Por Nayara Santos em 11.04.2024

Como incentivar o aluno a praticar atividade física no inverno

Por Nayara Santos em 11.04.2024

O inverno está entre os períodos em que as academias mais perdem alunos, principalmente quando a estação é rigorosa e registra temperaturas muito baixas. É só o frio aparecer para a vontade de praticar qualquer atividade física ir embora e os alunos desistirem dos seus treinos, perdendo todo o esforço dos meses anteriores.

Essa é uma das realidades que as academias enfrentam e muito provavelmente o porquê você está aqui, lendo esse artigo. A boa notícia é que com o devido planejamento e as ações certas, esse cenário pode ser revertido. 

Isso envolve incentivar os alunos a manterem uma rotina saudável durante essa estação, a manter a prática regular de atividade física, oferecer um ambiente agradável e até mesmo pensar em novas atividades e aulas para o período. Aliás, você pode escolher algumas estratégias para manter os alunos motivados.

Confira as dicas e sugestões que preparamos para você, e mantenha a sua academia sempre cheia e os alunos motivados a continuarem sua atividade física mesmo durante o inverno. Boa leitura!

Incentive os alunos a frequentar a academia no inverno

Manter os alunos engajados e manter a mesma frequência na academia durante um inverno pode ser um desafio até mesmo para os gestores mais experientes. Por isso, é preciso ficar atento e garantir que as ações certas sejam realizadas neste período. Afinal, da mesma forma que você não quer perder alunos, os alunos não querem perder o progresso que conquistaram até o inverno chegar.

Demonstre os benefícios do frio

Muitas pessoas não sabem, mas o inverno é uma das melhores estações do ano para dar um up na saúde e ainda perder peso. Isso porque, no frio, o organismo necessita de mais calorias para se manter aquecido, fazendo com ele aumente o consumo de energia. Ou seja, com a chegada do inverno, o metabolismo se acelera.

Assim, ao treinar nas épocas de temperaturas mais baixas, o corpo irá aproveitar a produção elevada de energia e o emagrecimento vai acontecer facilmente. Claro que, para isso é preciso manter uma alimentação saudável, mas se você lembrar os alunos desse benefício, eles pensarão duas vezes antes de desistir de ir à academia.

Além disso, como o metabolismo está mais rápido, geralmente as pessoas consomem alimentos com maior teor calórico, justamente para acompanhar a maior demanda do corpo por energia. Dessa forma, outro benefício de fazer atividade física no inverno é queimar as calorias extras ingeridas nessa estação do ano, o que ajuda na manutenção da forma e da saúde.

Outro benefício que muitas pessoas podem gostar é justamente que, devido às temperaturas mais baixas, a transpiração é reduzida. Portanto, é excelente para aqueles alunos que detestam ficar molhados de suor durante os treinos nas temperaturas elevadas do verão.

Aposte em uma playlist motivadora

Você já sabe que a trilha sonora da sua academia é motivo de muitas reclamações e muitos alunos preferem usar fones de ouvido, certo? Então que tal olhar para a sua trilha sonora com mais atenção e tentar mudá-la para manter os seus alunos motivados?

Apostar em uma playlist motivadora pode ajudar a espantar a preguiça e entrar no clima do treino. Sem falar que ela ajuda a manter o ritmo durante os exercícios e os professores podem até mesmo preparar exercícios conforme a trilha sonora do dia.


Mas, para conseguir acertar na escolha das músicas da sua playlist, você precisa saber o que agrada os alunos. Por isso, pergunte quais os ritmos que os deixam mais animados para fazer os exercícios e que ajudam a manter a frequência na academia.

Vale a pena dizer que você pode ter playlists diferentes para usar em diferentes horários ao longo do dia, ou até mesmo em diferentes dias da semana. Assim, você cria um ambiente mais estimulante, no qual o aluno tem vontade de passar mais tempo. 

Mas, se você não sabe como preparar a trilha sonora ideal para a sua academia, não precisa se preocupar. A Listenx tem um time de especialistas em música para negócios que já ajudou a Bio Ritmo e muitas outras academias a ter a música certa.

Acabe com as reclamações de uma vez por todas, vá até o final deste artigo e descubra como fazer o teste gratuito e conferir os resultados de perto! Acredite, você não vai se arrepender!

Enfatize os benefícios de praticar atividades físicas

Como o consumo de alimentos calóricos tende a aumentar no inverno, é muito comum que os alunos acumulem mais gordura e ganhem peso nessa estação. Além disso, com a interrupção dos treinos e o aumento do sedentarismo nessa época do ano, há grande probabilidade de perda da definição, elasticidade e força muscular conquistadas. 

O resultado desse cenário é justamente a perda de grande parte dos resultados já alcançados, principalmente para os alunos que desejam manter a forma! Ou seja, todo o trabalho duro e dedicação de meses pode desaparecer.

Assim, uma maneira muito eficiente de manter os alunos motivados para as atividades físicas durante o inverno é lembrá-los dos resultados que foram obtidos nos meses anteriores. Além disso, também é importante enfatizar as consequências que podem ser trazidas pela interrupção dos treinos.

Como você bem sabe, os exercícios físicos não influenciam apenas na forma física, mas também podem melhorar o bem-estar, auxiliar na regulação do sono, melhorar sintomas de depressão e até mesmo ajudar na concentração. Portanto, prepare uma campanha sobre todos os benefícios que a atividade física pode trazer.

Foque nos objetivos do aluno

Quem faz atividades físicas costuma ter objetivos bem definidos, seja o ganho de mais qualidade de vida, o alcance de melhores condições de saúde ou a conquista de uma boa forma física. Esses objetivos podem ser utilizados como ótimos motivadores na manutenção dos treinos pelos alunos!

Por isso, toda vez que um aluno demonstra sinais de desistência em relação às suas atividades físicas, é preciso que ele seja relembrado dos seus objetivos, assim como os caminhos necessários para o alcance das suas metas. Uma das formas de manter esse foco dos alunos é com a realização de avaliações periódicas. Isso pode ser feito pelo professor, ou mesmo por um profissional médico, ou nutricionista.

Desta forma, o aluno terá ajuda de profissionais para ajudar a mantê-lo nos eixos e a não desistir tão facilmente só porque as temperaturas estão mais baixas.

Prepare atividades indoor que sejam atraentes

Durante o inverno, muitas pessoas preferem ficar em ambientes fechados e aquecidos. Portanto, você deve aproveitar essa preferência e oferecer opções de atividades físicas indoor que tragam uma certa novidade e ânimo para os alunos.

Algumas dicas de atividades que você pode oferecer:

  • Aulas de dança dos mais variados ritmos;
  • Aulas de yoga e pilates;
  • Treinamento funcional em formato de circuito;
  • Esportes de grupo em quadra, como voleibol, handebol, basquete, dentre outros.

O mais importante é preparar algo que os seus alunos gostem e se sintam motivados para ir até a academia. Por isso, na dúvida, o melhor a fazer é perguntar e pedir sugestões, ou dar a eles algumas opções e perguntar em quais daquelas aulas eles se sentiriam mais motivados para ir treinar.

Incentive a parceria entre os alunos

Quando você tem alguém para treinar com você, que compartilha objetivos semelhantes, fica muito mais fácil se manter motivado. Isso é válido inclusive para os dias em que você não quer ir para a academia durante o inverno. Afinal, você tem um compromisso com alguém, portanto, precisa comparecer.

Por isso, a nossa próxima dica é incentivar a parceria entre alunos na academia. A socialização e a troca de experiências entre os parceiros de treino tornam os exercícios mais divertidos e eficientes, superando juntos os desafios impostos pelo clima frio e incentivando um estilo de vida ativo e saudável durante toda a estação.

Para deixar essa ação mais interessante, você pode fazer uma espécie de concurso, em que os alunos precisam cadastrar as duplas e se manterem ativos na academia durante o inverno. E, ao final do período, você pode premiar a dupla que mais compareceu aos treinos, que fez mais aulas, que alcançou ou até mesmo superou os objetivos, e assim por diante.

Realize eventos na academia

Uma das ações que pode te ajudar a manter a academia cheia durante o inverno é com a realização de eventos. Isso acontece porque os eventos proporcionam uma quebra na monotonia dos treinos regulares, trazendo novidade e entusiasmo à rotina de exercícios. 

Esses eventos podem ser temáticos, competições amistosas, palestras com profissionais da área e aulas especiais. Eles também ajudam a aumentar a interação entre os alunos, fortalecendo o senso de comunidade e pertencimento. 

Além disso, ao participarem de atividades diferenciadas, os alunos sentem-se desafiados e estimulados a superar seus limites, o que contribui para o aumento da motivação e engajamento nos treinos ao longo do inverno. Inclusive, você pode fazer uma competição de médio prazo, com os objetivos avaliados ao final do inverno. Assim, os alunos que estiverem participando do evento, se sentirão mais motivados em ir treinar, mesmo durante os dias mais frios.

Você também pode optar por eventos beneficentes, como a noite da pizza saudável, ou do hambúrguer com carne de verdade. Use a criatividade e dê um nome diferente e chamativo para o evento. Neste caso, você poderá cobrar um valor pelos produtos, ou incentivar os alunos a fazerem doações de agasalhos e cobertores que serão encaminhados para orfanatos, asilos, e outras casas assistenciais.

Faça promoções para renovação de matrícula

Você pode preparar algumas promoções para os alunos que estiverem com a matrícula para vencer. Esse pode ser um incentivo importante para mantê-los ativos na academia.

Você também pode fazer promoções dando descontos para os alunos que trouxerem algum amigo ou familiar. Sem dúvida alguma, muitos alunos aproveitam essa oportunidade para começar a frequentar a academia. Assim, ao mesmo tempo em que você consegue reter um aluno e trazer um novo para a academia, essas pessoas poderão malhar juntas e se manterem motivadas.

Ofereça atividades ao ar livre

Não, você não leu errado, uma das sugestões para manter os alunos motivados e incentivá-los a malhar durante o inverno é realizando atividades ao ar livre. Isso porque, por mais frio que esteja, nem sempre as pessoas querem ficar trancadas dentro de um estabelecimento.

Pode ser que tenha um dia bonito de sol, mesmo que frio. Então que tal se encontrar no parque para uma caminhada ou corrida? Ou então, organizar uma visita a uma cidade vizinha que pode ter algo diferente a oferecer nesta época do ano.

Assim, você estará criando também um senso de comunidade entre os alunos. Ou seja, as pessoas se manterão unidas e motivadas porque elas pertencem ao mesmo grupo. Não tem nada mais motivador na hora de fazer atividades do que saber que você vai encontrar os seus amigos. Portanto, não subestime o poder dessa nossa dica.

Faça promoções para contratação de personal trainer

Outra forma de manter os alunos motivados é incentivando-os a contratar um personal trainer. Afinal, eles estarão assumindo o compromisso com alguém e estarão pagando pelas aulas individuais.

Como um personal trainer pode fornecer atenção individualizada isso ajuda a manter os alunos mais comprometidos com seus objetivos de condicionamento físico, mesmo nos meses mais frios. Além disso, eles podem criar programas de treinamento personalizados, adaptados às necessidades e objetivos específicos de cada aluno.

Em outras palavras, você terá mais variedade e diversidade nos treinos para evitar monotonia e manter o interesse ao longo do tempo. Um personal trainer também pode fornecer supervisão e correção técnica durante os treinos, garantindo que os alunos realizem os exercícios corretamente e de forma segura. 

Com a orientação e o apoio de um personal trainer qualificado, os alunos podem se sentir mais confiantes, motivados e capacitados a continuar se exercitando regularmente durante o inverno, aproveitando ao máximo os benefícios para a saúde e o bem-estar que a atividade física proporciona. Por isso, a recomendação aqui é que você faça preços especiais durante os meses de inverno.

Viu como não é preciso investir em soluções mirabolantes para evitar a queda do número de matrículas na academia durante o inverno? Medidas simples, mas efetivas, são suficientes para manter a motivação e continuar captando alunos para fazer atividade física no inverno!

Temos a solução para acabar com a reclamação de música na sua academia!

Playlists prontas da internet podem até parecer a solução, mas podem agravar os seus problemas: sua equipe continua gastando tempo selecionando músicas e as reclamações não acabam.

Com a Radioacademia, você otimiza o tempo da sua equipe, garante as melhores playlists, sempre atualizadas e livres de repetições, criadas por especialistas em música e classificadas em nível energético.

Com a música certa, você motiva e melhora o humor dos seus alunos, reduzindo a percepção de dor e esforço na hora do treino.

Além de ter anúncios para divulgar as suas aulas, campanhas, promoções e parceiros, diferenciando a sua academia da concorrência!

Teste grátis e aumente os resultados da sua academia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Recepção de Academia: 3 dicas para melhorar o atendimento

Como deve ser a recepção das academias Ao criar uma academia, as pessoas se preocupam muito com a localização, os tipos de equipamentos que serão utilizados, os serviços que serão oferecidos e o espaço físico do ambiente. A recepção de academia, no entanto, é muitas vezes deixada de lado, por ser uma área que os…

Por Nayara Santos em 30.07.2021

Quando é hora de trocar os aparelhos da academia?

Os aparelhos da academia são um dos fatores mais importantes para o negócio fitness. Isso porque, além de ser necessário um alto investimento para sua aquisição, eles são fundamentais para a satisfação dos clientes. Com a manutenção e os cuidados adequados, os aparelhos conseguem ter um tempo de vida alto, mas, para continuar a atrair…

Por Nayara Santos em 02.08.2021

Conheça Algumas Tendências de Marketing para Academias

Confira algumas das maiores tendências de marketing para academia e aplique em seu empreendimento agora mesmo!

Por Nayara Santos em 24.04.2019

5 erros mais cometidos no marketing para academias

Na hora de selecionar as melhores ideias para o marketing da sua empresa, é preciso prestar atenção a alguns pontos importantes. Existem erros que muitas vezes são cometidos no marketing para academias e que podem prejudicar a sua campanha, mas não se preocupe! Preparamos esse texto para ajudar você a saber quais são eles e…

Por Nayara Santos em 25.05.2016

História de Sucesso da Six Gym Academia – Usando comunicação rápida e certeira!

A  Six Gym Academia surgiu de uma ideia de cinco amigos, sendo três destes profissionais da área de educação física com vasta experiência em academia e outros dois atletas de fisioculturismo e apaixonados pelo esporte. Teve a sua inauguração dia 28 de julho de 2014 em Caxias do Sul. A Six tem como principal objetivo oferecer…

Por Nayara Santos em 06.11.2017

Como encontrar um diferencial competitivo para minha academia?

Diferencial competitivo para minha academia Em 2010, o empresário e professor de economia Bhaskar Chakravorti publicou um artigo no site da Universidade de Harvard falando sobre a importância de encontrar um diferencial competitivo para o seu negócio, principalmente em épocas de crise. Um texto que, vale a pena lembrar, foi escrito na época em que…

Por Nayara Santos em 05.08.2021

Música para treinar: Entenda a importância para seus alunos

Se você parar para analisar, não vai encontrar tão facilmente uma academia no silêncio, isso acontece porque a música para treinar é muito importante.  A música pode ser um fator determinante na motivação e até nos resultados do aluno, entenda nesse post o que acontece! Quais os benefícios da música para treinar? A seguir vamos…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Marketing para academia: Conheça as melhores estratégias

No concorrido segmento de academias, pode ser difícil encontrar diferenciais para se destacar no mercado. É fundamental revisar seus recursos, pontos fortes e localização para ajudá-lo a desenvolver a melhor estratégia de marketing para academia. A seguir, reunimos as principais dicas para atrair mais clientes e elevar o padrão da sua marca. Você está preparado?…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Otimize o relacionamento com seu aluno

Otimize o relacionamento com seu aluno: Você já parou para pensar na importância dos nossos relacionamentos? Criamos laços fortes de amizade em diversos lugares e na academia isso não é diferente. Enquanto estamos na academia, conhecemos pessoas incríveis que dividem conosco os mesmos gostos e desejos por resultados. Essa relação de amizade, inclusive, é o que…

Por Nayara Santos em 08.07.2016

Receba nossos conteúdos exclusivos