Por Nayara Santos em 27.07.2021

Musculação para idosos: confira como aplicar em seu negócio

Por Nayara Santos em 27.07.2021

A musculação é uma das atividades físicas que mais trazem benefícios para o corpo. Entre eles estão o fortalecimento muscular e dos ossos Além disso, esse exercício ajuda a tirar a nossa vida do sedentarismo. Essa característica, por si só, ajuda a combater diversas doenças que tem entre as principais causas justamente o sedentarismo. Entre elas estão diabetes, problemas cardíacos etc.

De forma paralela, vale destacar que, com os avanços da medicina, a expectativa de vida do brasileiro está subindo. Dessa forma, o número de idosos tem aumentado no país. Nesse contexto, muitas pessoas que estão nessa faixa etária tem buscado ter mais qualidade de vida e a musculação pode ajudar nesse quesito.

No entanto, é muito importante destacar que são necessárias algumas adaptações para que esses indivíduos possam desfrutar da melhor forma dessa atividade física. Isso porque, na maioria das vezes, eles não têm o mesmo vigor físico em relação aos jovens e adultos. Esse procedimento pode até parecer trabalhoso, porém, fará toda a diferença para o seu negócio e fará a sua academia se destacar no mercado.

Você está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste post explicaremos detalhadamente como funciona a musculação para a terceira idade, quais são as principais alterações que devem ser realizadas, quais são os principais cuidados a serem tomados e mostraremos quais são os principais passos para implementar esse serviço no seu negócio. Acompanhe a seguir.

Como funciona a musculação para a terceira idade?

Apesar de ser uma atividade que exija um alto esforço físico, essa atividade também é indicada aos indivíduos que apresentam mais de 60 anos, desde que com acompanhamento especializado. Sem dúvida, esse exercício ajuda a melhorar o bem-estar e a saúde.


A musculação destinada aos idosos é praticada, em média, três vezes na semana e apresenta exercícios que trabalham diferentes partes do corpo, incluindo membros superiores e inferiores.

Vale destacar que a musculação oferece diversos benefícios ao indivíduo da terceira idade. O primeiro, não tem muito segredo: faz referência ao fortalecimento muscular. Essa característica, por si só, ajuda a prevenir doenças e garante mais autonomia e independência. Isso é extremamente importante, pois é comum que nessa fase a pessoa tende a ficar um pouco mais limitada ou dependente.

Além disso, a musculação fortalece os ossos e ajuda a proteger as cartilagens. Essas características ajudam a prevenir a osteoporose e a artrose, respectivamente. O exercício também melhora a capacidade funcional e trabalha o equilíbrio, o que ajuda a evitar as temidas quedas, um dos problemas mais comuns nessa fase da vida.

Quais são as principais alterações que devem ser realizadas?

O treinamento direcionado a esse público deve trabalhar bastante características relacionadas a flexibilidade e ao equilíbrio. Abordaremos sobre esses exercícios detalhadamente na sequência do post. Continue lendo!

Exercícios de equilíbrio

Essas atividades devem ser incluídas em todas as rotinas do idoso. Entre elas estão se levantar e sentar em uma cadeira sem utilizar os braços, andar com os calcanhares ou com a ponta dos pés, em pé com apenas um suporte, entre outras possibilidades. Com esses exercícios, a habilidade de equilíbrio é adquirida aos poucos e proporciona segurança ao idoso de realizar qualquer atividade do seu cotidiano.

Além disso, vale muito a pena também incluir exercícios aeróbicos de intensidade moderada (entre eles estão corrida, andar de bicicleta, caminhada etc.), pois eles ajudarão a otimizar a saúde mental e corporal do indivíduo.

Exercícios de flexibilidade

Essa parte inclui atividades de yoga, dança ou exercícios na água em baixa intensidade. Ambos têm como objetivo ajudar a alongar os músculos da pessoa sem que ela sinta dor. Esses exercícios, principalmente a natação, funcionam como um ótimo treino de musculação aos idosos. Para otimizar ainda mais o treinamento é possível, aos poucos, incluir halteres para melhorar os ossos e a aumentar a resistência muscular do idoso.

Quais são os cuidados a serem realizados?

Vale destacar que alguns cuidados devem ser tomados na realização de atividades referentes a musculação para os idosos. Isso porque, eles têm características e necessidades próprias e é necessário levar isso em consideração no momento de implementar o treino. Pensando nisso, na sequência do post, entraremos em detalhes sobre as principais questões. Confira!

Exercícios funcionais e adequados a estrutura do idoso

Primeiramente, é muito importante destacar que a musculação para idoso deve ser instruída por um profissional formado e especializado em Educação Física. As atividades devem ser funcionais e precisam apresentar movimentos nas articulações parecidos em relação a aqueles que são feitos durante as atividades do cotidiano.

Além disso, é fundamental compreender a capacidade de cada corpo e não ultrapassar os limites. Por isso, não é indicado forçar os exercícios além do necessário ou dos limites do corpo. Vale destacar que a prática de movimentos excessivamente exaustivos exigem muitos esforços e eles podem causar lesões.

Menos peso e mais repetições

Os principais objetivos da musculação na terceira idade são recuperar a massa muscular e fortalecer o corpo. Perceba que os resultados estéticos não são o foco nesse momento, embora possam também ser potencializados. Por conta dessa característica, é muito importante reduzir os pesos e aumentar o número de repetições de cada exercício. Vale destacar ainda que o estímulo deve ser sequencial e o aumento de pesos deve acontecer de maneira sutil e cautelosa.

Como implementar a musculação para idosos no seu negócio?

São três os principais fatores a serem considerados em relação a esse público: localização, atendimento e acessibilidade. Em relação à primeira questão, procure abrir a sua academia em regiões pelas quais há mais idosos, pois isso contribuirá para aumentar a clientela. Sobre o atendimento, não há muitos segredos. Trate eles com educação e cordialidade. Seja atencioso. Vale a pena ainda contar com rampas ou elevadores com a intenção de facilitar a acessibilidade a esse público.

A musculação proporciona diversos benefícios e isso não é diferente em relação aos idosos. Entre eles estão o fortalecimento muscular, dos ossos e maior capacidade de equilíbrio. Por conta disso, mais pessoas da terceira idade têm procurado se exercitar. Considerando essa questão, vale a pena investir nesse exercício destinado a esse público.

Gostou deste artigo sobre musculação para idosos? Compartilhe este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento sobre esse tema.

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Dica de Campanha para Academias – Renove seu plano e ganhe prêmios.

Mais um ano está chegando ao fim, então é bom começar a preparar as coisas para o próximo ano, né? Aproveite que os alunos estão entusiasmados com as suas metas para o próximo ano e faça uma campanha . Para te ajudar, criamos uma campanha de renovação de planos, quem fizer a renovação ganhará benefícios…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Por que oferecer a avaliação física na academia? Entenda

A crescente procura por academias de ginástica demostra a preocupação das pessoas de todas as idades com a qualidade de vida, bem-estar e até mesmo com a aparência — essa demanda exige cada vez mais cuidados e evolução dos serviços. Com a tendência de aumento de alunos, o mercado fitness tem evoluído bastante com novas…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Fitness e wellness: quais são as diferenças?

Os brasileiros estão cuidando mais da saúde, é o que mostram os dados da pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Segundo a Fiesp, oito em cada dez pessoas estão se preocupando em comer melhor e buscando qualidade de vida. Dentro desse grupo existem dois termos bem comuns a quem está…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

As melhores músicas de academia

Você provavelmente já deve ter se perguntado “quais são as melhores músicas de academia para eu colocar para os meus alunos ouvirem?”, não é mesmo? Vou te ajudar a encontrar uma ótima solução para isso. O primeiro ponto importante é você realizar uma pesquisa por período. Por exemplo, analisar qual a preferência dos seus alunos…

Por Nayara Santos em 09.12.2015

Os 5 Benefícios de montar seu quadro de aulas de academia

Os 5 Benefícios de montar seu quadro de aulas de academia. Se você está lendo esse post, já deve ter entendido a importância de ter suas aulas bombando. Se ainda não entendeu, leia esse artigo: A importância de ter as aulas cheias. Ter um Quadro de Aulas atualizado na sua academia, com certeza traz diversos…

Por Nayara Santos em 21.10.2015

Datas comemorativas podem ser incríveis para sua academia

Já parou para pensar em como as pessoas ficam felizes quando recebem parabéns pelo aniversário, ou no dia da sua profissão? Datas comemorativas são uma excelente forma de fazer com que as pessoas se sintam especiais. Sem falar que é uma desculpa para celebrar e estar do lado de quem a gente gosta. Então, por…

Por Nayara Santos em 28.08.2023

Dica de Campanha para Academias – Desafio dos 30!

Para seus alunos conseguirem obter o resultado desejado, eles tem que ir, no mínimo, 4 vezes da semana para academia. Se seus alunos tiverem conseguindo chegar em suas metas vai ser bem difícil sair da sua academia, né? Então comece a incentivar seus alunos a irem para academia com mais freqüência, faça o Desafio dos 30…

Por Nayara Santos em 29.07.2021

Como Definir Metas e Objetivos Para a Sua Academia

O Brasil já conta com mais de 30 mil academias. Isso significa que a competição é grande, e tende a ser cada vez maior, pois esse é um mercado que tem crescido cada vez mais. Felizmente, o povo brasileiro busca cada vez mais levar uma vida saudável e isso é ótimo para o seu negócio,…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

O impacto da música na percepção dos alunos

Ao contrário do que você pode imaginar a música tem um grande impacto na percepção dos seus alunos, por esse motivo trouxe 5 fatores onde a música pode ajudar a motivar, fidelizar, reter e encantar seus alunos. Primeiramente, se você é gestor ou proprietário de uma academia, você já notou que precisa criar uma programação…

Por Nayara Santos em 11.04.2017

Receba nossos conteúdos exclusivos