mais diversos tipos de atividades físicas.

Acontece que, tratando-se de manter o engajamento com o exercício escolhido, podemos dizer que muitas dessas pessoas têm iniciativa, mas não têm “acabativa”. Ou seja, matriculam-se mas, em pouco tempo, deixam a prática de lado — e isso acontece pelos mais variados motivos. É justamente por isso que a comunicação na academia é tão importante para manter os alunos motivados.

Como anda esse setor da sua academia? Quer saber como uma boa comunicação pode ajudar em vários aspectos do seu negócio, inclusive na retenção de clientes? E como fazer tudo isso de forma eficiente? Respira fundo e vem com a gente, que o nosso texto explica tudo!

Por que apostar na comunicação na academia?

Nós sabemos que a sua academia tem muito a dizer aos seus alunos — desde informações sobre o próprio negócio (como promoções e comunicados importantes) como, até mesmo, dicas para ter treinos mais efetivos e melhorar a alimentação.


Mas se você parar para analisar, qual é, realmente, a conversa que acontece dentro do seu estabelecimento todos os dias? Na recepção, pouco mais do que um cumprimento amigável e respostas a algumas dúvidas dos alunos, como horário de funcionamento ou algo relacionado à infraestrutura. Com os instrutores, o papo pode ser amigável, mas o assunto, geralmente, vai envolver melhores resultados e formas de suar a camisa.

Ou seja, não há muito espaço para que a academia transmita as informações que precisa. Ainda tem dúvidas sobre o que transmitir aos alunos por meio de uma comunicação eficiente? Veja só!

  • assuntos internos: como novas aulas, horários especiais e descontos;
  • dicas de incentivo: tanto para o treino quanto para alimentação, sono etc.;
  • fotos de eventos no local: que sempre atraem a atenção da galera;
  • propagandas: dos produtos que são vendidos na recepção e muitos alunos não sabem, como squeeze,s toalhas, entre outros.

Viu só? São temas bastante abrangentes e que podem variar de acordo com o perfil da sua academia, mas uma coisa é certa: todos eles garantem mais aproximação, engajamento, simpatia com a marca e, até mesmo, retornos financeiros.

Como fazer uma boa comunicação?

Agora que você já percebeu que a comunicação pode (e deve!) ser uma grande aliada da sua academia, confira, em poucos passos, o que fazer para manter um diálogo claro e usá-lo ao seu favor.

Compartilhe informações úteis

Para que os seus alunos deem crédito ao seu novo canal de comunicação, é preciso, desde o início, ele traga informações realmente relevantes — caso contrário, em poucos dias, a sua estratégia vai ter perdido força e ido por água abaixo.

O mesmo acontece com qualquer outro veículo de comunicação: um novo portal de notícias na internet, por exemplo, tem poucos dias para mostrar a que veio e provar que é indispensável no dia a dia dos leitores, fazendo com que eles voltem diariamente.

Se o seu canal, na sua academia, não acrescenta nada na vida dos alunos, em pouco tempo ele estará esquecido. Se for um mural, ninguém olhará para ele; se for uma rádio, os alunos não vão prestar atenção.

Portanto, atente-se a conhecer o seu público e leve para ele o que é realmente relevante. E lembre-se: dependendo dos horários e dos tipos de aulas que estão sendo oferecidas, o perfil desses público pode mudar completamente. Esteja de olho nisso e tome cuidado para garantir uma boa conversa com cada um deles.

Aposte em campanhas que causem engajamento

Mais uma vez, conhecer o seu público é fundamental para o sucesso da sua comunicação. O que os seus alunos buscam na sua academia? Estão mais focados nas aulas em grupo, nas lutas, nos aparelhos de musculação, nas atividades praticadas na piscina?

São jovens em busca de um corpo mais bonito? Pessoas que querem envelhecer com mais saúde? Algumas com problemas de saúde e que buscam alívio nas atividades físicas?

Ao visualizar os seus alunos enquanto lia essas perguntas, você pôde perceber que cada um deles vai se engajar com uma proposta diferente, não é mesmo? Portanto, invista nessas campanhas e certifique-se de que está transmitindo-as para os perfis certos. Algumas sugestões são:

  • crie campanhas nas redes sociais oferecendo descontos ou brindes a quem fizer check-in ou compartilhar uma publicação, por exemplo;
  • faça a boa e velha campanha de desconto para um amigo que trouxer outro (especialmente nas aulas em grupo);
  • faça parcerias com marcas e estabelecimentos direcionados à qualidade de vida, como uma empresa de roupas ou uma “lojinha verde”, que pode oferecer um coffee break caprichado.

Estude o melhor canal de comunicação

Dentro de uma academia, alguns veículos de comunicação podem funcionar mais do que outros. Os murais, por exemplo, podem ser bastante interessantes para divulgar fotos — tanto de celebrações da turma como de eventos ligados ao fisioculturismo (se essa for a onda dos seus alunos) ou, até mesmo, de receitas.

Já para transmitir outros tipos de informações não visuais, essas peças podem não funcionar, tendo em vista que são as poucas as pessoas que vão parar para ler. Por isso, um canal bastante eficiente, capaz de transmitir todo tipo de informação é a rádio.

Isso mesmo! A rádio na academia, assim como em qualquer outro lugar, permite que a pessoa preste atenção ao que está sendo transmitido sem precisar tirar o seu foco daquilo que está fazendo. Não por acaso, a rádio é uma mídia que se reinventa e não morre. Além disso, a sua própria rádio personalizada vai pôr fim às discussões sobre as músicas que estão sendo tocadas, criando um ambiente mais motivante, harmônico e eclético — novamente, de acordo com o perfil dos alunos que estão ali no momento.

Fazer uma comunicação na academia realmente eficiente é mais simples do que parece, não é mesmo? E os resultados são realmente surpreendentes. Por meio da sua rádio personalizada, é possível transmitir informações, compartilhar conhecimentos úteis, aumentar o engajamento e deixar todo o ambiente ainda melhor.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como Fazer um Planejamento de Metas para os Alunos da Sua Academia

Assim como é importante definir objetivos de vendas para sua academia, é essencial que saiba como fazer um planejamento de metas também para os alunos. Isso porque somente por meio de objetivos bem definidos é que conseguimos de fato mensurar a chegada ao lugar pretendido. Portanto, quando o assunto são os frequentadores da sua academia,…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Por que Investir em Rádio para Academia na Crise?

Existem algumas estratégias que têm o poder de fidelizar os seus alunos. A rádio para academia é uma delas! Conheça tudo sobre o tema e seus benefícios neste artigo.

Por Nayara Santos em 03.04.2019

Quando é hora de trocar os aparelhos da academia?

Os aparelhos da academia são um dos fatores mais importantes para o negócio fitness. Isso porque, além de ser necessário um alto investimento para sua aquisição, eles são fundamentais para a satisfação dos clientes. Com a manutenção e os cuidados adequados, os aparelhos conseguem ter um tempo de vida alto, mas, para continuar a atrair…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Quer ter uma academia Low Cost? Veja aqui tudo o que precisa saber!

O que é Academia Low Cost? Academia Low Cost é um modelo de academia planejada para os alunos praticarem um treino livre, mas em contrapartida oferecer treinos/aulas mais intensivos e específicos acompanhados de um profissional. A infraestrutura é diversificada com equipamentos em grandes quantidades. O crescimento das academias Low Cost é nítido, a cada dia…

Por Nayara Santos em 28.07.2021

Dica de campanha para academias: Traga sua mãe para malhar com a gente!

O Dia das Mães é uma data com potencial para aumentar o número de alunos da sua academia, e ainda fidelizar aqueles que já estão matriculados. Afinal, você pode preparar eventos especiais, o que te ajudará a se conectar com os seus alunos e a conquistar novos. Uma forma que muitas empresas encontraram de mostrar…

Por Nayara Santos em 20.03.2025

As playlists motivam os alunos no treino?

Seja no período da manhã, seja durante a noite, será que as playlists motivam os alunos no treino? Normalmente, quando eles estão praticando algum exercício físico ao ar livre ou na academia, dificilmente conseguem treinar sem aquele empurrãozinho musical para dar mais gás nas séries e/ou circuitos. Embora tenha quem diga que a música na…

Por Nayara Santos em 18.10.2022

Como Aumentar o Lucro de uma Academia?

Aumentar o lucro de uma academia é o grande objetivo dos empresários, principalmente quando se olha para a quantidade de novos concorrentes, que aumenta a cada dia. A boa notícia é que temos algumas dicas especiais para te ajudar a alavancar os seus ganhos. Ficou interessado? Continue a leitura e incorpore este artigo em seu…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Como aplicar o marketing sensorial em academias?

Implementar estratégias de marketing sensorial em uma academia pode ser a chave para criar um ambiente motivador para os alunos. Isso sem falar que pode se tornar um grande diferencial da sua academia, te ajudando a se destacar da concorrência.  Neste artigo, exploraremos a importância do marketing sensorial nas academias e como você pode implementá-lo…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

Como Vender Planos de Academia

Quer aprender como vender planos de academia da melhor forma? Confira os segredos deste artigo!

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos