Por Nayara Santos em 29.07.2021

Qual a relação da música com o emagrecimento?

Por Nayara Santos em 29.07.2021

A música está inserida em nossa rotina, mesmo que a gente não tenha amplo conhecimento disso. É em uma loja que entramos e está tocando uma música ambiente, no mercado que toca os sucessos do momento ou até mesmo no salão de beleza.

A verdade é que ela está sempre lá, pois é como se fosse um incentivo a mais para o dia a dia. Está desanimado? Liga o som com uma música bem animada para ver como até o seu humor vai mudar e os seus efeitos se estendem até mesmo na hora da perda de peso.

O assunto interessa você? Então prossiga com a leitura, pois falamos sobre os benefícios das músicas e até mesmo como isso está atrelado ao emagrecimento. Acompanhe e aprenda!

Qual o poder da música em nossa vida?

Ela tem poderes medicinais e não é à toa que existe uma terapia baseada nela, recentemente um caso relacionado a isso se tornou notícia. O Lucas, de 23 anos, sofreu um grave acidente de moto e uma faixa do DJ Alok e o cantor Bruno Martini foram fundamentais na recuperação do jovem. “Hear Me Now” foi colocada para tocar nos 10 dias em que o rapaz esteve na unidade de terapia intensiva e fez com que os seus batimentos disparassem e ele conseguisse mexer a mão.


A ação aconteceu porque o pai de Lucas, o Odair José de Souza, tinha lido o quanto isso fazia bem ao subconsciente. A musicoterapia é um outro exemplo, afinal, o tratamento é muito indicado para promover o bem-estar e a interação social, sendo indicada para crianças e até mesmo os idosos. Mas as suas vantagens não param por aí, pois quem nunca a utilizou para passar o tempo?

É bem comum vermos no trânsito pessoas com o rádio ligado ou fones de ouvido, aproveitando aquelas melodias para deixar o momento menos tedioso. Bares e restaurantes também usam da estratégia para atrair mais clientes, pois como não ser agradável um lugar onde está tocando uma boa música e ainda é servida comida boa? E pode reparar que a música pode mudar o seu dia. Não é incomum encontrar pessoas que só conseguem fazer alguma coisa, como um exercício físico, se estiver ouvindo algo.

É por isso que a maioria das academias, centros de dança e treinamentos como crossfit e pilates estão sempre com alguma playlist rolando.

Como está ligada ao emagrecimento?

Ao ler o item anterior, já conseguimos ter uma ideia do quanto ela é uma ferramenta fundamental em nosso dia a dia, principalmente para trazer a sensação de bem-estar. Mas os seus resultados vão além, e chegam a atingir as metas de perder peso. Por isso, como dissemos anteriormente, é recorrente que os locais que fazem prática de atividades tenham alguma música tocando e separamos quatro motivos para isso acontecer.

Eleva os níveis de prazer

Quando escutamos uma playlist durante o treino, o nosso corpo libera menos hormônios que estão relacionados ao estresse. Na contramão disso, é liberado aqueles que dão a sensação de prazer e bem-estar, dando a impressão de que o tempo está passando mais rápido.

É como se você estivesse se dedicando intensamente, mas sem sentir muito a intensidade do exercício. A ação deixa o atleta mais confiante, promovendo também o afastamento de pensamentos negativos. É como se entrasse em estado de êxtase e quando atingido esse estágio, somos expostos a efeitos que a relação entre a música e o emagrecimento podem causar:

  • aumento de vigor;
  • estado de felicidade;
  • elevação do ânimo;
  • menos emoções negativas.

Diminui a percepção de cansaço

As músicas favorecem o nosso sistema hormonal, e isso não se limita aos que estão relacionados ao prazer. Ouvi-las durante todo o treino diminui a sensação de fadiga e de dor, de forma que o organismo passa a produzir quantidade menor de substâncias catabólicas.

O nosso corpo contém hormônios anabólicos e quanto o processo de catabolização se sobrepõe ao anabolismo, a nossa balança metabólica fica negativa. Traduzindo, isso é um movimento que acaba prejudicando os resultados na hora dos exercícios, principalmente para quem é adepto a pratica da musculação. Sabe o que combate esse movimento? Isso mesmo, a música.

Ajuda no ânimo

Você já chegou na academia meio desanimado, sem vontade de fazer nada e depois que deu início aos exercícios, escutando uma boa música, seu ânimo melhorou? Isso tem uma explicação! A atividade sozinha já estimula o bom funcionamento do nosso organismo e auxilia no trabalho dos neurotransmissores no cérebro, incluindo a criação de conexões dos neurônios.

Quando estão aliados às músicas, eles ficam com a habilidade de organizar as respostas para os estímulos. Os resultados geram passadas maiores, mais ânimo para alcançar o objetivo e força para dar continuidade ao treino. Com isso, ela acaba levando o atleta mais longe sem que ele perceba. Os efeitos são mais percebidos quando tocam ritmos mais acelerados, fortes e marcantes, de preferência entre 120 e 150 batidas por minuto.

Dá mais resistência

A nossa rotina é bastante corrida e temos que lidar com estresses, chateações, má alimentação e tudo isso influencia em como o dia vai percorrer. Muitas vezes nos sentimos cansados e sem forças até para fazer a tão fundamental atividade física. Parece que nos falta força, mas uma excelente forma de se livrar disso é ouvir música.

Acontece muito com você? Então pegue seu fone de ouvido, faça a seleção daquelas que mais gosta enquanto se arruma. Vá ouvindo até dar a hora de iniciar os exercícios, assim vai notar que até a sua resistência vai mudar. Fazendo isso você vai conseguir até ir além do que está acostumado, superando as expectativas do dia e liberando ainda mais as substâncias que trazem o bem-estar.

Como fazer uma boa seleção?

Agora que mostramos o quanto a música e o emagrecimento estão ligados, é importante saber como fazer uma boa playlist para tocar nas academias, certo? É fundamental ter em mente que esses locais recebem diversos tipos de pessoas e cada uma tem seu gosto musical específico por isso, é essencial:

  • levar em consideração o tipo de exercício que será feito no local;
  • pensar que quanto mais intenso o exercício, mais fortes tem que ser as batidas musicais;
  • tente variar de acordo com o horário, colocando as mais calmas pela manhã e, conforme for entardecendo, vá aumentando o ritmo;
  • tenha sempre separada aquelas músicas motivacionais, para os dias em que o clima estiver mais pesado;
  • em práticas como alongamento, prefira as que são mais relaxantes;
  • não esqueça de fazer um rodízio para conseguir agradar a todos;
  • peça feedbacks aos clientes e também aceite sugestões.

Viu só? Desde sempre as músicas estão presentes em nossas vidas, trazendo uma boa lembrança e até mesmo aquela sensação de bem-estar. Ainda podemos comprovar que a música e o emagrecimento estão atrelados, pois um ajuda o outro a acontecer da melhor forma possível e potencializar os resultados. Por isso, é essencial que as academias façam boas seleções musicais, agradando todos os gostos e trazendo ainda mais benefícios para os alunos.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Fitness e wellness: quais são as diferenças?

Os brasileiros estão cuidando mais da saúde, é o que mostram os dados da pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Segundo a Fiesp, oito em cada dez pessoas estão se preocupando em comer melhor e buscando qualidade de vida. Dentro desse grupo existem dois termos bem comuns a quem está…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Qual é a música certa para minha academia?

Montar uma playlist para sua academia parece algo simples de ser realizado, mas a medida que você entende a importância que isso tem nos resultados da academia e começa a se importar mais com esse assunto, percebe que essa é uma tarefa bastante complexa e parece que não importa o que você faça, os alunos…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Músicas de Natal para academias: 20 músicas para entrar no clima

O poder que a música tem para transformar um ambiente é conhecido por muitas pessoas. Isso fica ainda mais evidente nas músicas de Natal para academia. Afinal de contas, esse é um período em que, ao mesmo tempo que muitas pessoas estão malhando duro para ficar em forma para as festas. Outras estão reduzindo a…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Piso para Academia: Saiba como escolher o seu!

A escolha de um piso para academia é algo de grande importância quando você estiver montando seu negócio. Não podemos dizer que haja um único piso ideal, mas pisos ideais para cada tipo de ambiente e de atividade, pois o importante é criar um local onde as pessoas possam malhar com segurança e conforto. No…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Nutrição na academia: entenda os benefícios de oferecer serviços de nutricionista

Oferecer serviços de nutrição na academia pode ser um grande diferencial da sua empresa no mercado. Isso porque, atualmente os cuidados com a saúde e a qualidade de vida estão maiores, ou seja, as pessoas estão focadas em viver bem. Para que isso funcione da melhor maneira é preciso aliar atitudes como boa alimentação, atividades…

Por Nayara Santos em 13.12.2021

5 erros mais cometidos no marketing para academias

Na hora de selecionar as melhores ideias para o marketing da sua empresa, é preciso prestar atenção a alguns pontos importantes. Existem erros que muitas vezes são cometidos no marketing para academias e que podem prejudicar a sua campanha, mas não se preocupe! Preparamos esse texto para ajudar você a saber quais são eles e…

Por Nayara Santos em 25.05.2016

Dica de Campanha para Academias – Desafio dos 30!

Para seus alunos conseguirem obter o resultado desejado, eles tem que ir, no mínimo, 4 vezes da semana para academia. Se seus alunos tiverem conseguindo chegar em suas metas vai ser bem difícil sair da sua academia, né? Então comece a incentivar seus alunos a irem para academia com mais freqüência, faça o Desafio dos 30…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Como escolher um serviço de Rádio para sua academia?

Como escolher um serviço de Rádio para sua academia? Se você chegou aqui, certamente já sabe dos benefícios de ter uma rádio própria para sua academia. Agora, vou explicar o que você precisa saber na hora de escolher uma Rádio Personalizada na sua academia, preste atenção pois é MUITO importante que você não erre nestes…

Por Nayara Santos em 19.11.2015

Dia do profissional de educação física: por que valorizar esse funcionário?

Dia do profissional de educação física: Todos os funcionários da sua empresa são essenciais para que ela funcione bem e tenha ótimos resultados. Para comemorar o dia do profissional de educação física, que é celebrado todo dia 1° de setembro, falaremos sobre a importância de sempre valorizar os colaboradores. Daremos também algumas dicas de estratégias…

Por Nayara Santos em 28.07.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos